Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona um WaterCooler?


Ir à solução Resolvido por Contiusa,

Posts recomendados

11 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito é, cara, 1500rpm vai fazer barulho, especialmete na grelha do gabinete. Nada absurdo, mas o Cougar vai ser mais silencioso e tem melhor pressão estática. O Corsair tem melhor fluxo. Acaba igualando as coisas, mas eu levaria o Cougar de 1200rpm. Vai ser mais silencioso e eu acho mais bonito também.

http://www.kabum.com.br/produto/47535/cooler-fan-coolermaster-sickleflow-12cm-r4-sxdp-20fb-r1-com-led-azul

 

Não sei se vou conseguir um da Cougar, aparentemente não tem esse disponivel em nenhum lugar, e no site que você me mandou o meu cep conta como inválido.

 

Mas esse que eu achei parece ser muito bom, e disseram que é silencioso (fala que faz 19dBa) chegando até 2000RPM.

Estou pensando em comprar esse mesmo da Cooler Master, o que acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Contiusa disse:

@Yuquito mas esse aí de 2000rpm vai ser uma verdadeira turbina de avião.

 

Coolers silenciosos de 3 pinos só abaixo de 1200rpm.

Poderia me mostrar outro que tenha na Kabum, eu realmente sou muito leigo com fans, por isso estou te atormentando tanto.

Foi mal e obrigado mais uma vez :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Yuquito depois eu dou uma olhada, porque estou meio pegado aqui. Procure por fans por volta de 1200rpm e fluxo de ar de 55-75. Não adianta escolher fan de 2000rpm, 1600rpm porque eles vão fazer barulho com 3 pinos. 

 

Não tem muito erro. Mas, como eu falei, não tem quase nada nos sites de venda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
11 horas atrás, Yuquito disse:

Não é necessário ter led azul (se tiver não tem problema), é só para manter a "aparência" padrão (é meio frescura isso, mas eu tenho um pouco de TOC)

Haha. Não é só você. Olhe isto.

 

Sua placa-mãe tem dois conectores de 4 pinos com controle de rotação para fans de gabinete. Os dois que estão instalados estão ocupando essas entradas?

adicionado 2 minutos depois
10 horas atrás, Yuquito disse:

Estou pensando em comprar esse mesmo da Cooler Master, o que acha?

Eu tinha um Sickleflow desses instalado aqui, mas com a placa-mãe fazendo controle de rotação por tensão. Resfria bem, mas rodando no máximo parece um Boeing 787 decolando.

adicionado 7 minutos depois

O PCYes! Fury Z5 tem controle PWM e pode ir até 2200 rpm, mas vem com dois adaptadores que permitem reduzir a velocidade para 1800 ou 1400 rpm. Não sei se ele faz essa redução ao ligar diretamente na fonte ou mesmo se nessa rotação faria barulho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Foxwalt disse:

Haha. Não é só você. Olhe isto.

 

Sua placa-mãe tem dois conectores de 4 pinos com controle de rotação para fans de gabinete. Os dois que estão instalados estão ocupando essas entradas?

adicionado 2 minutos depois

Eu tinha um Sickleflow desses instalado aqui, mas com a placa-mãe fazendo controle de rotação por tensão. Resfria bem, mas rodando no máximo parece um Boeing 787 decolando.

adicionado 7 minutos depois

O PCYes! Fury Z5 tem controle PWM e pode ir até 2200 rpm, mas vem com dois adaptadores que permitem reduzir a velocidade para 1800 ou 1400 rpm. Não sei se ele faz essa redução ao ligar diretamente na fonte ou mesmo se nessa rotação faria barulho.

Eu acho que um está sendo usado na CPUFANIN, o AUXFANIN0 está com 3 pinos (não vi ele variar a temperatura até agora, sempre +-700RPM) então presumo que eu tenho uma entrada ainda sim.

 

Estou pensando em comprar o Sickleflow e colocar no controle de rotação. O que você acha? Você usa algum outro?

 

49 minutos atrás, dcm50 disse:

confesso que não entendi uma coisa..

tem que trocar a água em algum momento?

Se eu não me engano, não.

Eu acho que não precisa ficar trocando a água, pelo menos não a dos WaterCoolers selados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, dcm50 disse:

@Yuquito então, meu modelo é o h60 da corsair, acredito que seja selado.

Muito provavelmente.

 

http://www.overclock.net/t/1046688/new-to-water-cooling-corsair-h60

 

Esse fórum americano disse que o H60 é um sistema fechado de loop, então não precisa trocar o fluido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, dcm50 disse:

confesso que não entendi uma coisa..

tem que trocar a água em algum momento?

Em water cooler selado, nunca. Não tem e nem deve.

 

1 hora atrás, Yuquito disse:

Eu acho que um está sendo usado na CPUFANIN, o AUXFANIN0 está com 3 pinos (não vi ele variar a temperatura até agora, sempre +-700RPM) então presumo que eu tenho uma entrada ainda sim.

Peraí, você tem quantos fans no gabinete? Você disse que eram dois, então um deles está ligado direto na fonte?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

Em water cooler selado, nunca. Não tem e nem deve.

 

Peraí, você tem quantos fans no gabinete? Você disse que eram dois, então um deles está ligado direto na fonte?

Um eu tenho certeza que está ligado na mobo, agora o outro eu não tenho ideia.

Eu comprei o computador já montado para evitar dor de cabeça com compatibilidade e medo de estragar o processador (coisa que eu achava muito difícil a 6 meses atrás)

Eu não tenho muito conhecimento de onde está a conexão com o fan da frente do meu gabinete (quando eu comprei eles fizeram o cable managment).

Mas eu só tenho dois fans e o cpu cooler.

Um na frente para a entrada de ar frio e o outro atrás para sair o ar quente (e o cooler do cpu, óbvio).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, Yuquito disse:

Um eu tenho certeza que está ligado na mobo, agora o outro eu não tenho ideia.

E do jeito que está fica silencioso?

 

Bem, se você tem um conector de 4 pinos sobrando, é só comprar um fan com PWM mesmo. Daí você deixa no controle de rotação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Foxwalt disse:

E do jeito que está fica silencioso?

 

Bem, se você tem um conector de 4 pinos sobrando, é só comprar um fan com PWM mesmo. Daí você deixa no controle de rotação.

Fica bem silencioso, ele começa com um pouco de barulho quando eu inicio algum jogo (mas até ai tudo bem, porque o fan que fica em 1000 vai para 1300rpm e a GTX 970 liga um dos fans dela)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito Certo, então o barulho não é culpa do fan que está ligado direto na fonte (se não está nos conectores, é porque ligaram direto), já que ele opera sempre no máximo a 12V. Dá para concluir também que esse fan que está ligado direto é bem silencioso.

 

Ao meu ver você pode comprar qualquer bom fan com PWM, já que poderá usar o conector para fans de 4 pinos e ativar o controle de rotação para que a máquina só acelere o fan quando for necessário.

adicionado 0 minutos depois

Acho que o PCYes! Z5 pode ser interessante. Aguarde o @Contiusa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito Certo, então o barulho não é culpa do fan que está ligado direto na fonte (se não está nos conectores, é porque ligaram direto), já que ele opera sempre no máximo a 12V. Dá para concluir também que esse fan que está ligado direto é bem silencioso.

 

Ao meu ver você pode comprar qualquer bom fan com PWM, já que poderá usar o conector para fans de 4 pinos e ativar o controle de rotação para que a máquina só acelere o fan quando for necessário.

adicionado 0 minutos depois

Acho que o PCYes! Z5 pode ser interessante. Aguarde o @Contiusa.

Muito obrigado, eu estou querendo um fan novo por que nas épocas de calor meu quarto fica inabitável quando eu jogo.

Um fan a mais vai reduzir cerca de quantos graus? (Não precisa ser valor exato, pode ser MUITO aproximadamente)

O fan seria um exaustor na parte superior do meu gabinete.

 

Valeu mais uma vez pela imensa ajuda que vocês estão me dando @Contiusa @Foxwalt

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Contiusa disse:

@Yuquito é, pode ser o F5 da PCyes. O Akasa Piranha está 5 reais mais caro mas é melhor, mas não tem led. Tanto faz os dois.

@Contiusa tem como saber o tamanho do fio? estou com receio de comprar um muito bom e caro e o fio não chegar na parte inferior da mobo.

 

11 minutos atrás, Foxwalt disse:

Vai reduzir pro teu computador, o quarto vai ficar quente do mesmo jeito. :P

 

Quanto melhora é meio relativo, mas pode tomar isto aqui como base:

Gostei muito desse vídeo, ele explica muito bem e mostra que a maioria das vezes não vale a pena pagar por 2 fans a mais correndo o risco de aumentar o ruido e não auxiliar na temp.

Unica coisa que fiquei triste é que não tinha a opção que eu quero fazer hahaha

1 front + 1 back + 1 top

 

Mas valeu do mesmo jeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Yuquito O PCYes! sei que tem 50 cm de cabo. É coisa pra caramba. Não tem como não chegar.

 

9 minutos atrás, Yuquito disse:

Unica coisa que fiquei triste é que não tinha a opção que eu quero fazer hahaha

1 front + 1 back + 1 top

Pois eu já fiz assim. Atualmente meu gabinete tem todos os 5 fans, mas comecei com 2. Ao colocar o terceiro, um exaustor no topo, as temperaturas melhoraram.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Foxwalt disse:

@Yuquito O PCYes! sei que tem 50 cm de cabo. É coisa pra caramba. Não tem como não chegar.

 

Pois eu já fiz assim. Atualmente meu gabinete tem todos os 5 fans, mas comecei com 2. Ao colocar o terceiro, um exaustor no topo, as temperaturas melhoraram.

Muito obrigado pela informação do comprimento do cabo, acho que vou pegar o PCYes! mesmo.

Preciso de um fan pra agora, o calor está grande, e as temperatura você disse que estão boas, mas prefiro prevenir para que não haja danos a nenhum componente.

 

Obrigado novamente.

Abraço.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

What if...

Se o cara nem gamer é. Se o cara tiver interessado só no silêncio, ou em tranformar o case numa caixa hermética - só radiador e fan fora, pra evitar problemas com maresia. Nesse caso valeria à pena um water block?

Outra: Pra a galera que usa water block na vga, é possivel usar um circuito só pra cpu+gpu ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...