Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizar tensão em 12 volts


Ricardo4001

Posts recomendados

Bom dia. Tenho um gerador eólico caseiro que fornece tensões de até 70 volts DC em altas rotações (Ventos fortes). Gostaria de um projeto para estabilizar esta tensão em 15 volts ou diminuir para ficar entre 12 e 25 volts para ser aproveitado em um controlador de carga MPPT para bateria estacionária. Esses controladores são para painéis solares e têm entrada máxima de 30 volts DC. Alguma sugestão? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem vários projetos no Google, se procurar. O problema é que cada um deles varia de acordo também com a turbina, potência, saída, etc. Como aqui nem sempre é fácil encontrar componentes a baixo custo, é mais prático adquirir um.

 

Um exemplo de projeto.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

70V é uma tensão muito ingrata. Baixa demais pra uma fonte chaveada (que eu ia te sugerir) e alta demais pra um regulador chaveado. Mas nada impede de você adaptar um mosfet de maior tensão à um regulador chaveado

No 1º clique no google imagens vi isso

regulador.png

Parece bem bacaninha. Claro, deves substituir os componentes pra de maior tensão e potência. No caso da saída, foque na maior tensão que seu aparelho suporta.

 

Penso também que com um pouco (talvez mais) de esforço técnico você consegue modificar o circuito de uma fonte chaveada 24V x 5A tipo esta...

pasted%20image%20600x6002.jpg

 

...pra operar com V=70Vdc na entrada. Ou faça um dobrador dos 70v e aplique nela. Perdas são inevitáveis, claro. Aguarde o amigo @albert_emuleque é phd em chaveados

Caso tenha luz na sua casa e seu foco for apenas redução de gastos, considere também inversor grid tie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conversor Buck e pode ser o invertido, cujo mosfet chaveia o negativo, ao invés de positivo. Fica mais simples assim. 

 

E nem precisaria usar o controlador. Isso já eliminaria umas perdas. 

Em sistema solar, quanto menos perda se tem, é melhor.

A energia do painel solar é muito cara para  ser desperdiçada em calor, em varias conversões de energia:D

 

O regulador Buck invertido é compostos pelas seguintes etapas: 

1º - Uma fonte de alimentação que aceite de 12 a 100V, e tenha saída de uns 12 ou 15V.

2º Precisa do circuito PWM, composto por um CI UC3843

3ª Precisa de uma etapa de potência, composto por algum mosfet potente que suporte a tensão. O IRFP260N seria uma boa indicação. Muito potente.

 

Opcional: 

Para melhor controle da recarga das baterias, poderia pôr um micro-controlador para fazer a recarga em três fases: 

1- Fase da corrente: Corrente constante de 20% do valor nominal da bateria (ou o que der para tirar de corrente) até a tensão da bateria atingir 14.4V e passará para segunda fase;

2- Fase da tensão: Manter os 14.4V até que a corrente de carga diminua num valor previamente especificado.

3- Fase da Flutuação: Abaixar a tensão para 13.5V e repetir as três fases toda vez que a bateria for usada e sua tensão cair num valor especificado. 

 

Eu posso garantir:  

1 - A fonte de alimentação, segue o vídeo demostrativo: https://www.youtube.com/watch?v=Z4hjuxKdwz0

2 - O circuito inteiro do controlador, incluindo a etapa de potência.

 

Não tenho como fazer: 

A programação do micro-controlador para fazer a recarga inteligente da bateria em três fases.

O meu circuito terá saída ajustável por trimpot, que poderá ser ajustado para estabilizar em 13.8V e assim fazer a recarga da bateria. 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer tipo de ligação q não seja um conversor DC-DC vai haver muitas perdas, nesse caso você poderia usar um resistor para ter a queda de tensão necessária e para não perder tanto poderia colocar o resistor em algum tambor com água para ver se esquenta um pouco a água assim pelo menos você ia aproveitar parte do calor dissipado no resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardo4001 disse:

Agradeço todas as respostas. Vou analisar as respostas e ver minha disponibilidade. Obrigado.

Conforme o colega @Picco informou, qualquer coisa diferente de um conversor DC/DC, ou seja: Um conversor Buck, vai haver muitas perdas.

 

Com muitas perdas a instalação eólica fica sem sentido. 

Por outro lado, projetar um conversor Buck, talvez exija uma faculdade de engenharia. 

A situação é complicada. 

 

Para não dizer que não dei dicas.... Tem o projeto 89, muito famoso entre as pessoas que gostam de experimentar projetos de fonte chaveada: 

http://sound.whsites.net/project89.htm

O próprio autor explica como fazer o transformador e dá os cálculos. 

 

Mas não garanto que terá boa eficiência, pois este projeto não é adaptativo.

A tensão de saída depende do número de espiras do transformador.

O conversor Buck é diferente. Ele vai se adaptando à tensão, conforme a tensão vai variando.  

Além do mais você teria que ter conhecimento para fazer modificações de forma que este circuito funcione bem em até 70V DC. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...