Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar outras Fans do Gabinete!


Posts recomendados

Bom eu possuo uma GA-B75M-D3H e nesta placa-mãe há dois locais para conectar Fans e coolers. Ela possui o CPU_FAN para conectar o Cooler do processador e o SYS_FAN que é para conectar o Fan do gabinete. Recentemente comprei o Corsair Spec 03 que possui duas Fans, porém apenas uma está conectada na placa-mãe. Me indicaram o Cabo Molex para cooler para pode conectá-los direto na fonte e gostaria de saber se está certo algum desses e qual seria o melhor. 

 

O problema desse primeiro é que ele possui 2 conectores para velocidade padrão e outros 2 para velocidade reduzida +5V que aí eu fiquei perdido, como saberia qual conector é velocidade padrão e qual é velocidade reduzida?

 

Primeiro: http://www.oficinadosbits.com.br/produto9153/Akasa_Cabo_Molex_para_Cooler_.html 

 

Segundo: http://www.oficinadosbits.com.br/produto16202/Akasa_Cabo_Molex_para_AK-CB002.html

 

Se o Cabo Molex não for a melhor solução e existir outras formas, favor sugerir.

 

Minha fonte é: Corsair CX 600 V2 (Sim eu sei, exagero)

 

Link da fonte:

http://www.pichau.com.br/fonte-corsair-600w-cx600-v2-certificado-80-plus-pfc-ativo-cp-9020048-ww-box?gclid=CjwKEAiArbrFBRDL4Oiz97GP2nISJAAmJMFa-R8yNQs4IXMLPSPpSUEDEoa4E9RzMwg33Li2Hsb7QhoCF5_w_wcB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, WolfLegendary disse:

@Mario A. Paglia Junior Ali foi indicado o adaptador para ligar mais Fans no SYS_FAN e a outra forma é essa do Cabo Molex para ligar direto na fonte. Aí eu pergunto qual a forma mais segura ou qual a forma que você me recomenda?

 

Sinceramente as duas formas são corretas, a placa-mãe está sendo alimentada pela fonte da mesma forma que seria alimentado se você conectasse diretamente na fonte, as voltagens são muito baixas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior porém se eu utilizar or para ligar mais Fans no SYS_FAN eu vou ter a leitura de RPM de todas as FANS do gabinete na placa-mãe certo?

adicionado 0 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior Enquanto se ligar apenas uma na fonte, terei a leitura do RPM apenas da que está conectada no SYS_FAN certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, WolfLegendary disse:

@Mario A. Paglia Junior porém se eu utilizar or para ligar mais Fans no SYS_FAN eu vou ter a leitura de RPM de todas as FANS do gabinete na placa-mãe certo?


Sim, exatamente, que é o meu caso, eu tenho adaptador de 1 para 3 e tenho 4 coolers no total, somente 1 é conectado diretamente na fonte, ele faz somente duas leituras, do SYS_FAN (geral) e do Cooler do Processador, agora os que estão conectados na fonte ele não consegue fazer a leitura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, WolfLegendary disse:

@Mario A. Paglia Junior Então é melhor utilizar o adaptador assim posso ter a leitura do RPM das FAN do gabinete. Mas terei a Leitura do RPM geral ou das duas FANS?

 

Você vai ter a leitura somente de 1 FAN conectado no adaptador, agora para ter a leitura de todas o ideal seria um Controlador de Fans.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mario A. Paglia Junior Quanto custa o Controlador de FANS?

adicionado 0 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior No caso eu conectaria as duas FANS do Corsair spec 03 no adapatador e o adaptador conectado no SYS_FAN, então teria a leitura de apenas uma mesmo as duas estando conectadas no adaptador?

adicionado 7 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior Ou teria a leitura das duas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, WolfLegendary disse:

@Mario A. Paglia Junior Quanto custa o Controlador de FANS?

adicionado 0 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior No caso eu conectaria as duas FANS do Corsair spec 03 no adapatador e o adaptador conectado no SYS_FAN, então teria a leitura de apenas uma mesmo as duas estando conectadas no adaptador?

adicionado 7 minutos depois

@Mario A. Paglia Junior Ou teria a leitura das duas?

 

Você só vai ter a leitura de 1 fan conectada no adaptador, o sistema vai escolher uma e vai fazer a leitura, agora já no controlador de Fan você coloca 1 cabo para cada Fan e ai sim ele faz a leitura individual. Exemplo: http://www.kabum.com.br/produto/82779/controlador-multi-fan-thermaltake-commander-f6-rgb-lcd-ac-024-bn1nan-a1 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...