Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Iniciante em eletrônica CI 7404


Jhonas Gabriel

Posts recomendados

Galerinha é o seguinte, sou iniciante em eletrônica, e novo aqui no fórum também, estou com uma duvida na CI, o que ocorre é que eu montei ela no Proteus: ga.thumb.jpg.eddf94a7e3b9a9ca4fe50565e1e1259b.jpgcir.thumb.jpg.7ef446982dace659ea463f9512dbeecb.jpg

aí é o seguinte...

Montei a parte interna e tal

até então está tudo correto, fiz os testes e tal e tal

mas eu não sei como variar de 0 para 1 sem o debug, (digo, na vida real, se eu fosse fazer um circuito para ligar um led por exemplo, e usasse esse inversor, e no zero ele se manteria desligado e no 1 ele ligasse, como eu faço para alter entre zero e um? (eu uso um comparador de tensão? muitas dúvidas) desde já obrigado a quem responder...:thumbsup::D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ga1.thumb.jpg.79c43bff6c6f3294d9743d5e597b52b0.jpgEntão se eu quisesse fazer essa variação do led por exemplo (ligar ou desligá-lo com a mudança do zero para o 1), basta eu colocar um power no local onde eu quero acender? (utilizando a porta not no caso, que foi o objetivo do inversor)? Porém (como eu faria para mudar o bit, por exemplo na imagem acima ele está zero na entrada, e um na saída, se eu quiser inverter, sendo um na entrada e zero na saída, como faço isso de uma maneira mais hábil? com um botão ou algo do tipo?) desde já obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

47 minutos atrás, Jhonas Gabriel disse:

Então se eu quisesse fazer essa variação do led por exemplo (ligar ou desligá-lo com a mudança do zero para o 1), basta eu colocar um power no local onde eu quero acender?

Se colocar o Power na entrada do inversor, o Led vai apagar. Lembre-se, é um inversor.

 

48 minutos atrás, Jhonas Gabriel disse:

Porém (como eu faria para mudar o bit, por exemplo na imagem acima ele está zero na entrada, e um na saída, se eu quiser inverter, sendo um na entrada e zero na saída, como faço isso de uma maneira mais hábil? com um botão ou algo do tipo?)

Sim pode usar um botão, ligando-o ao positivo com contato fechado teremos Led apagado e com o contato aberto Led aceso.

Para a sua porta inversora caseira não precisa, mas se usar um 7404 verdadeiro vai precisar de um resistor entre entrada e GND para formar o "zero", já que os CIs TTL sempre disparam em zero, nunca em um.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Mestre88 disse:

os CIs TTL sempre disparam em zero, nunca em um.

em outras palavras, se deixar entrada aberta, o ci pensa que está em 1. Na prática por favor não confie cegamente nisto

 

No seu circuito com bc´s, você tem que decidir pra ele ok? Não vou dar o peixe mas por gentileza pesquise por pullup e pulldown

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jhonas Gabriel Fiquei curioso com uma coisa: Esse circuito é apenas didático, ou terá alguma função? Seja ela na vida real ou no simulador.

A função do inversor é útil onde temos um "zero" ou "um" que é fixo e precisamos que seja invertido para disparar um circuito integrado dedicado ou algum circuito que precisa ser ligado no momento que algo é desligado e vice-versa.

Exemplo:

Um sensor tem sua saída em "um" quando é ativado e precisamos disparar um temporizador com um 555 (o 555 é disparado em nível "zero". Então nesse caso, é obrigatório o uso do inversor, pois assim o quando o sensor estiver ativado nível "um", passará pelo inversor que irá entregar nível "zero" ao 555.

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

em outras palavras, se deixar entrada aberta, o ci pensa que está em 1. Na prática por favor não confie cegamente nisto

Exatamente isso que eu estava tentando explicar, mas não achei as palavras certas.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

opa, sim eu resolvi (o que estava acontecendo era uma confusão com os terminais positivo e negativo, por isso não estava entendendo), não não tem uma função é apenas didático, olha só a imagem:

ga157.thumb.jpg.c3029add427083f1c49c4fffe07e48f1.jpg

Esqueçam todo essas coisas ali que eu fiz, aquilo é para ser um ventilador...

mas voltando ao assunto, eu queria apenas "provar" que realmente ali o pino da CI é zero, e o outro é um sem o debug, então como é possível perceber o led vermelho no canto direito está no 3 pino que é o 1, daí quando eu aperto o botão lá naquele canto esquerdo em cima acontece isso:

58a71c0d987c0_ga155.thumb.jpg.c0d152a6f0de87c4d99dd04bea02bdd0.jpg

O led vermelho desliga, e o azul liga, entretanto demonstrando que antes de fluir corrente no led azul ele era zero, e a porta not inverteu-o para 1, e posteriormente o terceiro pino para 0...

Mas desde já obrigado por responderem, valeu galerinha...:D:thumbsup:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...