Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para transistor de UHF


lithium_ion

Posts recomendados

Estou tentando fazer um transmissor UHF para faixas de televisão, mas quando fui comprar os transistores me deparei com a notícia que esses transistores já saíram de linha a muitos anos. Não faço a menor ideia de qual usar. Peço aos mais experientes que me indiquem algum.

Para substituir BF689 / BF970 / BF979, os três serviriam para o circuito que eu preciso.

Link do artigo:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/telecomunicacoes/8957-micro-transmissor-de-uhf-tel111

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Picco disse:

Você já procurou pelo equivalente no site EletrônicaPT?

 Não sei se o site que olhei era esse, mas não achei parecidos, teria que alterar polarização, e não sei como fazer. Precisaria do mais próximo possível.

 

21 horas atrás, Picco disse:

Se você usar o mesmo desenho de layout proposto no site é bem provável que não funcione bem esse oscilador.

Por incrível que pareça, é exatamente o que quero. Preciso praticamente só da portadora, o áudio seria só um a mais, para o que eu quero só a portadora para passar por cima de algumas transmissões já serve. A não ser que tenha dito que a oscilação da portadora não funcionaria, aí me complica.

 

adicionado 58 minutos depois

Achei nesse site um equivalente, 2n2857. Como já disse, não sei se preciso alterar a polarização, e se precisa.

Datasheets:

BF689:

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/16224/PHILIPS/BF689K.html

2n2857:

https://www.microsemi.com/document-portal/doc_view/124245-lds-0223

 

 

Peço aos mais experientes e entendidos que me deem uma luz aqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, lithium_ion disse:

 Não sei se o site que olhei era esse, mas não achei parecidos, teria que alterar polarização, e não sei como fazer. Precisaria do mais próximo possível.

 

Por incrível que pareça, é exatamente o que quero. Preciso praticamente só da portadora, o áudio seria só um a mais, para o que eu quero só a portadora para passar por cima de algumas transmissões já serve. A não ser que tenha dito que a oscilação da portadora não funcionaria, aí me complica.

 

adicionado 58 minutos depois

Achei nesse site um equivalente, 2n2857. Como já disse, não sei se preciso alterar a polarização, e se precisa.

Datasheets:

BF689:

http://www.alldatasheet.com/datasheet-pdf/pdf/16224/PHILIPS/BF689K.html

2n2857:

https://www.microsemi.com/document-portal/doc_view/124245-lds-0223

 

 

Peço aos mais experientes e entendidos que me deem uma luz aqui!

Pode usar esse 2n2857, no site também aparece como equivalente o 2n3839, bfx73, bf763.

 

Quanto a questão do layout, pode não oscilar, mas o maior problema será os espúrios, se você quer um oscilador para dar portadora em cima de outro sinal, primeiro que só esse oscilador não basta, você vai precisar usar etapas amplificadoras, filtros e blindagens, se você não tem experiência com RF é bem provável que não saia da forma que você quer e o pior, poderá ser preso por interferir nos sinais de outras emissoras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Picco disse:

e o pior, poderá ser preso por interferir nos sinais de outras emissoras.

No caso eu iria usar só para "uma zoeira" com meu pai, para tirar do ar a televisão aqui de casa me dias que ele esteja assistindo futebol, não iria de maneira nenhuma fazer algo de alta potência para realmente acabar com o sinal de muitos locais. 

Quanto ao oscilador, o que posso fazer para melhorar? Já fiz um circuito desse tipo, só que FM, ficou ruim, mas funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sinceramente eu acho que só com esse oscilador não vai dar certo mesmo que você ligue ele ao lado da antena da TV devido a sua potência.

O maior problema desse circuito é o layout da placa, com aquelas trilhas compridas nessa faixa de frequência não vai funcionar bem, as trilhas deveriam ser curtas e largas, se você não conseguiu fazer funcionar bem um oscilador de FM que tem os mesmos problemas, mas um pouco menos devido a frequência de trabalho, esse aí vai ser difícil. Primeiro que você deve entender sobre as capacitâncias parasitas dos componentes e trilhas, tipos de componentes usados em RF, principalmente capacitores e layout para circuitos de RF, mas se você quer experimentar procure por montagens estilo manhattan, já é um começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes com um analisador de espectro, e algo estranho acontece (já previsto aqui no tópico), ele oscila e depois de menos de um segundo já para. O transistor está saturado, com vcc=6,6v o Vce está em 4,65v. Os efeitos capacitivos e indutivos estão atrapalhando, certamente, pois a frequência está bem mais alta que o que foi calculado. Aproveitei para saber mais sobre o "modo manhattan", e irei testar essa maneira. mas antes:

O que posso fazer para esse circuito oscilar e funcionar melhor? Será que é só por causa do transistor saturando? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para reduzir a capacitância parasita a placa deve ser de fibra de vidro, as trilhas devem ser largas e curtas, em vez de usar um capacitor cerâmico use três em paralelo, por ex., se no circuito pede um cap. de 100nF, use três de 33nF no lugar.

Os terminais dos componentes devem ser o mais curtos possíveis, por isso é melhor soldar o componente do lado da trilha do que do outro lado, assim você não precisa fazer furos na placa, a fonte tem que ter uma excelente filtragem, a melhor opção é usar bateria, mas se for usar fonte a placa do oscilador na entrada da alimentação você deve colocar um capacitor eletrolítico, um cerâmico de 100nF, um cerâmico de 10nF e um cerâmico de 100pF tudo em paralelo.

Para a confecção da bobina é melhor usar fio litz, se optar por fio esmaltado ele deve ser grosso e as espiras espaçadas de no mínimo um diâmetro do fio de distância.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja tomei as medidas necessárias para reduzir indutancias e capacitancias parasitas, mas ainda não oscila, somente um pulso e para. O ponto de operação esta alto, mas eu nao sei calcular a polarizacao com esse circuito ressonante, ja que a impedância seria maxima nessa configuração.

Gostaria de saber qual a maneira/equação para calcular dessa maneira (sei como calcular usando no lugar do circuito ressonante um resistor).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 horas atrás, lithium_ion disse:

Ja tomei as medidas necessárias para reduzir indutancias e capacitancias parasitas, mas ainda não oscila, somente um pulso e para. O ponto de operação esta alto, mas eu nao sei calcular a polarizacao com esse circuito ressonante, ja que a impedância seria maxima nessa configuração.

Gostaria de saber qual a maneira/equação para calcular dessa maneira (sei como calcular usando no lugar do circuito ressonante um resistor).

Isso infelizmente não vou poder te ajudar pois também não sei calcular. Os circuitos do Newton Braga que envolve RF sempre foram duvidosos, quando comecei na eletrônica eu tentava montar um transmissor de FM das revistas e nunca conseguia, oscilava, mas não saia som, depois de muito tempo tentando e aprendendo eu desisti por achar que ele alterava alguns componentes chave para o funcionamento, achei que fazia isso por medo de tomar processo, mas recentemente conheci um cara que é amigo próximo dele e depois que contei a história pra ele, ele me falou o motivo, o Newton Braga é formado em física e não eletrônica por isso não via os problemas nos circuitos.

Quanto ao microfone, experimente colocar um indutor no positivo para bloquear RF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...