Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

função se + soma


Posts recomendados

Prezados,

 

Estou precisando de suporte com relação a uma fórmula SE.

Preciso realizar pagamento para prestadores de serviço, sendo que, em cada semana, os valores variam e mantenho o valor fixo no cabeçalho de cada semana.

Na coluna eu tenho a lista pré-estabelecida dos prestadores e na célula eu preencho com S ou N, se o valor preenchido for S, ele busca o valor na semana para a célula, o problema é como vou somar os resultados do CONT.SE na mesma céScreenshot_1.jpg.64d66556bfb2edb992fd17d75be9aeec.jpglula...

=SE(Y4="S";$Z$2;0)

adicionado 25 minutos depois

Vou explicar melhor.

Tenho atividades que são realizadas somente aos domingos.

Tenho uma lista de colaboradores...

Pago em cada domingo valores diferente..

Estes valores são acumulados e pagos tudo no final do mês..

Quando o colaborador comparece para trabalhar no domingo, insiro um S na coluna deste domingo..

Eu só sei fazer com que ele reconheça o S e retorne com o valor do domingo em questão, mas quero fazer o retorno de todos os SE na mesma célula, já somando os valores (total a ser pago no mês) de todos domingos..

Existe um detalhe, se o colaborador trabalha 2 domingos, eu acrescento 10% nesta soma, se ele trabalha 3 ou 4 (caso o mês tenha 5 domingos), eu acrescento 20%, e se ele trabalha todos os domingos, eu acrescento 30% na soma..

Eu tinha acrescido a coluna AG (confirme imagem anexa), com um a fórmula =CONT.SE(Y4:AF4;"S"), para resumir quantos domingos ele foi no mês. Não sei se é necessário, mas por desconhecimento, criei.

 

Desde já agradeço.

 

 

 

Screenshot_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

utilize a fórmula SOMASES, onde o primeiro você escolhe onde estão os valores a serem somados (coluna com os valores), depois a coluna onde estão os critérios e depois o seu critério, que no seu caso é "S", caso tenha mais critérios, só colocar intervalo seguido de critério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, diego_janjao disse:

utilize a fórmula SOMASES, onde o primeiro você escolhe onde estão os valores a serem somados (coluna com os valores), depois a coluna onde estão os critérios e depois o seu critério, que no seu caso é "S", caso tenha mais critérios, só colocar intervalo seguido de critério.

Com o SOMASE não da certo, porque não é lançado valor por colaborador, em cada domingo. Só existe um valor lançado e ele precisa acumular na célula onde quero ter a SOMA do mês, caso seja inserido o S ao lado do nome do tal colaborador.

Inclui uma nova imagem, com o índice da coluna, para facilitar a interpretação.

Os valores pagos por domingo estão nas células Z2, AB2, AD2 e AF2... Colunas Y, AA, AC e AE são onde eu mudo a condição de presença do colaborador, por exemplo, no dia 05/02, insiro um S na célula Y4 e quero que retorne o valor da célula Z2, na célula AH4, até ai tudo bem, inclusive, na própria imagem, a função SE me atende, mas não sei fazer com que ele retorne os valores da AB2, AD2 e AF2, na célula AH4, caso eu preencha com o S as os valores das células AA, AC e AE.. Preciso que elas estejas somadas na AH4, e depois, com os acréscimos de porcentagem sobre a soma, com os critérios de 10% sobre a soma, em caso de 2 domingos, 20% sobre a soma, em caso de 3 ou 4 domingos (caso o mês tenha 5 domingos) e 30% sobre a soma, em caso de presença em todos os domingos.

Não sei somar os SEs na mesma célula e se der, acrescentar a meritocracia por quantidade de domingos presentes, na mesma célula.

 

 

Screenshot_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Thiago Goulart disse:

Diego, 

Consegui SOMAR os SEs, mas não consigo aplicar a meritocracia.

Anexei o arquivo.

 

Pagamentos Fev.xlsx

Cole em K3 e arraste para baixo:

 

=SEERRO(SOMA(SE(B3="S";$C$2;0);SE(D3="S";$E$2;0))+(SOMA(SE(B3="S";$C$2;0);SE(D3="S";$E$2;0))*(SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=2;0,1;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=3;0,2;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=4;0,2;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=5;0,3;""))))));0)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, diego_janjao disse:

cole em k3 e arraste para baixo:

 


=seerro(soma(se(b3="s";$c$2;0);se(d3="s";$e$2;0))+(soma(se(b3="s";$c$2;0);se(d3="s";$e$2;0))*(se(cont.ses($b3:$i3;"s")=2;0,1;se(cont.ses($b3:$i3;"s")=3;0,2;se(cont.ses($b3:$i3;"s")=4;0,2;se(cont.ses($b3:$i3;"s")=5;0,3;""))))));0)

 

Perfeito!!!

Muito obrigado, Diego.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, diego_janjao disse:

Cole em K3 e arraste para baixo:

 


=SEERRO(SOMA(SE(B3="S";$C$2;0);SE(D3="S";$E$2;0))+(SOMA(SE(B3="S";$C$2;0);SE(D3="S";$E$2;0))*(SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=2;0,1;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=3;0,2;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=4;0,2;SE(CONT.SES($B3:$I3;"S")=5;0,3;""))))));0)

 

Boa tarde!

 

Diego,

 

Estava complementando a fórmula para contemplar todos os domingos no arquivo e me deparei com uma dúvida..

Como posso fazer para ele retornar na célula AR3 o valor a receber quando só comparece em um único domingo?

Na linha 3 já deixei o exemplo, com um único S na AK3, referente ao dia 12/02.

 

=SEERRO(SOMA(SE(AI3="S";$AJ$2;0);SE(AK3="S";$AL$2;0);SE(AM3="S";$AN$2;0);SE(AO3="S";$AP$2;0))+(SOMA(SE(AI3="S";$AJ$2;0);SE(AK3="S";$AL$2;0);SE(AM3="S";$AN$2;0);SE(AO3="S";$AP$2;0))*(SE(CONT.SES($AI3:$AP3;"S")=2;0,1;SE(CONT.SES($AI3:$AP3;"S")=3;0,2;SE(CONT.SES($AI3:$AP3;"S")=4;0,3;SE(CONT.SES($AI3:$AP3;"S")=5;0,4;""))))));0)

 

Mandei o arquivo atualizado em anexo.

Pagamentos - Fevereiro.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiago goulart cole o seguinte código em ar3 e arraste para baixo:

 

=seerro(soma(se(ai3="s";$aj$2;0);se(ak3="s";$al$2;0);se(am3="s";$an$2;0);se(ao3="s";$ap$2;0))+(soma(se(ai3="s";$aj$2;0);se(ak3="s";$al$2;0);se(am3="s";$an$2;0);se(ao3="s";$ap$2;0))*(se(aq3=1;0;se(aq3=2;0,1;se(aq3=3;0,2;se(aq3=4;0,2;se(aq3=5;0,3;"")))))));0)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Bom dia!

 

Prezados,

 

Estou precisando de mais uma ajuda referente a tabela que começou a ser desenvolvida através do auxílio neste tópico.

 

A primeira fórmula que preciso de auxilio encontra-se na coluna AG. Antes ela buscava somente valores nas colunas X, Z, AB, AD e AF, mas agora preciso que busque os números 1, 5, 6, 7 ou 8 (pode ser qualquer um deles) nas colunas W, Y, AA, AC e AE. Segue a antiga fórmula:

 

=CONT.VALORES(X11)+CONT.VALORES(Z11)+CONT.VALORES(AB11)+CONT.VALORES(AD11)+CONT.VALORES(AF11)

 

A segunda fórmula que preciso encontra-se na coluna AH. Antes ela buscava somente a letra "S" nas colunas W, Y, AA, AC e AE, mas agora preciso que busque os números 1, 5, 6, 7 ou 8 (pode ser qualquer um deles). Segue a antiga fórmula:

 

=SEERRO(SOMA(SE(W11="s";$X$10;0);SE(Y11="s";$Z$10;0);SE(AA11="s";$AB$10;0);SE(AC11="s";$AD$10;0);SE(AE11="s";$AF$10;0))+(SOMA(SE(W11="s";$X$10;0);SE(Y11="s";$Z$10;0);SE(AA11="s";$AB$10;0);SE(AC11="s";$AD$10;0);SE(AE11="s";$AF$10;0))*(SE(AG11=1;0;SE(AG11=2;0,1;SE(AG11=3;0,2;SE(AG11=4;0,4;SE(AG11=5;0,5;"")))))));0)

 

Desde já agradeço a todos que possam me ajudar.

 

Forte abraço.

 

 

 

Edição.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...