Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dicas sobre eletrônica


David Barreto

Posts recomendados

@David Barreto, boa tarde, qual a finalidade do aprendizado? hobby, trabalho, etc.?

 

A Eletrônica tem uma parte que chamamos de analógica e uma outra que chamamos de digital. As duas sempre se encontram e vai precisar conhecer ambas.

Sugiro - dependendo da finalidade - um curso técnico ou à distância. O curso tem uma estrutura pronta de matérias e aulas práticas.

 

Comece com a parte analógica:

Terminologia básica: o que é tensão, corrente, resistência, indutância, etc.;

Fonte de tensão e corrente;

Elementos passivos, resistores, capacitores, outros;

Teoremas e teorias diversas;

Semicondutores, diodos, etc.;

Circuitos com diodos, retificadores, filtros, etc.;

Transistores, polarização de,;

amplificadores, etc., etc.

 

Comecei, quando adolescente, montando pequenos e simples projetos, fazendo plaquinhas em casa, alguns alarmes, luzes sequenciais, etc.

Naquela época não existia internet e muito menos fóruns para tirar dúvidas. Hoje temos um mundo aberto àqueles que se interessam por informação.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Triumvirat Por falar em começar, na década de 80 tive meu interesse despertado no primeiro emprego registrado como officeboy, trabalhei no mesmo prédio em que funcionava uma distribuidora do Instituto Universal Brasileiro, com cursos por correspondência, entre eles o de eletrônica básica rádio e TV, todos os dias eles jogavam fora materiais do curso, placas, diodos, capacitores, resistores. Eu sempre me aproveitava do momento e recolhia estes materiais, meu salário não podia pagar o curso mas, descobri nas imediações da Rua Santa Ifigênia uma loja que vendia literatura especifica de eletrônica, a um preço bem acessível por ser material usado, ainda tenho guardado algumas revistas até hoje, eu consegui, pelo menos acho que consegui entender alguns conceitos básicos da matéria, o problema é que envolve matemática, muita matemática, acima de minha capacidade mental, motivo pelo qual só sei fazer pequenas soldas, identificar capacitores estufados, trilhas rompidas, uso de multímetro e nada mais além disso.

Numa comparação, as coisas antigamente andavam mais devagar, era difícil obter uma base de conhecimentos sem ser através de algum curso especializado, os livros de biblioteca eram complexos demais para os meus questionamentos do tipo, porque a energia só passa em um sentido pelo diodo? Porque o capacitor acumula energia de forma diferente da bateria? Porque o circuito é sempre o mais curto? Porque a energia não se divide entre os caminhos mais curto e mais longo? Hoje em dia, não preciso perder horas pesquisando na literatura, digito minha dúvida e basta escolher as respostas que vou ler. Privilégio de quem está começando agora ter a mão um mundo de informações, o grande problema é por onde começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
41 minutos atrás, Ricardo S Ferreira disse:

Quer uma bíblia?

Aproveite que esse PDF está de graça, o livro físico na Saraiva está por mais de R$ 500,00.

 

https://www.pdf-archive.com/2016/03/02/the-art-of-electronics-3rd-edition/the-art-of-electronics-3rd-edition.pdf

Tem semelhante em português?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, David Barreto disse:

Sou leigo em eletrônica e gostaria de aprender, se poderem me indicar livros vídeos e outros ficarei muito grato.

Acho que a sua melhor opção é seguir a recomendação do Triunvirat.

 

3 horas atrás, Triumvirat disse:

Sugiro - dependendo da finalidade - um curso técnico ou à distância. O curso tem uma estrutura pronta de matérias e aulas práticas.

 

O assunto é tão vasto. Pense que um curso é como uma escada. Ele te informa QUAL deve ser uma boa sequência e ordem para cada degrau.

MOR_AL

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, MOR disse:

O assunto é tão vasto. Pense que um curso é como uma escada. Ele te informa QUAL deve ser uma boa sequência e ordem para cada degrau.

MOR_AL

@David Barreto

As vezes eu tenho uma opinião formada por meios próprios, ninguém me disse, eu mesmo criei essa opinião.

Até que alguém como o MOR, com muita experiência no assunto vem e diz exatamente aquilo que eu pensava, nessa hora eu tenho a certeza de estar certo.

Depois de anos como auto didata em eletrônica, com 99% de domínio na área de elétrica C.A.,  eu posso dizer que: se consegue aprender sozinho, mas é muito mais difícil sem um professor para te dar um rumo, te dizer

"o que", e "quando" estudar.

 

Como o MOR disse: é um assunto muito vasto, e na minha humilde opinião de auto didata, posso te dar dois conselhos importantes:

comece pelo começo e não use atalhos, comece por estudar a lei de Ohm, ela é a base para tudo e por que mesmo depois de se formar engenheiro e ser contratado pela Nasa e ser a pessoa mais famosa, competente e gabaritada do mundo no assunto, ainda assim você vai usar a lei Ohm para qualquer projeto. Estude e procure entende-la.

 

Depois aprenda como um transistor funciona, as varias formas que ele funciona. A tecnologia mais avançada de hoje ainda usa transistores, dentro de um processador existem MILHÕES deles.

Quando você compreender como essas duas coisas funcionam, é como se você estivesse em um corredor estreito e abrisse uma porta para num campo de futebol, tudo fará sentido então.

 

Aí então quando você acha que já sabe alguma coisa, você lê um post do MOR, do  aphawk ou do Faller e percebe que ainda não sabe "Bósnia" nenhuma...hahaha  Mas está apto a aprender! :P

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Cesardelta1.

 

@David Barreto

Fiz um tutorial, que é o início dos estudos.

http://www.4shared.com/office/zLwtIk8Gba/Conceitos_Preliminares__1_.html

Depois fiz outro tutorial que é a continuação do anterior.

http://www.4shared.com/office/_ieu2Fhb/transistores_para_pequenos_sin.html

 

Bons estudos.

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando, eu diria que estudar eletrônica é parecido a estudar um instrumento musical. Dois dias depois de tocar as primeiras notas já começa a passar pela cabeça outras ideias e acreditar que no terceiro dia será um concertista.

 

Estudei os livros do Malvino (v.1 e 2) mas tinha o Prof. Bruno Pavan na minha frente o que ajudou bastante. O mesmo para digital com o livro do Taub, sempre acompanhado de um apoio técnico. O professor tem a didática, a forma de ensinar, sabe onde as dúvidas aparecerão e tem o curso todo na cabeça. Esse é o melhor caminho, o mais demorado, o mais caro, porém, o mais eficiente.

 

Como hobby procure por "curso básico de eletrônica" na net. Existe um site o www.ebah.com.br que é frequentado por alunos de 2º grau e superior que postam várias apostilas sobre vários assuntos.

 

15 horas atrás, Pincipi disse:

descobri nas imediações da Rua Santa Ifigênia uma loja que vendia literatura especifica de eletrônica

provavelmente pode ser a Litec na Vitória.

 

@David Barreto, acredito que em Curitiba exista uma livraria técnica de eletrônica ou algo parecido. Vá até lá e veja alguns livros. Quando eu digo veja quero dizer: pegar, abrir, ler o índice, folhear, ou seja, sentir o livro. Digo isso porque sempre fui rato de livrarias e seguindo o instinto sempre consegui adquirir um bom material mesmo sendo leigo no assunto.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...