Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Web e suas aplicações, como está hoje em dia?


falkss

Posts recomendados

Boa madrugada, senhores(as), venho aqui com uma pergunta leiga por estar um pouco confuso, perdoe-me a ignorância em alguns aspectos.

Hoje faço técnico no SENAC, estou aprendendo e aprenderei além do básico (HTML, CSS e bem pouco de Js) o framework Foundation, a linguagem PHP, e futuramente Java para web, além de programas como Adobe Muse e Dreamweaver.

 

Fiz esse pequeno resumo para lhes questionar o seguinte: Geralmente, em que são utilizadas cada parte disso? Por exemplo: O Foundation é um framework com a ideologia do "mobile first" onde facilita-se a criação de páginas com o pensamento primeiramente nos dispositivos móveis, e sei que por trás dele pode-se implementar o PHP para trabalhar com formulários, por exemplo, mas por que fazer uma página na mão em Foundation e criar o banco de dados se no Dreamweaver eu conseguiria mais rápido este código com um apelo visual?

 

E por que criar algo do zero com o PHP se o Wordpress tem uma plataforma facilitada? O que se utiliza mais no mercado hoje em dia? E algo que citei não se é utilizado mais, afinal, por fazer o técnico temo que eu aprenda tecnologias que não são mais utilizadas hoje em dia. Enfim, fica minha dúvida, caso alguém puder responder eu agradeço desde já.

E só uma última, perdão pela ignorância, mas o ruby on rails substitui totalmente o PHP, por exemplo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou se todos começassem a usar Wix e Wordpress? Wix, você não precisa ter o mínimo de conhecimento em programação, apenas arrasta e solta e publica. Wordpress, caso queira implementar mais ferramentas, aí deveria ter uma noçaozinha de programação web.

 

Mas agora eu te pergunto? O que você tem a oferecer que seja melhor que estas e outras plataformas do gênero? Por que você seria mais um que não quer ou não pode criar uma identidade própria no desenvolvimento de sites ou sistemas web? Utilizando ou não frameworks, tudo é muito mais confiável e acertivo quando alguém está dedicado e focado em desenvolver algo do que simplesmente apelar para uma plataforma como as já citadas.

 

Por exemplo eu, alguns vão dizer que é totalmente sem necessidade ou algo do tipo, mas quando desenvolvo sites, nunca copio ou reutilizo o mesmo código mesmo lá no final sabendo que o código vão ser praticamente o mesmo. De tanto, enquanto aprendo/aprendia tentar, retentar, escrever e reescrever, acabei pegando a mania de fazer todos os meus códigos na mão utilizando apenas o sublime text.

 

É um saco quando insiro algum plugin e tento entender a configuração do plugin. Já quando faço meus códigos, me acho perfeitamente e faço tudo num instante. Enfim, se faça uma pergunta, o que eu quero? Aprender tudo isso, criar minha identidade ou fazer um diferencial ou apenas saber por conhecimento e partir pra arrasta e solta? Que a força esteja com você.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Não podemos misturas as coisas.

Uma é aprendizado, outra é produtividade.

 

No aprendizado, é fundamental que você escreva e reescreva códigos do zero. Seja um HTML, css, javascript ou php básico/intermediário.

A programação é exatamente igual a matemática. Só aprende exercitando, quebrando a cabeça e etc.

 

Mas quando se trata de produtividade, você já tem o domínio da linguagem, então não há necessidade de perder tempo reinventando a roda.

 

Na programação existe um termo chamado "Reutilização do código". Ou seja, você cria funções e códigos que podem ser reaproveitados em outros projetos afim de diminuir o tempo de desenvolvimento. Isto é bastante comum.

 

No caso do WIX e similares, é uma forma simples de fazer um site simples, para quem não entende e nem quer aprender. Nesse caso vai ficar limitado aos serviços que eles oferecem.

 

Já o wordpress, é um pouco diferente, ele dá possibilidade de criar um site/blog de forma rápida e visual mas também oferece o download da plataforma onde você pode editar e desenvolver qualquer tipo de site com a plataforma deles.

 

Quer ou não, é uma das plataformas mais utilizadas para a criação de base de um site. tem sites que você nem imagina que usam o wordpress mas que não aparentam. Ela é uma boa ferramenta.

 

Mas saiba que existem outras!  Como por exemplo o Bootstrap. Eu particularmente gosto bastante do bootstrap por prover uma biblioteca enorme de recursos e efeitos em jQuery, além de estilizações pre-definidas de elementos básicos como tabelas, campos de login e senha, ícones e etc...

 

Por mais que o bootstrap dá a entender que coisas prontas, requer que o desenvolvedor tenha total noção do que esta fazendo para estruturar o site.

 

Sobre o Dreamweaver e derivados, Bom... eu diria que pode jogar na lixeira estes programas. Porque? simples, eles são pagos(caros por sinal) e você mais perde tempo tirando o que não quer do que fazendo somente o que quer.

 

Eu costumo usar o Eclipse for PHP( versão neon) e não troco por nada.  Ele é um dos mais poderosos ambientes de programação(IDE) que existe.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Paz Muito obrigado pela sua resposta. Acho que minha crise programancial surgiu do nada, mas você e o Dif me elucidaram bons pontos. Essa sua prática eu costumo ter, e pretendo aplicar ainda mais em coisas que não faço. A verdade é que eu gosto de criar o código, de ver como ele vai se encaixando, só ficava encucado porque existe tanta ferramenta, e muitas ajudam sim bastante, mas outras já te dão de mão beijada, bom, complicado. Muito obrigado pela ajuda, vou optar por obter por conhecimento e criar minha identidade õ/

 

@DiF A você também, muito obrigado pela resposta, acho que foi bem completa e me fez entender direito a diferença muita coisa. Seguindo o que o Felipe disse e como você comentou, vou passar a escrever os códigos e sempre que necessário, por hora, reescrever, como é uma fase de aprendizado, para depois sim quando tiver certeza efetuar o copy/paste.

Bom, gente, muito obrigado mesmo. Vou meter a cara no Foundation e PHP por hora, e focar nisso por hora, vi uma frase que realmente faz sentido "O mercado precisa de especialistas, não de alguém que saiba de tudo um pouco", e vou tentar me achar no Back-end ou no front.

 

Obrigadão <3

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...