Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queda de Energia - Problema da rede elétrica


Sonny_

Posts recomendados

Aconteceu algo bem estranho na rede elétrica uns dias atrás. Eu tentei procurar sobre o assunto no Google e em alguns sites, mas não encontrei nada. E, pelo menos eu, nunca tinha visto nada parecido.

 

Onde eu moro, se venta muito, chove ou faz muito calor a energia cai. Quando cai, eu desligo a geral e espero a energia voltar e estabilizar. Foi o que eu fiz na última vez que a energia caiu. Esperei voltar observando o corredor do prédio e nos vizinhos e logo após alguns minutos liguei a geral. O quadro é com barramentos entrelaçados (não sei se este é o termo correto a se dizer, mas acho que da para entender) e em todos os cômodos a energia voltou funcionando normalmente, porém... a cozinha (apenas a cozinha) nas tomadas e geladeira, não funcionava de jeito algum. Desliguei a geral novamente, desliguei todos os disjuntores, liguei a geral e fui ligando 1 a 1 para ver se voltava, e nada. Na cozinha são 2 disjuntores, 1 para a geladeira e 2 tomadas e interruptor e a outra metade da cozinha é outro disjuntor e este funcionava normalmente claro.

 

Neste mesmo tempo, todos os aparelhos da NET estavam sem sinal. São 3 que ficam em sala e quartos diferentes, todos apresentando o mesmo problema.

 

Esperei umas 3 horas para ver isso novamente. Fui até a cozinha e liguei o interruptor. Ligou normalmente, geladeira funcionando perfeitamente e fui ver o sinal da NET e também voltou.

 

Alguma explicação pra isso? Eu não achei nenhuma explicação óbvia diante meu pouco conhecimento sobre o assunto. Pensei em achar que a energia voltou apenas em partes, mas se o quadro da casa é o mesmo, não faz sentido apenas 1 disjuntor não funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente aconteceu como o @Ricardov falou, todo sistema elétrico residencial é dividido nas duas fases e normalmente quando cai uma fase, metade da energia da casa funciona e a outra metade não.

Se no seu apto tem uma distribuição correta das cargas, isso é, metade das cargas em uma fase e metade em outra é para acontecer isso, mas se aconteceu só na cozinha pode ser problema no disjuntor. Se tivesse como testar na saída do disjutores quando acontece isso teria como saber.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É trifásico sim, eu pensei nisso de poder testar na hora mas não tenho nenhum aparelho para isso. Só a parte da cozinha (metade dela) aconteceu isso mesmo, por isso achei bem estranho. Ou seja, quando a luz voltar o certo é medir as 3 fases para ver se todas estão OK e dai sim ligar a geral ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Picco disse:

Então não é trifasico, trifasico é três fases, sua rede é bifasica como qualquer residência, são duas fases e um neutro.

 

Eu não sei, não tenho certeza pois nunca medi a tensão. Por isso estou vendo qual aparelho faz isso. Mas de qualquer forma, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Sonny_ disse:

 

Eu não sei, não tenho certeza pois nunca medi a tensão. Por isso estou vendo qual aparelho faz isso. Mas de qualquer forma, obrigado.

Qualquer voltímetro AC mede a tensão, se você tem uma rede trifásica, qualquer medida terá que dar 220V, se for bifásica a tensão é de 127V e 220V.

Medido a tensão entre duas fases é 220V, entre fase e neutro é 127V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Picco disse:

se você tem uma rede trifásica, qualquer medida terá que dar 220V, se for bifásica a tensão é de 127V e 220V.

Medido a tensão entre duas fases é 220V, entre fase e neutro é 127V.

 

Isso não é regra.

Depende da infraestrutura da rede elétrica da cidade.

Seguindo a mesma lógica, aqui em Brasília, e em muitas cidades dessa Brasil, na rede trifásica (como aqui em casa) fase a fase são 380V, e entre qualquer fase e neutro são 220V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Mestre88 disse:

Pode ser trifásico se o transformador for do tipo 127/220V fechado em estrela, em prédios usam esse sistema, já que as cargas ficam divididas entre os 3 enrolamentos.

 

Tem razão, pois a diferença em bifásico e trifásico é a potência, normalmente os prédios são trifásicos, mas nos apartamentos não entram três fases e somente duas fases e um neutro.

adicionado 1 minuto depois

Uma forma de saber é olhar na caixa de entrada quantos fios chegam para alimentar o circuito do apartamento, se for três é bifásico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Picco disse:

Tem razão, pois a diferença em bifásico e trifásico é a potência, normalmente os prédios são trifásicos, mas nos apartamentos não entram três fases e somente duas fases e um neutro.

Podem entrar as 3 também, por exemplo: ligo uma fase na cozinha, a segunda na sala e a terceira nos quartos e pego a 2ª e a 3ª que têm menos cargas e ligo no chuveiro. Em outro apartamento inverto as fases para não sobrecarregar e assim vai.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/02/2017 às 16:36, Picco disse:

Provavelmente aconteceu como o @Ricardov falou, todo sistema elétrico residencial é dividido nas duas fases

Nem todo sistema residencial é feito em duas Fases. 

Tanto existem residências monofásicas em 127V, como existem também residências monofásicas em 220Va.

 

adicionado 6 minutos depois
Em 21/02/2017 às 19:03, Picco disse:

Então não é trifasico, trifasico é três fases, sua rede é bifasica como qualquer residência, são duas fases e um neutro.

Redes trifásicas de 220V também são usadas em residências. 

adicionado 29 minutos depois

Existem também um padrão de rede elétrica rural que dá 127V de fase para neutro e 254V de fase para fase.

Trada-se de uma rede elétrica com defasamento entre fases de 180 graus, por se tratar de transformador monofásico com duas derivações de saída. 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, albert_emule disse:

Existem também um padrão de rede elétrica rural que dá 127V de fase para neutro e 254V de fase para fase.

Trada-se de uma rede elétrica com defasamento entre fases de 180 graus, por se tratar de transformador monofásico com duas derivações de saída.

 

Aqui em SC existe rede rural com 440V fase-fase e 220V fase-neutro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, albert_emule disse:

É o mesmo caso. 

 

É que a rede é monofásica.

Daí o transformador do poste recebe em monofásico e na saída tem duas bobinas com tensão simétrica. 

 

Sim, sim. Estava agregando informação para segurança, pois 440V é uma tensão bem perigosa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...