Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dactou

Provavel problema no HD

Recommended Posts

Tenho um pc a quase 5 anos e recentemente ele anda travando.
Nunca formatei ele, apenas fiz a atualização para o w10 quando pediu na época.

A luz do disco rígido anda ficando acesa sem piscar e pisca raramente, além disso, abrindo o gerenciador de tarefas, acusa uso de disco 100% com quase tudo que faço.
Já rodei o cclear e o smart defrag. Também rodei a ferramenta de busca de erros no HD do windows (botão direito no disco, propriedades, ferramentas, verificar...)
Creio que o problema seja no HD, mas não tenho certeza. Como devo proceder?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Teste o HD com HDTunePro, abas Health e Error scan e poste aqui prints das telas de resultado.

  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Windows mais novos costumam usar muito disco. Ainda mais de tiver pouca memória.

Você pode amenizar isso desativando serviços essenciais, aumentos a memória RAM e desativando paginação.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Ricardov  Imagens em anexo.

    @Math.Pi  Uso o w10 desde que lançou, começou dar problema esses dias, então acho que o problema não seja diretamente do windows. De fato windows mais novos consomem mais do pc.


    Mais algumas informações:

    Na semana que isso começou, antes de começar o travamento, atualizei o libreoffice e o instalei o smartdefrag da iobit.

    HOJE, além dos problemas já mencionados, o explorer passou a reinicar: por exemplo, abro uma pasta, fica uns 3~5 minutos, a pasta fecha, fica tudo preto, e volta para o desktop.

     

    Agradeço pela atenção =]

    Clube do hardware 1.png

    Clube do hardware 2.png

    Clube do hardware 3.png

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Dactou

    Pelas imagens, seu HD está com defeito.

    Só utilize desfragmentador de terceiros caso o do Windows não funcione, já que existe uma desfragmentação automática.

    Editado por Math.Pi
    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • ok, obrigado pela atenção.
    Nesse caso, devo trocar o HD, certo?


    E qual imagem especificamente mostra que o HD está com defeito?
    A primeira eu não entendo exatamente o significado...

    A segunda mostra 1,1% com danos, mas isso não seria desprezível?
    A terceira mostra um aviso de "warning", mas todos os outros estão "ok"

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @Dactou

    Pontos vermelhos do scan indicam bad blocks.

     

    Pelo que vi no Smart, acho que você consegue fazer remapeamento dos bad blocks, mas o HD já apresenta problemas. O mais seguro seria trocá-lo.

     

    Vá na pasta COMPUTADOR do windows, clique no botão direito no mouse no HD, vá nas propriedades, ferramentas, verificação. Marque as 2 opções de verificação e reinicie o computador.

    Depois que acabar o scan, verifique novamente a SMART (aba health).

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    A temperatura do HD está alta também, veja se consegue mudar para uma baia mais ventilada. Providencie um backup dos dados antes das verificações.

    Editado por Ricardov
    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • @Math.Pi Sobre as duas opções de verificação, eram verificar e otimizar ? Fiz isso. Imagens em anexo. Parece que agora existem menos badblocks...

    @Ricardov Backup feito. Vou tentar reduzir a temperatura.

    ch1.png

    ch4.png

    ch2.png

    ch3.png

    • Curtir 1

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Rode o HDD Regenerator ou outro software que faça o SCAN via boot de USB ou CD (MHDD Guru...)

    Depois verifique o estado novamente pelo HD Tune.

    Editado por Math.Pi
    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Rodei o HDD regenerator e acho que resolveu meu problema. O PC não está mais lento nem travando, acho até que ficou mais rápido!
    Muito obrigado novamente =)

    Captura de Tela (9).png

    Captura de Tela (10).png

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Agora sim. Refaça o teste daqui a uns dias pra ver se o problema não volta. E veja essa questão da temperatura, está alta e isso prejudica o HD.

    • Curtir 2

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×