Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ganhei um Xeon E3-1230 v2 - vale a pena atualizar a placa de vídeo?


Posts recomendados

Como dito no título, acabei ganhando um Intel Xeon E3-1230 v2 (com a placa-mãe compatível). Era de um servidor que vinha sendo usado na empresa da família, mas que pra esse ano não teria mais serventia porque o contrato com a empresa que deixou o servidor aqui expirou (aí o servidor ficou pra nós mesmo). Gostaria de saber se vale a pena aproveitar a oportunidade e vender minha placa atual pra comprar uma nova, e estou aceitando conselhos.

 

Minha configuração atual é:

 

MB: Asus B85M-E/BR
CPU: Core i5-4460 3.2GHz

GPU: MSI Geforce GTX 960 4G GAMING
Mem: Kingston HyperX FURY 8GB 1600Mhz DDR3

Fonte: EVGA 600W 80 Plus Bronze

Nessas condições, valeria a pena vender essa GTX 960, que é extremamente silenciosa e fria, pra pegar uma RX 480 
(mais especificamente essa aqui http://www.kabum.com.br/produto/84010/placa-de-video-vga-asus-rx-480-oc-gddr5-256bits-dual-rx480-o4gb/?tag=rxH0 ) e combinar as peças? Alguém sabe como tá a situação do coil whine com essa placa? E em termos de temperatura, as da AMD são realmente mais quentes que as da Nvidia? Posso dizer que sou bem satisfeito com essa GTX 960 da MSI quanto a isso. O ganho de performance - e de sobrevivência no teste do tempo, pelo DX12 e tal - seria realmente grande a ponto de justificar o gasto adicional de, sei lá, 400 reais (considerando que eu venda a minha por 600)? Suponho que minha fonte aguentaria sem problemas essa combinação e que meu gasto adicional seria só com a diferença entre o preço da placa vendida e o da comprada.

 

E se alguém puder explicar rapidamente sobre diferença de tecnologia entre as placas, ficaria grato. Gosto de jogar, por exemplo, Assassin's Creed, e a Ubisoft tem parceria com a Nvidia. Há diferença de qualidade gráfica de quando o jogo é rodado com uma Nvidia ou a placa da AMD reproduz os mesmos efeitos? (Sim, sou besta a esse ponto e a ambientação do jogo pra mim é crucial)

Obrigado desde já pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Difícil dizer... por um lado, você tem um processador de uma geração acima. Por outro, o Xeon tem HT e clock maior. Há argumentos para vender tanto um como outro; alternativamente, dá para você manter os dois e ficar com um PC extra / vender um dos PCs mais antigos da casa.

 

Acho que talvez valha mais a pena vender o Xeon, mas sei lá...

 

 

Enfim, quanto a placa de vídeo, essa ai tá muito cara. Pague 100R$ a mais e pegue uma Gtx 1060 6gb - dá até para jogar uma gordurinha se quiser ela em branco. Seria um upgrade válido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Imakuni disse:

Difícil dizer... por um lado, você tem um processador de uma geração acima. Por outro, o Xeon tem HT e clock maior. Há argumentos para vender tanto um como outro; alternativamente, dá para você manter os dois e ficar com um PC extra / vender um dos PCs mais antigos da casa.

 

Acho que talvez valha mais a pena vender o Xeon, mas sei lá...


Dúvida cruel, mesmo. Esse vídeo aqui faz uma comparação com processadores parecidos: tanto o Xeon quanto o i5 em questão são um pouco superiores aos meus. O Xeon é claramente superior, mas, como você observou, o I5 é mais recente.

 

18 minutos atrás, Imakuni disse:

Enfim, quanto a placa de vídeo, essa ai tá muito cara. Pague 100R$ a mais e pegue uma Gtx 1060 6gb - dá até para jogar uma gordurinha se quiser ela em branco. Seria um upgrade válido.

 

Dá uma olhada:


Lá pela segunda metade do vídeo ele mostra que em jogos com DX12 a RX 480 já tem desempenho consideravelmente superior, o que deve se ampliar nos próximos anos.

A mim, me parece que a RX 480 é melhor escolha, a não ser que seja barulhenta, esquente e consuma energia demais (aí no longo prazo seria uma economia sebosa).

adicionado 2 minutos depois

Vale dizer também que essa minha mudança provavelmente será definitiva. Eu não pretendia sequer mexer nessa minha configuração, iria com ela até eu perder de vez o gosto por jogos, o que deve acontecer anos antes dos meus 30 anos (tenho 23 recém-completados).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, italo.duarterocha disse:

Lá pela segunda metade do vídeo ele mostra que em jogos com DX12 a RX 480 já tem desempenho consideravelmente superior, o que deve se ampliar nos próximos anos.

A mim, me parece que a RX 480 é melhor escolha, a não ser que seja barulhenta, esquente e consuma energia demais (aí no longo prazo seria uma economia sebosa).

Tudo bem querer a RX 480, ela com certeza é uma boa placa. É perfeitamente válido arumentar por ela ao em vez da 1060 em nome de games em DX12. Mas, uma 480 4gb por 1000 R$, ai não vale.

 

Pegue essa aqui, que está o mesmo preço e é o modelo de 8.

 

30 minutos atrás, italo.duarterocha disse:

Vale dizer também que essa minha mudança provavelmente será definitiva. Eu não pretendia sequer mexer nessa minha configuração, iria com ela até eu perder de vez o gosto por jogos, o que deve acontecer anos antes dos meus 30 anos (tenho 23 recém-completados).

Boa sorte com isso. Assumindo que você de fato continue jogando até os 30, pode apostar que vai querer trocar de placa pelo menos uma vez nesse meio tempo, provavelmente duas e quem sabe até 3 vezes. Talvez até o processador, dependendo... Placas de vídeo mal duram 4 anos, quem dirá 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...