Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto: Guia básico para montar um PC para jogos ou realizar um Upgrade


Posts recomendados

  • Membro VIP
Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

FX-9590 - Apesar de ser topo de linha do FX, consome muita energia (220w). Portanto avalie com cuidado se há necessidade extrema em obter um desses.

 

Watt é com W maiúsculo.

 

Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

Referências de chipset de placa-mãe para FX socket AM3+:
Básicas: 970
Avançadas: 990
Uma coisa importante é ver se o máximo de TDP é compatível com o processador. Uma placa-mãe com TDP de 95w suporta processador com 95w ou menos, mas não suporta um de 220w.

 

Idem.

 

Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

5 - DISCO RÍGIDO (HD) / SSD
A quantidade de memória de alocação dependerá do tamanho dos arquivos que pretende armazenar, e por isto, escolher entre 500GB, 1TB, 2TB ou mais é de sua escolha.
Em relação aos jogos, o SSD poderá ajudar a amenizar e/ou evitar os micro-stutterings (aquelas travadinhas no meio do jogo), além de grande vantagem em tempos de carregamento de cenários, partidas e tal, são fortemente recomendados.

 

"quantidade de memória de alocação"? Quem sabe algo mais direto:

 

A capacidade do dispositivo dependerá do tamanho dos arquivos que pretende armazenar [...]

 

?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi
Infelizmente qualquer pessoa mal informada (ou que não sabe que há diferença de fontes boas e ruins) vai pegar aquela fonte genérica só por ter os incríveis 950W.
Concordo que a fonte deve a principal peça a levar em consideração, mas pelo que falou, não tem como saber quanto de fonte precisa sem saber o PC que pretende ter, mas sim na hora de obter uma tem que avaliar bem. :P
O pior de tudo é não ter um modo simples de saber qual fonte pegar, isto que mais atrapalha.

 

4 horas atrás, Evandro disse:

É, mas tem uma diferença.

 

A porta SATA e USB mais rápidas fazem diferença em algo, a PCI-E ainda não é gargalo. ;)


Esqueci de falar a diferença, acabei só por diferenciar entre o 3.0 e 2.0. hehehe
Aproveitando, se pode colocar uma placa por exemplo de x16 em um slot de x8 sem problemas? Nunca li algo esclarecido ou algum relato de problema assim, por isto a dúvida. :huh:

adicionado 3 minutos depois

  Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

FX-9590 - Apesar de ser topo de linha do FX, consome muita energia (220w). Portanto avalie com cuidado se há necessidade extrema em obter um desses.

 

Watt é com W maiúsculo.

 

  Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

Referências de chipset de placa-mãe para FX socket AM3+:
Básicas: 970
Avançadas: 990
Uma coisa importante é ver se o máximo de TDP é compatível com o processador. Uma placa-mãe com TDP de 95w suporta processador com 95w ou menos, mas não suporta um de 220w.

 

Idem.

 

  Em 14/02/2017 às 11:02, Walpurgis Knight disse:

5 - DISCO RÍGIDO (HD) / SSD
A quantidade de memória de alocação dependerá do tamanho dos arquivos que pretende armazenar, e por isto, escolher entre 500GB, 1TB, 2TB ou mais é de sua escolha.
Em relação aos jogos, o SSD poderá ajudar a amenizar e/ou evitar os micro-stutterings (aquelas travadinhas no meio do jogo), além de grande vantagem em tempos de carregamento de cenários, partidas e tal, são fortemente recomendados.

 

"quantidade de memória de alocação"? Quem sabe algo mais direto:

 

A capacidade do dispositivo dependerá do tamanho dos arquivos que pretende armazenar [...]

Poderia fazer a gentileza @Evandro? Ou fazer tudinho de uma vez na chegada do Ryzen?
Você ainda vai ser traumatizado por este tópico! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

se pode colocar uma placa por exemplo de x16 em um slot de x8 sem problemas?

 

Pode, tá no meu tópico de "fatos e mitos de placas de vídeo". ;)

 

13 horas atrás, Walpurgis Knight disse:

Ou fazer tudinho de uma vez na chegada do Ryzen?

 

Toda vez que eu mexo no tópico é criado um registro de algo, vai pra banco de dados e aumenta as chances do tópico ter algum problema em alguma mexida do fórum. Vulgo "quanto mais mexe, mais fede". ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei lendo os excelentes guias feitos pelo meu conterrâneo Faller, que me abriu os olhos pra algumas coisas, entre as quais a lambança feita pelos estabilizadores. Até meu pai que é engenheiro eletricista me olhou como se eu fosse um marciano quando fui comentar com ele a possibilidade de descartar o trambolho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que já da para concluir do Ryzen R7 recém chegado para complementar o guia?
Como ainda está um pouco maduro falar dele, há alguns pontos que acredito que possam ser mencionados:
- Modelos com "X" são destinados ao overclock, tendo então assim a separação dos modelos 1700 e 1800.
- A diferença entre os modelos de numeração diferentes pouco se nota uma variação significativa de desempenho.
- Comparado aos antigos FX, obviamente houve um ganho colossal de desempenho, conseguindo bater frente a frente a sua concorrente.

- Qual a indicação? Os R7 fornecem um ótimo desempenho para os jogos, podendo rodar qualquer jogo atual sem nenhum problema e podem servir por um bom tempo. Se você quer um processador excelente para jogos e também para programas dependentes de multi-thread, o R7 é a solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Olá, bom dia colega, o que acharia de falar sobre as X99 e suas principais funções pois X99 não é para todo mundo, já é mais para um público particular ou entusiasta, acharia que seu tópico ficaria 100% assim, se tiver alguma dúvida é só falar, e mais uma vez parabéns pela iniciativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14
Obrigado pela sugestão, e sim, é valido falar sobre este chipset X99, e admito que sobre a parte entusiasta foi muito pouco explorada. Tentarei fazer uma explicação mais detalhada sobre os chipsets e os processadores que apesar de serem todos socket 2011, nem sempre são compatíveis.
Estou aguardando o restante dos Ryzen serem lançados para fazer umas modificações gerais, pois o Evandro comentou que quanto menos mexer no tópico, menos chances de ter algum problema, mas acho que dá para fazer uma abreviação do que vai ser adicionado ou mudado ao longo dos posts.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight imagine ^^.

Então uma das coisas que mais motivam as pessoas à comprarem as X99 é a questão da 28/40 PCI-E Lanes, que não dãããããão o desempenho superior.

Eu também estou à espera do meu Ryzen chegar para poder testar e postar o resultado no meu tópico de processadores.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma nova sessão será adicionada para quando o guia for atualizado:

REFRIGERAÇÃO
Manter o computador e seus componentes trabalhando em baixas temperaturas ajuda muito no desempenho, enquanto em altas temperaturas pode significar baixo rendimento, desligamentos automáticos e também a possibilidade de queimar algo. Nesta sessão será falado sobre os componentes responsáveis pelo controle de temperatura.

 

Cooler: É o componente que ajuda na refrigeração seja de um componente específico como também o fluxo de ar do gabinete. Será apenas abordado os tipos de coolers mais comuns para processadores e a FAN.
 

Cooler Box - Pequeno e considerado de entrada que mantém uma temperatura razoável para o processador. Na maioria dos casos vem junto com o mesmo.
Cooler Torre - Na verdade este termo não existe, mas foi usado apenas para diferenciar dos demais. São aqueles que geralmente as ventoinhas ficam direcionadas para os lados em relação ao processador e podem ocupar um espaço considerável. Possuem uma boa refrigeração.

Water Cooler - Ao contrário do que muita gente pensa, este tipo de cooler não trabalha com água. É um sistema de refrigeração líquida que utiliza um líquido especial. Seu impacto de refrigeração é excelente. Fortemente recomendado em casos de overclock do processador.

FAN  Cooler (Ventoinha) - São as ventoinhas que são acopladas no gabinete para manter um melhor fluxo de ar, o que pode melhorar a temperatura de vários componentes. Existem de diferentes tamanhos, por isto fique atento se os encaixes combinarão no local que pretende instalar. É de suma importância saber o lado correto na hora da instalação, pois se colocado com o lado errado, pode prejudicar o fluxo de ar, ocasionando aumento de temperatura. Quanto maior a ventoinha e sua velocidade de trabalho, mais eficaz será seu resfriamento.


Pasta térmica: É usada como condutora térmica entre o cooler e o processador que ajuda a preencher os espaços vazios que ficam, sendo extremamente necessária. Existem vários tipos e marcas, e que podem fazer alguma diferença na temperatura final, mas qualquer uma delas faz a sua função normalmente.

CUIDADOS E DICAS:
- Escolher um cooler para o processador não é tão simples quanto parece, deve se levar em conta vários fatores como o tamanho em relação ao gabinete, velocidade da ventoinha, fluxo de ar... Ou fator importante é o encaixe dele, sendo que deve prestar bastante atenção se o cooler fornece suporte ao socket e placa-mãe, sendo que alguns deles tanto servem para AMD como Intel.
- Não é obrigatório o uso de FANs, pois o computador pode trabalhar normalmente sem o uso deles.
- Ao colocar ou tirar o cooler do processador, a pasta térmica deve ser trocada para obter maior eficiência. Também se recomenda trocar a pasta térmica periodicamente, entre 6 meses ou um ano na média, pois ela pode já estar seca e não oferecendo a mesma eficiência. Para uma limpeza na troca de pasta térmica, use álcool isopropílico.
- É recomendado uma limpeza de rotina dentro do gabinete e nos coolers, pois o acúmulo de poeira dificulta o fluxo de ar, trazendo consequências negativas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight bem legal ficou ainda mais interessante o tópico, eu poderia por acaso pegar este link e por na minha assinatura? Para que quando pessoas tiverem dúvidas, ver aqui suas dicas?

E outra, coloque esta parte no Post Principal(o primeiro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Walpurgis Knight Então o que acontece é que os usuários "normais"(que não são VIP's) tem um limite de "edição de tópico" já os VIP é ilimitado, portanto não há problema, porém chegará a hora que ficaria melhor um comentário ao invés de informação adicional no tópico principal.

veja como fiz no meu tópico.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tópico atualizado!
>Adicionado a sessão "refrigeração".
>Detalhe extra na placa-mãe para Intel referente a questão de atualização do BIOS para suporte em processador de 7ª geração.
>Detalhe extra na placa-mãe para AMD referente as placas antigas que não tem suporte nativo para FX e suas consequências.
>Adicionado na sessão placa-mãe o conceito de BIOS.
>Adicionado um extra sobre a velocidade de PCI-E.
>Correção de alguns erros de digitação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A informação sobre os membros VIPs está aqui, talvez ele ainda não fosse VIP quando solicitou sua ajuda.

 

 

Em tempo, na próxima edição do texto da primeira postagem, insira a informação de que este tópico não é para solicitar recomendação de PCs, para isso o usuário deve criar um tópico informando sua necessidade e orçamento.

 

Este tópico serve, assim como está descrito, como um guia para o usuário saber as principais diretrizes na hora de comprar ou fazer um upgrade no computador.

 

O tópico vai permanecer aberto para elogios, sugestões e atualizações referentes ao texto principal.

 

Peço o auxílio de todos não respondendo pedidos de recomendação e denunciando tais mensagens para que a moderação possa mover e orientar o usuário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro
Pois é, depois que me falou que ficar mexendo no tópico poderia dar zebra, fiquei com um pé atrás após me tornar "VIPado". Então tranquilo mudar agora certo? Te livrei deste incomodo, pelo menos por um ano. :D

@Zucchini
Obrigado pela dica, certamente esta informação a mais dará enfase ao que o tópico propõe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...