Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen - Pré-lançamento


Evandro

Posts recomendados

7 minutos atrás, Evandro disse:

Eu ainda não entendi porque eles não migraram pros pinos na placa.

 

Ia ser no Bulldozer isso, e já se vão o que, 5 anos? :/

 

 

 

Se não mudaram ainda, agora que não vão mudar mesmo.

Eu deixo de comprar processadores intel, devido o cooler deles que eu odeio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, marcelogon disse:

Eu acho ele Prático, Nos da intel já quebrei muitos aquelas pontinhas brancas e foi só dor de cabeça.

Pois é, vai da experiencia de cada um. Como eu só mexo no meu PC e pouquíssimas vezes no cooler (em dois anos eu apenas coloquei o cooler box, tirei para por um da Xigmatek e o mesmo ta lá até agora) o fator cooler box não é fator determinante pra minha escolha de processador.

 

1 minuto atrás, Evandro disse:

Eu to é torcendo pra ter retrocompatibilidade destes coolers, tenho um guardado aqui faz tempo e não deu tempo ainda de usar.

 

Imagino que a galera que tem coolers não box também aprecie isso.

Provavelmente vai ser sim, a Intel tem 3 sockets diferentes com furação igual (1156, 1150 e 1151 que eu me lembro), provavelmente a AMD deve continuar com a mesma furação do AM3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já montei e reparei muitos computadores, Peguei muitos 775 com as presilhas do cooler ressecado e quebravam a toa.

 

Já cganhei muito dinheiro com os Athlons e com estas APUs AMD. O soquete AM1 pra Pc básico é Show de bola, tenho um No meu Fliperama bartop.

 

No meu Pc tenho uma APU A8-6600k com Corsair H80I.

 

 

 

Todos AM4 APUs & CPUs destaque southbridges integrados e suporta nativamente significativamente mais pistas PCIe e dispositivos USB que before.That além recurso cross-compatibilidade do AM4 têm sido os principais impulsionadores da bolada de 40% + crescimento de contactos de pinos de AM3 + para AM4. Para acomodar este o número de traços que entram e saem do encaixe também aumentou dramaticamente. Esta, infelizmente, exigiu e ajuste dos furos de montagem do socket refrigerador / dissipador de calor. Efetivamente quebrar a compatibilidade com todos os coolers da geração anterior para AM2, AM2 +, AM3 e AM3 +.

Felizmente no entanto, alguns fabricantes de dissipador de calor como Noctua já anunciou que estará oferecendo kits upgrade gratuito para seus clientes. Permitindo-lhes utilizar os seus coolers Noctua existentes sobre as próximas motherboards AM4.

 

placa-mãe HP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom saber, porque vem dor de cabeça aí. Se muitos coolers sequer montam direito no soquete AMD (só montam virados para o teto do gabinete e pega muita gente de surpresa), agora que mudou a furação será um pandemônio, especialmente se o Zen não for muito competitivo. Essa descompatibilidade vai se arrastar interminavelmente.

 

NOTA: já que eles chutaram o pau da barraca e perderam a compatibilidade com todos os coolers do mercado, não podiam pelo menos reformular o soquete e deixá-lo mais seguro? Não entendo essas coisas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente quem sofre com isso é o usuário do Terceiro Mundo, vide as LX-BR que dão dor de cabeça principalmente em usuários que não tem dinheiro para fazer a troca. Os estoques de coolers antigos vão fazer um estrago aqui no Brasil, especialmente se o Zen não vier tão competitivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Contiusa disse:

@Ryudo também estou encontrando informações conflitantes, mas se a Noctua lançou o kit AM4 é porque deve ter uma diferença. Senão eles não fariam, mas, sabe lá... Esse mundo da informática é meio doido :P

 

Sim, procurei e não achei muita coisa. A notícia do noctua é mais nova, então não sei. No próprio wiki ainda está incerto. https://en.wikipedia.org/wiki/Socket_AM4 

 

Doideira mesmo, o jeito é esperar. Se trocarem isso vai ser um saco. Mas como você bem disse acima, se for pra trocar, melhor trocar tudo, incluindo os pinos do processador que também detesto. Já perdi 2 processadores amassando aquilo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Ryudo disse:

Já perdi 2 processadores amassando aquilo. 

 

Eu entortei vários pinos do meu 1090T quando precisei reinstalar o cooler (minha primeira montagem). Haha! Foi um inferno para desentortar. 

 

Sério, não sei como eles não se importam de consertar essas bananadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Eu entortei vários pinos do meu 1090T quando precisei reinstalar o cooler (minha primeira montagem). Haha! Foi um inferno para desentortar. 

 

Sério, não sei como eles não se importam de consertar essas bananadas.

 

Comigo foi a mesma coisa. Fico até tenso quando manipulo esses processadores. O primeiro foi um Phenom x3 8350, bom processador. Depois de 2h desentortando um por um, quebrei um dos últimos pinos que restava desentortar. Deu até depressão ver o pino caindo no chão. :) 

 

O outro foi um Phenom x6 1070t que praticamente se fundiu à um cooler box, e quando finalmente consegui retirar saiu com praticamente todos os pinos entortados. É um inferno. Montei 4 pcs LGA 775 a um tempo atrás, e que tranquilidade. Nem tem comparação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ansioso para lançarem logo o zen, tenho um grande hype sobre esses processadores, acho que vai fazer sucesso no mercado igual a época dos phenom, de acordo com os testes que vimos. Pode ser que não seja algo impressionante já de primeira, pois essa arquitetura vai ser o primeiro passo para a amd se restruturar, ela fez essa arquitetura com o minimo de investimento que tinha no começo de 2012, um dos pontos que achei ruim é o uso dos zen 8c/16t como base para fazer todos os outros processadores por meio de multi-die na cpu, mas fazer um chip de 16c/32t por exemplo demandaria alto custo, ainda mais por ser um chip gigante em termo de transistores, inviável para amd por agora. Mas, acredito que a partir do zen+, acho que vai ser uma concorrência bem acirrada entre amd e intel.

      

     Em termos de coolers e socket, vou confessar, o da amd me parece ser um pouco mais pratico, instalar uma cpu da amd é mais simples que o da intel, só puxar a alavanquinha do cooler e da cpu e pronto, e o suporte de cooler da amd passa mais confiança, pois parece que a pressão que ele coloca sobre a cpu é maior. Já tive problema com cooler intel, para encaixar os 4 pinos era um saco, principalmente quando o gabinete era apertado, na primeira vez que montei um pc com intel, deixei de apertar um pino e o cooler ficou meio solto, quando liguei o pc notei um travamento constante, surpresa, temperatura 110ºC, quase caí da cadeira, desliguei o pc e coloquei corretamente o cooler e temperatura desceu para 45ºC, dei sorte de não ter queimado, era um pentium dual core e5400. Mais para finalizar, o soquete LGA que a intel usa é bem mais seguro que o PGA da AMD, já que o PGA já é passado, o LGA, apesar do limite de troca de cpu e o cuidado adicional na hora de instalar para não danificar os pinos da placa-mãe, é melhor no geral, pois não precisa ter esse cuidado todo no transporte da cpu e no risco de danificar o pino, já que um pino quebrado na placa-mãe se conserta em uma estação de solda BGA, agora um pino quebrado no processador, é adeus. Por isso esperava que a amd migrasse para o LGA nessa geração assim como faz a tempos com os processadores opteron e mantivesse o estilo de encaixe de cooler que ela usa hoje, ainda mais pela retrocompatibilidade, mais me parece que não foi dessa vez :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quebrar pino na CPU é jogo duro. Basta obedecer a marcação no canto do CPU e no canto do socket nos AMD. Para transportar a CPU, sempre utilizar a caixinha plástica de proteção que vem com a CPU.

Desentortar pinos é um saco, mas nada que a ponta de uma lapiseira 0,5 mm não resolva. Pinos quebrados, bem... um metal inserido no furo correspondente do Socket e funciona numa boa. Tenho um Atlhon X2 funcionando há 7 anos com uns 6 pinos quebrados no PC da minha filha (utilizando metal no furo do socket).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...