Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona um WaterCooler?


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

A pergunta parece ser bem estupida mas eu sempre tive a curiosidade de saber como um WaterCooler funciona.

Sempre vi alguns PCs com reservatórios, porém, existe uns que não possuem. O liquido já vem dentro, ou é necessario por?

Ex: H100i

A melhora na temperatura é muito grande?

 

Valeu.

 

OBS: Sou um pouco novo nesse negócio de sistemas de refrigeração.

h100i_hero_fan.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuquito olá, seja bem vindo ao Fórum.

Então à respeito dos water coolers existem os selados como este citado(h100i) que noã precisam de troca de seu líquido. E há os customa que podem trocar à vontade(por questão de cor etc)

Ele basicamente funciona assim.

Uma das mangueiras injeta o liquido na base acima do processador (a bomba faz isso)

E na outra, volta o ar quente que é refrigerado mais uma vez que retorna ao seu lugar de inicio que então volta à ser bombeado para a base do processador.

@Contiusa correto?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Começando pelo inicio um PC com water cooler (com tubo) é   chamado de loop customizado... funciona em 3 etapas liquido (agua desmineralizada) do reservatorio ele é bombeado para o bloco do  CPU  que pega o calor no liquido que é levada até o radiador (igual carro mesmo) no radiador a  agua é resfriada e volta pro reservatorio. 

 

O H110i é um Loop Fechado ele vem já pronto pra montagem, sem prescisar cortar tubos, instalar reservatório comprar agua desmineralizada, bomba, bloco e radiador... ele geralmente é melhor que muitos coolers convencionais de ar, por isso é muito usado pra PCs com overclock alto.

 

 

A desvantagem do Water Cooler  Fechado pro customizado é justamente essa, a customização "meu Gabinete posso por um radiador com 4 Fans" de cabeça não conheço nenhum loop fechado que ofereça isso, porém tem alguns customizados com essa característica, alem de poder usar tubos..convencioinal flexivel, acrilico, vidro, cobre. no caso de vidro acrilico e mangueira pode por liquido colorido pra ficar mais bunito.

adicionado 3 minutos depois

custom_loop_order.jpg

0fc436e76069c66a7d7a68c171fdc906.jpg

Na direita 1 reservatorio para CPU e outro para as GPU que sobem até o radiador no teto do gabinete a CPU (falei que tinha radiador d 4 fans) e embaixo escondido  o radiador das GPU usando tubos de acrílico com pigmento amarelo

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Yuquito olá, seja bem vindo ao Fórum.

Então à respeito dos water coolers existem os selados como este citado(h100i) que noã precisam de troca de seu líquido. E há os customa que podem trocar à vontade(por questão de cor etc)

Ele basicamente funciona assim.

Uma das mangueiras injeta o liquido na base acima do processador (a bomba faz isso)

E na outra, volta o ar quente que é refrigerado mais uma vez que retorna ao seu lugar de inicio que então volta à ser bombeado para a base do processador.

@Contiusa correto?

 

3 minutos atrás, Paulo_silver disse:

Começando pelo inicio um PC com water cooler (com tubo) é   chamado de loop customizado... funciona em 3 etapas liquido (agua desmineralizada) do reservatorio ele é bombeado para o bloco do  CPU  que pega o calor no liquido que é levada até o radiador (igual carro mesmo) no radiador a  agua é resfriada e volta pro reservatorio. 

 

O H110i é um Loop Fechado ele vem já pronto pra montagem, sem prescisar cortar tubos, instalar reservatório comprar agua desmineralizada, bomba, bloco e radiador... ele geralmente é melhor que muitos coolers convencionais de ar, por isso é muito usado pra PCs com overclock alto.

 

 

A desvantagem do Water Cooler  Fechado pro customizado é justamente essa, a customização "meu Gabinete posso por um radiador com 4 Fans" de cabeça não conheço nenhum loop fechado que ofereça isso, porém tem alguns customizados com essa característica, alem de poder usar tubos..convencioinal flexivel, acrilico, vidro, cobre. no caso de vidro acrilico e mangueira pode por liquido colorido pra ficar mais bunito.

Nossa... eu pedi uma explicação e recebi uma aula kkkk

Muito obrigado mesmo pela ajuda consegui entender perfeitamente.

Eu acabei tendo uma dúvida aqui, @Paulo_silver disse que um watercooler é bom para quem faz overclock alto, mas vale a pena ter em meu computador? (Não faço overclock por medo) A diferença vai ser muito grande? (uso cooler padrão do meu i5 4440 que fica cerca de 44cº)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Yuquito disse:

 

Nossa... eu pedi uma explicação e recebi uma aula kkkk

Muito obrigado mesmo pela ajuda consegui entender perfeitamente.

Eu acabei tendo uma dúvida aqui, @Paulo_silver disse que um watercooler é bom para quem faz overclock alto, mas vale a pena ter em meu computador? (Não faço overclock por medo) A diferença vai ser muito grande? (uso cooler padrão do meu i5 4440 que fica cerca de 44cº)

 

Sim a diferença é alta, mas não vale muito a pena no seu caso. você já possui uma CPU Boa se quiser um Overclock pode por um air cooler de qualidade que já é o suficiente pra tirar mais desempenho

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Paulo_silver disse:

 

Sim a diferença é alta, mas não vale muito a pena no seu caso. você já possui uma CPU Boa se quiser um Overclock pode por um air cooler de qualidade que já é o suficiente pra tirar mais desempenho

Muito obrigado mesmo, você tirou uma grande dúvida que eu tinha.

Abraço e valeu mesmo

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Foxwalt disse:

Certo, mas isso em idle ou perto de estar parado. Você tem que ver com o processador em carga.

Idle, quando ele está parado mesmo (nada aberto em segundo plano, ele chega a 41-42)

 

Com "estresse" (The Witcher 3 no alto-ultra) cheguei a 59 graus depois de uma jogatina de 6 horas seguidas.

Mas quando jogo por 2 horas seguidas ele chega a 54-55.

(no calor)

 

Eu particulamente não acho uma temperatura alta, estou bem tranquilo até, se levar em consideração meu cooler ser stock e até 72c no i5 4440 está ok)

 

Tenho outra pergunta que esqueci de fazer, eu tenho mais 2 entradas de fan 120mm, mas eu irei comprar só um a mais (não quero muito barulho).

Eu deveria por o fan para sair o ar quente ou entrar o ar frio?

E como eu defino se entra ou sai o ar?

 

Valeu ai galera.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito Essas temperaturas estão muito boas para cooler box. Está bem tranquilo mesmo, não precisa preocupar.

 

Poderia explicar detalhadamente quantos fans você já tem, em que posições estão instalados e se estão jogando ar para dentro ou para fora? Qual o gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Essas temperaturas estão muito boas para cooler box. Está bem tranquilo mesmo, não precisa preocupar.

 

Poderia explicar detalhadamente quantos fans você já tem, em que posições estão instalados e se estão jogando ar para dentro ou para fora? Qual o gabinete?

Peço perdão de ter esquecido de dar as informações.

Eu tenho um Xigmatek Mach III com 2 fans de 120mm, um na frente (perto da minha HD) e um atrás no lugar padrão de fans do processador.

 

OBS: na foto aparece um no meio, mas eu consigo mover esse fan para cima ou para baixo dando espaço pro segundo.

E em cima tem uma entrada também (nas "guelras")

 

Na frente joga o ar frio para dentro

Atrás joga o ar quente para fora

 

CA106XG_137501_800x800.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito Desculpe a demora, meu amigo. Às vezes participo de muitas coisas, vejo as notificações e deixo para responder depois do trabalho de moderação, só que acabo esquecendo. :(

 

Creio que possa ser mais interessante colocar o novo fan na parte superior (e jogando ar para fora).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Desculpe a demora, meu amigo. Às vezes participo de muitas coisas, vejo as notificações e deixo para responder depois do trabalho de moderação, só que acabo esquecendo. :(

 

Creio que possa ser mais interessante colocar o novo fan na parte superior (e jogando ar para fora).

 

Pode parecer simples mas eu não tenho noção de como escolho o lado que o ar vai ser jogado.

Como eu consigo distinguir cada lado?

 

Valeu pela resposta, e desculpa o incomodo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito Os fans possuem uma indicação de seta na lateral. Ela mostra o sentido da rotação e de saída do ar. Verifique nos seus fans. É padrão. O lado que tem o "suporte" é o que sopra, assim:

 

24035_5.jpg

 

Você não está incomodando. Não pense assim. Estamos aqui para ajudar. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Os fans possuem uma indicação de seta na lateral. Ela mostra o sentido da rotação e de saída do ar. Verifique nos seus fans. É padrão. O lado que tem o "suporte" é o que sopra, assim:

 

24035_5.jpg

 

Você não está incomodando. Não pense assim. Estamos aqui para ajudar. ;)

:D

Obrigado pela ajuda mais uma vez.

 

Alguma indicação de Fan de 120mm com pouco ruido e bom?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito Fico contente em ajudar. :)

 

Sobre indicação de fans, prefiro não dar "pitacos" por não conhecer bem do mercado. Isso podemos ver com o @Contiusa.

 

Uma coisa é certa: se você quer ter pouco ruído, certifique-se de que os fans sejam PWM e que sua placa-mãe tenha conexões suficientes para fazer controle de rotação.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Fico contente em ajudar. :)

 

Sobre indicação de fans, prefiro não dar "pitacos" por não conhecer bem do mercado. Isso podemos ver com o @Contiusa.

 

Uma coisa é certa: se você quer ter pouco ruído, certifique-se de que os fans sejam PWM e que sua placa-mãe tenha conexões suficientes para fazer controle de rotação.

Muito obrigado @Foxwalt por me ajudar.

Não sou fanático pelo silencio, só não queria uma turbina de avião ligada no meio da madrugada hahaha

A respeito da placa-mãe, eu não sou o expert da minha, mas ela aceitaria até mais dois fans, então eu acho que ela tem.

 

OBS: O dois fans auxiliares que já são pré-instalados possuem RPM que variam quando estou no jogo e quando estou fora do jogo.

 

1080 RPM em idle

1350 RPM em medium-full load

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Yuquito é, tudo depende se você tem como usar fans PWM ou não. Caso não tenha conexões PWM suficientes ou não queira gastar 45-60 reais em um fan PWM, pode comprar um fan de 1200rpm de 3 pinos que eles são silenciosos. Os da Cougar são bons. Tem Deepcool, Akasa. Procure os que tem fluxo de ar entre 55-75CFM. Eu tenho dois da Cougar de 1100rpm eu acho e eles são bem silenciosos.

 

Se for usar PWM, uma boa opção é o Akasa Piranha. Está relativamente barato e é muito forte, mas teria que deixar ele no controle PWM, senão vai fazer barulho.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Qual é a sua placa-mãe? É a MSI H97M-G43?

Sim é essa mesmo.

 

5 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito é, tudo depende se você tem como usar fans PWM ou não. Caso não tenha conexões PWM suficientes ou não queira gastar 45-60 reais em um fan PWM, pode comprar um fan de 1200rpm de 3 pinos que eles são silenciosos. Os da Cougar são bons. Tem Deepcool, Akasa. Procure os que tem fluxo de ar entre 55-75CFM. Eu tenho dois da Cougar de 1100rpm eu acho e eles são bem silenciosos.

 

Se for usar PWM, uma boa opção é o Akasa Piranha. Está relativamente barato e é muito forte, mas teria que deixar ele no controle PWM, senão vai fazer barulho.

Obrigado pela ajuda @Contiusa, muito provavelmente vou ficar com uma da Cougar de 1200RPM.

 

Agora tenho uma perguntinha; existe algum desses da Cougar ou de outra, que seja silencioso igual mas que seja fan azul?

Não é necessário ter led azul (se tiver não tem problema), é só para manter a "aparência" padrão (é meio frescura isso, mas eu tenho um pouco de TOC)

 

Se não tiver azul ou for muito mais caro, pode ser preto mesmo.

 

Valeu aos dois :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito sim, tem o Cougar CF-D12HB-B. Veja se encontra mais barato, mas as lojas estão sem estoque nenhum. Você só encontra o basicão. Não sei por que, já que o dólar estabilizou faz uns dois meses.

 

Corsair 120mm Air Series AF120 Quiet Edition CO-9050015-BLED Azul

Esse daqui é tão bom quanto ou é melhor? Na questão de RPM e nos dBa?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito confira as espeficicações dos dois. Fluxo de ar, pressão estática. Leve o que for melhor. Mas os da Corsair costumam ser caros.

 

O Corsair tem 1500RPM porém... ele faz 25dBa e tem 52CFM

Já o que você me disse além de ser mais barato faz 16dBa e tem 64CFM

 

Acho que vou ficar com o que você me indicou, só preciso saber se o fio é um pouco longo para ligar da parte de cima do gabinete até a parte de baixo da mother-board?

 

Mas muito obrigado pela indicação, muito provavelmente eu compre esse mesmo, vou comprar ou pelo mercado livre ou esperar estar disponível nas lojas de informática.

 

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuquito é, cara, 1500rpm vai fazer barulho, especialmete na grelha do gabinete. Nada absurdo, mas o Cougar vai ser mais silencioso e tem melhor pressão estática. O Corsair tem melhor fluxo. Acaba igualando as coisas, mas eu levaria o Cougar de 1200rpm. Vai ser mais silencioso e eu acho mais bonito também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...