Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Confeccionar PCB sem interferências


mauroviana

Posts recomendados

Olá a todos,  Estou confeccionando uma PCB e vou alimenta La com uma fonte não chaveada de 16vts de 1.5 Amp, na parte da alimentação tem dois reguladores um de 5v para alimentar o circuito e 12V para alimentar os reles e uma solenoide de 12v 200map de uma trava de portão. O problema é quando os reles se atracam e geram interferências que trava o Atmega328p, por isso venho pedir ajuda dos amigos aqui do fórum algumas dicas que possa me ajudar a evitar essas interferências na PCB, a baixo esta uma foto do circuito qualquer ajuda eu agradeço.  

3.GIF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, costa Marcelo disse:

amigo, certa vez tive este problema com um pic, a solução foi colocar um filtro snubber nos contatos do rele, principalmente se for acionar a solenoide ou outras cargas indutivas. no meu caso acho que foi um capacitor de 470nf e um resistor de 47ohms de 5w não me lembro bem.

Obrigado pela dica, sim eu pesquisei sobre o snubber mas parece que tem um calculo para cada caso mas eu não entendi como fazer esse calculo para meu caso, também não entendi se ele é ligado na bobina do relé ou na saída do relé "comum e NA" você sabe me dizer?   

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, mauroviana disse:

Obrigado pela dica, sim eu pesquisei sobre o snubber mas parece que tem um calculo para cada caso mas eu não entendi como fazer esse calculo para meu caso, também não entendi se ele é ligado na bobina do relé ou na saída do relé "comum e NA" você sabe me dizer?   

o calculo, tem gente mais qualificado que eu no fórum pra te responder, quanto a ligação, ela é feita em paralelo com o contato NA. Procure por imagens de filtro snubber no google que aparece um monte de exemplos de ligação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

os optos estão inúteis no circuito. Bem.. pelo menos estão subutilizados na sua função principal: sua (sabida) função  é isolar e eventualmente evitar o problema do título. No seu caso, perdeu tempo, dinheiro e espaço de pci com eles. Tente duas fontes isoladas

 

Outra.. percebo o terra do 12 (do 7812) dos relés influenciando o do 5 (do 7805) do mc. Corte a trilha do centro do 7812 que vai pro centro do 7805 e ligue direto no (-) do 2200uF

 

Cálculos para snubber não são pra meros mortais, penso eu. Sugiro valores teste como de 22 a 330R (maior melhor) e 100n a 2,2u (menor melhor). 'Melhor' do ponto de vista de desperdício de energia. O contrário, do ponto de vista de melhor filtragem. Ou se preferir, aguarde algum teórico paranóico kk de plantão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...