Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV AOC LC42053 Não Liga e nem acende o led.


Posts recomendados

Gostaria de saber qual é o pino de alimentação do micro.

Está TV está com tensão de 2,5v que vai para a placa principal.

O defeito é na placa principal, pois já testei a placa dá fonte.

As pinagem está diferente.

No momento quero tentar só. Quando descobrir o defeito, posto aqui.

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/02/2017 às 20:54, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Faça o download do esquema em LINK

 

Se te ajuda,

verifique se as tensões de 5V, 12V e 24V existem e se estão estabilizadas.

geralmente(quase que regra/ salvo com diferença de alguns milivolts) o micro é alimentado com 3,3V.

 

 

Eu estou com o esquema.

Está tensão de 5v, embora tenha 2,5v, está no conector dá placa principal. É a tensão que vai para o micro, para o micro enviar a tensão de Power on, para liberar o restante das tensões.Também não tem essa tensão.

O pino de alimentação do micro não está da forma que eu costumo ver.

Vou verificar no esquema as tensões de 3v3, embora é pra ter 2,5v devido a fuga.

As tensões acima citado só tem quando engana a fonte e que a placa principal não está conectada.

Qual a função do mosfet Q700?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

Bom dia,

temos então duas linhas de raciocínio pra seguir:

Podemos ter uma fuga grande na PCI Main(placa de sinais)....

a outra, é uma ineficiência de operação da PCI Suplly(placa da fonte).

 

Desconecte a fonte de tudo, principalmente do Teclado e Verifique a fonte A 5V/ em especial dê bastante atenção aos capacitores dessa fonte e da fonte PFC.

 

Caso queira uma ajuda melhor nossa, recomendo que forneça mais informações como Nível DC das tensões secundárias, Tela, LED power on/ conte o que foi feito até agora e tal.

 

Boa sorte ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Bom dia,

temos então duas linhas de raciocínio pra seguir:

Podemos ter uma fuga grande na PCI Main(placa de sinais)....

a outra, é uma ineficiência de operação da PCI Suplly(placa da fonte).

 

Desconecte a fonte de tudo, principalmente do Teclado e Verifique a fonte A 5V/ em especial dê bastante atenção aos capacitores dessa fonte e da fonte PFC.

 

Caso queira uma ajuda melhor nossa, recomendo que forneça mais informações como Nível DC das tensões secundárias, Tela, LED power on/ conte o que foi feito até agora e tal.

 

Boa sorte ;)

Boa tarde.

Eu fiz o teste na placa da fonte, onde uso o circuito com lâmpadas de 12v e 24v, pegando a tensão de 5v do conector que vai para a placa pci main, através de um resistor colocase no pino de POWER ON. Acendeu o filamento do standy by, as lâmpadas de 12v e 24v normais.

Neste conector se encontra os 5v estabilizados, e quando conecto o conector da placa principal a tensão que antes era 5v, passa para 2,5v.  E não tem tensão de POWER ON. Daí comecei a procurar defeito próximo a este conector.

Retirei 6 capacitores eletrolíticos. c707, c711, c712, c714, c735 e c737, um de cada vez. E quando eu tirava um capacitor, ligava a tv, pra ver se os 5v aparecia. Mas até então não.

No DSP, U200... as tensões que era pra ser 3v3 estão na faixa de 2v5 e 2v.

Depois procuro mais informações para passar para vocês.

Depois farei o teste mencionado. A fonte PFC é a fonte inverter.

Só lembrando que eu estou costumado a consertar tv de tubo, está será a minha 3º.

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

O seu problema está com cara de ser a PCI main.

 

Recomendo depois que solte o teclado pra ver se o problema permanece.

 

Como o micro está recebendo uma alimentação bem baixinha, já dá pra imaginar que a memória também esteja na mesma situação.

 

Sem SDA,

Sem SCL,

sem memória,

Sem micro...

 

Não liga mesmo.

 

Dedique um tempo na placa Main!

adicionado 1 minuto depois

Fonte PFC não é o mesmo que inverter.

 

É um prazer ajudar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

O seu problema está com cara de ser a PCI main.

 

Recomendo depois que solte o teclado pra ver se o problema permanece.

 

Como o micro está recebendo uma alimentação bem baixinha, já dá pra imaginar que a memória também esteja na mesma situação.

 

Sem SDA,

Sem SCL,

sem memória,

Sem micro...

 

Não liga mesmo.

 

Dedique um tempo na placa Main!

adicionado 1 minuto depois

Fonte PFC não é o mesmo que inverter.

 

É um prazer ajudar.

 

Boa noite.

Estou próximo ao defeito.

Retirei o regulador u705, que recebe tensão de 5v e sai 3v3. daí a tensão no pino de entrada ficou com 4,4. oscilando a 4,6. coloquei um novo e a tensão não ficou com 5v.

o mosfet Q700 entra 4,4v e saí 1,5v, onde na verdade tem que entrar 5v e sair 5v. Depois vou retirá-lo e verificar.

Esqueci de verificar a tensão que alimenta o micro.

No conector da placa principal até que apareceu os 12v e foi caindo. E apareceu tensão de 22v e também foi caindo.

Acredito se o defeito não for no mosfet será nas tensões de 3v3, após o regulador que foi retirado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

aproveita e meça as tensões de Q704 (base e coletor), inclusive a tensão de Gate do Q700

eu retirei o mosfet Q700 daí as tensão de 5v apareceu, e na saida do regulador U705, apareceu a tensão de 3v3, tensão normal.

Também os leds acenderam.

Troquei este mosfet Q700 por um outro da placa, e voltou as tensões baixas novamente.

levantei o terminal do regulador U700 e a tensão era de 2v5. retirei os capacitores antes destes terminais, c707, c721, c722. também continuou 2v5.

no esquema não consigo visualizar quais são os componentes que vão do Q700 até U700.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, gabileu disse:

eu retirei o mosfet Q700 daí as tensão de 5v apareceu, e na saida do regulador U705, apareceu a tensão de 3v3, tensão normal.

Também os leds acenderam.

Troquei este mosfet Q700 por um outro da placa, e voltou as tensões baixas novamente.

 

Trocou por qual mosfet?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Quais são as leituras que tens dos componentes que te pedi no tópico #9 ?

Acho que está avançando pra frente, quando, na verdade, o defeito está aqui atrás.

 

Descubra se Q704 diz alguma coisa...

No transistor Q704 a tensão na base é de 0,66v e no coletor 0v. assim como os transistores Q707 e 708.

No Q700 que é o mosfet no gate 0v.

Quando eu retirei o regulador U705 apareceu 2v5 no coletor dos transistores e no gate do mosfet Q700 2v5.

Eu não fiz as medidas quando eu retirei o mosfet Q700.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

Citação

No transistor Q704 a tensão na base é de 0,66v e no coletor 0v. assim como os transistores Q707 e 708.

Nesse caso, os transístores Q704, Q707 e 708 estão conduzindo.

E isso é bom porque a TV precisa de um nível High pra sair de Standby.

 

Citação

No Q700 que é o mosfet no gate 0v.

 

Isso é o mesmo que dizer que VG tem 0V e VS tem 5V.

Nessa condição, temos um VGS igual a -5V e que o bichinho tá conduzindo no máximo/ ou pelo menos deveria.

 

!importante.

Com a condução de Q704, vai circular uma corrente de emissor/coletor que vem da fonte 5VSB através de R714.

Portanto, verifique se R714 e R1819(se houver no circuito) estão alterados. Este resistor ou os dois, podem ser a causa também da queda no nível DC de 5VSB.

 

Citação

Quando eu retirei o regulador U705 apareceu 2v5 no coletor dos transistores e no gate do mosfet Q700 2v5.

Isso indica um consumo grande na linha de 3VSB/ verifique se  C737 está esgotado.

Use o dedômetro pra ver se algum componente ao lado do Micro,Tuner ou da NAND Flash está aquecendo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Nesse caso, os transístores Q704, Q707 e 708 estão conduzindo.

E isso é bom porque a TV precisa de um nível High pra sair de Standby.

 

 

Isso é o mesmo que dizer que VG tem 0V e VS tem 5V.

Nessa condição, temos um VGS igual a -5V e que o bichinho tá conduzindo no máximo/ ou pelo menos deveria.

 

!importante.

Com a condução de Q704, vai circular uma corrente de emissor/coletor que vem da fonte 5VSB através de R714.

Portanto, verifique se R714 e R1819(se houver no circuito) estão alterados. Este resistor ou os dois, podem ser a causa também da queda no nível DC de 5VSB.

 

Isso indica um consumo grande na linha de 3VSB/ verifique se  C737 está esgotado.

Use o dedômetro pra ver se algum componente ao lado do Micro,Tuner ou da NAND Flash está aquecendo.

você estava certo em persistir no Q704. 

Retirei ele dá placa e apareceu tensão de 5v no coletor do mesmo e 5v no gate do mosfet. Só lembrando que o mosfet não está na placa.

Os outros transistores eles precisam de um comando do micro para exercer determinada função, neste caso nem um coletor do Q707 é A 708 não tem tensão.

No corpo do transistor Q704 tem marcado t04 e mais dois números pequenino na vertical 02. Encontrei um t04 e mais dois números pequenino na vertical 95. Eles são iguais.

Tenho quase certeza que este transistor está com fuga.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

A fuga só faria sentido se a TV não quisesse desligar.

Prefiro apostar no R714.

 

Porque você está pensando que Q704 está com fuga?

Boa tarde.

Porque  ao verificar tensão com todos os componentes no lugar, a fonte fornecia 2,5v e o coletor do Q704 não tinha tensão. Quando retirei o regulador apareceu 2,5v no coletor e 2,5v no gate do mosfet, e no source 4,4v, e no regulador 4,4v.

Quando retirei o mosfet apareceu 5v no source e 0v no gate, 0v no coletor.

Quando retirei o transistor apareceu 5v no coletor, 5v no source, 5v no gate. Sendo assim uma fuga de coletor e emissor.

Se fosse no resistor a tensão não poderia chegar até o zero, pois ele não tem contato com o terra, neste caso todo o tempo o coletor ia ter tensão.

Eu medi o resistor e deu o valor que está no corpo.

É por isso que eu aposto no transistor. rsrs.

Cheguei agora do trabalho, vou trocar a peça e assim que tiver pronto, venho postar.

Desde já muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito!

Só não esqueça de que...

O transístor está recebendo na base um nível DC de 0,66V como você disse.

Neste caso, podemos ter simplesmente uma condução normal.

 

Acho que estamos chegando ao fim.

De fato, é um prazer estar compartilhando com uma mente brilhante.

 

Sou eu que agradeço a oportunidade.

 

Aguardo notícias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

Perfeito!

Só não esqueça de que...

O transístor está recebendo na base um nível DC de 0,66V como você disse.

Neste caso, podemos ter simplesmente uma condução normal.

 

Acho que estamos chegando ao fim.

De fato, é um prazer estar compartilhando com uma mente brilhante.

 

Sou eu que agradeço a oportunidade.

 

Aguardo notícias.

Boa noite.

Obrigado pelo elogio.

O prazer é todo meu.

Neste Brasil onde só se vê falar em corrupção e bandidagem. Mas ainda existem pessoas boas de bom coração e abençoado por Deus que dispõe do seu tempo em ajudar e não ganhar nada em troca. Assim como você e o pessoal do Clube do Hardware e outro fórum por aí.

É um grande prazer em conhecê-lo, mesmo não sabendo quem é.

Bom, voltando ao assunto. Nem eu estou certo e nem você. rsrs.

Troquei o transistor Q704 por um outro da placa e nada. Troquei por outro de uma outra placa e nada. Sem o Q704 tem 5v no source do mosfet e 4,6v no gate e ele não transfere o 5v para o dreno, lembrando que eu levantei o terminal do ci da frente, esse mesmo mosfet foi trocado por outra da placa, troquei-o de lugar.

No Q706 não tem tensão no coletor. Retirei-o da placa e medi a tensão sem o transistor e ficou assim, coletor ficou com 2,38v e na base 3,3v. 

Lembrando que eu troquei o resistor também, e nada.

No conector tem tensão de 12v, 24v, 5v standy by. Power on 2,38v. Led vermelho acende e depois o led azul. O que aconteceria se eu ligar a tv sem esses dois componentes. Pode danificar a placa principal ou pode trazer problemas futuro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

estou analisando sua resposta.

um momento...

adicionado 27 minutos depois

@gabileu

Citação

o Q704 tem 5v no source do mosfet e 4,6v no gate e ele não transfere o 5v para o dreno, lembrando que eu levantei o terminal do ci da frente, esse mesmo mosfet foi trocado por outra da placa, troquei-o de lugar.

 

Lembrando que ele é um mosfet de canal P

 

O mosfet com um nível DC de 4,6V no Gate, não pode conduzir.

Basta fazer uma conta simples:

4,6V -5V= -0,5V

Levando em consideração que o VGS(th) mín. deste mosfet é -1.3V e máx. de -2.4V / o bichinho não vai conduzir mesmo!

Moral da história, ou você coloca uma tensão no Gate menor que 2,6V com uma corrente mínima Source/ Dreno,

ou coloca 0V pra aumentar a condução máxima.

Citação

No Q706 não tem tensão no coletor. Retirei-o da placa e medi a tensão sem o transistor e ficou assim, coletor ficou com 2,38v e na base 3,3v. 

Lembrando que eu troquei o resistor também, e nada.

 

O nível DC da base parece estar certo, visto que essa tensão vem do micro/ de lá, ela já sai com 3,3V.

No coletor tem os 2,38v porque lá no Dreno de Q700 vai ter isso também.

Citação

No conector tem tensão de 12v, 24v, 5v standy by. Power on 2,38v. Led vermelho acende e depois o led azul. O que aconteceria se eu ligar a tv sem esses dois componentes. Pode danificar a placa principal ou pode trazer problemas futuro?

 

E como desligaria a TV pelo CR?

E se houvesse alguma elevação de corrente, tensão, como a proteção atuaria, se o micro não controla mais?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

estou analisando sua resposta.

um momento...

adicionado 27 minutos depois

@gabileu

Lembrando que ele é um mosfet de canal P

 

O mosfet com um nível DC de 4,6V no Gate, não pode conduzir.

Basta fazer uma conta simples:

4,6V -5V= -0,5V

Levando em consideração que o VGS(th) mín. deste mosfet é -1.3V e máx. de -2.4V / o bichinho não vai conduzir mesmo!

Moral da história, ou você coloca uma tensão no Gate menor que 2,6V com uma corrente mínima Source/ Dreno,

ou coloca 0V pra aumentar a condução máxima.

 

O nível DC da base parece estar certo, visto que essa tensão vem do micro/ de lá, ela já sai com 3,3V.

No coletor tem os 2,38v porque lá no Dreno de Q700 vai ter isso também.

 

E como desligaria a TV pelo CR?

E se houvesse alguma elevação de corrente, tensão, como a proteção atuaria, se o micro não controla mais?

 

É agora tem mais alguma informação onde posso procurar o defeito.

Vou revisar de novo, começando do zero e colocar todos os componentes. Mas primeiro vou analisar como fazer o MOSFET conduzir.

Obrigado por toda ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

:thumbsup:

 

Confira os resistores de polarização do transístor Q704.

Todos!

 

qualquer coisa, basta me mencionar.

Boa noite.

 

adicionado 2 minutos depois

corrigindo...

quando o correto é -0,4V

Me desculpem.

Tudo que está ali naquele setor foi conferido, mas vou verificar de novo.

Estou pensando em pegar uma tensão de 1,2v de um regulador e colocar no coletor do transistor Q704 é tiraria o resistor R714, para ver se o MOSFET ia conduzir. Pelo que você falou era para ele conduzir no máximo, mas não está fazendo. Só não sei se o mosfet ia aquecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

o que é C709?

Seria um capacitor SMD?

 

Que tal fazer uma coisa melhor:

  1. Solte R716;
  2. observe o comportamento de 5VSB no Source e no Dreno de Q700 / obrigatoriamente você tem que ter no Dreno uma tensão com nível DC 0V ;

Se isso não acontecer é bem provável que alguma coisa esteja colocando um nível DC baixo no Gate, e quem pode fazer isso é C709 se estiver com fuga.

 

Bom, você fez isso e não apareceu nada do outro lado/ OK. Reconecte R716 e solte R714 e R1819.

Com isso, obrigatoriamente você tem que ter no Dreno uma tensão com nível DC 5V ;

 

Faça as leituras.

Boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...