Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC Reiniciando Sozinho


Posts recomendados

Boa noite gente. Recentemente meu pc começou a reiniciar sozinho enquanto eu jogava Fallout 4. Inicialmente imaginei que seria a nova atualização HD e alguns mods de gráficos que estavam instalados. Porém ao tentar jogar Overwatch, ele também reiniciou por vezes (um jogo que minha esposa joga diariamente desde que foi lançado e nunca deu problema algum), inclusive em uma opção gráfica inferior à que normalmente uso. Suspeito de superaquecimento devido à chegada do calor aqui, mas estou sinceramente inquieto e já esperando pelo pior. Agradeceria imensamente alguma ajuda para entender se é uma limitação das peças ou se alguma peça está faltosa.

Configurações:

Gabinete: X-Trike Bi-Turbo

GPU - Vapor-X R9 280X 3G D5

Processador: Intel Core i5-6600K Skylake, Cache 6MB, 3.5GHz, LGA 1151

Cooler do Processador: Cooler Master Hyper 212X

placa-mãe: Gigabyte GA-B150M-D3H DDR3

Fonte: Corsair CX-750W 80 Plus Bronze

RAM: 2x4GB 1333mHZ

Coolers: 2x Cooler Master Jetflo120 Frontais + 2x Cooler Master Jetflo120 Superiores(em um  split-cable) + 1 de fábrica na traseira (ligada direto na fonte)

Windows 10

 

Edit: Logo depois que isso começou a acontecer eu re-instalei o windows, abri o pc, limpei todas as peças e reconectei tudo e chequei a pasta térmica que estava boa ainda.

Seguem em anexo dois logs que gravei no tempo entre entrar no jogo (Fallout 4) e o momento em que o computador desligou e reiniciou. Um Feito Com o GPU-Z e outro com o SpeedFan. Posso mandar mais logs se necessário.

 

Agradeço imensamente pela atenção e ajuda.

GPU-Z Sensor Log.txt

SFLog20170213.csv

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgard Antonello Rapaz .... é altamente recomendado que não use processador skylake (sexta geração intel) com memorias DDR3!
Talvez, essa "incompatibilidade" esteja causando o atrito em seu computador.
O ideal é encontrar o mesmo modelo de placa-mãe que tem, só que DDR4! E ela existe, pois eu tenho.
Ou seja ... busque pela: Gigabyte GA-B150M-D3H DDR4
Seguindo a mesma linha, tem de comprar memoria ram DDR4 .... 2 pentes de 4gb 2133MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Pepper Boy disse:

@Edgard Antonello Rapaz .... é altamente recomendado que não se use processador skylake (sexta geração intel) com memorias DDR3!
Talvez, essa "incompatibilidade" esteja causando o atrito em seu computador.
O ideal é encontrar o mesmo modelo de placa-mãe que tem, só que DDR4! E ela existe, pois eu tenho.
Ou seja ... busque pela: Gigabyte GA-B150M-D3H DDR4
Seguindo a mesma linha, tem de comprar memoria ram DDR4 .... 2 pentes de 4gb 2133MHz.

 

Já uso esse PC a cerca de 1 ano. Será que o processador foi danificado por usar DDR 3?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgard Antonello A treta maior esta na tensão utilizada no processador e a da memoria ram ....  Mas se o PC ainda funciona, talvez tenha sido a memoria ram danificada pelo processador.
De resto, voce tem um excelente setup .... alias, ja pode corrigir, se quiser:
voce comprou um processador com possibilidade para overclock (6600K), mas a placa-mãe é incompativel ... deve ter uma de chipset z170 para tal feito! Então, se quiser fazer overclock, tem que pegar a z170 ... se não, não tem problema utilizar uma B150 que seja DDR4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Pepper Boy disse:

@Edgard Antonello A treta maior esta na tensão utilizada no processador e a da memoria ram ....  Mas se o PC ainda funciona, talvez tenha sido a memoria ram danificada pelo processador.
De resto, voce tem um excelente setup .... alias, ja pode corrigir, se quiser:
voce comprou um processador com possibilidade para overclock (6600K), mas a placa-mãe é incompativel ... deve ter uma de chipset z170 para tal feito! Então, se quiser fazer overclock, tem que pegar a z170 ... se não, não tem problema utilizar uma B150 que seja DDR4.

Não pretendo fazer over. Qual placa/memória você me recomendaria se eu fosse comprar Hoje. Agradeço muito por responder tão rápido. E como faço para ter certeza de que meu processador/GPU não foram danificads? Afinal, comprar motherboard e ram novas e descobrir que vai ter que trocar um deles mesmo assim ia doer demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgard Antonello voce pode pegar a mesma placa-mãe, só que versão DDR4. No caso ...
Gigabyte GA-B150M-D3H DDR4 > Clique aqui.
Memoria ram, dois pentes de > Clique aqui também.

Mas é claro que são apenas opções ... se quiser procurar algo mais barato, se atente a dois detalhes:
A placa-mãe tem de ser socket 1151 e DDR4!
A memoria ram tem de ser DDR4

Irá encontrar modelos de chipset H110-B150-Z170 .... esses chipsets servem apenas para recursos, exemplo:
placa-mãe H110 costuma vir com apenas 2 slots para memoria Ram (tambem existe as versões H170, mas não sei te dizer a compatibilidade delas com a sexta geração intel)
placa-mãe B150 vem com 4 slots para ram e mais entradas SATA
placa-mãe Z170 possibilita overclock, alem dos 4 slots de ram e mais entradas SATA

E claro ... quanto mais recursos, mais caro fica.
Mas enfim, é isso ai o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pepper Boy disse:

@Edgard Antonello voce pode pegar a mesma placa-mãe, só que versão DDR4. No caso ...
Gigabyte GA-B150M-D3H DDR4 > Clique aqui.
Memoria ram, dois pentes de > Clique aqui também.

Mas é claro que são apenas opções ... se quiser procurar algo mais barato, se atente a dois detalhes:
A placa-mãe tem de ser socket 1151 e DDR4!
A memoria ram tem de ser DDR4

Irá encontrar modelos de chipset H110-B150-Z170 .... esses chipsets servem apenas para recursos, exemplo:
placa-mãe H110 costuma vir com apenas 2 slots para memoria Ram (tambem existe as versões H170, mas não sei te dizer a compatibilidade delas com a sexta geração intel)
placa-mãe B150 vem com 4 slots para ram e mais entradas SATA
placa-mãe Z170 possibilita overclock, alem dos 4 slots de ram e mais entradas SATA

E claro ... quanto mais recursos, mais caro fica.
Mas enfim, é isso ai o/

Última pergunta. Como faço para ter certeza de que meu processador/GPU não foram danificads (você me deixou nervoso agora, nem imagina T.T)? Afinal, comprar motherboard e ram novas e descobrir que vai ter que trocar um deles mesmo assim ia doer demais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edgard Antonello Entendo a preocupação!
A troca será sagrada de qualquer modo ... realmente, trocar placa-mãe e ram ja fica pesado, saber que o processador também foi pro saco, ai só piora ... portanto:
Para a GPU: Se possível, experimente colocar ela em outro computador e veja se ela funciona normalmente. Se não. Apenas verifique se o cooler dela gira ao ligar o PC. O pico dela (segundo seus dados) foi de 69 graus ... ainda é uma temperatura que ela pode trabalhar sem riscos de dano (Apesar de placas de vide-o Radeon terem uma leve fama de serem "esquentadinhas").
Para a CPU: você utilizou 1 ano deste PC para só agora dar esses problemas de reiniciar sozinho .... o que você pode analisar é a temperatura do processador enquanto joga, e pode fazer a analise pelo programa CPU-Z. Se ultrapassar a casa dos 70 Graus, geralmente a BIOS manda um alerta sobre o superaquecimento, se a temperatura subir rápido e forte (algo como 30 graus em 10 minutos) também pode indicar problema de superaquecimento (mesmo com coolers a rodo).

E acima de tudo .... se ainda tiver duvidas, leve para um técnico de confiança.
E caso for mesmo comprar uma mobo nova, não esqueça de aplicar a pasta termica corretamente ... existem varios videos no youtube que mostram comofas o/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...