Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OC de memória 3000mhz


7thPepe

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

desculpem mas sou leigo em overclock e espero que possam me ajudar pois tenho medo de fazer algo errado e explodir tudo por aqui. :wiggle:

Atualmente troquei de PC e peguei uma placa-mãe Asus ROG Strix Z270E + Intel 7700k + Corsair Dominator Platinum DDR4 3000mhz.

Abri o programa que acompanha a mobo (Ai Suite 3) e percebi que minhas memórias estavam com set máximo de 2133mhz (imagem em anexo). Fiz alguma pesquisa no Google e descobri que este é o padrão e que para as memórias chegarem a 3000mhz, eu deveria ativar na BIOS o XMP e foi isso que fiz. Porém, ainda continua marcando no Ai Suite 3 a frequência máxima de 2133mhz. Fiz mais algumas pesquisas e descobri que eu preciso fazer um pequeno aumento de tensão (se entendi corretamente) para que as memórias consegam atingir os 3000mhz. 

Alguém poderia me ajudar a fazer tal OC com segurança? Pois como eu disse, sou leigo no assunto de OC e estou querendo começar a aprender.

Valeu :thumbsup:

 

Memoria.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vinicius Portz  porque eu comprei as DDR4 3000mhz e descobri que para atingirem essa frequência eu precisaria de um OC. 

Tenho interesse em devagar ir aprendendo um pouco sobre OC, e por enquanto, gostaria pelo menos de saber como deixar minhas memórias com sua capacidade máxima. Não creio que irei deixá-las sempre no OC, mas como elas foram projetadas para suportarem os 3000mhz e acabei pagando um pouco mais por isso, acho interessante saber como se faz.

:tw_grimace:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, 7thPepe disse:

@Vinicius Portz  porque eu comprei as DDR4 3000mhz e descobri que para atingirem essa frequência eu precisaria de um OC. 

Tenho interesse em devagar ir aprendendo um pouco sobre OC, e por enquanto, gostaria pelo menos de saber como deixar minhas memórias com sua capacidade máxima. Não creio que irei deixá-las sempre no OC, mas como elas foram projetadas para suportarem os 3000mhz e acabei pagando um pouco mais por isso, acho interessante saber como se faz.

:tw_grimace:

Poww legal, vivendo e aprendendo!!HEHEHEE

 

Mas me diz uma coisa, a sua MoBo é apropriada para isso??? Pergunto não apenas por questão se segurança (danificar seu SETUP) , mas porque geralmente MoBo gamer's, em certos casos, possuem perfis de OC para as DDR's já definidos de fabrica, sendo necessário apenas você setar a opção com frequência desejada!!

Dá uma olhadinha aeeee...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Vinicius Portz disse:

Poww legal, vivendo e aprendendo!!HEHEHEE

 

Mas me diz uma coisa, a sua MoBo é apropriada para isso??? Pergunto não apenas por questão se segurança (danificar seu SETUP) , mas porque geralmente MoBo gamer's, em certos casos, possuem perfis de OC para as DDR's já definidos de fabrica, sendo necessário apenas você setar a opção com frequência desejada!!

Dá uma olhadinha aeeee...

Então, @Vinicius Portz, é uma Asus Rog Strix Z270E Gaming. Estou dando uma olhada aqui no programa que acompanha ela Ai Suíte 3 sem mexer em nada que não sei procurando entender melhor. 

 

31 minutos atrás, RS Faria disse:

@7thPepe

 

Vai na BIOS e ativa um perfil XMP.. Método mais fácil, não tem..

@RS Faria eu fiz isso. Na inicialização eu entrei na BIOS e ajustei o XMP para Profile 1, que consta a memória 3000mhz, salvei e reiniciei, porém ainda abrindo o Ai Suite 3, ela continua me mostrando frequência máxima de 2133mhz conforme na imagem que postei. Cheguei até mesmo a pensar que minha memória fosse 2133mhz e não 3000mhz, que eu tivesse sido enganado, etc. Mas eu vi o modelo dela no monitor da Asus e pesquisei no site Corsair e realmente são 3000mhz. 

Foi aí que pesquisei e descobri que só chega a 3000 com um OC de na voltage.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aqui o cpu-z! 

CPUz.jpg

adicionado 2 minutos depois
5 minutos atrás, Vinicius Portz disse:

Pergunta... Não seria 3000Mhz em Dual Channel???

Está em Dual-Channel, usando slot 1 - 3

adicionado 8 minutos depois

@RS Faria, abri um render 3D e uma pancada de programas juntos, ela o NB Frequency trava no 4200.0MHz,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, 7thPepe disse:

Tenho que multiplicar o DRAM por 2? Aí bate os 3000mhz

Valeuuuu @RS Faria!!! Agora estou mais tranquilo! :wiggle:

É perigoso deixar ela sempre em 3000?

Sim, multiplica por 2.. O CPU-Z mostra o clock real (1500MHz).. Como uma RAM DDR, transmite dois dados por pulso de clock, se convencionou dobrar a frequência.. É o clock efetivo..

 

Não tem perigo nenhum..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...