Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

pc congelando quando estou jogando


Posts recomendados

Boa tarde galera, tudo beleza?

 

Então, O que acontece aqui é uma longa história, então para deixar tudo mais claro serei o mais breve possível.

 

Há um tempo atrás o cooler da CPU do meu pc começou a fazer barulho. Lubrifiquei, troquei a pasta térmica e nada. Ainda era o cooler original do processador que já tem cerca de 6 anos. Resolvi trocar o cooler, agora é um de 20 reais que não tem nem controlador de potência, mas pelo menos o barulho parou! Ok. Depois de um tempo, percebi que meu pc precisava de +4GB de memória RAM, pois só tinha 4GB e estava fazendo muita falta em algumas atividades, enfim, comprei mais 1 pente e memória de 4GB da mesma marca e modelo, agora meu pc tem 8GB de RAM.

 

Um tempo depois de eu realizar essas mudanças, meu computador começou a CONGELAR enquanto eu estou jogando, qualquer jogo (DotA, CSGO e fiz o teste no LoL também, no qual o travamento foi mais constante). Depois que o pc "DESCONGELA", eu perco a conexão com o jogo e tenho que me reconectar com a partida.

 

Já verifiquei os drivers, estão atualizados aparentemente, pois formatei meu PC recentemente e atualizei todos os drivers. Fiz monitoramento de temperatura do CPU e o pico está sendo 64ºC. Ás vezes, quando acontece esse congelamento, aparece a tela azul, indicando erro na "PC RAN" com Stop Code: DPC watchdog violation, conforme imagem em anexo, mas é coisa rara (de 10 congelamentos, 3 dão tela azul).

 

A configuração do meu PC é:

 

placa-mãe: Asus M4N68T-M LE

Processador: AMD Phenom II x6 1070T 3MHz

Placa de vídeo: ATI Radeon HD 5700

Memória RAM: 8GB Kingston 1333

Armazenamento: HD 1TB Seagate

 

Estou meio perdido em relação ao que fazer, se preciso trocar algum hardware ou algo do gênero. Existe algum teste mais prática que eu possa fazer pra saber realmente qual é o problema?

 

Obrigado desde já galera!

 

IMG-20170217-WA0021_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiro de tudo teste as memórias e HD:

 

Teste o HD com o HDD Scan: http://i.imgur.com/2vzHyUZ.jpg 

Teste a memória com o MEMTEST, onde você pode baixar a imagem ISO do hirens boot aqui: https://hirens-bootcd.br.uptodown.com/windows gravar em um DVD virgem e dar boot com ele. 

 

Para navegar até o Memtest é: Dos programas -> Test tools -> memory test -> Memtest

 

Experimente testar 1 pente de cada vez e veja se o problema persiste. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/02/2017 às 13:39, br3eninho disse:

Olá boa tarde!!

 

Se no caso o windows faz o scan no começo da inicialização, use o chkdsk /f /r /x /b, talvez resolva ^^

 

Caso o windows nao faça aquela rotina de scan, force o scan do windows via cmd.

Fiz o procedimento, no disco C: e D:. Demorou bastante quando foi checar o disco D:, porém aparentemente melhorou muito o desempenho, apesar de ainda apresentar os congelamentos, diminuíram cerca de 80% ~ 90%, praticamente não acontecem. Em uma partida que congelava cerca de umas 10 vezes, agora congela 1, no máximo 2.

 

Apesar de ter melhorado muito, vou procurar acabar com esse problema. Muito obrigado!

adicionado 1 minuto depois
Em 19/02/2017 às 13:14, MatrixWHOIS disse:

Primeiro de tudo teste as memórias e HD:

 

Teste o HD com o HDD Scan: http://i.imgur.com/2vzHyUZ.jpg 

Teste a memória com o MEMTEST, onde você pode baixar a imagem ISO do hirens boot aqui: https://hirens-bootcd.br.uptodown.com/windows gravar em um DVD virgem e dar boot com ele. 

 

Para navegar até o Memtest é: Dos programas -> Test tools -> memory test -> Memtest

 

Experimente testar 1 pente de cada vez e veja se o problema persiste. 

 

 

Vou realizar os procedimentos. Por ser processos demorados vou ter que fazer em um momento em que eu não utilize o computador, de preferência de madrugada. Posto o resudo assim que possível.lta

 

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...