Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criar saída de video em placa de smart TV


Adrian Los

Posts recomendados

Bom dia Senhores.

Estou com uma smart Tv com a tela quebrada e o conserto da mesma é bem inviável. Então me veio a ideia de, ao invés de trocar a tela, fazer a tv enviar a imagem dela para outro dispositivo, podendo ser outra tv, um retroprojetor ou algo do gênero. Entretanto a tv não possui saída de video. Estive estudando a placa interna da tv mas não possuo conhecimento suficiente para localizar e desvendar alguma forma de criar uma saída de video da mesma.

O que eu imagino é localizar onde na placa da tv posso retirar o sinal de imagem que ela cria e enviava para a tela dela mesma. O cabo que leva este sinal para a tela possui uns 30 fios, imagino que esteja codificado para distribuir a imagem ao longo da tela.

Alguém pode me ajudar a pensar em alguma solução?

 

A TV é uma philips, modelo 40pfg5100. Anexado imagens da placa principal.

Agradeço a contribuição de todos.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

O sinal que sai da placa principal da TV é chamado LVDS (Low Voltage Differential Signaling). O mesmo usado nas telas do notebooks. Depois esse sinal entra na T-COM e é dividido para as 2 partes do painel LCD da TV (direita e esquerda). Tem TV que não tem a T-COM.

Em suas pesquisas, você poderia buscar algo do tipo "LVDS to HDMI converter". O contrário existe, uma placa que converte VGA ou HDMI para LVDS e assim é possível usar telas de notebook como monitores.

Não sei se os protocolos de comunicação seguem algum padrão, mas outra ideia seria encontrar uma tela LCD, mesmo que de menor tamanho e ligar diretamente esse flat de 30 vias.

 

Já, construir algum circuito para tratar os sinais e converte-los, a princípio, acho totalmente inviável.

 

Att,

  • Curtir 3
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, ajudou bastante, encontrei muito mais informações e placas a venda.

Infelizmente encontrei apenas placas que convertem o HDMI para o LVDS, nada que faça o contrário. O máximo que encontrei foi chips a venda com esquemas elétricos de como montar um conversor LVDS para HDMI, mas meu conhecimento é baixo nesta área para montar um circuito destes.

Valeu a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 1 ano depois...

Veja o que acha!

 

Procurei na Aliexpress por "LVDS to DVI"


 https://pt.aliexpress.com/af/%2522LVDS-to-DVI%2522-Converter.html?SearchText="LVDS+to+DVI"+Converter&d=y&initiative_id=SB_20190105051147&origin=n&catId=0&isViewCP=y&jump=afs

 

Boa sorte e caso tenha sucesso dê retorno para a comunidade. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
Em 05/01/2019 às 11:28, Sergio R C Santos disse:

Veja o que acha!

 

Procurei na Aliexpress por "LVDS to DVI"


 https://pt.aliexpress.com/af/%2522LVDS-to-DVI%2522-Converter.html?SearchText="LVDS+to+DVI"+Converter&d=y&initiative_id=SB_20190105051147&origin=n&catId=0&isViewCP=y&jump=afs

 

Boa sorte e caso tenha sucesso dê retorno para a comunidade. 

 

adicionado 3 minutos depois

Boa tarde meu amigo,  realmente têm como fazer uma saída de vídeo.  Gostaria muito de fazer na minha TV smartque também quebrou a tela.

É uma Samsung un40h4203ag

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • mês depois...

Esta quanto a mim é a melhor placa conversora de LVDS 30 pins 8 bits forneçe 3.3 v 5v e 12v para o display max 1080 p hd para qualquer tipo de tela.

https://www.ebay.com/i/254294487697?chn=ps&dispctrl=1

detalhes

https://www.ebay.com/itm/Placa-Lvds-Para-Hdmi-Dual-8-Suporte-resolucao-Standard-1080P-Lvds-Para-Cabo-Hdmi-/254294487697?_trksid=p2385738.m4383.l4275.c10

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Arraial   boa tarde ,,  gostaria de uma ajuda  tenho uma tv  Samsung que esta com a tela quebrada   eu gostaria de saber se consigo usar a placa dela para transmitir o video dela para um outro monitor ,,,pois tenho do da tv que é smart    agradeço a atenção

adicionado 5 minutos depois

também tenho uma tv smart tv Samsung Un49j5200ag   ela quebrou a tela e muito caro para trocar  ,,,, então gostaria de saber se tem como colocar uma saída de video dela  para usar em outro monitor tipo de computador ou cabo avi .......alguém ja fez isso  agradeço pela ajuda ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também estou querendo fazer a mesma coisa....reutilizar uma tv que quebrou a tela, transformando o sinal LVDS em HDMI, porém não achei uma solução barata. Será que o amigo que abriu o tópico achou alguma solução?

 

Achei essa ferramenta do vídeo abaixo, só que é para técnico de eletrônico, o que torna a ferramenta cara para uso doméstico.
 

 

 

https://pt.aliexpress.com/item/32820279611.html

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/04/2020 às 07:52, Paulo Arraial disse:

Esta quanto a mim é a melhor placa conversora de LVDS 30 pins 8 bits forneçe 3.3 v 5v e 12v para o display max 1080 p hd para qualquer tipo de tela.

https://www.ebay.com/i/254294487697?chn=ps&dispctrl=1

detalhes

https://www.ebay.com/itm/Placa-Lvds-Para-Hdmi-Dual-8-Suporte-resolucao-Standard-1080P-Lvds-Para-Cabo-Hdmi-/254294487697?_trksid=p2385738.m4383.l4275.c10

Minha dúvida é quanto a utilização do cabo flat lvds da placa-mãe da samsung nessa placa secundária, já que o conector é diferente. Existe algum cabo adaptador que resolva? Abaixo vai a imagem de um cabo adaptador que encontrei e a imagem da placa controladora. Será que vai dar certo com essa cabo flat adaptado?

cabo-lvds-30pinos-1ch-8bit-flat-led-para

 

HTB1sw3idXuWBuNjSspnq6x1NVXap.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

   Oi AKEDO vai dar certo sim vi seu cabo e sim ele é de 8 bites ou seja 5 canais é HD a imagem seguinte tem esta diferença no cabo  é de 16 bits ou seja 10 canais full HD (fios branco e azul) como ve na imagem o pino 1,2, e 3 são para alimentar a placa com mais de 5^12v volts ou seja os fios vermelhos que vem da placa de sinal da tv geralmente se é menos de 24 polegadas o display a alimentação é 5v se for de mais de 32 polegadas será de 12v esta placa lvds para hdmi controla essa entrada com reguladores mas nunca pode ser menos de 4,5v,  Entao o pino 4 , 5 e 6 sao gnd terra fios pretos, os 5 canais serão azul e branco canal 1 negativo e positivo e o 4 canal o do clock etc etc. Vi sua imagem e se você ligar esse cabo conforme você ve na imagem que enviei vai dar certo so não inverte esse cabo pois isso pode queimar sua placa de sinal da tv. Leia bem os detalhes desse conversor e se tiver duvidas contacte o destribuidor eles dão suporte e respondem a tempo.

 

boa sorte.

 

pinos do cabo e entrada da placa lvds hdmi

 

1,2,3 - 5v ~12v        vermelho

4,5,6 - GND terra    preto

7 e 8  canal0     branco lvds - Azul lvds +

9 e 10 canal 1   branco lvds - Azul lvds +

11 e 12 canal 2  branco lvds - Azul lvds +

13 e 14 GND terra   preto

15 e 16 canal 3  OC canal de clock   branco lvds - Azul lvds +

17 e 18 canal 4  branco lvds - Azul lvds +

 

so para FULL HD

 

19 e 20 canal 16 bites 5  branco lvds - Azul lvds +

21 e 22 canal 16 bites 6 branco lvds - Azul lvds +

23 e 24 canal 16 bites 7 branco lvds - Azul lvds +

25 e 26 GND terra preto

27 e 28 canal 16 bites 8 clock  branco lvds - Azul lvds +

29 e 30 canal 16 bites 9 branco lvds - Azul lvds +

31 e 32 gnd

 

 

TB2q.lXBh1YBuNjy1zcXXbNcXXa_!!2008797141.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Arraial

1 hora atrás, Paulo Arraial disse:

   Oi AKEDO vai dar certo sim vi seu cabo e sim ele é de 8 bites ou seja 5 canais é HD a imagem seguinte tem esta diferença no cabo  é de 16 bits ou seja 10 canais full HD (fios branco e azul) como ve na imagem o pino 1,2, e 3 são para alimentar a placa com mais de 5^12v volts ou seja os fios vermelhos que vem da placa de sinal da tv geralmente se é menos de 24 polegadas o display a alimentação é 5v se for de mais de 32 polegadas será de 12v esta placa lvds para hdmi controla essa entrada com reguladores mas nunca pode ser menos de 4,5v,  Entao o pino 4 , 5 e 6 sao gnd terra fios pretos, os 5 canais serão azul e branco canal 1 negativo e positivo e o 4 canal o do clock etc etc. Vi sua imagem e se você ligar esse cabo conforme você ve na imagem que enviei vai dar certo so não inverte esse cabo pois isso pode queimar sua placa de sinal da tv. Leia bem os detalhes desse conversor e se tiver duvidas contacte o destribuidor eles dão suporte e respondem a tempo.

 

boa sorte.

 

pinos do cabo e entrada da placa lvds hdmi

 

1,2,3 - 5v ~12v        vermelho

4,5,6 - GND terra    preto

7 e 8  canal0     branco lvds - Azul lvds +

9 e 10 canal 1   branco lvds - Azul lvds +

11 e 12 canal 2  branco lvds - Azul lvds +

13 e 14 GND terra   preto

15 e 16 canal 3  OC canal de clock   branco lvds - Azul lvds +

17 e 18 canal 4  branco lvds - Azul lvds +

 

so para FULL HD

 

19 e 20 canal 16 bites 5  branco lvds - Azul lvds +

21 e 22 canal 16 bites 6 branco lvds - Azul lvds +

23 e 24 canal 16 bites 7 branco lvds - Azul lvds +

25 e 26 GND terra preto

27 e 28 canal 16 bites 8 clock  branco lvds - Azul lvds +

29 e 30 canal 16 bites 9 branco lvds - Azul lvds +

31 e 32 gnd

 

 

TB2q.lXBh1YBuNjy1zcXXbNcXXa_!!2008797141.jpg

Obrigado por responder, Paulo.
Ainda tenho uma leve dúvida rsrs. Então vou ter que mexer na ordem dos fios do cabo adaptado que mandei a foto para funcionar na minha placa? Ou é só plugar nessa ordem da imagem que você mandou que vai ta tudo certo? No anuncio do cabo ta dizendo o seguinte: 
"ATENÇÃO!!!
Este cabo é a versão FLAT de 1 CANAL, 8 BIT, SENDO ASSIM NÃO É COMPATÍVEL COM TELAS COM AS SEGUINTES CONEXÕES:

30 pinos, 1 Canais, 6 Bit
30 pinos, 2 Canais, 8 Bit

Antes de comprar verifique o lado do "power", temos a direita e a esquerda"
essa é a minha placa com o cabo conectado:
20200424_113420.thumb.jpg.ba9dfdf6f3ab532ae1d56d401ebf70c3.jpg

 

O vendededor disponibiliza o cabo adaptador com o power em ambos os lados, ficando a escolha do cliente. Baeado na minha placa, qual lado escolher?
cabo-flat-lvds-30pinos-1ch-8bit-led-lcd-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá so lhe sei dizer se você tirar uma foto á enttrada do cabo flat lvds á tcom uma placa separada que tem ou á placa vcom driver do display resumindo me tire uma foto da outra extremidade desse seu cabo flat ligado ao display. Os modos citados de 6 bites não é para a sua tv de certeza que é 8 bits 5 canais pelo menos é o que eu vejo na foto do cabo flat que você deseja comprar esse serviria mas terá que se ver se o seu cabo flat liga á tcom (12v) ou vcom driver pelo lado direito ou pelo lado esquerdo , me passe o modelo completo de sua tv.

 Em principio você não teria que mexer nas ligaçoes desse seu cabo.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha tv é uma Samsung Un32j4000ag. Não achei o esquema eletrico na internet. Abaixo segue a foto que você pediu:20200424_121501.thumb.jpg.12f67efc8c6c3b934dd8a4cbba7a87e1.jpg

 

Acho que tendo como referencia a placa T-CON, onde ta escrito a direta 1 e 30  a esquerda, logo o lado direito é o power, estou certo?
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK o seu cabo flat a alimentação entra pela direita , pode dizer ao fornecedor do cabo que entra na Vcom do display pelo lado direito na vcom  ve-se isso pelo fusivel branco na foto do lado esquerdo mas para determinar o lado voce tem de olhar a vcom com o cabo do seu lado por isso é alimentação direita na vcom e esquerda na placa de sinal, se a imagem dos cabos do fornecedor as pontas que se ve na imagem é para ligar á placa de sinal video entao a sua saida e da esquerda, ai o cabo é com a alimentação na esquerda porque entra na vcom pela direita entendeu?.

p.s. alem disso o pino 1 começa na placa de sinal pela esquerda que é onde começa sempre a alimentação de 12v.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Akedo  este é cara mêsmo 

Em 22/04/2020 às 18:42, Akedo disse:

Também estou querendo fazer a mesma coisa....reutilizar uma tv que quebrou a tela, transformando o sinal LVDS em HDMI, porém não achei uma solução barata. Será que o amigo que abriu o tópico achou alguma solução?

 

Achei essa ferramenta do vídeo abaixo, só que é para técnico de eletrônico, o que torna a ferramenta cara para uso doméstico.
 

 

 

https://pt.aliexpress.com/item/32820279611.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Akedo você perguntou ao fornecedor se a placa vem por defeito em 8bites hd  ou 16bites Full hd? não sei se por defeito vira em full hd e a sua tv é so HD ou seja 8 bites eu sei que a placa trabalha com os dois formatos mas acho que algum jumper ou algum resistor teria de ser trocado, se você frisase que era para hd 8b eles mandarião ja assim configurada por defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Arraial No anuncio tá descrito assim:

 

LVDS de entrada:

Duplo 8, suporte 1080 p (1920*1080) (padrão)

Único 8, suporte 720 p/768 p/960 p

Nota:

1/na verdade, eles são apenas firmware diferente. Por favor, deixe uma mensagem se você precisar de suporte 8 único 720 p/768 p/960 p. Ou nós enviaremos o dobro 8 placa por padrão.

2/conexão do pino:2 x 40Pin

3/porque é o produto diy, então às vezes pode haver o problema de compatibilidade. Quando não mostra nenhum sinal ou nenhum som, pode ser o problema da compabilidade.

4/Ele terá qualquer problema de compabilidade se conectar à tv 4 k.

 

O vendedor me enviou esse PDF

S-LH1080P-AUDIO-V17-Spec-20180504-1.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Pois é o tal padrão duplo 8 bites é o 2x8 bites do full hd o que você vai querer usar é o unico 8 bites para hd 720 p/960. Ai tem de ver o manual e saber se muda por jumper ou por resistor já que a bios dessa placa tem o software do driver em 16b (duplox8) por defeito. Essa bios traz o software dos dois drivers mas tem de ser mudada para você.

p.s. Obrigado pelo link do pdf do manual da placa, eu li tudo mas não vi nenhuma designação do jumper preto de 6 pinos, ficamos sem saber para que ele serve e o que altera na placa, se eu fosse a você enviaria um email perguntando o seguinte...

 

 How to change from .....Duplo 8, suporte 1080 p (1920*1080) (padrão) ....to.....

Único 8, suporte 720 p/768 p/960 p  ??????

1/na verdade, eles são apenas firmware diferente. Por favor, deixe uma mensagem se você precisar de suporte 8 único

 

  Lembre-se que seu cabo so vai até ao pino 16... que corresponde ao unico 8 bites HD porêm a drive que a placa carregará quando ligar tudo será a de 16 bites full HD que ocupa até ao pino 30 ou 31 e o software não detecta automaticamente qual drive deve usar a de 8b ou 16b a mudança tem de ser manual através de jumper ??? ou por um determinado resistor na placa já que por defeito ela vem em 16b (duplo 8).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixe, já comprei como tava. Ainda não chegou.
Então não vai dar certo, né? 

 

 

Edit: Entrei em contato com o vendedor e obtive essa resposta (coloquei a tradução abaixo):

 

Hi friend,
When there is a 0ohm-0603-±5%-1/10W resistance on R18 position, it is the Single 8 version.
If you need the Double 8 version, please remove the 0ohm-0603-±5%-1/10W resistance.

We ship you the newest version v2.0, and it is Double 8 board.

Q: Is there a way to reflash the firmware on this board so it turns the Double 8 to a Single 8?
A: 1. Please confirm your board is the new version according to the picture;
    2. If yes, you could weld a 0ohm-0603-±5%-1/10W resistance on R18 position.
    3. R28 is used to switch the JEDIA signal, it is VESA signal when without the resistance.

 

Oi amigo,
Quando há uma resistência 0ohm-0603-± 5%-1/10 w na posição r18, é a única versão 8.
Se precisar da versão dupla 8, remova a resistência 0ohm-0603-± 5%-1/10 w.

Nós enviamos a versão mais nova v2.0, e é placa dupla 8.

Pergunta: 
Existe uma maneira de atualizar o firmware nesta placa para transformar o Double 8 em um Single 8? 
Resposta: 
1. Por favor, confirme se sua placa é a nova versão, de acordo com a imagem; 
2. Se sim, você pode soldar uma resistência 0ohm-0603- ± 5% -1 / 10W na posição R18. 
3. R28 é usado para mudar o sinal JEDIA, é sinal VESA quando sem resistência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...