Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UBUNTU muito lento e não instalando drivers


Kaique Xavier Atalla

Posts recomendados

Fala meus amigos, tudo bem?

 

Meu nome é Kaique, e este é meu primeiro post no forum. Sou um usuario iniciante não apenas em Linux, mas no mundo da Informática também.

 

Como meu desktop quebrou eu acabei conseguindo um notebook velhaco emprestado, apenas como quebra galho. Para se ter noção, ele funciona apenas com o win7. Por curiosidade e vontade de aprender mais sobre TI, acabei instalando o UBUNTU 16.10, para desvendar um SO novo e também sobre a "promessa" de que o UBUNTU seria mais rápido e leve o que o win7.

 

Com isso surgiram alguns problemas e preciso da ajuda de vocês, por favor:

 

- No primeiro dia após a instalação do ubuntu, o sistema estava funcionando sem problemas. Porém, nos dias seguintes, ele apresentou uma lentidão "inesperada". Abrir o chromium, software manager, entre outros, tornou-se lento bem lento.

Assim, gostaria de saber se a minha ideia de instalar o UBUNTU foi errada e devia ter mantindo o win7 mesmo. Ou até mesmo, é normal essa lentidão devido as configurações do notebook, e que eu deveria migrar para outra distribuição (se for isso, para qual distribuição migrar?)

 

 

-Outra dúvida, instalei o MPlayer para assistir séries. Ao conectar o cabo hdmi na minha tv, a transmissão do vídeo na tv ficou extremamente lenta, assim como os demais programas (eu fiz as alterações em "settings" para espelhar a tela do notebook na tv). Imaginei que fosse alguma atualização do driver de video. Acessei o site da Intel e fiz o download do tools, mas a instalação do arquivo não ocorreu: eu clic em "Install", e a barra de instalação se move um pouco e depois some.

 

Enfim, vocês poderiam me ajudar?? Ainda tenho muitas dúvidas à solucionar, mas deixa eu começar devagar né hahaha

 

Muito obrigado!

 

 

 

 

overview2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ubuntu é uma distro que por padrão, vem com uma interface gráfica não muito leve, digamos assim.

Já que o sistema é lento e você quer entrar para o mundo Linux, recomendo instalar o Lubuntu, que mantém a interface amiga do Ubuntu, porém é leve!

Mas se quiser realmente aprender as maravilhas do mundo Linux, recomendo você tentar fazer qualquer coisa pelo terminal do sistema e não a "GUI". Você se acostuma, e é bem satisfatório :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Kaique Xavier Atalla disse:

@Luan Roberto Nunes Primiero, muito obrigado pela resposta!

Esse LUBUNTU, é possível aprender as maravilhas do Linux com ele? Usando o Terminal e afins??

Sim. o terminal faz parte de todas as distros GNU/LINUX. É o coração dos sistemas.

A diferença em relação a comandos é pouca, mas isso você aprende com o tempo, por exemplo "apt-get" é o comando utilizado para download em distros baseadas em Debian, já as distros baseadas nos sistemas da Red Hat usam o "yum-install" para o mesmo fim. Recomendo ficar de olho nos guias para iniciantes do "Viva o Linux" vai aprender muita coisa lá, mas Linux aprendizado é o tempo, pode instalar sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan Roberto Nunes

Certo. Vou pesquisar sobre o LUBUNTU. Mais uma pergunta de leigo: com ele poderei fazer TUDO que um usuario comum de win faz, como baixar torrents, assitir via cabo hdmi  na tv e afins, certo?

 

Eu já sigo o Viva o Linux e postei essa mesma pergunta lá haha

 

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Kaique Xavier Atalla disse:

@Luan Roberto Nunes

Certo. Vou pesquisar sobre o LUBUNTU. Mais uma pergunta de leigo: com ele poderei fazer TUDO que um usuario comum de win faz, como baixar torrents, assitir via cabo hdmi  na tv e afins, certo?

 

Eu já sigo o Viva o Linux e postei essa mesma pergunta lá haha

 

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Sim. Você poderá fazer qualquer tarefa que desejar no seu dia-a-dia, como no Windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Kaique Xavier Atalla disse:

@Luan Roberto Nunes

Certo. Vou pesquisar sobre o LUBUNTU. Mais uma pergunta de leigo: com ele poderei fazer TUDO que um usuario comum de win faz, como baixar torrents, assitir via cabo hdmi  na tv e afins, certo?

 

Eu já sigo o Viva o Linux e postei essa mesma pergunta lá haha

 

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

sim torrent da tranquilo tv sim...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser também, na verdade, a distro que escolher não importa muito, o que importa é a performance que ela terá em sua máquina, Linux Mint também é muito bom, citei o Lubuntu pois você mostrou preferência pelo ubuntu.

Vá testando umas distros, até que você chegue na sua preferida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/02/2017 às 18:19, Luan Roberto Nunes disse:

O Ubuntu é uma distro que por padrão, vem com uma interface gráfica não muito leve, digamos assim.

Isso não é mais verdade. A Unity é tão "rápida" (inclusivamente em jogos) quanto outra DE considerada "leve", o XFCE, até mesmo ganhando desta por diversas vezes.

Atualmente todas estão praticamente no mesmo patamar. http://www.phoronix.com/scan.php?page=article&item=ubuntu-gaming-7desktops&num=2

 

@Kaique Xavier Atalla Uma "distro" é apenas uma coleção de 'Kernel + Programas', com pouquíssimas diferenças entre elas. Você não precisa baixar e instalar o Lubuntu para usar o Lubuntu, basta apenas instalar o Desktop (interface gráfica) do Lubuntu, com o comando:

 

sudo apt install lubuntu-desktop

 

Se não quiser instalar os programas recomendados pelo Lubuntu, basta fazer:

 

sudo apt-get install --no-install-recommends lubuntu-desktop

 

Isso porque cada "spin" (Lubuntu, Xubuntu, Kubuntu) tem seus programas recomendados que serão instalados junto com o ambiente gráfico. Por exemplo, imagine que entre o Windows Vista e o 7 a Microsoft adicionou o VLC (ele será instalado automaticamente no Windows 7). Se você estiver no Vista e quiser instalar o "tema do Windows 7", vai instalar o VLC junto a menos que especifique para não instalar os programas recomendados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, Kaique Xavier Atalla disse:

Eu instalei o Linux Mint - XFCE 18.0 "Sarah".

 

  Sim.... mas faço referência a outras instalações: Java, Flash, impressora, driver de vídeo e outros aplicativos.....

 

  mas antes., se ainda não executou, acesse o terminal:

 

  sudo apt-get update  "enter"

 

  senha "enter"

 

  sudo apt-get upgrade "enter"

 

 sudo apt-get dist-upgrade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...