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Bateria 12v 7a reativar


jolao

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Boa tarde pessoal.

Gostaria de tirar uma duvida com vocês... tenho aqui duas bateria de no break , semi novas usada por uns 150 dias, ele e elas nao esta mais segurando cargas (a garantia nao troca)... pensei em recuperar elas porém , vi uns vídeo na net dizendo para lavar internamente com agua e bicarbonato junto e coloca-las dentro dos compartimento.

beleza fiz isso. e dava umas reações lokas aqui. tranquilo

retirei o bicarbonato, lavei com agua normal corrento normal.

Depois coloquei solução de bateria nos compartimentos (10ml em cada compartimento)

 Funcionou, segurou carga super bem por ums 18min, porém ha um detalhe...

depois de algum tempo fechado os compartimento, eles estouram  e vazam o liquido (gera pressao)(bateria fica em pé, nao deitado como no tradicional) com isso derrama o liquido

minha duvida he..

A quantidade de liquido esta certo

o processo que eu to fazendo esta certo?

ou nao se pode colocar liquido nelas?

 

Obrigado a todos.

valeu

 

bateria.jpg

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Eu já fiz muitas experiências com baterias, com muitas baterias, baterias de muitos tamanhos, tensões e modelos. (Chumbo ácidas)

 

O melhor resultado que obtive foi com o seguinte processo:

Lavar a bateria por dentro, mas só com Água da torneira

Recolocar a solução, mas usar uma solução 20% e não 30%

deixar descansando por 2 horas

iniciar carga assistida manual, com controle de tensão, mede-se a tensão estabilizada depois de 2 horas ou mais e comece a carga com 2Vcc acima ou mais desde que a corrente não ultrapasse 5% da corrente nominal da bateria e observando a solução, se estiver "fervendo", baixe a tensão.

 

Siga aumentando a tensão ao poucos, sempre a 5% da corrente ou 2Vcc a mais, até que perceba que a corrente está demorando para zerar ou baixar.

Continue monitorando a corrente até que a tensão chegue aos 11Vcc, onde você poderá conectar a bateria a um bom carregador semi inteligente ou inteligente que monitorará a tensão e/ou corrente até a flutuação de carga, onde a bateria terá passado por 3 ou 4 estágios de carga e terá sua carga completa.

 

Deixe a bateria descansar por 24H, se ela manteve a tensão em no mínimo 12,00V coloque uma carga de 2% ou 3% da corrente nominal da bateria até que essa baixe a tensão até 11,5V, nessa hora conecte a bateria ao carregado e deixe que carregue novamente, aguarde mais 24H (fora da carga) e meça a tensão novamente, se esta se manteve a no mínimo 12V, sua bateria está ótima e pode ser usada normalmente.

 

Caso a bateria não segurou carga, você ainda pode tentar a desulfatização ou desulfatação com um circuito zapper que consiste em um circuito de pulsos em alta frequência e relativamente alta corrente, mas esse processo pode demorar meses e ainda assim não obter resultados satisfatórios. 

 

Caso se interesse pelo assunto, let me know!

 

Essa de lavar as placas com bicarbonato de sódio é meio controverso, você estará lavando com uma solução base a placa que trabalha dentro de uma solução ácida.

Já fiz isso, mas não me parece certo, mesmo porque essas placas tem que ser muito, mas muito bem enxaguadas mesmo ou corre o risco de perder a bateria, então deixei essa "técnica" de lado.

Posso até arriscar a dizer que essas "reações lokas" que estão acontecendo aí pode ser contaminação por Bicarbonato de sódio.

2 horas atrás, jolao disse:

e dava umas reações lokas aqui

 

2 horas atrás, jolao disse:

depois de algum tempo fechado os compartimento, eles estouram  e vazam o liquido (gera pressao)

 

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Obrigado por reponder cesardelta1.... muito boa a explicação ... só fiquei meio perdido no quesito alimentação dela que você disse ir almentando de 5 em 5%... mais ou menos assim . Porém tenho duas dúvidas .

essas baterias podem ficar zeradas de líquido dentro e coloca pra funcionar?

 Oi preicsiso do líquidos dentro pra  elas funcionarem ?

ornigado.

valeu 

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Quando você recoloca a solução na bateria, tem que deixa-la descansar, deixa-la lá parada por no mínimo 2 horas, assim a bateria formará carga sozinha até uma certa tensão, digamos 10V, e a partir dessa tensão você começa a carrega-la, mas não coloca 12v, coloca 10.5V, assim a corrente será de mais ou menos 350mA que é 5% da corrente nominal da bateria de 7Ah.

Conforme passa o tempo a corrente vai baixando e você pode ir aumentando a tensão que a corrente também aumenta, mas sempre mantendo o máximo de 350mA ou seja, 5% da corrente nominal...

Bom, isso você só consegue se tiver uma fonte regulável, com voltímetro e amperímetro, e isso é imprescindível para recuperar baterias.

 

3 horas atrás, jolao disse:

Porém tenho duas dúvidas .

essas baterias podem ficar zeradas de líquido dentro e coloca pra funcionar?

 Oi preicsiso do líquidos dentro pra  elas funcionarem ?

Uma bateria nunca pode ficar seca, de maneira alguma, ainda mais com carga ou carregando... nunca deixe isso acontecer.

Nesses casos a bateria se estraga em poucos minutos e é muito raro conseguir recupera-la.

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Não sei te dizer a quantidade certa em ML, o usual é encher até cobrir as placas, tipo meio centímetro (5mm) acima das placas, isso em qualquer bateria.

 

19 minutos atrás, jolao disse:

cesardelta1... voce e o cara... rsss

Não sou não!

Depois que picharam  "comi o #@# do cara" nos muros, ninguém mais quer ser

"o cara" hahaha

 

 

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12 minutos atrás, albert_emule disse:

E a bateria voltou a condição de nova? 

No começo do ano eu vendi uns 800 quilos de sucata destas baterias, que foram retiradas de no-breaks, que dei manutenção no ano anterior.

 

Achei o tópico bem interessante.

As minhas?

As minhas ficaram boas, essas recuperadas iam para as luzes de emergência e gerador a diesel, só uma que eu coloquei em um dos carros que rodava no pátio, essa eu monitorava toda a semana por conta própria, alias essas coisas eu fazia tudo por conta própria, nos tempos vagos, e a chefia nem ficava sabendo.

 

Essa que eu coloquei em uma Fiat strada que roda o tempo todo de um lado para o outro, depois da recuperação ela durou mais 9 meses e 4 dias e pifou, abriu, não dava mais nada.

Como as baterias dessa strada geralmente duravam entre 11 e 14 meses, pode se dizer que dobrou o tempo de uso.

Acho que, com a manutenção correta e um carregador mais eficiente que o original do carro, ela duraria o dobro ou o triplo.

6 em cada 10 baterias funcionavam bem depois de recuperadas, lembrando que eu só fiz o teste em um carro e com a própria bateria desse carro, então imagino que pelo menos 50% das baterias automotivas possam ser recuperadas com digamos, 85 a 90% de capacidade de corrente nominal, digo isso pelas perdas da espessura das placas de chumbo por corrosão e sulfatação.

 

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@cesardelta1 Bom dia.

Na verdade elas ainda estão estourando os compartimentos, ou seja as tampas estão saindo. mesmo seguindo os seus conselhos de ir adicionando carga aos pouco, usei aquelas fontes chaveais que eu ja tinha aqui. porém nao funcionou nas 3 baterias que eu testei, estava pensando em deixa-las secas, pois reparei que nas baterias novas, na a líquidos dentro, cheguei a chacoalhar uma para ver, mas nada ...

Detalhe.. elas estão segurando carga uns 80 %.. pra min estão boas, so essa de estourar as tampas dos compartimento que eu ainda nao consegui resolver.. alguém teria uma ideia de como resolver isso.

Ja a ideia do  Picco.

Em 17/02/2017 às 18:47, Picco disse:

Só um complemento, você pode usar água de chuva para lavar a bateria, é melhor que água de torneira, obviamente ela não deve conter sujeira.

Ate que nao e uma ideia ruim nao, pois nao há cloro na agua, ou seja uma agua mais limpa.. da para pegar e armazenar.

bacana a ideia.

@albert_emule no, nova nao esta. rsss mas estão boas sim, tipo uns 80% de vida... esta boas, acho que aguenta mais uns 6 meses.. já ta bom.

E so tenho que resolver como eu disse esses compartimento estourando as tampas...

Se alguém tiver alguma ideia..

Agradeço a todos.

valeu

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Pode ser duas coisas:

Uma é o caso de contaminação pelo bicarbonato, se for isso não há nada que você possa fazer, não há como reverter.

 

Outra é que a bateria pode estar "fervendo" isso é defeito na placa de chumbo, sulfatação muito grande em uma placa sobrecarrega as outras ou corrente muito alta na recarga.

Nesses casos você pode tentar desulfatação e /ou baixar a corrente de recarga, respectivamente.

22 minutos atrás, jolao disse:

mesmo seguindo os seus conselhos de ir adicionando carga aos pouco, usei aquelas fontes chaveais que eu ja tinha aqui.

O processop que eu descrevi deve ser seguido em sequencia e você já havia feito a lavagem com bicarbonato e depois a recarga.

24 minutos atrás, jolao disse:

porém nao funcionou nas 3 baterias que eu testei, estava pensando em deixa-las secas, pois reparei que nas baterias novas, na a líquidos dentro, cheguei a chacoalhar uma para ver, mas nada ...

Repare que a bateria "gera" energia através do processo de eletrólise, se ela estiver seca não há possibilidade de "gerar" energia. porém se houver alguma umidade dentro dela, fatalmente ela se danificará irremediavelmente. Algumas baterias tem um gel como eletrólito ao invés de ácido, ou ela está muito cheia e não percebe ao chacoalhar.

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@cesardelta1 Obriga pela ajuda men...

Sim eu fiz esse processo antes do que voce havia me descrevido para fazer, pode ser que eu detonei as 3 baterias então.. que reiva...rss

Como eu fiz o processo do bicarbonato, eu diluir umas 3 colheres em meio litro de agua e adicionei ao compartimento, e depois chacoalhei e lavei com agua corrente umas 2 vz cada compartimento, esse foi o processo.

Fui buscar sobre esse processo de dessulfatação , porém precisa de um aparelho para isso, que no meu caso nao compensa... pensei em comprar o gel eletroliso... que seria mais viagem do que essa solução...

mas tambem nao adianta comprar se a bateria estiver com as placas ruins...certo?

 

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@cesardelta1  meu amigo... pensa nun cara curioso, e nois ... aqui nos fais de tudo, deste restauração de casamento ate macumba braba.. kkk to de brinks

Mas enfim se eu tiver esquema do circuito a gente tenta montar.. so nao monto se for complexo. rsss

mas enfim, teria o esquema para me passar para eu olhar e ver se consigo montar aqui.

valeu

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@cesardelta1 bom dia.

Putz... voce magoou agora né.. ce e louco cachoera.. nooosa aquilo ali, parece calculo astrofísico.

Assim voce acaba com meu carnaval, pra poder estudar aquilo . kkkk

mas enfim, brincadeiras a parte, esse esquema e muito complexo pra min... acho que nao vai ter jeito mesmo de de eu salvar essas baterias nao.

teria mais alguma ideia de como "sarvar" essas baterias?

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Tem uma gambiarra que já li em alguns lugares, inclusive já fiz mas não deu resultado.

Ligar um trafo de 30Vac na bateria por 5 segundos e deixar ela esfriar por 20 minutos, fazer isso algumas vezes ao dia e colocar no carregador por 10 horas.

Mas ela pode explodir na sua cara e te lavar de ácido sulfúrico...hehehe

Essa é a ultima coisa a ser feita depois pode jogar fora. Já fiz isso em duas baterias mas nenhuma das duas reviveram, achei que não valia o risco e nunca mais fiz.

 

A justificativa científica por trás disso é exatamente a mesma, de desulfatar as placas com os pulsos da C.A. do trafo.

Dei a dica, mas não aconselho, faça por conta e risco.

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