Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Regulador de tensão de 48V para 12V


edcomrocha

Posts recomendados

Pessoal boa tarde !

Bom meu primeiro post aqui, a muito tempo ja brinquei com pouco de eletronica, e tenho um conhecimento bem basico mesmo.

Estou tentando fazer um circuito regulador de tensão de 48 volts para 12 ate 18 volts.

A carga que vou ter nesse circuito é de 300ma no maximo, a entrada é de 48v 500ma.

Ate montei alguns circuitos aqui com tip 41c, lm 317, 7818, porém sem sucesso.

 

Alguem teria algum projeto parecido a esse que eu quero que poderia me ajudar ?

 

Como nao tenho espaço nao posso usar muitos componentes, nem componentes muito grande, por ex, 2n3055.

 

Se precisarem de mais informaçoes estou a disposição

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como a corrente é baixa acho que a melhor opção é usar um transistor com um zener na base para reduzir a tensão dos 48V para algo em torno de 24V e depois usar um LM317.

Eu ia sugerir usar um 7824 e depois um LM317, mas o 7824 aceita no máximo 40V na entrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Picco, vou testar aqui e daqui a pouco eu falo se deu certo.

Fix parecido, porém o que acontecia, quando ele ligava e nao queimava, beleza, porém as vezes quando liga, o transistor entra em curto (coletor/emissor), porém quando ele nao queima funciona dias sem problema algum.

adicionado 2 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

300mA não é estão baixa assm. Aleḿ do + a diferença de tensão é considerável

(48-12)*0.3=10.8W (matemática não é meu forte) sendo jogado fora até que aquece 1 pouco

considere um lm2576hv adj

lm2576hv-adj-buck-regulator-schematic.pn

 

 

 

 

Ate achei esse circuito aqui Isadora, porém nao achei o componente aqui proximo para comprar, vou testar o que no picco indicou, se nao der certo vou ter que comprar pela internet o 2576 mesmo, ne esperar chegar.

 

Obrigado a todos, estou aberto a mais sugestoes

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, edcomrocha disse:

Obrigado Picco, vou testar aqui e daqui a pouco eu falo se deu certo.

Fix parecido, porém o que acontecia, quando ele ligava e nao queimava, beleza, porém as vezes quando liga, o transistor entra em curto (coletor/emissor), porém quando ele nao queima funciona dias sem problema algum.

adicionado 2 minutos depois

 

 

Ate achei esse circuito aqui Isadora, porém nao achei o componente aqui proximo para comprar, vou testar o que no picco indicou, se nao der certo vou ter que comprar pela internet o 2576 mesmo, ne esperar chegar.

 

Obrigado a todos, estou aberto a mais sugestoes

O TIP41 suporta uma tensão de 40V entre o coletor e emissor, talvez seja isso o motivo da queima, experimente usar o TIP41A ou B que suporta mais tensão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edcomrocha disse:

Sim, esqueci de mecionar, é o TIP41C que estou usando

O TIP41C suporta 100V então deve ser algo na ligação que faz ele queimar. Se você está usando ele para reduzir a tensão dos 48V para 12V ele vai precisar de um dissipador, pois sem dissipador ele vai esquentar bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edcomrocha disse:

Ok, tenho um dissipador nele.

 

Vou tirar uma foto do esquema que estou fazendo aqui e vou postar daqui a pouco, alias vou postar dos 2 circuitos que estou tentando e nao deu certo.

Ok, será melhor para analisar os possíveis defeitos se tiver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz aqui na mão, sao esses circuitos que eu expirimentei ok.

 

O do transistor apenas com zenner, ele queima logo quando liga a fonte, se nao queimar funciona que é uma beleza, com dissipador ele aquece pouco ok.

 

O do LM317 sem carga ele da a tensão desejada e nao aquece, porém quando ligo o equipamento que vai consumir (cargar) ele sobe a tensão para 48V, como se o LM entrasse em curto, dai ja era nao regula mais passa 48V direto.

 

Ja o que usa 7812 ou 7818 com transistor antes regulando em 27V, ele ate funciona porém aquece demais..

 

Testei o consumo dos equipamento em 15 volts, sao 2 deram 97ma cada um mais ou menos, por isso coloquei 300ma ja para ter folga.

 

Ja to me batendo faz alguns dias com esse circuito e nada kkkk

IMG_4761.JPG

IMG_4764.JPG

adicionado 4 minutos depois

 

adicionado 7 minutos depois

Faltou um arquivo porque ultrapassou o tamanho.

 

Segue aqui58a76da7b1853_Sem_ttulo.thumb.png.7ca30019e814c3d8ae9ae397d0b17d60.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, edcomrocha disse:

Fiz aqui na mão, sao esses circuitos que eu expirimentei ok.

 

O do transistor apenas com zenner, ele queima logo quando liga a fonte, se nao queimar funciona que é uma beleza, com dissipador ele aquece pouco ok.

 

O do LM317 sem carga ele da a tensão desejada e nao aquece, porém quando ligo o equipamento que vai consumir (cargar) ele sobe a tensão para 48V, como se o LM entrasse em curto, dai ja era nao regula mais passa 48V direto.

 

Ja o que usa 7812 ou 7818 com transistor antes regulando em 27V, ele ate funciona porém aquece demais..

 

Testei o consumo dos equipamento em 15 volts, sao 2 deram 97ma cada um mais ou menos, por isso coloquei 300ma ja para ter folga.

 

Ja to me batendo faz alguns dias com esse circuito e nada kkkk

IMG_4761.JPG

IMG_4764.JPG

Antes de te dar uma resposta mais precisa eu vou ter que fazer alguns cálculos, mas antes uma pergunta, você calculou aquele resistor de 4k7 que polariza o zener ou foi no chute?

Acredito que aquele resistor na base não seja necessário já que a corrente ali é muito baixa, o TIP suporta até 2A na base. Aquele diodo usado no LM317 também não é necessário, seria se você usasse um capacitor no terminal do ajuste, em vez disso coloque ele entre a saída e a entrada como mostra no datasheet para proteger a saída do regulador da descarga do cap. de 47uF.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Picco disse:

Antes de te dar uma resposta mais precisa eu vou ter que fazer alguns cálculos, mas antes uma pergunta, você calculou aquele resistor de 4k7 que polariza o zenner ou foi no chute?

Acredito que aquele resistor na base não seja necessário já que a corrente ali é muito baixa, o TIP suporta até 2A na base. Aquele diodo usado no LM317 também não é necessário, seria se você usasse um capacitor no terminal do ajuste, em vez disso coloque ele entre a saída e a entrada como mostra no datasheet para proteger a saída do regulador da descarga do cap. de 47uF.

Na verdade o valor aproximado é de 4k3 ok porém nao tinha 4k3 pra comprar dai coloquei 4k7 mesmo, isso se fiz o calculo certo, porém peguei o calculo em sites também, estou totalmente enferrujado com eletrônica kkkk.

 

O zenner deu 0,96w de potencia no calculo, dai coloquei 1w ok..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, edcomrocha disse:

Na verdade o valor aproximado é de 4k3 ok porém nao tinha 4k3 pra comprar dai coloquei 4k7 mesmo, isso se fiz o calculo certo, porém peguei o calculo em sites também, estou totalmente enferrujado com eletrônica kkkk.

 

O zenner deu 0,96w de potencia no calculo, dai coloquei 1w ok..

Pelos meus cálculos deu um valor bem alto para a resistência, 635k se for reduzir a tensão de 48V para 12V. Se for reduzir a tensão de 48V para 24V o valor do resistor é de 1,2k. A corrente de base ficou em torno de 10mA(para um hfe de 30), a potência do resistor pode ser 1/2W pois a corrente ali é baixa.

Você pode retirar aquele resistor da base e colocar um cap. de 47uF em paralelo com o zener.

No desenho do regulador se você quiser entrar com os 48V deve alterar o valor do resistor da entrada para 100 ohms x 20W, não é muito prático.

adicionado 4 minutos depois

Lembre-se que a tensão no emissor será a tensão do zener menos 1,5V então ou você usa um zener com uma tensão um pouco maior ou usa dois 1N4007 em série com o zener no sentido oposto como nessa imagem:

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK @Picco vou tentar assim como você disse, com resisto de 635k. e um zenner de 14 a 18 volts pois a tensão pode chegar ate 18 no que vou usar aqui.

 

Rapaz ja que voce falou em calculo, qual caminho das pedras para aprender a calcular corretamente esse valores, tanto de potencia de zenner, resistores, etc ?

 

Preciso reaprender isso de novo kkkk.

 

Abraço, eu aviso assim que conseguir montar esse circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, edcomrocha disse:

OK @Picco vou tentar assim como você disse, com resisto de 635k. e um zenner de 14 a 18 volts pois a tensão pode chegar ate 18 no que vou usar aqui.

 

Rapaz ja que voce falou em calculo, qual caminho das pedras para aprender a calcular corretamente esse valores, tanto de potencia de zenner, resistores, etc ?

 

Preciso reaprender isso de novo kkkk.

 

Abraço, eu aviso assim que conseguir montar esse circuito.

Você entende italiano? Os cálculos eu tirei do livro Imparare I'elettronica que estava mais fácil pra mim consultar, você pode baixar pelo link:

https://blogdopicco.blogspot.com.br/2012/05/ja-esses-dois-livros-sao-italianos-mas.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aconteceu a mesma coisa, queimou  o transistor!

Coloquei um darlington no lugar, queimou também.

Coisa de doido, uma coisa que era pra ser estão simples, se tornou um caos kkkk.

 

Pedi umas plaquinhas do LM2596HVS-ADJ igual o 2576, foi o que eu achei mais fácil.

 

Vou fazendos mais testes , e postando aqui, mais alguma ideia ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, edcomrocha disse:

Aconteceu a mesma coisa, queimou  o transistor!

Coloquei um darlington no lugar, queimou também.

Coisa de doido, uma coisa que era pra ser estão simples, se tornou um caos kkkk.

 

Pedi umas plaquinhas do LM2596HVS-ADJ igual o 2576, foi o que eu achei mais fácil.

 

Vou fazendos mais testes , e postando aqui, mais alguma ideia ?

Está muito estranho isso, você testou sem carga ou com carga? Você mediu a tensão no zener? Não use darlington, use transistor comum.

Você usou aquela resistência de quase 700k para baixar dos 48V para 12V? Verificou se o zener aquece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...