Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Motor trifásico de 220 para 380v


Martius Horst

Posts recomendados

Bom dia, pessoal!!!

Preciso de uma ajuda, tenho um motor trifásico, de 5cv, 6 pontas.

Na plaqueta dele, só tem o esquema de ligação em triângulo 220v, não consta que posso ligar em 380v.

Minha dúvida é, mesmo não tendo a informação no motor, posso ligar ele em estrela? 380v?

Pois pelas 6 pontas que o motor possui, teoricamente não teria problema, mas na prática kkkkk

 

Segue uma foto da plaqueta.

plaqueta.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é um antigo motor europeu originalmente construido para 50Hz que poderia ser ligado na nossa rede com algumas alterações no seu comportamento.

porém esse motor originalmente só tem 3 fios com ligação em triangulo e você diz que ele tem 6 fios, então muito provavelmente esse motor foi rebobinado para 220v/380v 60Hz.

 

Faça a ligação e de só um toque na chave (ligue e desligue) se o motor girar em uma velocidade condizente, ligue e deixe ligado, fique a tento ao som e a velocidade, se parecer normal, meça a corrente, se a corrente for normal, está certo.

Se ele roncar e não girar ou se girar fraco com ronco alto tem alguma ligação errada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Cesar! Realmente, é uma máquina alemã.

Por estar rodando em 60Hz ele está mais veloz!

 

No anexo você pode verificar a entrada.

O que acontece é o seguinte:

X Y Z a ligação é "direta", U V W passam por uma contatora temporizada, essa contatora trabalha em rampa.

Isso faz com que o motor arranque em baixa e depois de alguns segundos vai pra alta (obs.: esses segundos posso regular).

 

Não existe uma forma de medir com um multímetro?

 

No final das contas, acho que vou no erro / acerto.

IMG_5957.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É um sistema estrela-triângulo, na partida os contatores fecham 4,5&6 joga as fases em 1,2&3

Depois de alguns segundos (normalmente 3 seg.) esses contatores fecham 1&6 2&4 5&3 que colherão as 3 fases neles.

Mas não é necessário usar esse sistema em motores trifásicos menores que 10CV.

Inclusive para ligar em 380V não há a possibilidade de usar o sistema estrela-triângulo, sómente em estrela.

Então para 380V você fecha X,Y&Z e isola, depois coloca as fases em U,V&W

Se o motor girar para o lado errado, é só inverter duas fases.

U = 1

V  = 2

W = 3

X = 4

Y = 5

Z = 6

Motores 50Hz ligados em 60Hz perde torque, principalmente na partida mas ganha mais velocidade que a nominal.

 

Muito bem conservadas o compartimento e as conexões elétricas!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, obrigado pela ajuda Cesar e Fervolt!

 

Seguem mais fotos para apreciação!

 

Resumindo, minha rede é 380v, tenho um transformador nessa máquina que reduz pra 220v (esse transformador é emprestado de outro equipamento, aí não consigo usar as duas máquinas ao mesmo tempo por causa da potência do mesmo). E para regular a máquina tá ruim, pois tá indo muito rápido.

 

Agora quero colocar um inversor, mas quero deixar tudo em 380, para baixar os custos!

 

Irei fazer o teste e te comunico se deu certo ou não.

 

IMG_5967.JPG

IMG_5968.JPG

IMG_5969.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Martius Horst Sinto muito por você ter que rebobinar o motor, mas veja que um motor trifásico de 6 fios, no seu caso, ele obrigatoriamente tem que funcionar em 380V. 

 

O motor tem 3 bobinas, duas pontas (fios) cada bobina, logo são 6 fios.

Se ligadas em paralelo o motor estará apto a funcionar na sua tensão nominal que é 220V.

porém se ligadas em série o motor funcionaria com "o dobro" da tensão, ou seja 380V.

 

Imagine que as bobinas são duas lâmpadas incandescentes de 127V, se liga-las em paralelo elas funcionarão em 127V, porém se liga-las em série você poderá liga-la a rede de 220V.

 

Tudo o que dissemos, eu e o Fervolt lá em cima é um padrão técnico, em qualquer lugar do mundo é usado esse padrão.

Algo foi ligado errado aí, era para ter funcionado com certeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é pessoal! Não sabia mais o que fazer!

Resolvi rebobinar para resolver logo esse problema, pois já adquiri o inversor, só faltava a parte do motor.

 

Agora tem outra, a empresa onde levei o motor para rebobinar, se for séria vai me informar que funciona em 380.

 

Vou aguardar!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Estou usando para corte/vinco e picote. Á máquina é bem boa, mas tive que mexer nessa questão do motor pois estava indo muito rápido, principalmente a regulagem, é ruim para ver o comportamento de papel.

 

Você tem alguma experiência nesses modelos de máquinas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só como dono, não sou mecanico. Tive uma parecida, Planeta se bem me lembro. Tinha um carro enorme na parte de baixo onde ficavam os tipos ou a faca. Mas nunca trabalhou muito bem (ou o operador que não prestava, vai saber). Me livrei dos 2. Depois tive uma de leque. Excelente para numeração, pequenas serrilhas. Atualmente estou fora do ramo gráfico, fiquei só com uma batida Etirama que está arrendada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Show! Também sou dono de gráfica, mas entusiasta hobbysta em mecânica e eletrônica. Tenho hoje 3 máquinas Heidelberg (GTO52, leque e essa KSB).

A GTO tem 23 anos e as outras duas tem mais de 50 anos cada, essas máquinas são intermináveis, a engenharia é fantástica dessas máquinas antigas da Heidelberg.

 

99% dos problemas eu e meu irmão conseguimos resolver por conta própria, ms algumas vezes apanhamos um pouco...KKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Martius HorstGTO 52? Nem 46 é, tem que ser 52. kkkkk A melhor off-set que consegui comprar foi a solninha 125 pé-de-galinha. Até que puxava uns trampos bons a bichinha e o formato era ótimo, mas a rolaria da Heidelberg é imbatível.

Sobre o inversor, o da Weg tem excelente conceito, bom torque em baixas rotações.Não coloque qq tranqueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...