Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sistema de Login Nivel de Acesso


Posts recomendados

Estou desenvolvendo um site e estou com uma dúvida em questão do niveis de acesso , não tenho a minima ideia de como faço para fazer os niveis de acesso .

Já fiz a tela de login já está validando o usuário , mais não tenho a noção de como construir os niveis de acessos , já tenho um boa noção em PHP .

Se puderem ajudar com site ou arquivos agradeço .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que você está fazendo um painel administrativo e como é este painel? Todos os usuários usarão o mesmo painel? Se sim, você pode setar uma session para armazenar os dados do usuário, quando o mesmo for fazer alguma ação, no select, update, delete ou qualquer que seja a ação, pode setar um perfil = administrador / usuario / colaborador e fazer essa condição quando alguma ação for executada. Tipo um exemplo:

SELECT * FROM usuario WHERE perfil = 'administrador'. Geralmente quando eu faço algum painel que vai ter níveis de acesso, eu faço um segundo painel para ações básicas e que não precisem de acesso privilegiado ao sistema. Já no outro painel, eu seto os perfis de acordo com o nível de acesso do usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Paz estou fazendo tipo um e-commerce , então no painel certas paginas não podem ser acessada por um usuário comum , já um adm terá acesso total a todas as paginas do site .

Minha duvida é como fazer isso ( como fazer para que na hora que um adm entrar todas as paginas fiquem desbloqueadas , e quando um usuário comum logar apenas as paginas que escolhi ele tenha acesso , a tambem como identificar no login junto com o banco quem é usuário comum e quem é adm  ) . Se alguem tiver algum arquivo o site que eu possa ler e entender como funciona .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E por que então não criar um painel apenas para o usuário comum e deixar outro para o administrador? Acho que ficaria mais fácil, menos trabalhoso e mais fácil de se administrar já que tendo um painel para ambos os perfis, seria mais complexa manutenção. Ficaria mais ou menos isso >> meusite.com.br/painelusuario.php  / meusite.com.br/paineladmin.php. Ao autenticar o usuário, você cria sessões com alguns dados como login, senha e perfil de usuário. ao acessar a página um

<?php

if(!isset($_SESSION['login']) && !isset($_SESSION['senha']) && $_SESSION['perfil'] == 'administrador') {
	header('location: index.php');
}

?>

Um exemplo bem chulo para representar a sessão. Não basta o usuário estar autenticado, o mesmo precisa ter o perfil administrador para poder acessar o painel admin.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Basicamente isso.

Crie uma tabela no seu banco de dados como nome de "tipo_conta" 

Nele você deixa assim:

ID tipo
1  Administrador
2  usuario

Faça o relacionamento 1:N entre tipo_conta e usuarios onde na tabela usuários você recebe o valor da chave primária da tabela tipo_conta.

 

ID  nome     email              senha   tipo_conta  
1   Fulano   [email protected]  *******     1
2   Beltrano [email protected] *******     2
3   Ciclano  [email protected]  *******     2  

 

Na consulta você faz a comparação como foi descrita pelo @Felipe Paz

 

Exemplo:

SELECT * FROM usuario WHERE ID = $id

O tipo conta, você insere na sessão durante o login.  então na página restrita, você testa. Se  o valor da session for 1  o usuário é administrador... se o valor for 2, é usuário normal.  e carrega a página com os ítens de acesso daquele tipo de conta.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...