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ALTA Temperatura IDLE Water Cooler Corsair H115I ABSURDO !!!


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Ola amigo primeiramente sou novo aqui, e decidi montar um pc a 1 ano atras com intuito de jogar, e como vi que esse Water Cooler Corsair H115i Extreme Performance 280mm, era um dos melhores resolvi compra-lo, e pois bem que meu pc foi instalado por técnicos especializados, só que tem um porém eu não entendia nada NA ÉPOCA e nem fui pesquisar achava que usando apenas 3% da processador 40 a 45 graus em IDLE é ótimo, e se passou um ano com essa judiação no processador foi que eu tomei um susto por saber que muitos usavam esse water cooler e tinhão 28 graus em idle e 60 graus jogando na media.

 

VAMOS AO o que ESTÁ HAVENDO !!!

 

Meu processador é um I7 6700K 4.0ghz, e com esse water cooler em IDLE Fica de 40 a 45 graus isso em ambiente normal, e com ar condicionado a 22 graus praticamente gelando o quarto, continua os 40 a 45

 

Antes que me pergunte, NÃO FAÇO OVERCLOCK e todas configurações da minha placa-mãe ASUS MAXIMUS VIII Z170 estão padrão sem modificar nada, ate resetei a bios e não melhorou então tudo está padrão não tem overclock em nada.

 

Em jogos ele está fazendo de 77 a 85 graus, isso jogando a 4K 60FPS muito raro jogar em 1920 ou alguma resolução fora dos 4K

 

Usei durante 1 ano a pasta térmica MX-4 e depois de 1 ano com o susto fui fazer a troca recentemente por uma que dizem ser melhor Prolimatech Pk3 e foi que piorou ainda mais, e acabei voltando a MX-4 e ficando nesse impasse do IDLE 40 a 45

 

Se eu renderizar um vídeo que usa 99% do núcleos e do processador chega até 90 a 95 graus e uso muito isso pois tenho canal e preciso editar e renderizar...

 

Dizem que esse water cooler assim como outros 110i tem deficiência no blackplate e que se você colocar arruela de borracha tira a folga e melhora para ele encostar no processador, ja fiz também e não mudou nada...

 

Meu gabinete é um CORSAIR 780T ele é bem ventilado com 2 cooler grande na parte da frente puxando AR PARA DENTRO, e mais um grande dentro puxando o ar, um atras expulsando o ar, então espaço não e problema pois dizem que quanto mais pequeno gabinete mais complicado, ele é full tower

 

Agora vamos a configuração do WATER COOLER, eu uso radiador fixado em cima então embaixo uso 2 coolers padrão que vem com ele, sendo assim puxando ar de dentro do gabinete e tacando para cima, e em cima coloco mais 2 auxiliares par ajudar tirar todo ar do radiador, mesmo com esse super estado de cooler ajudando nada muda, mesmo com ar condicionado ligado !!

 

Segue algumas fotos do PC, para vocês entender a situação do water cooler e saber que ventilação e tudo esta conectado e checado tudo está ok, rodando 100% somente desconfio de algo, se alguém puder me dar uma luz do que pode ser, isso acontece desde do primeiro dia da montagem, eu desconfio que seja defeito de fabrica mais pode ser algum detalhe, ficarei muito feliz se vocês me ajudassem !!!

 

 

 

 

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Usando o aplicativo Corsair, quais as configurações do mesmo?

 

As hipóteses que tenho são:

 

1. Deficiência no Pump (Bomba)

2. Algum problema no líquido.

3. Algum problema no radiador. (São raros, mas alguns ficam entupidos, como o sistema funciona com baixa pressão, ele não consegue fazer o líquido circular e a temperatura aumenta)

 

Neste caso considero que a instalação do mesmo está correta. Consegue medir a temperatura do bloco, mangueiras, radiador, etc? Você consegue identificar como o calor está sendo transferido. (Usando aqueles termômetros IR)

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No aplicativo Corsair Link, temos 3 opções que seria a QUIET, BALANCED E PERFORMACE, no caso ja testei as 3 e nao obtive diferença alguma, lembrando que a performasse os coooler ficam em rotação maxima e nada de mudar.

 

1- se tem problema na bomba me aconselha fazer o que ?

2- Se tem problema no liquido posso fazer algo ?

3- Problema no radiador teria como eu fazer algo ?

 

Sim a instalação esta correta fiz com especialistas a unica instalação secundaria depois de 1 ano fui eu, mais pesquisei fiquei mais ciente e nada mudou continuo as mesmas temps, então vi que nao era erro meu de instalação até porque continuo a mesma coisa de sempre.

 

Tentei colocar perto do bloco e nas borrachas aquela pistola que mede temperatura que tem um laser vermelho para auxilio e bateu em todas 31, e no programa da corsair e tambem no real temp, deu 40 a 45 graus.

 

Qualquer ajuste ou algo que eu possa fazer e muito bem vindo, pois queria mesmo poder ajudar meu processador pois renderizações e jogos estou evitando pois tenho medo de danos ao processador Obrigado !!!

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@Andeer Henrique

 

A bomba e as fans estão ligadas como?

 

As fans devem ir no "CPU_FAN" de preferência.. E use outro conector pra bomba.. Na BIOS, desative o controle de rotação do conector da bomba, pra ela rodar em 12V direto..

 

Pode ser algum defeito na bomba ou uma má instalação.. No segundo caso, pode nem ser culpa sua, pois alguns modelos da Corsair, tem folga no conjunto backplate + bloco.. Quanto de pasta você usa? Ela espalha legal sobre a CPU?

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Sim fans tudo ok na CPU FAN os 2 do radiador estão ligados lá, outro conector para bomba voce diz outro cabo no caso ou nao, desativando no caso ele rodaria os fans 100% toda hora é isso que você quer chegar ou não tem nada a ve o que eu disse desativando na BIOS, então sobre a folga eu vi vídeo gringos como tirar essa tal "folga" usando arruelas de borracha para nao danificar a placa-mãe, ja fiz isso estão super fixo não tem mais folga mesmo assim continua, uma coisa que nao entendo, devo apertar bem os parafusos do bloco ou pode causar danos ao processador pois eu aperto até onde é o limite ou seja ate a rosca acabar sem forçar muito talvez seja isso então !!

 

Sobre a pasta térmica como citado ali em cima: Usei durante 1 ano a pasta térmica MX-4 e depois de 1 ano com o susto fui fazer a troca recentemente por uma que dizem ser melhor Prolimatech Pk3 e foi que piorou ainda mais, e acabei voltando a MX-4 e ficando nesse impasse do IDLE 40 a 45, sim eu espalhei em camada fina com espatula em todo processador preenchendo ele inteiro.

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@Andeer Henrique qual é a rotação da bomba no máximo? Rotação que eu digo é um número. No máximo ela deve estar por volta de 3000rpm.

 

A pasta não é aconselhado espalhar no processador. O método da gota é o mais indicado (foto abaixo), ainda que espalhar não causaria esses problemas.

 

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Como você usa o micro no ar condicionado, a placa de vídeo não poderia estar superaquecendo o gabinete / e o water cooler. Se o seu gabinete tiver fans na lateral, você pode tentar inverter o fluxo dos coolers do radiador e pegar o ar de fora. Os fans da lateral e o de trás deixe para fora. Fica um fluxo invertido. Mas não acredito que vá mudar muita coisa, pois as temperaturas estão muito altas para quem usa ar condicionado a 22ºC.

 

Já viu se uma mangueira fica fria e a outra fica quente?

 

Se a bomba estiver normal, nos 3000rpm, teria que desmontar o water cooler e ver se ele tem fluido e refazer a montagem com a pasta térmica aplicada corretamente, com a gota.

 

Esse H115i não parece sofrer do problema de folga no backplate. Acho que só nos blocos da CoolIT, que seria o H110i V2.

adicionado 1 minuto depois

 

Ah, tire um print do CPU-Z com a CPU em carga para ver como fica o core voltage.

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@Contiusa

A rotação dela é 3030 no maximo de speed, estarei abrindo ele hoje e fazendo processo do pingo da pasta térmica..

 

Em relação ao ar condicionado eu uso quase direto por sinal, minha placa de video em IDLE fica 42 graus ela é uma gtx 1080 então ela não atrapalha com ar quente la dentro, meu gabinete na frente tem 2 cooler sendo assim puxando ar de fora para dentro, sim uso geralmente ele nos 22 graus o ar e as vezes no 18.

 

Em questão a mangueira, uma fica fria e outra parece temperatura NULA nem quente fica sem nada isso que achei super estranho, fiquei encucado com isso, sim esta 3030 a rotação dela e os cooler dela nessa rotação fica um barulhao da ***** kkk.

 

eu pesquisei e mesmo assim vendo o blackplate atras ele e super frouxo original, também fiz o fiz la com as arroelas emborrachadas ta super fixo agora mais sem resultados infelizmente...

 

Na primeira PRINT, usei apenas o CPU Z para você ver, no segundo eu renderizei um video, no caso o ar estava ligado por isso deu 80, mais sem o ar na temperatura ambiente com um ventilador de teto no caso pega até 95 graus

 

 

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ATUALIZANDO !!!

 

Informação para todos que podem ajudar !!!!

 

Fiz o processo do pingo da pasta térmica, e ainda em IDLE consigo 45 a 50 graus ( temperatura ambiente sem ar ), o problema de tudo e que a oscilação para 60 graus me preocupa claro que a oscilação eu digo ele pula de 45 para 60 em 2 segundos volta 45 de novo, e muito estranho, o chato e que não posso jogar e nem renderizar, porque em jogos usando 60% de cada núcleo ele vai para 70 a 80 graus e renderizando 90 a 95 graus isso em temperatura ambiente sem ar condicionado !!!

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@Andeer Henrique o seu core voltage está altíssimo. 1.360V daria para fazer um overclock de 4.8GHz. Não acredito que seja só isso, mas antes de baixar o Vcore você não vai poder saber o que está acontecendo.

 

Está usando o gerenciador de energia do Windows em "desempenho"? Parece que sim, já que em repouso ele está a 4.2GHz. Se estiver, coloque em "Equilibrado", como deveria sempre estar. Ou esse primeiro print é com teste de estresse? Você disse que não, então você ou está fazendo overclock automático ou está usando o Desempenho do Windows.

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@Contiusa Era de se esperar isso mesmo, mais como disse ele é destravado para overclock, mais nunca fiz tanto é que sou leigo demais para isso, os 1.360v se eu entrar na bios, ele acusa tudo AUTOMÁTICO não tem nada mexido, e está selecionado o modo do meio não lembro o nome que seria é ENTRE equilibrado e desempenho, creio que seja modo NORMAL que se chama, então se eu coloco desempenho vai para 5.7ghz kkkk, entendeu porque não tem logica, a não ser que seja windows que está em modo desempenho.

 

O primeiro PRINT com somente o CPU Z ele está em repouso, e no segundo com a temperatura em STRESS alto por conta da renderização de video, no caso você falou de desempenho e equilibrado, se eu coloco equilibrado deixo pc mais lento e também em jogos ele nao rende, se for para ficar então com 4.8ghz e ter um pc bom, então quer dizer que de 40 a 45 graus oscilando rápido a 60 e voltando e uma ótima temperatura ou não.

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@Andeer Henrique

 

O problema de deixar o Windows em Alto Desempenho é que seu Vcore tende a disparar, quando em carga.. Chega a ser mais viável, fazer OC de uma vez..

 

Mas, volte tanto a BIOS pro padrão (Load Optimized Defaults) e o Windows pra "Equilibrado".. Pra saber aonde tá o problema, precisamos de uma referência.. Seu PC todo em "stock", seria essa referência..

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@RS Faria então meu amigo igual comentei com nosso amigo contiusa, minha bios não ta nem em desempenho e nem equilibrado esta no meio que seria normal, e ja olhei tudo nela, e exatamente tudo fica em AUTOMÁTICO, nem aqueles profiles de OC eu nao habilitei nada mesmo, só que esqueci de citar raramente eu desligo meu pc então ele fica 24/7, o que seria recomendado a mim, tentar manter 45 graus com OC na bios já, ou colocar windows em equilibrado como eu coloquei agora esta mantendo de 35 a 40 graus diferença minima se for ver, meu pc então e considerado STOCK padrão sem nada e com graus de overclock insano porque nao tem explicação gastar estão caro no WC e ter esse resultado já que ele e de grande performace, o que vocês me recomendo de agora minha placa-mãe se tiverem duvidas está aqui no meu perfil do clube ok !!!

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1 hora atrás, Andeer Henrique disse:

a não ser que seja windows que está em modo desempenho.

 

No Windows clique em Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e coloque em "Equilibrado" se não estiver.

 

Depois vá no BIOS e carregue o "Load Optimized Defaults". Salve e entre no Windows. 

 

Só faça isso, nada além disso.

 

Aí rode o teste de estresse do AIDA64 (aba ferramentas / Teste de Estabilidade do Sistema) com apenas "CPU" marcado. Rode cinco minutos, deixe o CPU_Z aberto e anote no papel o core voltage mais alto que aparecer durante o teste (e os outros valores). Deixe o HWmonitor aberto também e anote as máximas.

 

Conte para a gente como ficou.

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@Contiusa @RS Faria

 

Vamos aos resultados meus amigo, e primeiramente quero agradecer por todo apoio até agora... :D

 

Bom como a CORSAIR me recusou trocar meu water cooler com apenas 7 meses e na caixa dele acusa 5 anos de garantia, mesmo mostrando nota e tudo fiquei super revoltado, e resolvi dar um jeito nele, tirei uma das mangueiras dele e resolvi tirar todo liquido que vem nele, e adivinhem, um water cooler selado daquele com liquido com cheiro de podre fedendo pá caraibas, e amarelo e com vários ciscos pretos e algumas sujeiras ATENÇÃO ELE É SELADO NÃO É ???

 

Fiz meu próprio fluido como pesquisei na net e fiz a troca e voltei no lugar a mangueira e coloquei uma braçadeira para não ter problemas de vazamento, só abri para trocar fluido mesmo..., essa foi minha primeira modificação, em seguida montei ele e coloquei os cooler ao contrario de vez de puxar o ar do gabinete e passar para o radiador e ir para cima eu inverti sendo assim puxando ar de fora do meu quarto para dentro, terceira modificação coloquei o PINGO de pasta térmica como citado por nosso amigo @Contiusa para tirar aquela consciência pesada de muita pasta aplicada, montei tudo e fui fazer o que vocês me pediram...

 

Entrei na BIOS e mandei aquele:

12 horas atrás, Contiusa disse:

"Load Optimized Defaults"

 

Coloquei também o que foi pedido:

12 horas atrás, Contiusa disse:

No Windows clique em Painel de Controle / Sistema e Segurança / Opções de Energia e coloque em "Equilibrado" se não estiver.

 

Tudo certo e preparado, espero que vocês conseguiram ler tudo para entender agora os testes !!! :D

 

Vamos aos resultados de toda saga do watter cooler selado:

 

TESTE COM: AR CONDICIONADO COM TEMPERATURA DE 24 GRAUS CRAVADOS
IDLE DO COMPUTADOR --> 28 A 35 GRAUS VCORE 0.823 oscilando a 1.300 e máximo: 1.418
CPU VCORE MIN: 0.805 E MAXIMO 1.418V E COM STRESS 100% ACONTECENDO FICOU EM 1340V
BOMBA NO MAXIMO 3240RPM = 65 A 70 GRAUS --> (100% PROCESSADOR COM STRESS)
BOMBA FRACA 2000RPM MODO QUIETO = 70 A 78 GRAUS --> (100% PROCESSADOR COM STRESS)

 

TESTE SEM: AR CONDICIONADO LIGADO ( Temperatura Ambiente )
IDLE DO COMPUTADOR --> 30 a 35 graus VCORE 0.823 oscilando a 1.300 e maximo: 1.418
CPU VCORE MIN: 0.805 E MAXIMO 1.418V E COM STRESS 100% ACONTECENDO FICOU EM 1340V
BOMBA NO MAXIMO 3240RPM --> 68 a 71 GRAUS --> (100% PROCESSADOR COM STRESS)
BOMBA FRACA 2000RPM MODO QUIETO: 80 A 84 GRAUS --> (100% PROCESSADOR COM STRESS)

 

Algumas Observações IMPORTANTES:

 

1- As vezes no IDLE sem usar nada ele fica 30 a 31 graus e do nada vai para 50 ou 60 graus mais coisa de SEGUNDOS não fica parado não e depois volta aos 30, mais e coisa rapida esse salto grande da tempo de piscar os olhos e ele desapareceu e voltou aos 30 a 31 graus, será que devo me preocupar com isso ???

 

2- De qualquer forma se eu acabasse com meu watter cooler iria comprar outro, então nao me julguem pela atitude desesperadora de tentar salva-lo trocando o fluido original dele !!!

 

3- Em jogos manteve a media usando 30% a 40% de cada núcleo de 60 a 70 graus as vezes nem dava 70 graus isso com a bomba no máximo rodando no barulhão dela, nao testei com a bomba modo quieto que é mais fraco de todos...

 

4- Em relação a troca de posição dos coolers no radiador de vez e puxar ar de dentro do gabinete e tacar para fora no caso para cima, agora eles estão invertidos puxando ar do meu quarto para dentro do gabinete, tem algum problema, devo me preocupar ou não, ou devo voltar como era na fotos originais no inicio do post igual vocês viram...

 

5- Ultima loucura que ele tá fazendo que me preocupa, eu uso um programa basico de scan de malwares, ele deve usar no scan dele 30% a 40% dos núcleos e toda vez que faço scan, meu pc pula para 60 depois 70 depois 80 e volta pro 65 depois pro 70, uma loucura de temperatura, isso fiquei preocupado ja que idle esta mantendo os 30 a 32 graus fixo e do nada o programinha faz um transtorno e não e só ele, alguns que come um pouco dos núcleos ele ja da essa loucura, estranho não...

 

Ufa parece que acabou mais não, preciso saber agora se vocês aprovaram as mudanças e se tenho que me preocupar com algo daqui para frente, o que devo fazer e se tem alguma informação que não mostrei a vocês e vocês sentiram falta, qualquer coisa leiam tudo e me ajudem, esse grande favor ficarei extremamente grato a comunidade atenciosa que vocês são Obrigado !!!

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@Andeer Henrique pois é, já tinha visto vídeos desses water coolers com "alga" dentro. Por alguma razão deve entrar bactéria e elas se espalham. Eles deveriam usar um fluido melhor. Mas a Corsair tem pisado na bola recentemente.

 

Comentários:

 

1 - bom que solucionou o problema do funcionamento do water cooler. Mas você colocou um fluido legal ou apenas água destilada? Fez a conexão da mangueira de forma permanente ou está gambiarra? O ideal é fazer de um jeito que não vai soltar.

 

2 - as temperaturas caíram bastante. 65-70ºC com a CPU em estresse melhorou bastante, mas qual teste você fez? AIDA com apenas CPU marcado? Se for isso, é o teste mais fraco e essas temperaturas não estão "ideais". Ainda que você não vai ter mais problemas de temperaturas.

 

3 - sobre colocar os fans do radiador puxando ar para o gabinete ou tirando, teste das duas formas e veja qual fica melhor. Mas para comparar as duas formas você precisa fazer o teste do AIDA com tudo marcado, inclusive GPUs, porque o que realmente influencia na inversão do radiador é a placa de vídeo. Tem alguns usuários que viram melhora com o radiador soprando para dentro, já que ele não pega mais o ar quente da placa de vídeo. Como o seu gabinete não tem abertura lateral, você podia até testar (com o radiador soprando para dentro) com os fans da frente jogando ar para fora, porque o ar que entra do radiador precisa sair de alguma maneira, e só aquele fan de trás não dá conta. Ou até um da frente soprando para dentro e outro para fora. Eu testaria com o de cima jogando para fora e o de baixo soprando para dentro. Mas você tem várias opções para testar. 

 

4 - sobre o Vcore - está absurdamente alto. Você deve estar ganhando uns 10ºC com essa brincadeira. Como a sua CPU só tem turbo de 4.2GHz (e em teste de estresse ela não deve chegar a isso), o seu Vcore pode muito bem não passar de 1.130V, no máximo 1.140V. Talvez até 1.120V. Mas 1.340V em estresse?! Nem o meu i7 a 4.6GHz precisa disso, e o meu chip não é premiado. 

 

Depois eu vejo se dou uma pesquisada na sua placa-mãe para ver como descer o Vcore. Tinha outro usuário que fez isso, mas não lembro do tópico. Se fosse Gigabyte era mais fácil, mas o BIOS da ASUS eu não entendo. Se você souber ou tiver alguém que sabe, tente descer para 1.120V e passe no AIDA com apenas CPU, FPU, cache e memória marcado. Deixe rodar uns 20 minutos. Se passar, deixe por uma hora. Se passar, suba para 1.130V (só para garantir) e deixe assim. Depois eu te passo o setup do OCCT para você confirmar se está estável ou não.

 

Mas veja esse lance do Vcore, porque você está "afogando" a CPU de voltage. Por isso que está batendo em 70ºC no ar condicionado. Não é uma temperatura perigosa, mas bem acima do potencial do H115i. Eles são fortes esses water coolers.

adicionado 5 minutos depois

 

-------edit-------

ah, esqueci. A Corsair não quis trocar o seu water cooler por quê? O que eles alegaram? Se não for nenhuma cláusula que anula a garantia, você poderia ter entrado em contato com a Corsair Global. Mas se tem algum erro de cláusula, não tem jeito mesmo.

 

Tenho uma dúvida - com a sua bomba a 3000rpm você ouve alguma coisa com os fans em repouso? Porque tenho lido algumas pessoas falando que a bomba desses water coolers a 3000rpm faz barulho. Mas teria que ver com os fans em baixa rotação, senão o fan cobre o barulho. Se puder me tirar essa dúvida eu agradeço.

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@Contiusa Bom vamos lá para mais explicações...

 

1- O fluido foi feito naquela base de 700ml da água destilada (ou purificada) + 300ml do fluído para radiador + 1 gota do algicida. e testei quanta água antiga que tava fedendo nele quantos ML tinha, e era a pena 150ml então fiz 1 litro de fluido e coloquei nele apenas 150ml que era o que tinha de fabrica, eu gastei bem caro em um fluido de radiador para que eu obtivesse resultados, fiz tudo certinho e coloquei la.

 

2- Sim apenas AIDA COM APENAS CPU MARCADO, uma coisa que eu não entendi, então mesmo tudo default e tudo automático na bios, meu processador está em overclock absurdo é isso mesmo porque não estou entendendo o que está acontecendo para ele dar essas loucuras...

 

3- Sim pretendo testar tudo...

 

4- Você disse que ele é premiado no fato de ser louco kkkk, se for isso você nao me aconselha sair desse skylake e pegar um kablake, pois pode ser o problema ele não é, porque igual eu disse ta tudo default e automatico como o vcore está absurdo sendo que nao tem overclock setado na bios muito estranho...

 

Beleza meu amigo obrigado pelo apoio, vejo o empenho de vocês tentando me ajudar e isso e bom pois eu não entendo muito dessas coisas modernas e não quero ter que queimar meu processador para ter que comprar outro, que trabalhei arduamente tanto para ter esse pc, então desde ja agradeço sempre...

 

Sim o fato de afogar gera mais calor, e como dizem o H115I é muito potente por isso fico triste em ver a CPU regaçando com ele na temperatura...

 

então sobre a corsair mandei as fotos a caixa ate o lacre tudo como pediram, eles alegaram que esse H115I nao tem problemas e que eu seria o unico a reclamar de uma coisa alto padrão deles, e me julgaram com mau uso do water cooler, para você ter noção se tirei 1 ou 2x ele é muito, eu tomo maior cuidado vocês viram a foto ali do gabinete, mais mesmo assim eles batia o martelo defendendo esse modelo, mais tudo bem né, agora ja abri então já acabo a garantia.

 

A bomba a 3.000 RPM ela faz muito barulho de água correndo no bloco é evidente isso, e os coolers fazem barulhao demais pois estão em alta rotação, então os coolers estão ligados no water cooler então tem 3 estágios, QUIET, BALANCE E PERFORMACE, já vem pronto, quiet e modo idle vamos dizer, balanced é tipo médio, e forte performace no caso quanto mais aumentar mais eles rodam forte e faz mais barulho os coolers do radiador.

 

Então com fluido original nem em alta rotação nao se ouvia nada exatamente nada parecia uma bomba morta, agora que troquei escuta um barulho de agua tipo cachoeira kkkk, se passando la e engraçado mais nunca tinha ouvido com original, agora com esse fluido eu escuto sim passar mesmo em rotação baixa.

 

 

 

 

 

 

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@Andeer Henrique Ah, legal. 

 

Mas o que eu tinha falado do "overclock" não é isso que você entendeu. Como o próprio nome diz, você tem que mudar o clock do processador. O seu não está com overclock. O que está alto é o core voltage. Seria a "gasolina" do motor. No caso dos processadores, se você injeta muito core voltage, a temperatura aumenta, mesmo que você não mexa no clock.

 

Então você não está fazendo overclock, só está entregando core voltage demais para a cpu. Por que isso? Porque de um lote de cpus você vai ter vários tipos de chips. Os premiados, que conseguem trabalhar com Vcore muito baixo (são eficientes), os regulares, que vão trabalhar com o Vcore padrão e os ruins, que precisam de um Vcore alto para fazer a mesma coisa que os premiados fazem com um Vcore muito mais baixo. Então os fabricantes de placa-mãe fazem um ajuste do BIOS para servir para todos os chips do mesmo modelo - desde o que precisam de Vcore baixo até os que são "beberrões". Só que eles exageraram na dose. Esses 1.340V que a sua placa-mãe está entregando "seria o suficiente para alimentar um chip mediano a 4.6GHz". Mas isso não quer dizer que o seu chip esteja em overclock, mas que você poderia colocar ele a 4.6GHz com esse Vcore, entende?

 

O que isso quer dizer? Que você pode baixar o Vcore pelo menos para 1.130V ou 1.140V e trabalhar com a CPU bem mais fria. Por isso que eu disse que a sua CPU está "afogada". Não tem overclock, apenas sobretensão. Se você setar manualmente, a cpu vai rodar bem mais "econômica" e mais fria.

 

Sobre a Corsair, você tirou fotos de como estava o fluido? Podia mandar para eles. Ou então abra um ticket com a Corsair Global reclamando deles. Muita falta de respeito.

 

Sobre o fluido, recomendo você abrir de novo e encher o H115i completamente. Até não caber mais. Não pode ter ar dentro da unidade. Nunca fiz isso, mas acho que no final se enche pelo bloco, com uma seringa, para preencher as mangueiras também. Acho que tem uma entrada no bloco. Eu encheria tudo, fechava a mangueira meia-boca, ligava ele para o fluido correr e se assentar, desligava de novo e enchia o resto pelo bloco levantado no alto. Isso até não ter mais ar nenhum. O barulho que você deve estar ouvindo é ar passando pela bomba. Ela vai quebrar rápido assim. Eu enchia de novo o H115i ontem. Veja se melhora.

 

Quando encher de novo, veja se tem diferença de quantidade para o que tinha de fábrica. Quando você diz 150ml, você não deixou vazar nada? São realmente 150ml ou você deixou cair fora do balde e não lembra? Isso é importante, pois se quando você encher de novo der bem mais do que 150ml, você pode escrever para a Corsair e esculachar com eles, pois a unidade precisa estar cheia até a boca.

 

Vê aí como fica.

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@Contiusa 

 

Ah agora ficou mais claro sobre overclock entendi obrigado pela explicação, então vi alguns videos como descer manualmente VCORE, e fui la ver estava em automatico 1.280 A 1.300 ISSO NO AUTOMÁTICO, fui la e coloquei manual e tentei mudar para 1.120v, e salvei quando fui iniciar o windows deu tela azul falando que ele tinha dado algum problema, e desliguei voltei default tudo ela volto aos 1300v e volto ao normal, so que agora o idle ta de 36 a 45 de novo no ar condicionado ligado a 24 graus que triste.

 

Não cheguei a tirar foto do liquido pois como eles dizem que qualquer modificação perde a garantia nem me preocupei em recorrer novamente, e fiquei triste com atendimento o RMA suporte brasil da corsair, então ela faz barulho sim e 150ml para aquele super radiador achei bem pouco más fazer o que, coloquei os mesmo 150ml, será que encher nao vai acontecer de acabar com LOOP dele, eu reparei que parece que da mais de 150ml sim só não forcei de medo de ***** com loop da água...

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31 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

e desliguei voltei default tudo ela volto aos 1300v e volto ao normal, so que agora o idle ta de 36 a 45 de novo no ar condicionado ligado a 24 graus que triste.

 

Cara, não tem nada a ver. Ele não muda dessa forma. O BIOS é um firmware que não muda o código toda vez que você carrega o default. Defaut é default, um código só. Você deve estar vendo errado ou só prestando atenção nas máximas. Desencuca dessas temperaturas em idle.

 

Sobre o fluido, é para encher até a boca. Já abriu, não? Agora vai até o final. Mas recomendo da próxima vez filmar ou tirar fotos. Você pode escrever para a Corsair Global de qualquer forma e fazer uma reclamação formal. Eles precisam saber disso, pois esse escritório brasileiro já me deu problermas. E escreva uma reclamação aqui na seção de recomendação de produtos, pois as pessoas também precisam saber disso. Muita conversa e fanboys da Corsair, mas o controle de qualidade deles parece ser péssimo.

 

Mas só tinha 150ml mesmo ou você deixou vazar uma parte fora?

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@Contiusa entendi, mais e aquilo mesmo mudando a tensão no manual ele inicia o windows e trava e da tela azul, eu mudei para o vcore que voce citou, no caso teria que fazer algo alguma pesquisa a mais, vi alguns programas que muda direto do pc sem entrar na bios, mais vi um que vem com a placa-mãe já o meu nem tem isso, não sei porque, será que seria bom atualizar a bio sei la fazer algo a mais...

 

então eu tirei tudo certinho não tinha como perder liquido pois tinha uma bacia muito grande embaixo dele tudo caia nela e depois so peguei o liquido e coloquei para medir quanto tinha, e realmente 150ml de puro liquido podre...

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51 minutos atrás, Andeer Henrique disse:

@Contiusaentão eu tirei tudo certinho não tinha como perder liquido pois tinha uma bacia muito grande embaixo dele tudo caia nela e depois so peguei o liquido e coloquei para medir quanto tinha, e realmente 150ml de puro liquido podre...

 

É, então provavelmente estava faltando fluido. Melhor refazer e encher até a boca. Eles não podem ter ar. Como eu disse, encha o radiador inteiro, conecte a mangueira e depois tente encher o resto pelo bloco (procure uns vídeos na internet). Ou então encha o radiador, depois a mangueira que estiver solta e junte de uma forma que o fluido não caia. O ideal é que ele esteja 99% cheio. Quanto mais fluido, melhor. Porque pouco fluido vai afetar a resfriação, obviamente.

 

Mas eu colocaria o fluido em uma garrafa ou alguma coisa com bico para você saber a quantidade de fluido que você usou. Assim você pode saber exatamente quanto veio faltando da Corsair. Por exemplo, eu recebi um H55 para testes e ele veio com metade do fluido faltando. Eu fiz o RMA e eles tiveram que trocar, mas eu mandei vídeos para a Corsair Global porque eu sei que a Corsair Brasil é meio marota. Eu já tinha reclamado deles antes, que tinham fechado um ticket na minha cara. Eles foram advertidos e tiveram que abrir de novo.

 

Veja se consegue fazer isso, até para a gente saber. Você não vai mais conseguir trocar a sua unidade, mas se ela tiver vindo com pouco fluido, pelo menos as pessoas vão saber que isso acontece e não vão entrar na onda da Corsair.

 

Sobre o Vcore, provavelmente 1.120V está muito baixo. Tente colocar 1.150V para ver se dá o boot. Se não der, é porque você fez alguma coisa errada no BIOS. Nesses ajustes de BIOS, se por algum acaso o micro não conseguir mais dar o boot (sinal de que bagunçou muito os parâmetros), é só desligar o micro, desligar da parede e tirar a bateria da placa-mãe por 5 minutos. Ou então se a sua placa-mãe tiver botão de reset. Aí ele volta ao padrão do default.

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1- Consegui colocar 250ml então quer dizer que a senhora corsair da uma prejudicada por querer, esta agora tudo 100% de fluido bem cheio.

 

2- vou tentar mandar as provas agora para eles e ver o que eu consigo...

 

3-  o VCORE consegui colocar 1200 mais no CPUZ acusa apenas 1.184 a 1200V, e deu boot normal estou usando agora, pena que a temperatura IDLE esta 40 a 45 novamente, e as maximas com 100% de CPU naquele teste sem marcar mais nada somente a CPU esta dando quase 67 a 70 graus (c/ar a 24graus), creio que temperatura ambiente vai para 75 em 100% por ai, o que você acha está bom, meu processador tá ruim ou devo descartar esse water cooler, o que podemos fazer agora, devo comprar alguma peça então, nao consigo mais entender o que acontece eu mexi tudo mesmo com essa VCORE baixa o idle fica pesado demais ridículo isso.

 

4- Eu sei que voce disse para esquecer o IDLE mais mesmo com ar ligado a 24 graus se eu abrir algum programa para usar nem se for aquele scan de malwares igual eu disse e bota um scan a temperatura sobre até 70 depois vai descendo para 60 ai vai para 50 fica oscilando horrores isso que me deixa encucado !!!

@Contiusa

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Por isso não compro nem recomendo WC , é legal , dá um aspecto legal mas já cansei de ver nego com problema igual esse seu ...

Cara ou é a bomba que tá bichada ou não tá tendo contato 100% com o processador , vai ver tem alguma folga nos parafusos mas creio que você já deve ter conferido isso , é bizarro jogar em 4K e a temperatura estar tão alta assim ,_, 

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@Andeer Henrique a questão que a temperatura em idle é irrelevante - por quê? Porque cada usuário vai ter uma quantidade X de processos rodando no background, que pode ir desde o Windows Update até os drivers da Nvidia, antivírus, apps de programas, atualizadores de programa, etc, etc. 

 

O que isso acarreta? Que cada usuário vai ter uma temperatura diferente em idle de acordo com o número de processos que a CPU está processando. 

 

Você só poderia se basear por temperaturas em idle se você reformatasse o micro e não instalasse nada além do Windows e os drivers da placa de vídeo. Só. Nem conectado na internet nem nada. O micro completamente isolado e sem nenhum processo de background. Aí você poderia se basear pela temperatura em idle.

 

Só que ninguém usa o Windows assim, no osso, então você não teria como comparar com ninguém de qualquer forma, entende? 

 

Já nos testes de estresse, você pode passar o AIDA aí com CPU marcado e eu passar aqui e nós podemos comparar as temperaturas dos nossos processadores, entende? As condiçoes de teste são iguais, exceto o gabinete, temperatura ambiente, core voltage, essas coisas. Mas são valores "concretos". 

 

Temperatura em idle não tem valor nenhum por causa disso.

 

Mas as temperaturas estão medíocres com temperatura ambiente de 22ºC. Era para estar na casa dos 55ºC com esse teste do AIDA. Mas só vendo, porque pode estar mal instalado, o bloco pode estar entupido de lodo, como você disse, etc. 

 

O radiador está soprando para dentro, não? Os fans da frente estão soprando para fora? Se não, coloque para fora. Se não melhorar, coloque o radiador para fora e os fans da frente para dentro. 

 

Fora isso, não tem mais muito o que fazer. O Vcore a 1200V está alto, mas não está mais absurdo como antes. Então era para o H115i estar resfriando legal.

 

Sobre o fluido, dá um esculacho sério no pessoal da Corsair. Os caras tiveram má fé com você. 100ml de diferença é absurdo. A sua unidade estava "meia-boca", sem contar os resíduos que você encontrou.

 

A bomba está fazendo barulho agora a 3000rpm ou o barulho parou? Se não parou, a bomba está ou com defeito ou a bomba está entupida.

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