Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock no i5 2500k velho de guerra


Diego Hwoarang

Posts recomendados

Eu tenho um i5 2500k já tem 4 anos e meio, mas nunca me atrevi a fazer OC depois de eu ter feito o mesmo num Pentium Dual Core E5200, mas numa mobo sem regulador de tensão da CPU. Durou quase 3 anos mas, depois disso, passou a apresentar reinícios frequentes. Mas, como tenho uma GTX 970 e o 2500k está segurando um pouco a performance da fera, acho que está na hora de fazer um OC. Mas, estou com algumas dúvidas:

 

Fui até a BIOS da mobo e, só pra começar, aumentei o multiplicador pra 38, indo até 3.8 GHz. No dia de hoje, tinha usado o prime95 pra estressar a CPU e as temperaturas ficaram em 66 graus, com temperatura ambiente de 29 a 30 graus, mas com o clock original. Agora, durante a noite, com temperatura ambiente de 24 graus a 25 graus, fiz o OC e as temperaturas ficaram em 73 graus. Quanto à tensão, estou em dúvidas, pois não sei se bastaria mexer em uma única opção de tensão ou se teriam mais opções. Só lembro de ter visto uma opção no setup da BIOS e, por default, ela já vem no automático. Antes, a tensão chegava até 1.224V; agora, monitorando o PC pelo CPU Z e pelo CPUID HW Monitor, no primeiro, vejo que chegou até 1.308, só que no segundo eu vi que tinha uma segunda opção de tensão da CPU, e nessa chegou até 1.351V (Observando melhor, parece que a primeira opção é da tensão da mobo, e a segunda é que é do processador).

 

Seguem algumas fotos:

 

 

 

6efyqc.jpg

 

2u768zs.png

 

Eu não vou manter esse OC porque estou usando pasta térmica convencional, mas tenho uma da Artic Coolling  MX-4 pra, quando eu fazer uma limpeza nele, fazer a troca da pasta e, ai sim, deixar um OC digno. Vi por ai que dizem que não é bom deixar a regulagem da tensão no automático e, que acima de 1.45V já é muito pro processador, mesmo tendo opção na BIOS pra deixar fixado em 1,7V.

 

No aguardo da resposta de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang parece que a recomendação máxima da Intel é de 1.52v. Tem muito overclocker por aí com o chip a 1.45v, nas a maioria recomenda não passar de 1.4v. Eu gosto de não deixar bater em 1.4. No máximo 1.37v.

 

Sete o Vcore manualmente por que no auto ele sobre muito. O seu overclock é bem pequeno, então pode deixar no auto, mas quando for fazer overclock de verdade, sete manualmente. Eu tentaria deixar a 1.2v / 1.25v entre 4.2 e 4.4Ghz e acima de 1.3v a 4.6Ghz ou mais. Se estiver estável, você vai baixando. Se estiver instável, você vai aumentando. Se estiver sem paciência, aumente de 0010 em 0010.

 

Não sei sobre o Sandy Bridge, mas é importante setar o LLC junto com o Vcore. É uma função que impede que o Vcore tenha quedas (e o sistema cai). O meu eu deixo no extreme, mas eu estou fazendo testes. Uma opção abaixo seria o suficiente. Isso faz com que o Vcore setado aumente nos testes. Se você seta o Vcore em 1.200v com LLC em extreme, nos testes ele vai subir para 1230v, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Contiusa disse:

@Diego Hwoarang parece que a recomendação máxima da Intel é de 1.52v. Tem muito overclocker por aí com o chip a 1.45v, nas a maioria recomenda não passar de 1.4v. Eu gosto de não deixar bater em 1.4. No máximo 1.37v.

 

Sete o Vcore manualmente por que no auto ele sobre muito. O seu overclock é bem pequeno, então pode deixar no auto, mas quando for fazer overclock de verdade, sete manualmente. Eu tentaria deixar a 1.2v / 1.25v entre 4.2 e 4.4Ghz e acima de 1.3v a 4.6Ghz ou mais. Se estiver estável, você vai baixando. Se estiver instável, você vai aumentando. Se estiver sem paciência, aumente de 0010 em 0010.

 

Não sei sobre o Sandy Bridge, mas é importante setar o LLC junto com o Vcore. É uma função que impede que o Vcore tenha quedas (e o sistema cai). O meu eu deixo no extreme, mas eu estou fazendo testes. Uma opção abaixo seria o suficiente. Isso faz com que o Vcore setado aumente nos testes. Se você seta o Vcore em 1.200v com LLC em extreme, nos testes ele vai subir para 1230v, por exemplo.

 

Bem, eu testei algumas coisas por aqui e testei o PC a 4.3 GHz, usei por um tempo o prime95, rodei 3DMark 2016 várias vezes e não travou o PC, mesmo com pasta térmica convencional. O problema é que chegou a 85 graus a CPU! Como estamos no verão e a temperatura ambiente aqui em SP variou nessa madrugada entre 24 e 21 graus, em dias normais essa temperatura estaria menor. Eu apenas mudei o Vcore pra 1.395 e fiz esse OC. Lembrando que eu voltarei pra opção stock porque só farei um OC num nível desses quando fizer uma limpeza no PC e trocar a pasta térmica.

 

Quanto a esse LLC, embora eu já tenha escutado sobre essa opção, eu não a encontrei no meu setup. Eu achei uma opção chamada PLL, mas não me apareceu opções como "Extreme" pra mudar. Esta apareceu em outra opção que eu acho que tem a ver com memória RAM, e não clock da CPU. Ai vão algumas fotos que eu tirei da BIOS do meu PC:

 

 

16522013_717348381759492_1712354743_o.jp

 

16523626_717348395092824_941897770_o.jpg

 

16522345_717348385092825_285931356_o.jpg

 

16651101_717348425092821_1634841895_o.jp

 

16522419_717348401759490_763311139_o.jpg

 

16593585_717348451759485_25094746_o.jpg?

 

16586645_717348428426154_1655237595_o.jp

 

Tem algumas opções que dizem a respeito com a memória e eu não sei se é necessário fazer mudanças nelas pra eu ter um melhor resultado no overclock da CPU, até porque eu não uso Dual Channel ou Quarter Channel e não sei até que ponto isso daria gargalo a um overclock na CPU. E estou com dúvidas quanto às opções das fotos acima. Parece que tem coisa a mais que eu poderia mexer, mas não sei se faço isso, mesmo eu já tendo consultado alguns vídeos sobre o significado de algumas opções. E não achei nada equivalente ao LLC.

OBS: Fiz outros testes, mantendo o clock mas baixando a tensão pra 1.245 e as temperaturas diminuiram pra 71 graus. Acho que a tensão estava alta demais e até caberia um clock maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Diego Hwoarang disse:

Eu apenas mudei o Vcore pra 1.395 e fiz esse OC.

 

Cara, isso é até perigoso. Deve estar passando fácil de 1.400v nos testes. Para um over de 4.3GHz? Loucura total. Daria para manter tranquilamente por volta de 1.200v. Pesquise antes de fazer. Tem vários tutoriais na internet.

 

Se for para mexer em overclock dessa forma, melhor nem começar :P A não ser que você não se preocupe em danificar o processador.

 

O LLC na sua placa-mãe é o Multi Step Load-Line (primeira foto). Parece que tem uma numeração de 1 a 10. Coloque no 7. Isso vai impedir que a tensão caia durante os testes de estresse ou com a CPU em load. Mas não coloque o Vcore na Lua como você está fazendo que vai acabar danificando a CPU. Como eu disse, leia um pouco antes de sair tacando os números, porque overclock afeta diretamente a CPU.

 

As memórias são de 1333Mhz, então deixe elas assim mesmo. Difícil você conseguir chegar em 1600Mhz com memória value e ainda vai deixar a CPU instável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Cara, isso é até perigoso. Deve estar passando fácil de 1.400v nos testes. Para um over de 4.3GHz? Loucura total. Daria para manter tranquilamente por volta de 1.200v. Pesquise antes de fazer. Tem vários tutoriais na internet.

 

Se for para mexer em overclock dessa forma, melhor nem começar :P A não ser que você não se preocupe em danificar o processador.

 

O LLC na sua placa-mãe é o Multi Step Load-Line (primeira foto). Parece que tem uma numeração de 1 a 10. Coloque no 7. Isso vai impedir que a tensão caia durante os testes de estresse ou com a CPU em load. Mas não coloque o Vcore na Lua como você está fazendo que vai acabar danificando a CPU. Como eu disse, leia um pouco antes de sair tacando os números, porque overclock afeta diretamente a CPU.

 

As memórias são de 1333Mhz, então deixe elas assim mesmo. Difícil você conseguir chegar em 1600Mhz com memória value e ainda vai deixar a CPU instável.

 

Haha! Digamos que eu fui um pouco imprudente por ter entendido que, até 1.4V, ainda era algo aceitável. Mas, no meu último post, eu já deixei claro que eu baixei a tensão pra 1.245V e as temperaturas diminuiram bastante, em torno de 15 graus e a tensão não passou de 1.3V, chegando só a 1.296V. Quanto à configuração anterior, chegou a 1.408, só pra constar e o TDP chegou a 89/90W. Hehe.

 

Quanto ao LLC, se for a tal Multi Step Load Line a mexer, vou dar uma olhada. Ainda tem outra opção que eu estou na dúvida, como a Performance Enhance, que eu não sei se mudo alguma coisa. Ela própria diz que não é aconselhável deixar em Standard se você está fazendo OC. Até vi um vídeo de um tal de Peperaio, até que bem instrutivo, falando de como se fazer um OC, mas com uma mobo da Asus ou Asrock, o que me dificulta um pouco as coisas. Mas, notei que tem maiores opções de tensão que eu até poderia desativar aqui, também, pra não interferir tanto na variação de tensão. Mas, parece que só o Vcore e o LLC parecem ser o bastante.

 

Quanto às memórias, vou deixar do jeito que está. Repito que não sei se a falta de um Dual ou Quarter Channel vai gargalar tanto o sistema, mas depois eu vejo o que eu posso fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Diego Hwoarang disse:

a tensão não passou de 1.3V, chegando só a 1.296V. Quanto à configuração anterior, chegou a 1.408, só pra constar e o TDP chegou a 89/90W. Hehe.

 

Essa combinação de tensão altíssima com temperaturas acima do recomendado é um perigo.

 

Eu não deixaria passar de 1.38v, 1.4v no máximo com temperaturas abaixo de 75ºC. Ou seja, water cooler. Mas isso com 4.8Ghz, talvez até 5Ghz. Com o clock a 4.3Ghz você pode conseguir manter a 1.240v. Não precisa chegar em 1.3v. A menos que o seu chip seja ruim.

 

Sobre as memórias, esses 4GB devem estar gargalando feio essa sua GTX 970. Já pensou em comprar mais 4GB? Ou você só joga jogos fracos, tipo arcade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

 

Essa combinação de tensão altíssima com temperaturas acima do recomendado é um perigo.

 

Eu não deixaria passar de 1.38v, 1.4v no máximo com temperaturas abaixo de 75ºC. Ou seja, water cooler. Mas isso com 4.8Ghz, talvez até 5Ghz. Com o clock a 4.3Ghz você pode conseguir manter a 1.240v. Não precisa chegar em 1.3v. A menos que o seu chip seja ruim.

 

Sobre as memórias, esses 4GB devem estar gargalando feio essa sua GTX 970. Já pensou em comprar mais 4GB? Ou você só joga jogos fracos, tipo arcade?

 

Você se refere à própria memória da GTX 970 ou à memória do sistema? Até porque eu creio que seja impossível pôr mais memória na VGA, né? Eu tenho 8 GB de RAM no sistema. Disse sobre temer que, por eu não estar usando Dual ou Quad Channel, que isso poderia impedir um resultado maior no overclock do processador, pois eu tenho 2x2GB e 1x4GB e pensando em encostar os chips de 2GB ou todos pra completar com mais 3x4GB ou 2x8GB, onde eu gastaria de 450 a 500 reais, eu acho, e é algo que eu não gostaria de fazer, no momento.

 

E eu dei uma configurada no setup na opção equivalente ao LLC e deixei no Level 7, conforme você recomendou, e baixei a tensão pra 1.245V. Mas, noto que a tensão está dando uns saltos, chegando até 1.368V, coisa que não estava acontecendo quando ela estava desabilitada. Será que é o caso de deixar desligada?

 

E eu ainda estou em dúvida quanto às outras opções de tensão, como a PLL, VTT e por ai vai.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang Ah, tem dois pentes de 2GB também. Eu não tinha visto. O dual channel não faz muita diferença.

 

Sobre o Multi Step Load Line é melhor voltar como estava. Pesquise na internet sobre ele para ver se dá para ajustar de outra forma.

 

Podia ler o manual do BIOS também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diego Hwoarang Ah, tem dois pentes de 2GB também. Eu não tinha visto. O dual channel não faz muita diferença.

 

Sobre o Multi Step Load Line é melhor voltar como estava. Pesquise na internet sobre ele para ver se dá para ajustar de outra forma.

 

Podia ler o manual do BIOS também.

 

 

Eu desativei a função LLC, porém, tive que dar uma leve aumentada na tensão porque deu uma travada na área de trabalho e, depois, nem dar boot eu estava conseguindo. Vou fazer uma sintonia fina sobre quanto de tensão eu devo deixar pra manter o PC rodando a 4.3 GHz porque, pelo visto, meu chip não deve ser tão bom pra eu ter que deixar, pelo menos, em 1.250V ou até mais pra manter esses 4.3 GHz. Eu ainda não testei o Prime95 ou 3DMark nessa configuração e pode ser que eu precise de mais tensão. Mas, deu pra notar que o LLC faz dar um salto na tensão, justamente pra não deixar que ela baixe e trave o sistema, com a desvantagem de dar saltos um tanto elevados na tensão, como se estivesse em Auto. No momento, não passou de 1.260V, tendo eu setado a 1.250V

 

Porém, estou encasquetado com uma opção de tensão por aqui:


  th_429251506_Semttulo_122_1116lo.jpg
    

Observe no print onde aparece o HW Monitor que tem várias opções de monitoramento de tensão. Estou me baseando mais nas opções da parte de cima, que coincidem com a informação passada no CPU Z. Mas, por mais que mostre lá "CPU Vcore", parece que essa tensão tem a ver com a placa-mãe. Mais ao meio, onde aparece "Intel Core i5 2500K" tem a opção "VID", que parece ter a ver com a tensão da CPU, e chega a 1.361V, e fica nessa faixa, não importando a configuração que eu faça no setup da BIOS. Porém, mudando o Vcore, só interfere na medição mais acima que me parece que tem a ver mais com a placa-mãe. Só isso que está me deixando confuso e pensando sobre o que se trata.

 

Bem, quanto a ler o manual da BIOS, acho que eu teria que baixar um no site da Gigabyte, pois minha mãe fez o "favor" de jogar fora a caixa da mobo, com manual e tudo.

 

No mais, agradeço pela ajuda, até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang se preocupe apenas com o Vcore, não com o VID. Encontre alguns vídeos no Youtube, porque essas placas Z68 são antigas e podem ter alguma diferença para as placas mais atuais. Acho difícil um Sandy Bridge pedir 1.25v para rodar apenas em 4.3Ghz. O meu i7-3770K usa 1.212v para 4.4Ghz (e já acho muito).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Contiusa disse:

@Diego Hwoarang se preocupe apenas com o Vcore, não com o VID. Encontre alguns vídeos no Youtube, porque essas placas Z68 são antigas e podem ter alguma diferença para as placas mais atuais. Acho difícil um Sandy Bridge pedir 1.25v para rodar apenas em 4.3Ghz. O meu i7-3770K usa 1.212v para 4.4Ghz (e já acho muito).

 

Bem, se o que você escreve procede, então, não fui premiado com um bom chip, ou tem a ver com o tempo de uso (comprado em Outubro de 2012 e só agora posto pra ser overclockado), porque usei o Prime95 pra testar a estabilidade do sistema com a tensão o mais baixa possível, cheguei até 1.285v e, poucos minutos após iniciar o Prime95, o PC travou, e só parou de travar quando voltei ao 1.295v. Nem testei 1.290v. Até passou pela minha cabeça que eu ter subido a tensão de cara pra 1.395v de cara pudesse ter danificado a CPU, mas eu não usei o PC no limite por muito tempo nessa tensão e as temperaturas chegaram a 85 graus, que é uma temperatura alta, mas ainda dentro do permitido para o processador, e eu até já passei dos 90 graus, mas em outra oportunidade e por outros motivos (pasta térmica seca e cooler frouxo). Não deve ter dado tempo de danificar alguma coisa.

 

O estranho desse monitoramento é que, após subir outra vez pros 1.295v, eu noto que a maior parte do tempo a tensão ficava entre 1.248 e 1.260v com o Prime95 funcionando. Até parecia trollagem pra cima de mim. Mas, com 4.3 GHz, ficará nessa tensão, no mínimo. Mas, como já tinha dito anteriormente, estou apenas testando o PC e vou voltar pra velocidade stock porque acho mais adequado manter o OC com uma pasta térmica que não seja a convencional que está na minha CPU, além de eu precisar de uma limpeza nele. Mas o bom é que deu pra notar que, mesmo que ele não seja um chip premiado pra over, diante do que você escreveu por parecer que ele não precisaria de tanta tensão pra fazer um over, já deu pra notar que ele ainda é bom pra fazer OC de um modo geral, ainda mais comparado com a experiência que eu tive com meu PC anterior e numa mobo sem regulador de tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Contiusa disse:

@Diego Hwoarang por isso que estou dizendo para pesquisar, porque quanto mais antiga a arquitetura, mais complicado é o overclock. Você pode estar deixando de fazer alguma coisa.

 

É. Eu ainda não vi nenhum review ou tutorial acerca de fazer OC com um chipset Z68. E, pra constar: o PC consegue dar boot, no mínimo, em 1.250v com o LLC desligado. Duvido que se eu rodasse qualquer coisa pesada que não fosse o Prime95 ele ficaria estável. Logo rodei ele pra ter certeza do que poder rodar de forma estável.

 

Bem, se ai já se trata de limitação da mobo ou do chipset dela, o jeito é dar uma fuçada por ai na net pra saber o que eu ainda posso mexer no setup pra deixar o OC o mais calibrado possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Diego Hwoarang disse:

Bem, se ai já se trata de limitação da mobo ou do chipset dela, o jeito é dar uma fuçada por ai na net pra saber o que eu ainda posso mexer no setup pra deixar o OC o mais calibrado possível.

 

Da mobo mobo não é não. UD3 é uma excelente placa para over. Só se ela está meio velhinha. Mas pode ser algum setup. Ou então o chip não é muito estável. Isso pode acontecer. Mas 1.3v com apenas 4.3GHz? Duvido muito.

 

Veja o setup correto na parte do clock do processador. Não basta setar apenas o clock. Tem outras coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu dei uma fuçada nesse link aqui:

 

http://www.mmo-champion.com/threads/958018-Overclocking-i5-2500k-on-a-gigabyte-Z68-mobo

 

De acordo com o que eu li por lá, tô achando que meu OC não está tão abaixo do que poderia ser feito. Noto que tem um que diz ter sido premiado com um bom chip e que consegue uma velocidade maior com uma tensão menor que as que eu divulguei. Mas, na maior parte dos casos, parece que não é tão diferente do que eu consigo fazer aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Fucei por ai na net pra obter mais informações de OC e fiquei mais seguro pra fazer os ajustes. Cheguei até 4.6 GHz e constatei que meu processador, infelizmente, pede muita tensão pra OC. Cheguei nele, com Vcore fixo, a 1.34V, mas testando o Cinebench, e sugeriram somar mais 4%, o que me levaria a algo na casa de 1.39V, pra manter estabilidade. Ai, resolvi fazer outras configurações no setup e deixei o Vcore em offset e com DVID em +0.050. O Vcore chegou na casa de 1.380V desse jeito e, testando no Prime95, durava perto de 1 hora, somente, com o teste falhando, e o HW Monitor mostrava consumo de 100W, acima dos 95W de TDP. Assim sendo, fui ajustando e resolvi deixar em 4.4 GHz e com DVID em +0.015, totalmente estável, com o Vcore oscilando entre 1.296 e 1.320V. E eis a dúvida que eu quero tirar:

 

A foto abaixo mostra o teste de estabilidade que eu fiz no Prime95 e o HW Monitor mostra um consumo máximo de 95.09 W. Só que eu deveria considerar isso como o TDP ou como consumo normal? Se é consumo normal, o quanto ele é diferente do TDP do processador? Já fiz testes com esse processador beirando os 130 W de consumo. Mas, ainda estaria respeitando o TDP de 95 W? Baseado nisso, eu poderia ficar mais tranquilo pra fazer um overclock maior, caso eu criasse coragem, tomando cuidado com o Vcore pra não passar de 1.4V e as temperaturas não passarem de 90 graus.

 

242vjw7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Hwoarang o lance do TDP não tem nada a ver. Isso é a especificação stock. Todo processador em um over decente vai passar o TDP em muito.

 

Sobre o overclock que você fez, pode ser que o seu A70 não esteja dando conta, aí ele falha no teste. Pela minha experiência, acima de 75-80ºC é quando começa a dar erro ou tela azul (tela azul acima de 80-85ºC). Mas se você sobe o vcore, a temperatura aumenta, ou seja, não tem muita saída.

 

 

Mas é estranho um Sandy Bridge só conseguir chegar a 4.6GHz com quase 1.4V. Precisa mexer em DVID? Melhor não complicar. Mexa apenas no Vcore, clock e LLC. Offset que você fala é o LLC?

 

Estranho isso aí. Ou então você pegou o pior chip do mundo. Não dá nem para culpar a placa-mãe, pois a UD3 é uma senhora placa, mesmo tendo a UD5 e UD7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte das temperaturas tem um alento pra mim: faz um tempinho que eu não troco a pasta e ela não é uma pasta boa. Eu tenho uma Arctic Cooling MX-4 guardada e é provável que as temperaturas venham a baixar após sua aplicação. Não sei se meu A70 já está começando a dar defeito. Mas, se a questão é a temperatura, eis ai o que eu escrevi sobre a pasta térmica genérica. Deve melhorar bastante com a MX-4 e vou providenciar uma troca, em breve. E tela azul eu tomei um monte, mas foi mais por conta de ajustar o Vcore ideal e, depois de encontrar um, eis a foto acima pra mostrar um over de 4.4 GHz por mais de 12 horas.

 

Offset que eu digo é o Vcore variável. Na minha mobo, eu tenho a opção de Vcore em "Auto", "Normal" e o Vcore fixo, que eu escolho qual eu quero deixar. O Offset seria o "Normal", em que ele fica - pelo menos na descrição no setup - em 1.355V, e somo o DVID, que fica em +0.015. Como mostrado na foto, o Vcore fica, no máximo, em 1.332V, mas oscilando pra 1.296V. E, cara, eu não tenho a opção LLC no meu setup. Tem a Multi-Step Load Line, que parece ser similar, mas não é a mesma coisa, pois eu já vi print de setup de placa da Gigabyte e tem tanto a LLC quanto a Multi-Step Load Line. E, quando eu tentei mudar alguma coisa na Multi-Step, ou o Vcore passava de 1.4V ou o PC tinha problemas pra dar boot. Logo, mexer na opção Multi-Step está fora de cogitação. E, nunca tinha escutado de alguém que não seria uma boa mexer no DVID. Qual seria o problema?

 

Bem, me parece que meu chip não é lá essas coisas, mesmo. Tem de considerar que eu já tenho ele faz 5 anos e meio, mas só agora que eu resolvi fazer OC nele. De repente, o tempo de uso pode ter dado uma deteriorada nele. E é chato ver que tem gente que consegue clocks maiores com menos tensão. Mas, não posso fazer nada quanto a isso. É trabalhar com o que eu posso, e acho que meu limite é 4.6 GHz, mesmo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...