Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
7thPepe

OC de memória 3000mhz

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

desculpem mas sou leigo em overclock e espero que possam me ajudar pois tenho medo de fazer algo errado e explodir tudo por aqui. :wiggle:

Atualmente troquei de PC e peguei uma placa-mãe Asus ROG Strix Z270E + Intel 7700k + Corsair Dominator Platinum DDR4 3000mhz.

Abri o programa que acompanha a mobo (Ai Suite 3) e percebi que minhas memórias estavam com set máximo de 2133mhz (imagem em anexo). Fiz alguma pesquisa no Google e descobri que este é o padrão e que para as memórias chegarem a 3000mhz, eu deveria ativar na BIOS o XMP e foi isso que fiz. Porém, ainda continua marcando no Ai Suite 3 a frequência máxima de 2133mhz. Fiz mais algumas pesquisas e descobri que eu preciso fazer um pequeno aumento de tensão (se entendi corretamente) para que as memórias consegam atingir os 3000mhz. 

Alguém poderia me ajudar a fazer tal OC com segurança? Pois como eu disse, sou leigo no assunto de OC e estou querendo começar a aprender.

Valeu :thumbsup:

Memoria.jpg

Editado por 7thPepe

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa a curiosidade... Mas porque você quer fazer OC nas DDR's????

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @Vinicius Portz  porque eu comprei as DDR4 3000mhz e descobri que para atingirem essa frequência eu precisaria de um OC. 

Tenho interesse em devagar ir aprendendo um pouco sobre OC, e por enquanto, gostaria pelo menos de saber como deixar minhas memórias com sua capacidade máxima. Não creio que irei deixá-las sempre no OC, mas como elas foram projetadas para suportarem os 3000mhz e acabei pagando um pouco mais por isso, acho interessante saber como se faz.

:tw_grimace:

Compartilhar este post

Link para o post
    2 minutos atrás, 7thPepe disse:

@Vinicius Portz  porque eu comprei as DDR4 3000mhz e descobri que para atingirem essa frequência eu precisaria de um OC. 

Tenho interesse em devagar ir aprendendo um pouco sobre OC, e por enquanto, gostaria pelo menos de saber como deixar minhas memórias com sua capacidade máxima. Não creio que irei deixá-las sempre no OC, mas como elas foram projetadas para suportarem os 3000mhz e acabei pagando um pouco mais por isso, acho interessante saber como se faz.

:tw_grimace:

Poww legal, vivendo e aprendendo!!HEHEHEE

Mas me diz uma coisa, a sua MoBo é apropriada para isso??? Pergunto não apenas por questão se segurança (danificar seu SETUP) , mas porque geralmente MoBo gamer's, em certos casos, possuem perfis de OC para as DDR's já definidos de fabrica, sendo necessário apenas você setar a opção com frequência desejada!!

Dá uma olhadinha aeeee...

Compartilhar este post

Link para o post

@7thPepe

Vai na BIOS e ativa um perfil XMP.. Método mais fácil, não tem..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 28 minutos atrás, Vinicius Portz disse:

Poww legal, vivendo e aprendendo!!HEHEHEE

Mas me diz uma coisa, a sua MoBo é apropriada para isso??? Pergunto não apenas por questão se segurança (danificar seu SETUP) , mas porque geralmente MoBo gamer's, em certos casos, possuem perfis de OC para as DDR's já definidos de fabrica, sendo necessário apenas você setar a opção com frequência desejada!!

Dá uma olhadinha aeeee...

Então, @Vinicius Portz, é uma Asus Rog Strix Z270E Gaming. Estou dando uma olhada aqui no programa que acompanha ela Ai Suíte 3 sem mexer em nada que não sei procurando entender melhor. 

31 minutos atrás, RS Faria disse:

@7thPepe

Vai na BIOS e ativa um perfil XMP.. Método mais fácil, não tem..

@RS Faria eu fiz isso. Na inicialização eu entrei na BIOS e ajustei o XMP para Profile 1, que consta a memória 3000mhz, salvei e reiniciei, porém ainda abrindo o Ai Suite 3, ela continua me mostrando frequência máxima de 2133mhz conforme na imagem que postei. Cheguei até mesmo a pensar que minha memória fosse 2133mhz e não 3000mhz, que eu tivesse sido enganado, etc. Mas eu vi o modelo dela no monitor da Asus e pesquisei no site Corsair e realmente são 3000mhz. 

Foi aí que pesquisei e descobri que só chega a 3000 com um OC de na voltage.

Compartilhar este post

Link para o post

@7thPepe

Tá em 3000MHz sim.. Embaixo de CPU Frequency.. O que o ASUS Suite mostra é a especificação da RAM..

Tem o CPU-Z aí? Dá uma olhada na guia "Memory" dele, pra confirmar..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Compartilhar este post

Link para o post

Pergunta... Não seria 3000Mhz em Dual Channel???

Compartilhar este post

Link para o post
    1 minuto atrás, 7thPepe disse:

Parece tudo certo, na BIOS.. Vê no Windows, com o CPU-Z..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • aqui o cpu-z! 

CPUz.jpg

adicionado 2 minutos depois
    5 minutos atrás, Vinicius Portz disse:

Pergunta... Não seria 3000Mhz em Dual Channel???

Está em Dual-Channel, usando slot 1 - 3

adicionado 8 minutos depois

@RS Faria, abri um render 3D e uma pancada de programas juntos, ela o NB Frequency trava no 4200.0MHz,

Compartilhar este post

Link para o post
    12 minutos atrás, 7thPepe disse:

aqui o cpu-z! 

CPUz.jpg

Sua RAM tá operando em 3000MHz mesmo.. Funcionou..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Tenho que multiplicar o DRAM por 2? Aí bate os 3000mhz

Valeuuuu @RS Faria!!! Agora estou mais tranquilo! :wiggle:

É perigoso deixar ela sempre em 3000?

Editado por 7thPepe

Compartilhar este post

Link para o post
    8 minutos atrás, 7thPepe disse:

Tenho que multiplicar o DRAM por 2? Aí bate os 3000mhz

Valeuuuu @RS Faria!!! Agora estou mais tranquilo! :wiggle:

É perigoso deixar ela sempre em 3000?

Sim, multiplica por 2.. O CPU-Z mostra o clock real (1500MHz).. Como uma RAM DDR, transmite dois dados por pulso de clock, se convencionou dobrar a frequência.. É o clock efetivo..

Não tem perigo nenhum..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • @RS Fariaentendi! Devagar vou aprendendo :tw_grimace:.

Obrigado a você e ao @Vinicius Portz pela atenção e a ajuda! 

:thumbsup:

• Curtir 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais