Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a probabilidade de uma fonte CX Series queimar alguma peça minha?


Ferlisson

Posts recomendados

 [...]  A energia do lugar onde eu moro não és boa, varia muito. Vejo dizer que fontes corsair são boas e recomendam até aqueles que usam fontes de mais baixo nível trocarem por alguma de marca famosa como corsair, coolerMaster, thermaltake e outras já conhecida pelo pessoal. 

 

Desde que eu comecei a usar pc eu nunca utilizei um produto tão aclamado pelo pessoal. Apenas era  aquelas tal  fontes "Xing-Ling". feito com exclusividade na china. Lanço minha pergunta no título e na descrição, qual a probabilidade de uma fonte CX Series queimar alguma peça minha? 

 

São as mesma que uma de uma genérica? 

 

Não sei, tenho dúvidas sobre esta questão.

 

Queima placa-mãe, e o resto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, cara disse:

Vejo dizer que fontes corsair são boas e recomendam até aqueles que usam fontes de mais baixo nível trocarem por alguma de marca famosa como corsair, coolerMaster, thermaltake e outras já conhecida pelo pessoal. 

 

Desde que eu comecei a usar pc eu nunca utilizei um produto tão aclamado pelo pessoal....

 

Lanço minha pergunta no título e na descrição, qual a probabilidade de uma fonte CX Series queimar alguma peça minha

Isso me lembra alguém do RJ...

 

 

Enfim, chance de queimar? Tem, sim.. Não é um produto a prova de falhas.. A marca não é a prova de falhas.. Aliás, nenhuma marca é..

 

Uma boa fonte, garante que seu PC opere bem, com níveis de tensão dentro dos parâmetros, ripple e ruído elétrico sobre controle, eficiência, etc..

 

A fonte é um componente do PC, como outro qualquer.. Se os outros dependem da fonte, ela depende da sua rede elétrica e de como você a liga na sua residência.. Variação de tensão, qualquer fonte moderna suporta sem nenhum problema.. De 90 à 265 Volts.. Duvido que varie tudo isso..

 

O que você pode fazer é adicionar alguma proteção entre a tomada e a fonte, como um filtro com DPS embutido.. Em caso de corte de energia, evitaria que algum surto na rede, danificasse sua fonte e, por consequência, o seu PC..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Menos chance de queimar do que um fonte bomba vai ter. Se ela for bem construída se variar tua energia a fonte não vai desarmar, ao contrário do que ocorre com as bombas genéricas. Isso pode quebrar queimar seus hds ou placa-mãe e afins. E se for muito forte ele pode desligar ou ela queimar e não destruir teu pc. Se você quer ter um pouco mais de segurança usa um régua de energia de boa qualidade. 

 

Há no mercado outras fontes tão boas se não melhores, mas você tem que ter cuidado , ou seja, procurar por testes de lugares conceituados sobre essas fontes. Isso se faz com o uso de equipamentos super caros e uso de técnicas adequadas X) . De fato, só compre uma fonte se tiver certeza que é boa e oferece o que promete. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Olhando no canal TecLab, eles querem passar a sensação que a fonte é a prova de qualquer surto e sobretensões. @RS Faria, eles tentara "explodir a fonte", mas não conseguem porque a fonte desliga na hora para proteger o computador. Agora, caso um raio caia na fonte, a mesma ainda pode sobreviver? Raio X Fonte de mais alta qualidade, digo qualquer linha corsair e também outras fontes eu incluo.

 

 

  

adicionado 4 minutos depois

@RS Faria Acertou eu sou do rio, mas não do Rio De Janeiro é o outro rio, "Rio Grande Do Sul!"

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@cara

 

Todas as fontes boas, tem uma série de proteções que são ativadas se a fonte extrapolar algum limite.. Sobretensão, sobre-corrente, curto-circuito, etc.. Acho que o vídeo que você viu, se refere à isso.. Se for, normal.. Aliás, não é mais que a obrigação delas..

 

Raio é outra história.. Fonte não lida com raio.. Não deveria e nem tem condições pra tal, independente da qualidade e do preço dela.. Tem equipamentos pra isso, que se sacrificam (no sentido literal da palavra), pra proteger seus equipamentos.. DPS existe pra isso..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas tem fonte genérica que possui essas proteções também ( provavelmente pela presença de algum CI para esse fim na construção dela ).

 

Eu mesmo tenho uma genérica antiga ( muitos anos de uso ) de 250W STI que já explodiu e não causou dano nenhum ao restante do hardware e ainda funciona.

 

Lembro de outro caso recente que outra genérica aqui no fórum também explodiu e o hardware continuou intacto.

 

Essas fontes caríssimas, ditas de maior qualidade, já possuem circuito de filtragem e anti-surto. Desnecessário o uso de filtros de linha externos.

 

Só procure ter um bom aterramento para esse tipo de fonte para aumentar a segurança no caso de surto.

 

Já teve fonte assim cara que deixou o hardware ser afetado por falta de aterramento.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Mas tem fonte genérica que possui essas proteções também ( provavelmente pela presença de algum CI para esse fim na construção dela ).

Você pode olhar a numeração desses CIs e ir atrás dos datasheets deles, pra saber o que são..

 

Acho mais fácil ganhar na Mega-Sena, sem apostar, do que essas fontes terem algum tipo de proteção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

Você pode olhar a numeração desses CIs e ir atrás dos datasheets deles, pra saber o que são..

 

Acho mais fácil ganhar na Mega-Sena, sem apostar, do que essas fontes terem algum tipo de proteção...

 

É uma boa ideia para quando tiver um tempo vago e disposição a conferir os CIs em busca do responsável pelas proteções.

 

O risco maior, nessas fontes genéricas que informam ter as proteções, é a corrente suja que podem vir a fornecer e danificar componentes do hardware principalmente quando exigidas no seu limite real e não nominal, acredito eu.

 

Tenho uma IceAge 500W neste PC que já avariou o circuito de dual channel das memórias quando acrescentei apenas mais um HD. Ela, com um HD só, já esquenta muito. Esse calor excessivo dela já deveria ter me servido de alerta para não abusar.

 

Em uma outra que possuo, C3Tech de 350W já testada no CdH, deve ter sido a mesma experiência pois também esquenta bastante e ferrou um pente de memória ( não é á toa que o cooler dela faz muito ruído ).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria ,Tudo é possível. Não é porque a fonte é genérica que não conta com nada de proteção. Tente imaginar na possibilidade de que, os criadores da fonte incluir um sistema de proteção só que não seja o suficiente para sustentar a mesma, isto vale para uma configuração para jogos ou não para jogos. 

  Isso fica por conta do usuário escolher para si o que é melhor. Existe  gente  que  usa  configuração TOP , mas com fonte     genérica e isso leva a risco, leva, portanto ele usa e não estás por ligar para estes tipo de coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, cara disse:

Tudo é possível. Não é porque a fonte é genérica que não conta com nada de proteção.

Exemplo de fonte genérica testado pelo Cdh

 

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/energia/teste-da-fonte-de-alimentação-leadership-4740-de-400-w-r35859/

 

Honestamente, o fato de ter ou não proteções (e aqui, acho que você não entendeu do que eu tava falando) será o menor do seus problemas..

 

Enfim, cada um sabe o que faz com seu $$$... 

 

Abs

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
Em 22/02/2017 às 22:19, Parlison disse:

Feito com exclusividade na China. Lanço minha pergunta no título e na descrição, qual a probabilidade de uma fonte CX Series queimar alguma peça minha? 

 

São as mesma que uma de uma genérica?

Todas essas fontes são feitas na China... Tanto as genéricas quanto as Corsair e outras. A questão é que a linha CX, apesar de básica, é segura, entrega o que promete e tem proteções funcionais. A chance da fonte danificar a máquina é mínima, ocorrendo apenas por rara falha eventual de produto defeituoso. Nem se compara com a chance muito maior de sofrer danos por usar fonte genérica, que é como jogar roleta russa.

 

Em 24/02/2017 às 05:53, Henrique - RJ disse:

Essas fontes caríssimas, ditas de maior qualidade, já possuem circuito de filtragem e anti-surto. Desnecessário o uso de filtros de linha externos.

É bem melhor deixar que um filtro de linha, barato e fácil de arrumar ou substituir, vá desgastando e correndo risco ao fazer esse tipo de trabalho que uma fonte de custo muito maior.

 

O fato da fonte de qualidade ter os sistemas de proteção é ótimo, mas isso não é motivo para deixar de usar um anti-surge de boa qualidade, apenas reforça ainda mais a sua importância.

 

Em 25/02/2017 às 12:47, Parlison disse:

Existe  gente  que  usa  configuração TOP, mas com fonte genérica e isso leva a risco, leva, portanto ele usa e não estás por ligar para estes tipo de coisa.

Fato é que computador nenhum, independentemente de ser básico ou avançado, deveria usar fonte genérica de qualidade questionável. Isso é jogar na sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 24/02/2017 às 05:53, Henrique - RJ disse:

Mas tem fonte genérica que possui essas proteções também ( provavelmente pela presença de algum CI para esse fim na construção dela ).

 

Eu mesmo tenho uma genérica antiga ( muitos anos de uso ) de 250W STI que já explodiu e não causou dano nenhum ao restante do hardware e ainda funciona.

 

Lembro de outro caso recente que outra genérica aqui no fórum também explodiu e o hardware continuou intacto.

 

Essas fontes caríssimas, ditas de maior qualidade, já possuem circuito de filtragem e anti-surto. Desnecessário o uso de filtros de linha externos.

 

Só procure ter um bom aterramento para esse tipo de fonte para aumentar a segurança no caso de surto.

 

Já teve fonte assim cara que deixou o hardware ser afetado por falta de aterramento.

.

 

Então você está recomendando que o nosso colega @Parlison use uma fonte genérica (bomba) dizendo que ela poder ser tão boa quanto as renomadas fontes consideradas fontes boas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 25/02/2017 às 12:47, Parlison disse:

@RS Faria ,Tudo é possível. Não é porque a fonte é genérica que não conta com nada de proteção. Tente imaginar na possibilidade de que, os criadores da fonte incluir um sistema de proteção só que não seja o suficiente para sustentar a mesma, isto vale para uma configuração para jogos ou não para jogos. 

  Isso fica por conta do usuário escolher para si o que é melhor. Existe  gente  que  usa  configuração TOP , mas com fonte     genérica e isso leva a risco, leva, portanto ele usa e não estás por ligar para estes tipo de coisa.

 

Uma fonte não precisa de proteções para "funcionar", então um fabricante não vai se lixar com isso. Se o pessoal não se dá ao trabalho nem de colocar um estágio de filtragem de transientes, quanto mais...

 

Uma questão que teria que se levantar é: proteção contra o que exatamente? Eu acho que isso meio que se confunde com mau funcionamento da fonte, o que também é um problema.

 

Dê uma lida nisto aqui, talvez ajude.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...