Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de Potenciômetro de Volume


Nergal ~

Posts recomendados

  • Membro VIP

Já vi alguns pots serem, digamos assim, "ambidestros". Qual seja... não precisava-se virar ele para encaixar.

 

Isso deve ser um potênciômetro duplo de volume, com "duas pernas" de cada lado, para que possa ser soldado de qualquer jeito. @Bcpetronzio esse eu não conheço

 

só conheço estes:

HTB1iJJOKXXXXXXDXFXXq6xXFXXXk.jpg_220x22

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se não me falha a memória, este pino a mais servia para o controle de loudness.

difícil achar outro "novo" hoje, talvez usado no ML.

Achei um novo de 100k xom derivação. 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-778717354-potencimetro-duplo-100k-bx2-_JM

Não esqueça que para volume o pot deve ser logaritmico.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, o pino do meio é para controle de loudness. 

Um tanto difícil encontrar um novo nos dias de hoje, me lembro que em 2010 comprei 5 deles na sta. Ifigênia em SP. Até mesmo lá foi difícil encontrar. 

O amplificador funcionará sem, apenas coloque um potenciômetro duplo comum e logarítmico como o colega acima falou, mas a função loudness será perdida. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ilkyest disse:

@Mestre88  mas... eu tenho um 3x1 e a função loudness era por botão... qual a diferença?

O botão vai ligado nesse pino do potenciômetro junto com um capacitor, alguns aparelhos mais modernos usam um push botton e um ci para comutar a função. 

Outros aparelhos usam um divisor resistivo e não precisam desse pino do potenciômetro. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Para manter a função Loudness, basta soldar o fio que ia nesse pino "extra" no pino do meio do potenciômetro, lógico a função era para ser ativa só até a metade do volume, depois disso a função ia diminuindo....

Com a ligação dessa função no pino do meio do potenciômetro a função será mantida até o final do curso do volume e pode causar distorções no  som...

Para evitar essa distorção ligue uma chavinha liga desliga entre o fio e o pino do meio do potenciômetro, quando você aumentar o volume acima da metade dele, desligue a chavinha, assim não provocará distorções no som...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, ilkyest disse:

@Mestre88  mas... eu tenho um 3x1 e a função loudness era por botão... qual a diferença?

A função loudness era por botão, ou os botões eram para graves e agudos?

O loudness pretendia corrigir a característica do ouvido humano, que percebe a intensidade dos graves e agudos em função da BAIXA intensidade do som. 

Eu conheci esse controle de loudness nos amplificadores (vitrolas) Philips. Em um amplificador que vinha com as caixas acústicas. Como cada caixa possui sua resposta em função da frequência, é difícil manter a equalização do loudness com caixas acústicas que não fazem parte do conjunto. Mas pode-se ajustar a equalização "à gosto do freguês", com os controles de tonalidade (graves e agudos).

Como a maioria dos fabricantes vendem sistemas de som com potências enormes, o controle de loudness pouco efeito faz. 

MOR_AL

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ilkyest disse:

@MOR depende

 

os sons da philco vinham com "auto-loudness"

o phillips, era botão...

 

Meu contato com o loudness era por meio de um ??? (não me lembro mais. Acho que foi na década de 70). O que me lembro era que tinha o potenciômetro duplo de volume com uma derivação, como na foto. Me lembro também de ler um artigo sobre as características de audição do ouvido humano em função da intensidade do volume. Tinha um gráfico com diversas curvas, cada uma para uma intensidade. Na realidade era pressão sonora. 

Meu conhecimento neste assunto é bem limitado.

:oops:

 

Haa memória!

Tive um receiver Kenwood KR3400. Tinha um botão para inclusão do loudness. 

A imagem dele é essa. Clique na imagem para identificar o botão do loudness.

 

 

MOR_AL

Kenwood KR3400.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/02/2017 às 16:53, ilkyest disse:

@Mestre88  mas... eu tenho um 3x1 e a função loudness era por botão... qual a diferença?

A diferença é que o loudness no botão estando ligado vai funcionar a partir de um certo nível de volume( ai entra aquela ligação do pino extra no potenciômetro) e se você desligar ele não funciona em nenhum nível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
23 minutos atrás, Sergio de Oliveira disse:

Então podemos concluir que para os equipamentos (meu caso Gradiente amplif.M86 e receiver M1560), é só desligar a tecla Loudness para que a ligação "direta" do 4º pino ao pino do meio, que ativa o loudness, seja desativada! Obrigado a todos pelo post...

Quando se desliga a tecla loudness, além de deixar o 4º pino do potenciômetro livre aciona um capacitor com resistor que forma um filtro que atenua um pouco o som, aí sem a função ficamos com aquela impressão de som "chocho". 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...