Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade na Placa-Mãe Aumentaria o Desempenho?


Posts recomendados

Boa tarde CdH,

 

Gostaria da ajuda de vocês no seguinte item. Possuo 2 memórias DeKing (da SAMSUNG) de 4Gb 1333 MHz DDR3. Por não saber e questão de custos, comprei na época, em 2010 que "dei um upgrade" no meu PC, uma placa-mãe PCWARE APMPC68, que suportava esses 8Gb de memória que havia comprado e possuía uma frequência máxima de 667 MHz para a memória RAM (Informação que descobri a poucos dias lendo uma matéria daqui e confirmei vendo no CPU-Z).

 

A dúvida é, se eu compra-se uma placa-mãe agora (aceito sugestões), mantendo o mesmo processador (AMD Phenom X4) e as memórias (8Gb no Total) e conseguiria algum aumento de performance? Se sim, quanto seria? É possível calcular ou se ter noção disso? Digo, se hoje está a 100% eu teria um aumento de mais 30%, por exemplo.

 

Ou não, melhor jogar tudo fora e comprar tudo novo? se for esse o caso, é possível aproveitar as memórias de alguma forma? Não é uma opção para mim por conta de não ter grana no momento.

 

Se faltar mais alguma informação dos componentes que forem necessárias eu coloco aqui.

 

De antemão agradeço todo o suporte do fórum.

 

Saudações!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, pv_sa disse:

se eu compra-se uma placa-mãe agora (aceito sugestões), mantendo o mesmo processador (AMD Phenom X4) e as memórias (8Gb no Total) e conseguiria algum aumento de performance?

resumindo: Na teoria sim.... na pratica não

 

12 minutos atrás, pv_sa disse:

Ou não, melhor jogar tudo fora e comprar tudo novo?

Depende  do teu bolso...

 

13 minutos atrás, pv_sa disse:

é possível aproveitar as memórias de alguma forma?

Pra upgrade. atualmente não vale mais a pena. já que temos  as DDR4 que só tem suporte i3/5/7 geração skylake e kabylake e o Ryzen. Todos processadores recentes.

Em breve as DDR3 serão extintas já estamos em fase de transição de tecnologia

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous Por curiosidade fui olhar como está a minha...e fiquei todo confuso

 

As duas Memorias  tão rodando em Dual Channel a 2400Mhz?

58b4769dd17f7_Semttulo.png.44bc734f1fd22b84ea48768d3bc8a1f5.png

 

E sim DDR_2 e DDR_4 são os slots que escolhi  pra dual

 

Esse Ranks:single ai que me assustou  kkk

e o dc mode tambem não mostra o symetric (são mesmo modelo)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo_silver; @Pietro Luigi; @grievous

Muito obrigado pelas rápidas respostas! Tentarei segurar a onda e guarda um pouco mais de grana para montar o novo PC =].

 

Uma última pergunta, existe alguma literatura/site/post/tutorial que reúna todos os detalhes, como esse que eu mencionei, que impactam numa montagem de PC, mas de maneira simples e direta que vocês conheçam? Digo, vocês já esbarraram por algum post ou tutorial que dizia, "para montar um PC e ter certeza de que ele vai rodar como você espera, lembrem-se disso, disso e disso" ou vocês já conhecem pela experiência/estudos/cursos que já fizeram?

 

Novamente, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pv_sa  Deve até existir alguns porém provavelmente incompletos pois a tecnologia muda bastante com  o tempo. apesar de ter padrões do tipo.

 

Processador soquet, placa-mãe mesmo soquete, placa-mãe precisa tal memoria, chipset suporta tal memoria....

 

Um exemplo bom e recente disso é a linha Intel SkyLake que tem placas mães DDR3 e DDR4.

Porém somente com testes e muita pesquisa que você irá ver a conclusão de que Skylake e DRR3 é uma pessima opção.

 

No meu caso, meu pc pessoal que montei a poucos meses ele possui um espaço reservado para cable management, porém esse espaço não é o suficiente para todos os cabos da minha fonte passarem.

Se eu tivesse pesquisado um pouco mais sobre o gabinete eu teria feito outra escolha, já que na teoria estava tudo perfeito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo_silver;

 

Muito obrigado pelas explicações e dicas. Entendo que o jeito é ficar se atualizando sempre, quando montar esse meu novo PC eu vejo se invisto legal nele pra durar mais uns anos e vou para pra prestar mais atenção nesses detalhes e tentar tirar o máximo dele, não fazer overclock nem nada disso, mas conseguir aproveitar tudo do que tenho.

 

O que ta aqui já vai fazer mais de 7 anos as peças, o gabinete, bem uns 10 anos... ta funcionando, mas empurrado toda vida, chorando pra continuar, mas enquanto a conta não engorda pra montar um novo, vamos levando :)

 

Novamente, muito obrigado! Forte abraço! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...