Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• diego_moicano

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware?   07-12-2015

Gostaria de se tornar um analista em Remoção de Malware? O Fórum Clube do Hardware deu início a um programa de treinamento em análises de log. Os interessados deverão enviar um email para aprendizes (arroba) clubedohardware (ponto) com (ponto) br respondendo as seguintes perguntas: Por que você gostaria de aprender a analisar logs? Possui tempo hábil para o treinamento? Tem conhecimentos em informática? Se sim descreva-os. Possui inglês para leitura? Qual seu objetivo após completar o treinamento?   Não se esqueça de incluir no e-mail o seu nome de usuário (fornecer o link também), idade e cidade onde vive. Adicione também qualquer experiência e/ou razão sobre o porquê você seria um bom Analista. É digno de nota que apenas os que forem selecionados receberão resposta por MP (Mensagem Pessoal), não existe um padrão na escolha dos futuros aprendizes, todos os e-mails serão lidos e serão analisados de forma imparcial, portanto não será permitido reclamações neste aspecto. O treinamento é dado no próprio fórum. Quando um aprendiz é selecionado ele é movido para um novo grupo, onde terá acesso a fóruns fechados para os demais usuários onde poderá dar inicio ao seu treinamento. Importante: A cada 30 dias os e-mails não selecionados serão apagados, portanto você pode enviar um novo e-mail após 1 mês, e-mails enviados antes serão desconsiderados.  
    • Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Faust0

Antivírus, emails e dilemas corporativos

Recommended Posts

Senhores, vim pedir vosso auxílio.

Trabalho em um pequeno escritório, meu chefe é do tipo de clica em qualquer email, e conecta qualquer pendrive indiscriminadamente, e está insistindo para que compremos um Antivírus para as máquinas, pois os emails dele estão bombardeando os contatos com spam.

A situação aqui é crítica. Nossas máquinas são defasadas em hardware, nosso sistema operacional é pirata, e ainda fazemos uso de @hotmail.

Sou do tipo que acredita que a segurança é responsabilidade do usuário, e não dos programas. Tentei argumentar de que não adiantaria entupir as máquinas com antivírus, pois seria como um airbag que amortece a pancada, mas não impede que você capote o carro, mas não adiantou. O chefe está irredutível, e quer um antivírus que iniba os spams.

Contratamos um provedor de email com um sistema de proteção eficiente. Ele barra os emails duvidosos antes que o meu adorado chefe encontre e clique em qualquer coisa. Porém, este é apenas um dos emails, pois ele ainda faz uso de dois endereços @hotmail, e são neles que os spams fazem a festa.

Senhores, existe a chance algum antivírus cessar o envio de spam? mesmo que os emails sejam enviados diretamente pelo navegador e não pelo outlook? Neste caso, qual antivírus deveriamos escolher?

Desde já, obrigado a todos.

Editado por Faust0

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
28 minutos atrás, Faust0 disse:

Senhores, vim pedir vosso auxílio.

Trabalho em um pequeno escritório, meu chefe é do tipo de clica em qualquer email, e conecta qualquer pendrive indiscriminadamente, e está insistindo para que compremos um Antivírus para as máquinas, pois os emails dele estão bombardeando os contatos com spam.

A situação aqui é crítica. Nossas máquinas são defasadas em hardware, nosso sistema operacional é pirata, e ainda fazemos uso de @hotmail.

Sou do tipo que acredita que a segurança é responsabilidade do usuário, e não dos programas. Tentei argumentar de que não adiantaria entupir as máquinas com antivírus, pois seria como um airbag que amortece a pancada, mas não impede que você capote o carro, mas não adiantou. O chefe está irredutível, e quer um antivírus que iniba os spams.

Contratamos um provedor de email com um sistema de proteção eficiente. Ele barra os emails duvidosos antes que o meu adorado chefe encontre e clique em qualquer coisa. Porém, este é apenas um dos emails, pois ele ainda faz uso de dois endereços @hotmail, e são neles que os spams fazem a festa.

Senhores, existe a chance algum antivírus cessar o envio de spam? mesmo que os emails sejam enviados diretamente pelo navegador e não pelo outlook? Neste caso, qual antivírus deveriamos escolher?

Desde já, obrigado a todos.

Fausto, nesse caso não é tão simples, pois a pratica de Spam ocorre na maioria das vezes com o cadastramento do e-mail em qualquer site que não seja confiável e que nem tenha certificado SSL, existem programas que fazem essa varredura na internet e encontram esses e-mails, depois disso só se preparar que vai chover Spam, eu sou empresário e tenho meus e-mails corporativos recebendo somente os e-mails que realmente me interessam, nada de "Aumente o seu...", "Ganhe 1 milhão..." etc. Isso porque eu adoto uma politica de não sair cadastrando o meu e-mail em qualquer site, e ainda sim se cadastro e o site começa a me enviar as famosas Newsletters eu já solicito cancelamento imediato no link ao final do e-mail, pois todos que enviam e-mail marketing tem à obrigação de deixar um link para "descadastramento". Agora em relação à anti-vírus creio que nem pagando você vá conseguir inibir esses e-mails, como eu disse, o ideal seria criar um novo e-mail e conscientizar quem está usando para que não use de forma incorreta, quando você clica em um e-mail de Spam e abre o site que está dentro, bem provavelmente você está entrando em um site que estará desprotegido e que vão "roubar" novamente o seu endereço de e-mail, fazendo que assim vire uma bola de neve. 

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Li por aqui que esse aqui ajudar:

http://www.spamfighter.com/SPAMfighter/Product_Info.asp

nunca usei mas pode testar.

Outra coisa é catalogar todos os spam (Emails) da caixa do seu chefe e colocar na lista de bloqueio.

Replique esse catalogo para todos que você vê que é necessário para ajudar sua empresa.

Se for spoofing veja como bloquear:

http://safepctuga.blogspot.com.br/2014/06/recebo-email-de-mim-mesmo-como-resolver.html

Mostre /passe/ensine a ídeia desse video em relação a e-mail para o pessoal ai:

https://www.youtube.com/watch?v=dhlC_iNuvns

Tenha um anti-ransoware em sua empresa tem muitos Free.

Faça palestras de conscientização, envie e-mail tente mudar a cultura da empresa aos poucos, de exemplos que aconteceram no dia-a-a sem citar nomes, para que as pessoas entendam que o que você quer mudar é importante.

Leia essa materia sobre lista de bloqueio

http://antispam.br/admin/listas-de-bloqueio/

Essa matéria tb é interessante:

https://www.tecmundo.com.br/spam/112103-conheca-site-livrar-voce-vez-spams-emails-indesejados.htm

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, Mario A. Paglia Junior disse:

Fausto, nesse caso não é tão simples, pois a pratica de Spam ocorre na maioria das vezes com o cadastramento do e-mail em qualquer site que não seja confiável e que nem tenha certificado SSL, existem programas que fazem essa varredura na internet e encontram esses e-mails, depois disso só se preparar que vai chover Spam, eu sou empresário e tenho meus e-mails corporativos recebendo somente os e-mails que realmente me interessam, nada de "Aumente o seu...", "Ganhe 1 milhão..." etc. Isso porque eu adoto uma politica de não sair cadastrando o meu e-mail em qualquer site, e ainda sim se cadastro e o site começa a me enviar as famosas Newsletters eu já solicito cancelamento imediato no link ao final do e-mail, pois todos que enviam e-mail marketing tem à obrigação de deixar um link para "descadastramento". Agora em relação à anti-vírus creio que nem pagando você vá conseguir inibir esses e-mails, como eu disse, o ideal seria criar um novo e-mail e conscientizar quem está usando para que não use de forma incorreta, quando você clica em um e-mail de Spam e abre o site que está dentro, bem provavelmente você está entrando em um site que estará desprotegido e que vão "roubar" novamente o seu endereço de e-mail, fazendo que assim vire uma bola de neve. 

Mario, muito obrigado pela resposta.

Certamente a minha situação é irremediável. Já tentei sensibilizar o pessoal sobre formas mais seguras de se utilizar um computador, fiz diversas analogias em exemplos corriqueiros, mas não adianta, continuam a clicar em qualquer coisa do tipo "segue a fatura" sem qualquer tipo de análise.

Por ser um escritório de advocacia, existe a contratação de diversos serviço que monitoram as publicações em diários oficiais. Até onde me consta, as empresas prestadoras desses serviços, utilizam algoritmos de pesquisa na web, em conteúdos contendo o nome do advogado, e automaticamente encaminham uma cópia da o email do advogado. (sou leigo e não sei a definição apropriada para Spam, mas aos meus olhos, isso sozinho já parece ser um tipo de spam).

Mais uma vez, obrigado pela resposta. Infelizmente, "santo de casa não faz milagre", o povo aqui do trabalho vai continuar a não me dar ouvidos. srrsrs...O jeito é continuar a lidar com a reclamação dos spams, e me preparar para algum problema sério no futuro, como perda de arquivos, ou mesmo um ransomware... srrs

Editado por Faust0

Compartilhar este post

Link para o post
    3 minutos atrás, Faust0 disse:

Mario, muito obrigado pela resposta.

Certamente a minha situação é irremediável. Já tentei sensibilizar o pessoal sobre formas mais seguras de se utilizar um computador, fiz diversas analogias em exemplos corriqueiros, mas não adianta, continuam a clicar em qualquer coisa do tipo "segue a fatura" sem qualquer tipo de análise.

Por ser um escritório de advocacia, existe a contratação de diversos serviço que monitoram as publicações em diários oficiais. Até onde me consta, as empresas prestadoras desses serviços, utilizam algoritmos de pesquisa na web, em conteúdos contendo o nome do advogado, e automaticamente encaminham uma cópia da o email do advogado. (sou leigo e não sei a definição apropriada para Spam, mas aos meus olhos, isso sozinho já parece ser um tipo de spam).

Mais uma vez, obrigado pela resposta. Infelizmente, "santo de casa não faz milagre", o povo aqui do trabalho vai continuar a não me dar ouvidos. srrsrs...O jeito é continuar a lidar com a reclamação dos spams, e me preparar para algum problema sério no futuro, como perda de arquivos, ou mesmo um ransomware... srrs

A resposta do nosso amigo @edd_sm também foi muito construtiva, você pode tentar seguir o passo-a-passo que ele passou e veja se consegue resolver o problema!

Mande-nos uma resposta sobre o desfecho!

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 1 hora atrás, edd_sm disse:

Li por aqui que esse aqui ajudar:

http://www.spamfighter.com/SPAMfighter/Product_Info.asp

nunca usei mas pode testar.

Outra coisa é catalogar todos os spam (Emails) da caixa do seu chefe e colocar na lista de bloqueio.

Replique esse catalogo para todos que você vê que é necessário para ajudar sua empresa.

Se for spoofing veja como bloquear:

http://safepctuga.blogspot.com.br/2014/06/recebo-email-de-mim-mesmo-como-resolver.html

Mostre /passe/ensine a ídeia desse video em relação a e-mail para o pessoal ai:

https://www.youtube.com/watch?v=dhlC_iNuvns

Tenha um anti-ransoware em sua empresa tem muitos Free.

Faça palestras de conscientização, envie e-mail tente mudar a cultura da empresa aos poucos, de exemplos que aconteceram no dia-a-a sem citar nomes, para que as pessoas entendam que o que você quer mudar é importante.

Leia essa materia sobre lista de bloqueio

http://antispam.br/admin/listas-de-bloqueio/

Essa matéria tb é interessante:

https://www.tecmundo.com.br/spam/112103-conheca-site-livrar-voce-vez-spams-emails-indesejados.htm

Edd, agradeço muito pelas recomendações. Vou ler todos as recomendações.

Sobre "spoofing", eu achei muito interessante o artigo explicando sobre a verificação da verdadeira origem da mensagem. Torço pra isso amenizar nossos problemas. =)

Citação

Mande-nos uma resposta sobre o desfecho!

Com certeza, o feedback é garantido!

Editado por Faust0
    • Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post
    5 horas atrás, Faust0 disse:

Antes da provável aquisição de um pacote antivirus., o certo seria o "chefinho..." :devil:  regularizar a situação com relação ao sistema operacional.

4 horas atrás, Faust0 disse:

Por ser um escritório de advocacia, existe a contratação de diversos serviço que monitoram as publicações em diários oficiais.

O uso de Pirataria torna a situação ainda mais agravante......

5 horas atrás, Faust0 disse:

Na atual conjuntura só um antívirus não vai ajudar em nada.... o sistema já esta comprometido.... ( o problema está entre a cadeira e o teclado)

Editado por Black Fox
    • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
    10 minutos atrás, Black Fox disse:

Antes da provável aquisição de um pacote antivirus., o certo seria o "chefinho..." :devil:  regularizar a situação com relação ao sistema operacional.

Ou se ele não quiser gastar, coloque Linux em tudo hehe.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais