Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Engenharia Eletrônica ou Engenharia de Telecomunicações?


Posts recomendados

Fala Pessoal, beleza?

Bom, eu fui aprovado em Engenharia Eletrônica na UTFPR(Cornélio Procópio), Engenharia de Telecomunicações na Unesp e ainda estou esperando o resultado da Unicamp, na qual eu prestei Engenharia de Telecomunicações. Agora me bateu uma dúvida cruel, pois o curso de Engenharia Eletrônica da UTFPR é mais abrangente em relação ao de Telecom, porém a cidade de Cornélio é muito pequena o que causa um certo medo em mim, pois existem poucas empresas da área(Eletrônica) na região. Seria mais vantajoso cursar Engenharia Eletrônica na UTFPR ou cursar Engenharia de Telecomunicações na Unicamp(Caso eu passe), visto que o campus da Unicamp onde fica o curso de Telecom é em Limeira, que é uma cidade bem estruturada e se encontra em uma região com muitas empresas e indústrias( Limeira faz parte da região de Campinas). Eu gostaria muito de saber a opinião de vocês em relação a essa minha dúvida. Desde já muito obrigado. Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já está dando quase uma semana esse post... A UTFPR não é tenologia? disse que é engenharia Eletrônica (curso pleno) então fiquei na dúvida. Unicamp é Unicamp. Acho que você está no caminho certo se preocupando com a região e a questão da oferta e procura.

Por outro lado é você que precisa saber o que realmente gosta e qual área escolher. Eu fiz Eletrônica e depois Eletrotécnica e comecei a fazer Tele mas o cansaço venceu e acabei desistindo. Como não conheço a UTFPR não posso dizer nada sobre ela.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, a UTFPR  tem engenharia Eletrônica sim. Em relação aos dois cursos Engenharia Eletrônica é uma área mais abrangente  do que Engenharia de Telecomunicações, o meu medo é ir pra Telecom e encontrar um mercado muito restrito o que pode  me levar ao desemprego futuramente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente, em um país como o nosso, futuramente é uma palavra vaga. A questão da oferta e procura no dia de hoje pode se modificar em alguns anos - tanto para melhor ou pior - por conta da situação econômica, política, etc. 

Em minha época começamos em duas salas de 60 alunos e nos formamos em uma turma de 19, ou seja, menos de 16%. Digo isso porque é uma decisão difícil escolher e muitos desistem porque o curso é puxado ou porque não era o que procuravam.

Eu sei a escolha que eu faria mas não posso escrever aqui pois seria a minha escolha e não a sua.

Imagine-se formado - em qualquer curso - e tente visualizar-se, trabalhando, feliz e realizado. Em qual área e fazendo exatamente o que consegue imaginar? Se for somente por um salário digno de um Engenheiro que estudou - inclusive nos finais de semana - o segredo estaria em uma multi-nacional de renome. E para isso tanto faz se fez eletrônica, tele ou outra.

Agora, se realmente gosta de trabalhar em alguma coisa específica, tente peneirar isso com o que imaginou acima (fazer uma AND ou OR). Unir o que gosta com o que dá mais dinheiro é sempre a escolha ideal. Em um filme o cara disse: faça o que gosta e jamais precisará trabalhar na vida! E é verdade quando conseguimos fazer do trabalho um prazer.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!