Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trocando a pilha da raquete elétrica por pilha notebook


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Eu sempre arrumei alguma utilidade para as pilhas 18650 que vem nas baterias de notebook pifadas, uma delas é utilizar nas raquetes elétricas quando a bateria original não segura mais carga, o que não é o caso das mais modernas:

1.thumb.jpg.6600368721089dce11213d07bcf78630.jpg

Mas, é o caso das mais antigas, com duas pilhas AA recarregáveis:

2.thumb.jpg.f813b3b8686fdb4b66d1fe11d17b5a03.jpg

Material necessário:

-Uma raquete elétrica

-Uma bateria de notebook

-Um ferro de solda com um fio de solda

-Uma chave de fenda philips

-Fios velhos

-Um alicate de corte

-Um multimetro

-Fita de caixa de papelão

-Um estilete

Não necessariamente precisa destes materiais, podem ser adaptadas outras coisas, vai do gosto de cada um.

Aqui eu apenas passo a ideia geral.

Depois de destruir ou desmontar a bateria de notebook com o alicate ou outra ferramenta, utilize o multímetro para identificar qual pilha 18650 ainda segura carga e a deixe separada.

Coloque a chave na posição de desligado e retire os cinco parafusos da raquete elétrica abrindo a tampa como na foto acima.

Enquanto o ferro de solda aquece, prepare a bateria 18650 raspando com o estilete os terminais positivo e negativo.

7.jpg.9d7be8a01dd82e6c6edea7c25d2b4e06.jpg

Em seguida prepare a tampa da raquete, retirando um pequeno pedaço de plástico, por onde os fios irão passar.

5.thumb.jpg.e36b5dcf9f2ebaef610047015dd0a4ae.jpg

Escreva num papel o esquema dos fios da bateria e da placa aonde estão soldados, utilize o multímetro para identificar qual é o positivo e qual é o negativo, tome cuidado para depois não inverter a polaridade, o que pode estragar a placa da raquete.

Agora com o ferro de solda quente vamos soltar os fios da bateria.

3.thumb.jpg.288b895595782b7ac259e9aa5f260c4e.jpg

Em seguida soldar no mesmo lugar os fios novos.

4.thumb.jpg.dde428e75354e7a20ff5ba8ca66d549e.jpg

Deve ficar assim.

6.thumb.jpg.4242ef7aa6ed38f3d841be936b6ef8cf.jpg

Feito isto já pode fechar a raquete e colocar os parafusos de volta, fazendo com que os fios novos passem pelo buraco feito antes.

Vamos soldar os fios novos na bateria 18650 que foi separada antes.

8.jpg.ffc7428e5d73a3295d7f2a0c142eff33.jpg

9.jpg.99cf53861fbb8657d84610eef46ea90c.jpg

Por fim basta fixar a bateria do lado de fora com a fita de fechar caixa de papelão.

10.thumb.jpg.fb22a45ed176b7e5b29986b0f69a1d11.jpg

Está pronta, ligue a chave da raquete e se divirta.

A primeira vez que fiz isso foi em outubro de 2014, usei a raquete de teste sem realizar nenhuma recarga até fevereiro de 2016, uma ou duas vezes por dia.

Depois fiz a mesma coisa com várias raquetes, nenhuma delas deu problema, todas funcionam normalmente até hoje, fevereiro de 2017.

Notei as seguintes diferenças:

A luz do led acende mais forte.

A superfície de metal brilha no escuro num tom esverdeado quando acionada, além de produzir um zunido.

O choque ao encostar a língua é terrivelmente mais doloroso do que a raquete comum, dói até na nuca.

A potência para inflamar os insetos é bem maior, um mosquito magro é pulverizado em apenas um estalo, numa fração de segundo, uma abelha em dez segundos, enquanto que na raquete original esse tempo é mais longo, no caso da abelha pode levar um ou dois minutos.

A necessidade de recarga na tomada é infinitamente menor, uma raquete original se descarrega por completo em um dia de intensa atividade, enquanto que a raquete com a pilha 18650 dura no mínimo uma semana de intensa atividade.

Observações importantes:

A bateria original é de 2,4V e 600mAh e a de notebook 18650 é de 3,7V com média de 5.000 mAh, algumas quando carregadas marcam 4,8V.

Esta alteração pode ser perigosa e o autor do tópico é um cara sem noção que quando segura uma raquete se sente a pessoa mais poderosa do mundo, dando gargalhadas quando ouve os estalos.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pincipi Bem legal o projeto, mas será que pode usar mais de uma bateria igual ou diferente, pois vi que a citada no tópico é a 18650, só que a bateria de notebook tem mais pilhas, talvez aumente a carga e a potencia, um pouco arriscado talvez.

 

Corrigindo algo que deve ter sido um erro básico ou esqueceu mesmo, para soldar é necessário o ferro de solda(já citado) e o estanho(o suposto fio de solda).

 

Para prender a pilha, não seria melhor a fita isolante ? Essa parte que me deu duvida, é que sei que a fita isolante é melhor, mas também deixa uma cola chata nas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Elder Nauvirth

1 minuto atrás, Elder Nauvirth disse:

@Pincipi Bem legal o projeto, mas será que pode usar mais de uma bateria igual ou diferente, pois vi que a citada no tópico é a 18650, só que a bateria de notebook tem mais pilhas, talvez aumente a carga e a potencia, um pouco arriscado talvez.

 

Corrigindo algo que deve ter sido um erro básico ou esqueceu mesmo, para soldar é necessário o ferro de solda(já citado) e o estanho(o suposto fio de solda).

 

Para prender a pilha, não seria melhor a fita isolante ? Essa parte que me deu duvida, é que sei que a fita isolante é melhor, mas também deixa uma cola chata nas coisas.

Tenho intenção de utilizar duas ou três baterias em paralelo, creio que mantenho a tensão mas, aumento a corrente, o problema é a falta de espaço, do lado de dentro não cabe.

Em série eu acho que 6, 9 ou 12V vai queimar a raquete, ainda não tentei.

No caso a 18650 foi a única que caiu na minha mão, qualquer outra que aparecer eu faço o teste.

Eu tenho um rolo deste estanho aqui, só não sabia o nome, nele está escrito solda best.

Tentei outras formas de fixar o fio nas baterias, com fita isolante ou durex dá mal contato e fica falhando, talvez por causa do movimento da raquete, também usei um porta pilhas próprio mas, o fio original era fino e derreteu.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a tensão da pilha de notebook é mais alta que a original da raquete você pode usar um ou mais diodos em série para ter uma queda de tensão, cada diodo tem uma queda de 0,7V, use diodos retificadores de 1A como o 1N4007

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 minuto atrás, Picco disse:

Se a tensão da pilha de notebook é mais alta que a original da raquete você pode usar um ou mais diodos em série para ter uma queda de tensão, cada diodo tem uma queda de 0,7V, use diodos retificadores de 1A como o 1N4007

Certo, muito boa dica, isso seria para obter um funcionamento normal? Tipo assim, equivalente a bateria original da raquete.

Só obter isso parece ser bom mas, na realidade quero mais, quero fazer uma super raquete elétrica, alguma coisa que possa ser comparada a um sabre de luz do filme Star Wars.

Se for gastar dinheiro com diodos para queda de tensão, prefiro gastar o contrário, com algo que aumente a tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Pincipi disse:

Certo, muito boa dica, isso seria para obter um funcionamento normal? Tipo assim, equivalente a bateria original da raquete.

Só obter isso parece ser bom mas, na realidade quero mais, quero fazer uma super raquete elétrica, alguma coisa que possa ser comparada a um sabre de luz do filme Star Wars.

Se for gastar dinheiro com diodos para queda de tensão, prefiro gastar o contrário, com algo que aumente a tensão.

Se a bateria original é de 2,7V e você usar dois diodos em série na pilha de 3,7V ela vai trabalhar normal. Esses diodos custam cerca de centavos(15 ou 20) e se você tiver uma sucata de algum aparelho eletrônico pode reaproveitar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Picco Sucata eu não tenho mais, porque minha esposa me proibiu de acumular placas velhas mas, antes de jogar fora eu tirei o máximo de componentes possíveis, sem ela ver é claro.

diodo.jpg.b52f4359dce008b7207ddf805dcc1bc6.jpg

Usei o multímetro na seguinte posição:

multi.jpg.7fb8ee7de5d4d6e48db66f7912a9f7f0.jpg

Com base no informado neste link:

http://www.eletronpi.com.br/como_testar_diodo_com_multimetro.aspx

De um lado não mediu nada, do outro deu as seguintes medições:

Escrito do diodo/medido no multímetro

SB340JF    150

RL205        770

FR155GD  600

PR1504     682

IN4007       735

Eu não sei o que significa o valor medido mas, colocando em série na bateria 18650 mediu o seguinte no IN4007:

Sem diodo 3,95V

com 1 diodo 3,63V

com 2 diodos 3,31V

 

No caso do SB340JF de 3,95V aumentou para 4,05V e colocado invertido em relação a medição acima deu 3,23V

 

Com relação em obter a queda de tensão estou no caminho certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Pincipi disse:

@Picco Sucata eu não tenho mais, porque minha esposa me proibiu de acumular placas velhas mas, antes de jogar fora eu tirei o máximo de componentes possíveis, sem ela ver é claro.

diodo.jpg.b52f4359dce008b7207ddf805dcc1bc6.jpg

Usei o multímetro na seguinte posição:

multi.jpg.7fb8ee7de5d4d6e48db66f7912a9f7f0.jpg

Com base no informado neste link:

http://www.eletronpi.com.br/como_testar_diodo_com_multimetro.aspx

De um lado não mediu nada, do outro deu as seguintes medições:

Escrito do diodo/medido no multímetro

SB340JF    150

RL205        770

FR155GD  600

PR1504     682

IN4007       735

Eu não sei o que significa o valor medido mas, colocando em série na bateria 18650 mediu o seguinte no IN4007:

Sem diodo 3,95V

com 1 diodo 3,63V

com 2 diodos 3,31V

 

No caso do SB340JF de 3,95V aumentou para 4,05V e colocado invertido em relação a medição acima deu 3,23V

 

Com relação em obter a queda de tensão estou no caminho certo?

Esses valores medidos são a resistência interna, não se preocupe com isso agora, o mais importante é que de um lado tem uma resistência baixa e do outro resistência alta, isso quer dizer que estão bons, se dos dois lados dessem uma resistência baixa ou a mesma resistência aí estariam queimados.

A posição dele na bateria é o seguinte, veja que ele tem um lado que tem a marca prata e outro que não tem, você liga o lado que não tem no positivo da bateria e mede pelo lado da marca, pelo que vi você ligou certo quando testou com dois 1N4007 pois deu a queda de tensão desejada, como a bateria tem mais de 1A seria melhor usar o RL205 que é para 2A, se não tiver dois deles pode usar um FR155 e o PR1504 juntos.

Se você inverter a posição do diodo ele vai queimar, não queimou na sua medição porque o multímetro tem alta resistência interna, mas se você deixar conectado por um tempo vai ver que ele vai esquentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...

Fiz algo parecido na minha raquete aposentada ontem. Já estava há mais de um ano sem uso por conta da bateria, daí já viu né? 18650 sobrando e um recarregador portátil quebrado... Nem usei solda. Foi na mão e na fita mesmo. A minha raquete quando liga faz um zumbido que me faz sentir estar segurando o apocalipse dos insetos kkk e esse apocalipse pode ser recarregado xD

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
Em 17/02/2017 às 17:52, Pincipi disse:

A bateria original é de 2,4V e 600mAh e a de notebook 18650 é de 3,7V com média de 5.000 mAh, algumas quando carregadas marcam 4,8V.

 Você sabe me dizer qual é a carga suportadas por esta placa da raquete?

Estou pensando em baixar a tensão de um carregador de celular para usar em uma que tenho aqui, mas se ela suportar uma tensão de 5,5v do carregador e ficar mais potente, para o que eu vou usar (aplicador de pó eletrostático), seria melhor.

 

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Em 11/04/2018 às 16:30, Rodrigo Sartori disse:

 Você sabe me dizer qual é a carga suportadas por esta placa da raquete?

Estou pensando em baixar a tensão de um carregador de celular para usar em uma que tenho aqui, mas se ela suportar uma tensão de 5,5v do carregador e ficar mais potente, para o que eu vou usar (aplicador de pó eletrostático), seria melhor.

 

Abs...

Na realidade eu não tenho ideia da carga suportada, por enquanto tive sorte e nenhuma queimou a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 anos depois...
  • Membro VIP

Dando uma atualizada no tópico, a raquete amarela mostrada no tópico não está mais comigo e pelo que sei ainda está operante.

A raquete verde que aparece na primeira foto, a que tem a bateria mais moderna foi lentamente ficando mais fraca e hoje eu resolvi substituir por uma 18650 removida de PAC de bateria de veículo elétrico, ela está fornecendo 2.200 mAh reais.

raquete.thumb.jpg.5314e8dfd6cd0ece028a6d280a2c5968.jpg

Também estou fazendo um reparo na carcaça.

E a título de comparação as placas de outras duas raquetes que deixaram de funcionar misteriosamente, não dão nenhum sinal de vida, não acendem LED ou dão faíscas apesar de que as baterias estão boas:

2placas.jpg.2ebe3227b24721305b5034fe6a5d27ce.jpg

A de cima ainda tem a bateria original e a de baixo estava usando uma 18650, no destaque em vermelho é o ponto de ligação do negativo da bateria que na placa usando a 18650 ficou meio queimado.

Abaixo o detalhe mais próximo:

1.jpg.ea7193641dc1b3dd1b111e8e745c0296.jpg

E do outro lado:

2.jpg.69996d8a4faa011cdd8d7b5693a99f0f.jpg

A titulo de comparação o mesmo detalhe da placa de bateria normal:

3.jpg.afb67e381c1d3ef2221dec86fd55b81d.jpg

E do outro lado:

4.jpg.30dde59ae26225585063045aa8d2433d.jpg

Eu não tenho capacidade técnica de determinar porque as placas pararam de funcionar nem de fazer alguma relação com o uso ou não das 18650 mas, mesmo assim vou tentar fazer alguma investigação.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Eu acredito que as baterias 18650 estão apenas queimando os contatos, por serem de alta descarga (2 ou mais Ah (ampere/hora)).  Você pode usar baterias de 1800mAh ou 2200mAh com baixa descarga.  Existem baterias 18650 com descarga de menos de 1 Ah, o que provavelmente resolveria o problema da queima de componentes ou trilhas.  No Aliexpress tem um exemplo disso, que são as baterias AERDU 18650 1800mAh, com descarga de 0.9 Ah (pilhas com carcaça azul).

 

434875760-1635490542.jpg.82d8a875e6936f5a25944027049e8540.jpg

Screenshot_20231204-182330.png.625c7bc99758266cbcf14986ad7118a0.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Depois de observar estes anos todos, formulei uma nova teoria para o fato da queima de componentes e da placa da raquete; material de baixa qualidade.

Para fazer testes com baterias de 1C, 2C, 3C etc eu precisaria investir uma grana comprando elas e parece ser mais barato comprar uma raquete nova e colocar pilhas de sucatas de baterias de notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...