Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV AOC LC42053 Não Liga e nem acende o led.


Posts recomendados

12 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

o que é C709?

Seria um capacitor SMD?

 

Que tal fazer uma coisa melhor:

  1. Solte R716;
  2. observe o comportamento de 5VSB no Source e no Dreno de Q700 / obrigatoriamente você tem que ter no Dreno uma tensão com nível DC 0V ;

Se isso não acontecer é bem provável que alguma coisa esteja colocando um nível DC baixo no Gate, e quem pode fazer isso é C709 se estiver com fuga.

 

Bom, você fez isso e não apareceu nada do outro lado/ OK. Reconecte R716 e solte R714 e R1819.

Com isso, obrigatoriamente você tem que ter no Dreno uma tensão com nível DC 5V ;

 

Faça as leituras.

Boa sorte.

 

Boa tarde.

Na posição do C709 não tem componente. NC, nada consta. e no R1819 também não tem componente.

Se eu soltar o R716 vai aparecer tensão de 5v no coletor do Q704 e provavelmente vai aparecer 5v no gate. Pois se não tem tensão na base o transistor não vai conduzir, e se ele tiver fuga de coletor e emissor, a tensão deve cair ou zerar.

Vou retirar este resistor pois já testamos novamente o transistor, e depois volto a comentar.

 

 

adicionado 21 minutos depois
1 hora atrás, gabileu disse:

Boa tarde.

Na posição do C709 não tem componente. NC, nada consta. e no R1819 também não tem componente.

Se eu soltar o R716 vai aparecer tensão de 5v no coletor do Q704 e provavelmente vai aparecer 5v no gate. Pois se não tem tensão na base o transistor não vai conduzir, e se ele tiver fuga de coletor e emissor, a tensão deve cair ou zerar.

Vou retirar este resistor pois já testamos novamente o transistor, e depois volto a comentar.

 

 

Acabei de retirar o resistor R716 e a tensão do coletor deu 5v do Q704. O mosfet Q700 apareceu 5v no source e 4,66 no gate e 0v no dreno.

Agora vou fazer outro teste.

adicionado 22 minutos depois
1 hora atrás, gabileu disse:

Boa tarde.

Na posição do C709 não tem componente. NC, nada consta. e no R1819 também não tem componente.

Se eu soltar o R716 vai aparecer tensão de 5v no coletor do Q704 e provavelmente vai aparecer 5v no gate. Pois se não tem tensão na base o transistor não vai conduzir, e se ele tiver fuga de coletor e emissor, a tensão deve cair ou zerar.

Vou retirar este resistor pois já testamos novamente o transistor, e depois volto a comentar.

 

 

Acabei de retirar o resistor R716 e a tensão do coletor deu 5v do Q704. O mosfet Q700 apareceu 5v no source e 4,66 no gate e 0v no dreno.

Agora vou fazer outro teste.

 

Eu vou enlouquecer e vou levar você junto, rsrs.

Retirei o resistor R714, adivinha o que aconteceu? o coletor do Q704 0v, na base 0,66, normal. Agora o que não é normal é a tensão do Q700 no source 2,8v no dreno 2,8v e no gate 0v. Retirei o C700, capacitor cerâmico e nada, retirei o C714 capacitor eletrolítico e nada. Não estou entendendo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Boa tarde.

Você teve progresso? 

Eu estava trabalhando, agora eu vou verificar.

 

Mudando o assunto. Em um aparelho que estava com um capacitor cerâmico em curto, cujo alimentação era 12v, eu coloquei outro retirado de uma placa onde a tensão também era 12v. Já liguei o aparelho e ficou 15 minuto e nada esquentou.

Não tem esquema elétrico pois é uma skygato.

Vou deixar por mais 2 horas. Será que vai acarretar problemas futuros. 

Hoje ainda vou entregar para o cliente.

Me desculpe por escrever aqui, pois se eu criasse um tópico não daria tempo de me responder.

Desde já muito obrigado.

adicionado 26 minutos depois
24 minutos atrás, gabileu disse:

Eu estava trabalhando, agora eu vou verificar.

 

Mudando o assunto. Em um aparelho que estava com um capacitor cerâmico em curto, cujo alimentação era 12v, eu coloquei outro retirado de uma placa onde a tensão também era 12v. Já liguei o aparelho e ficou 15 minuto e nada esquentou.

Não tem esquema elétrico pois é uma skygato.

Vou deixar por mais 2 horas. Será que vai acarretar problemas futuros. 

Hoje ainda vou entregar para o cliente.

Me desculpe por escrever aqui, pois se eu criasse um tópico não daria tempo de me responder.

Desde já muito obrigado.

Boa noite.

Eu não fiz exatamente o que você me pediu. Mas eu levantei o terminal do U700 regulador de tensão o mais próximo dele, e continuou com 2,8v. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao capacitor, se for um cerâmico do mesmo valor e tamanho, não terás problema.

 

Não é regra que pode fazer isso sempre, mas nesse caso pode devolver o aparelho que não vai dar retorno.

adicionado 2 minutos depois

@gabileu

Preciso colher essas leituras no Dreno de Q700 e ver se o nível DC no Source se restabelece em 5V.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Classificados Mineiro disse:

Quanto ao capacitor, se for um cerâmico do mesmo valor e tamanho, não terás problema.

 

Não é regra que pode fazer isso sempre, mas nesse caso pode devolver o aparelho que não vai dar retorno.

adicionado 2 minutos depois

@gabileu

Preciso colher essas leituras no Dreno de Q700 e ver se o nível DC no Source se restabelece em 5V.

 

Tem 5v no source, 5v no gate. 0v no dreno.

Só pra lembrar, o R714 está retirado.

O único componente que restou entre ele foi o capacitor cerâmico C708 e o próprio mosfet.

O resistor R715 tem tensão do lado do mosfet 5v, e do outro lado não tem. o Q704, no coletor recebe apenas um pulso de 5v e logo vai para 0v.

Vou retirar o mosfet e testar fora, e testar o capacitor C708.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

Tem 5v no source, 5v no gate. 0v no dreno.

Bom dia.

Quem ou o que pode estar levando 5V para o Gate de Q700 com o R714 fora?

Levando em consideração que NÃO existe nada na posição R1819 e C709.

 

Quando Q704 está com 5V na base, o mesmo entra em condução e DEVERIA levar o nível DC de Gate pra 0V.

Aí temos uma situação em que o próprio Q704 pode estar levando esse nível DC pra lá (uma fuga base/coletor), ou tem outra coisa fazendo isso.

 

Essa outra coisa, pode ser até a cola de R714, se este resistor for SMD. Se tiver cola na posição dele na PCI , é importante que raspe e limpe os resíduos  dela com álcool isopropílico.

Citação

Só pra lembrar, o R714 está retirado.

Às vezes, as colas industriais que os fabricantes usam pra fixar alguns componentes resistores, tornam-se condutivas/ por isso recomendo que faça isso.

 

Citação

O resistor R715 tem tensão do lado do mosfet 5v, e do outro lado não tem.

Poderia me dizer os componentes aí estão seguindo as mesmas disposições do esquema?

Digo, se tem alguma alteração ou acréscimo de algum outro componente que não está no esquema..

 

Isso tem que ter uma explicação. Como pode haver tensão do lado do Mosfet 5v? Só se tiver outra coisa levando esse nível DC de 5V pro Gate dele/ talvez uma colega que está permitindo uma fuga no capacitor C708 ou ele próprio..

 

Então, não basta tirar um resistor SMD, tem que ficar de olho também nessas colas.  ;)

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

Bom dia.

Quem ou o que pode estar levando 5V para o Gate de Q700 com o R714 fora?

Levando em consideração que NÃO existe nada na posição R1819 e C709.

 

Quando Q704 está com 5V na base, o mesmo entra em condução e DEVERIA levar o nível DC de Gate pra 0V.

Aí temos uma situação em que o próprio Q704 pode estar levando esse nível DC pra lá (uma fuga base/coletor), ou tem outra coisa fazendo isso.

 

Essa outra coisa, pode ser até a cola de R714, se este resistor for SMD. Se tiver cola na posição dele na PCI , é importante que raspe e limpe os resíduos  dela com álcool isopropílico.

Às vezes, as colas industriais que os fabricantes usam pra fixar alguns componentes resistores, tornam-se condutivas/ por isso recomendo que faça isso.

 

Poderia me dizer os componentes aí estão seguindo as mesmas disposições do esquema?

Digo, se tem alguma alteração ou acréscimo de algum outro componente que não está no esquema..

 

Isso tem que ter uma explicação. Como pode haver tensão do lado do Mosfet 5v? Só se tiver outra coisa levando esse nível DC de 5V pro Gate dele/ talvez uma colega que está permitindo uma fuga no capacitor C708 ou ele próprio..

 

Então, não basta tirar um resistor SMD, tem que ficar de olho também nessas colas.  ;)

 

 

 

Boa noite Mineiro.

Encontrei o problema e a tv funcionou.

Era um capacitor C950 na linha de 5v na placa da fonte de alimentação. Agora vou trocar os cap. C951, C921 e C922.

Gostaria de uma explicação para isso?

No meu entender, ao conectar o conector da placa principal, esta mesma precisa de mais corrente pra manter funcionando, neste caso, o consumo de corrente fazia com que a tensão do capacitor C950, cair.

Eu fiz o teste, pra saber qual placa estava o defeito. A lâmpada acendeu bem fraquinho, normal no 5v, porque que não acusou o defeito no teste, ou o que aconteceu com esta tv é caso raro? Ou porque o desvio de tensão pegando os 5v do conector e colocando no pino do power on, o consumo de corrente é muito pequeno e por isso que a fonte funcionou?

Aguardo sua explicação do que você entendeu, o porque que aconteceu isto?

Mineiro é de coração que eu o agradeço muito. Muitíssimo obrigado. 

Sua ajuda foi fundamental pra que eu desse vida a esta tv.

Essas são as fotos do teste.

IMG_20170215_215828146_HDR[1].jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

Parabéns!!!

E mais importante do que o conserto em si, foi de verdade o que aprendemos.

Isso fica pra toda a vida.

 

Lá no Post #4 eu te pedi...

Citação

Verifique a fonte A 5V/ em especial dê bastante atenção aos capacitores dessa fonte e da fonte PFC.

mas tudo bem.

De verdade, valeu muito  ;)

 

Citação

Era um capacitor C950 na linha de 5v na placa da fonte de alimentação.

C950 tinha fuga?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Parabéns!!!

E mais importante do que o conserto em si, foi de verdade o que aprendemos.

Isso fica pra toda a vida.

 

Lá no Post #4 eu te pedi...

mas tudo bem.

De verdade, valeu muito  ;)

 

C950 tinha fuga?

Sem desmerecer qualquer pedido seu, todos eles foram bem analisados. Agora, como você viu na foto, foi feito o teste e descartado qualquer possibilidade do defeito estar na placa da fonte. Foi assim que aprendi.

Por isso que falam teste nunca é 100%.

Eu lembro do post #4.

Sobre aquilo que escrevi do defeito, tem lógica?

Mais uma vez muitíssimo obrigada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabileu

Bom dia.

as causas do "erro" apresentado nas leituras, enquanto se fazia testes, TALVEZ tivesse relação com um efeito que aparece antes e depois de L950.

 

uma amostra do nível DC dessa fonte saía do lado esquerdo desse indutor, e seguia para IC952 através de R957 e R958/

R957 e R958 formam um divisor de tensão que entregam um nível DC desejado de 2,5V no entrada de referencia do IC952.

 

Por causa desse capacitor, a fonte NÃO tinha os 5V pra entregar nesse divisor, e consequentemente, não tinha os 2,5V de referência que o regulador precisava pra fazer conduzir o fotoacoplador IC950.

 

Sem condução/ ou condução baixa desse lado de IC950, o transístor interno conduz pouco ou nada e não vai drenar nenhuma de corrente na porta de IC902/ corrente essa que é absolutamente necessária pra fazer o start IC902.

 

Voltando pra saída,...

quando você soltava o mosfet  o que aparecia era apenas a tensão armazenada em C954, e provavelmente era o nosso engano. As outras tensões de 5V apareciam também, como não tinham consumo, mostrava esse comportamento (tipo latch).

 

Bom, isso eu escrevi ontem, mas não apareceu/ talvez não tenha salvo, mas escrevi novamente.

O que acontece é muito mais complicado que isso, NÃO dá pra escrever tudo, e depois, nem faz tanto sentido assim porque o problema foi resolvido.

 

Assim eu o quis fazer a pedido do colega.

Com o passar dos tempos, novos tópico e tal, teremos novas oportunidades.

 

Tá aí colega.

 

Fica com Deus,

Abraços, até a próxima e bom carnaval.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Classificados Mineiro disse:

@gabileu

Bom dia.

as causas do "erro" apresentado nas leituras, enquanto se fazia testes, TALVEZ tivesse relação com um efeito que aparece antes e depois de L950.

 

uma amostra do nível DC dessa fonte saía do lado esquerdo desse indutor, e seguia para IC952 através de R957 e R958/

R957 e R958 formam um divisor de tensão que entregam um nível DC desejado de 2,5V no entrada de referencia do IC952.

 

Por causa desse capacitor, a fonte NÃO tinha os 5V pra entregar nesse divisor, e consequentemente, não tinha os 2,5V de referência que o regulador precisava pra fazer conduzir o fotoacoplador IC950.

 

Sem condução/ ou condução baixa desse lado de IC950, o transístor interno conduz pouco ou nada e não vai drenar nenhuma de corrente na porta de IC902/ corrente essa que é absolutamente necessária pra fazer o start IC902.

 

Voltando pra saída,...

quando você soltava o mosfet  o que aparecia era apenas a tensão armazenada em C954, e provavelmente era o nosso engano. As outras tensões de 5V apareciam também, como não tinham consumo, mostrava esse comportamento (tipo latch).

 

Bom, isso eu escrevi ontem, mas não apareceu/ talvez não tenha salvo, mas escrevi novamente.

O que acontece é muito mais complicado que isso, NÃO dá pra escrever tudo, e depois, nem faz tanto sentido assim porque o problema foi resolvido.

 

Assim eu o quis fazer a pedido do colega.

Com o passar dos tempos, novos tópico e tal, teremos novas oportunidades.

 

Tá aí colega.

 

Fica com Deus,

Abraços, até a próxima e bom carnaval.

 

Obrigado pelos ensinamentos. Fica com Deus e divirta no carnaval.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...