Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
EdsonFlauer

RX460 não dá video em mobo Intel DH61BR

Recommended Posts

Boa noite, comunidade do Clube do Hardware.

Sou novo aqui, mas sempre acompanho algumas discussões.

Eis o problema, peguei uma RX460 2GB da GigaByte e não funcionou na minha MOBO Intel DH61BR, com Core i5 3330, SO WIN10. Estou utilizando um adaptador HDMIxVGA por conta do meu monitor VGA, uma vez que a RX460 não possui essa entrada. 

Recentemente vi algumas discussões sobre esse problema em comum, e vi uns casos, que ao atualizar a BIOS, o problema resolvia. Vi também comunicarem sobre incompatibilidade de BIOS LEGACY em relação ao sistema da placa de vídeo que funciona em UEFI, segundo o que pesquisei.

Dando prosseguimento, baixei a última atualização da BIOS no site da Intel: https://downloadcenter.intel.com/pt-BR/download/23393/Atualiza-o-do-BIOS-BEH6110H-86A-?product=51857

, e ao tentar abrir o executor, a seguinte mensagem de erro: "Current BIOS is an unsupported legacy BIOS.". Tentei alterar o MODE da BIOS para UEFI, e nada (não sei se fiz corretamente), a BIOS dessa mobo é muito limitada. 

 

O que acho que não tá pegando:

  1. Não deve ser a fonte, pois é uma c3tech de 430w e o TDP mínimo da RX460 é 350w.
  2. Encaixei bem a placa na MOBO

O que pode estar pegando: 

  1. Adaptador HDMIxVGA pode não estar sendo compatível, ou funcionando (o que é muito difícil);
  2. Incompatibilidade com Windows 10 ao tentar instalar a atualização da BIOS no site da INTEL, (diz ser do Windows 8 pra baixo);
  3. Algum conflito entre BIOS Legacy x UEFI.

Será que vale a pena desencanar do Win10 e partir pra um Win 8 ou 7 pra ver se ao menos consigo atualizar a BIOS? ou alguma outra coisa? Que dizem?

 

EDIT: Um outro detalhe é que as ventoinhas da RX460 giram quando liga.

 

Editado por EdsonFlauer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@EdsonFlauer Primeiro sua fonte não é boa. Poderia pegar uma EVGA, XFX ou Corsair talvez de 500W ou a Corsair CX 430W aguenta. Segundo chipset H61, há relatos desse chipset está tendo imcompatibilidades com placas de vídeo mais novas. O certo seria atualizar a Bios porém você disse que deu esse erro aí. Sobre esse erro é melhor esperar a resposta de alguém mais experiente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • WolfLegendary, verdade, a fonte não é das boas, mas creio que ela não terá problema com uma placa de video de TDP baixo que nem fonte de alimentação extra precisa. 

    Sim, esse chipset parece estar dando mó dor de cabeça por aí, e parece que não há atualizações para Win10, o que acho que talvez resolva se eu instalar o Win7 ou 8, resolva de conseguir atualizar a bios... e estou quase fazendo isso, mas vou aguardar a opinião de alguém com experiência com esse caso. O Lance é que quando tentei atualizar a BIOS pelo Win10 com um arquivo que teoricamente só pega até o Win8,, não me pareceu dar um erro de compatibilidade, mas foi mesmo com a questão da BIOS Legacy, que é o que eu acho que está pegando em tudo.

     

    Outro relato é que vi na BIOS que a configuração de mudança de Video Onboard pra PCIe é auto, daí deixei, será que é uma boa deixar o PCIe como primário?  

     

     

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Até agora não encontrei solução, será que terei que trocar placa-mãe? 

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Encontrei a solução!

     

    Foi mesmo incompatibilidade com versão antiga da BIOS, e agora consegui atualizar a bios e a RX460 finalmente deu video. A explicação para o passo a passo de como a atualizar a BIOS para quem não está conseguindo com mobos DH61 da Intel, está aqui: https://communities.intel.com/thread/38570

     

    Basta atualizar para uma versão antiga, 099, que contém elementos importantes para Win7 e 8. Após atualizar para esta versão antiga, será possível atualizar para as versões mais recentes.

     

    Quem teve o mesmo problema, essa pode ser a solução

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    @EdsonFlauer Você e um dos poucos que possui H61 e conseguiu isso :D! Acho que pelo fato da placa-mãe ser da Intel. Acho que as H61 da Asus e Gigabyte e provavelmente da Asrock são outras que devem ter compatibilidade com as novas placas de vídeo.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Sim, essa pode ser a solução para quem não está conseguindo atualizar a BIOS, por conta da incompatibilidade com BIOS Legacy, com essa recomendação do link que postei pode ajudar muita gente com esse problema. Mas vi casos de pessoas que mesmo atualizando a BIOS, o problema continua, daí a necessidade de tentar atualizar dessa forma e ir testando. Li sobre relatos de RX460 dar incompatibilidade com BIOS Legacy, assim como relatos de conseguir funcionar, daí pra fugir dessa confusão toda é melhor fugir das h61 da intel Legacy Bios, o que é uma pena pois é uma excelente placa, embora tenha muitos problemas de incompatibilidade. 

     

    Porém, com algumas excessões de quem tem a mobo intel bio legacy funcionar com RX460, isso pode mover pessoas pra tentar resolver, as vezes a solução é bem simples como essa, o problema é informação, uma vez que a Intel não contribui em dar péssimo suporte às suas antigas placas.

    Editado por EdsonFlauer

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Fala EdsonFlauer, tenho a mesma mobo q você e estou com o mesmo problema. minha placa-mãe nao está me permitindo fazer atualizações do modo f7 como diz no link que você mandou, ela ta na versão 18 ainda da Bios. tentei instalar a 99 como você disse mas a operação foi abortada não sei por qual motivo. você tem alguma ideia do que possa ser? Estou com uma R7 550X e ela não esta dando video

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Crie uma conta ou entre para comentar

    Você precisar ser um membro para fazer um comentário






    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×