Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gestão em TI, SI ou Administração ?


Posts recomendados

Bom chegamos uma hora da vida que temos que decidir o que queremos seguir, vou sem breve e ao ponto, sai do colégio ano passado, trabalho em mercado dês dos meus 14, e convive muito com vendas, compras, pois isso sou eu que faço. Bom sempre tive muito interesse na parte de t i, sempre me vi atuando como um diretor, uma pessoa no auge de uma empresa.

Em fim, existem 3 oportunidades que posso seguir, pelo Fies fui aceito  na ITE em Sistemas de informação, bom o curso sai 535 reais, bom hoje não teria como pagar isso pois sustento minha família por não ter um pai presente, em fim, pelo fies poderia estar arcando com o custo de transporte pois é em outa cidade e esse custo eu poderia estar arcando.

Até ai tudo bem, até que apareceu uma faculdade com um curso bem bacana com um preço muito bom á FGP, no curso de Administração, o vereador deu uma bolsa de 40% para quem passa na prova e assim sairia 349 reais á mensalidade, bem tentador, eu irei me aperta muito pois teria o transporte para bancar, más sei que todo esforço vale á pena.

Más no meio do ano tem á Fatec, com o curso em Gestão da Tecnologia da Informação, o curso é gratuito para aqueles que passarem na prova, em fim meu maior medo é investir em alguma coisa que não tenha mercado, vi muita gente falar que Adm está saturado más vejo muitas vagas para esse tamo com salario legais de 2.000 reais á 3.000. Em fim alguém sabe o que é melhor fazer ? Investir no Fies, ou na FGP ou tentar a Fatec ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari

Boa noite amigo. difícil em dizer sobre uma escolha que é sua, mas vamos lá. Curso Ciência da computação e fiquei 3 anos fazendo outras coisas após o colegial até decidir. Você esta com três opções, que trazem 3 caminhos diferentes, mesmo sendo parecidas. Acredito que você deve ver primeiro o que você gosta de fazer e nisso qual trabalho mais enquadra nisso. Se você for muito bom no que você faz, e gostando deste, já ajuda nisso, você terá mais potencialidade para conseguir uma vida legal. O dinheiro e remuneração são consequências disso.

 

Assim, essas medições de mercado são boas, mas não para decidir sobre o que poderá fazer para TODA a vida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MMoroni Más assim, você não acha melhor eu estudar esse ano pra tentar o Enem de novo ? Porque terminei o terceiro ano passado, e agora digamos que estou de boa, é que muita gente diz pra mim ir de cara e pagar uma faculdade já que não passei no pro uni, bem ... Más eu consegui o Fies em Sistema de informação, sendo que irei ter que pagar so depois de formado, más tambem tem FGP com desconto de 270 na mensalidade em ADM e assim ficando 349 para pagar mensalmente os 4 anos assim dano um bom desconto, más tambem tem a Fatec com curso de Tecnologo em gestão de TI e é totalmente gratuito. Bom não sei o que é melhor :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Dois desses são exatas (Sistema de informação e Tecnólogo em gestão de TI) e um de humanas (ADM). Na área de computação sempre falta gente, pois o mercado pega TODOS os setores. Sistemas é parecido com o meu curso, mas difere que segue mais no ramo de desenvolvimento, banco de dados e sites, por exemplo. No meu, vejo teoria da computação, sistemas operacionais, por exemplo.

A tendencia é a computação interligar cada vez mais as áreas, e se desenvolver cada vez mais, então, por mais que se formem mais gente, sempre se necessitara de pessoas qualificadas nesta área. Veja IoT ou computação cognitiva por exemplo. Então, certamente, se você for um bom profissional, não lhe faltara emprego. E conseguira pagar seu FIES.

Falta ver a qualidade do curso, reconhecimento do MEC, mas por ser aprovado o FIES, deve ser boa. E mais uma, não se sinta ruim por não ser uma USP, pois o diferencial sera nos conhecimentos que você tiver, e não onde fez. Eu faço na UNIP, por exemplo.

 

Mais uma, independente dos 3 cursos que você falou, se não sabe Inglês, vá aprender, que ai já lhe aumenta exponencialmente o leque de oportunidades. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MMoroni É que assim, se eu for fazer Adm, vou ter que estar pagando e por mais que esteja com 40% de desconto vou ficar muito apertado, á Fatec oferece o curso gratuido más é tecnologo em gestão de TI são 2 anos e meio, más acho que bacharelado em Sistemas de informação é melhor, estou certo ? 

Meu unico medo é entrar em uma divida, e não conseguir pagar, sem bem que pode parcelar até em 192 vezes kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Você não esta certo sobre a área que você quer seguir ? Me da uma ideia do que te motiva para eles. Aparenta que você esta super indeciso.

 

No caso de esperar ou ir agora, não posso opinar sobre isso, já que é uma escolha apenas sua. Só posso te dizer, que não precisa ir afobado atras de qualquer curso com o medo de perder anos... Melhor às vezes passar 2 anos fazendo outras coisas, do que fazer um curso pago 2 anos e ver que não é isto a tua área.

Isso serve a qualquer um que leia este texto.

Sou um exemplo, já que fiquei 2-3 anos fazendo outras coisas após o colegial, para me encontrar hoje em Ciência da Computação.

No final de tudo, ninguém dará a mínima se passou de primeiro ou fez USP. Visualizarão seus conhecimentos, idiomas que sabe e suas capacidades pessoais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MMoroni  É realmente estou super indeciso, gosto muito de t i, é uma coisa que me interesso bastante, só que andei pesquisando e vi muita gente reclamando sobre essa área que não vale á pena todo esforço para que no final das contas não ganhar nada, sei que isso depende muito de esforço, se você é o cara da área, tem que fazer por merecer, meu medo é fazer algum curso de ti, e acabar ficando desempregado, todos nós temos metas, e vou ser sincero pra você, o que me motiva e´ ser bem financeiramente se á área que eu escolher vai ser bem promissória, e acredito que t i a cada ano vai ser mais promissória ainda, estou certo ?

Porque fazer Fies e como entrar numa grande divida sem saber se vai conseguir pagar, muita gente diz que vale á pena. e muita gente diz que não, vi esses dias atrás em uma matéria da globo que um cara está desempregado e não está conseguindo pagar, amigos meus dizem que é melhor fazer á Fatec que lá o curso é de graça e é um ótimo curso para começar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MMoroni Pela Ite que lá é o Fies, disseram que é umas das melhores faculdades de Bauru- SP, conversei até com uma pessoa do suporte da Ite e ela também disse que não saberia o que era melhor, más que ela tinha feito o Fies e que isso tinha ajudado muito, ás vezes eu penso que é melhor fazer alguns cursos profissionalizantes na rea de ti como programação, banco de dados, e ir estudando esse ano pra tentar o Enem novamente já que esse ano tenho tempo, más tem hora que eu penso que não seria melhor ir de cara em um bacharelado pra não perder tempo, ou se um tecnólogo em gestão de t i não abria mais portas, complicado más obrigado mesmo de coração por estar respondendo e me ajudando!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Campari Eu por exemplo, não tinha muito (em tese quase nada) de noção em programação, mas sabia que amava as coisas que são feitas com a computação. Amigo, nesta área, o leque se abre até onde você consegue enxergar. Se enxergar longe, irá até onde ver.

Sempre gostei de aprender. Lia e assistia de tudo. Aquelas olimpíadas de conhecimento participava de quase todas. Resultado ? No colegial gostava de tudo... e não sabia me decidir. Essa indecisão, junto com um pouco de procrastinação (nunca fui aluno nota 10) me deixou confuso.

Prestei Ciências Biológicas, Ciências Sociais, nas públicas e não passei. Fiquei ruim, então pensei, com o apoio da minha família, em ficar um tempo trabalhando e experimentando outras experiencias. Prestei um ano depois Designer Digital, passei e fiz 3 meses... Vi que não era isso. Passou mais 1 ano para perceber que era programação em si que seria meu forte.

Então fui direto no bacharel em Ciência da Computação, que me pareceu claro em fazer. Tinha um amigo já o fazendo, então isso também me ajudou. Senti claro uma dificuldade grande, mas agora conseguido chegar no terceiro ano, estou bem melhor em programação, já estou vendo os computadores de outra forma.

 

A você e a todos os outros que lerem (já que aqui é publico), curso superior é um curso. Mestrado, Doutorado, nada mais é que primeira e segunda especialização, em tese. No meu caso, eu posso fazer mestrado em coisa ligada a Engenharia elétrica. Não há muros. Ter mestrado, não significa que alguém quer dar aula, muitos fazem com o intuito de ganhar mais, por causa do "Titulo", já outros o fazem com o intuito de criar algo ou para se tornar pesquisador, depende de você.

Único problema de tecnólogo é que por ser menos tempo e mais direto, o leque é menor. E se não me engano, não se consegue fazer Mestrado. Mas se consegue bons empregos também. Há quem diga, que por causa da cultura de curso superior no Brasil, falte tecnólogos. Vale pesquisa, não tenho certeza.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você passou em Ciência da Computação ? 

Porque as vezes eu penso que é melhor fazer alguns cursos profissionalizantes de curto prazo, como programador intermediário que a microlins aqui na minha cidade oferece por um preço legal, tem até auxiliar administrativo com duração de 8 meses, porque querendo ou não pagar uma faculdade pra mim não dá, ainda mais que tenho que arca com transporte pois em minha cidade faculdade não tem.

 E entre o Fies que oferece Bacharel em Sistemas de informação e Fatec de tecnólogo em Gestão de Ti fico super em duvida, de entrar em uma divida, ou não entrar e futuramente me aprofundar em uma graduação na área que eu preferir

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...