Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vídeo sumindo repentinamente (artefatos)


Macal1702

Posts recomendados

Olá, recentemente adquiri uma placa de vídeo usada para usar no meu computador antigo (GeForce 8400 Gs), tudo estava bem até que de uns dias pra cá, após algum tempo de uso, o vídeo do computador começou a ser substituído do nada por uma tela de fundo preto com riscos verdes, e um quadrado no lugar do cursor sem apresentar nenhum travamento ou problema antes.

Já vasculhei na internet mas queria criar um tópico próprio para ter certeza do que pode ser, já que não vi imagens de artefatos iguais a esses.

 

Segue as especificações do computador:

Memória RAM 2 Gb DDR2

Processador Celeron Dual-Core E3200 2.4 Ghz

placa-mãe Asus P5GC-MX

Adaptador gráfico NVIDIA GeForce 8400 GS  (512 MB)

 

Desde já agradeço pela ajuda.

20170226_231404.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Macal1702 disse:

Já vasculhei na internet mas queria criar um tópico próprio para ter certeza do que pode ser, já que não vi imagens de artefatos iguais a esses.

 

Os artefatos variam de forma e disposição na tela, o tipo mais comum é o chuvisco / pontos coloridos mas as listas coloridas como da imagem que você postou não são tão raras como você pensa, nesses casos sempre podemos encontrar vários desencadeantes, tais como:

 

- Defeito na memória de vídeo VRAM

- Componentes com fadiga ( fim da vida útil )

- Problemas na solda BGA

- Trilhas rompidas/danificadas

- Defeito na GPU entre outros

 

Essa placa de vídeo é muito antiga, não vale a pena o conserto já que o valor do reparo certamente iria ultrapassar o preço da placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa funciona muito bem mesmo, mas essa tela aparece do nada, depois de um tempo desligado, o PC volta a funcionar normalmente, aposto que seja fadiga, pretendo trocar de GPU mas queria ter a dúvida esclarecida.

Mas por curiosidade, não há algum método pra prolongar a vida útil da placa? Que pudesse ser feito em casa já que o conserto não vale a pena.

adicionado 19 minutos depois

Atualizando: O vídeo passou a sumir completamente, o computador está normal e do nada a tela fica preta e o led do monitor começa a piscar como se o PC estivesse no modo suspenso (sem artefatos, só a tela preta). O problema pode ser no monitor?
 

Ele é um LG Flatron ez T730SH

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Macal1702 disse:

A placa funciona muito bem mesmo, mas essa tela aparece do nada, depois de um tempo desligado, o PC volta a funcionar normalmente.

 

Ela volta a funcionar normalmente até repetir o defeito depois de alguns minutos, o usuário que observa a placa funcionando e deixando de operar intermitentemente pensa que o problema é simples ou barato de solucionar, o defeito mais comum que eu observo e que tem potencial para desencadear esses sintomas é na solda BGA, um serviço honesto de reballing não deve custar menos de R$200,00, isso porque estamos em uma época de crise e dificuldade.

 

 

6 horas atrás, Macal1702 disse:

Mas por curiosidade, não há algum método pra prolongar a vida útil da placa? Que pudesse ser feito em casa já que o conserto não vale a pena.

 

 

Nenhum procedimento nesse caso terá caráter definitivo, usuários leigos costumam mencionar o uso do forno para o "reparo" das microfissuras na solda BGA, esse procedimento tem prazo de validade durando poucas horas, alguns dias ou semanas, é perda de tempo e a ilusão de alguns que nutrem a esperança de que será definitivo.

 

 

6 horas atrás, Macal1702 disse:

Atualizando: O vídeo passou a sumir completamente, o computador está normal e do nada a tela fica preta e o led do monitor começa a piscar como se o PC estivesse no modo suspenso (sem artefatos, só a tela preta). O problema pode ser no monitor?

 

 

É pouco provável pelo histórico apresentado, o que está ocorrendo é perda de sinal de vídeo, a placa deixa de mandar o sinal para o monitor e ele começa a piscar, irá desse ponto até ladeira abaixo deixando de funcionar por completo com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, desculpe a demora para retornar ao tópico.

Bom, descartando que o problema seja no monitor, queria acrescentar que o computador também está desligando repentinamente, as vezes é necessário desconectar o power chord da atx e conectar novamente para que o pc ligue.

Nas configurações de Energia do pc eu havia alterado a opção de "Equilibrado" para "Alto desempenho" (algum tempo antes de começarem os problemas), só me lembrei disso alguns dias atrás, mudei novamente para a opção Equilibrado e os artefatos diminuiram de frequência, mas ainda aparecem as vezes.

 

Acho válido também dizer que a CPU foi instalada recentemente também e vi em alguns lugares que ela pode ser o problema, rodei alguns testes no AIDA64 e as temperaturas ficam entre 36~40ºC como o cooler em média a 2700 RPM.

Vale a pena continuar investigando ou o problema é realmente na gpu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Macal1702 disse:

vale a pena continuar investigando ou o problema é realmente na gpu?

 

Se a placa de vídeo tem problema o computador pode desligar como você observou, eu mesmo já tive uma placa de vídeo que desencadeava o mesmo quadro, se a ocorrência de artefatos ocorre mesmo fora dos jogos e a sua placa-mãe tiver vídeo onboard é só fazer um teste com o vídeo integrado e observar se o problema é reproduzido, pode também testar a placa de vídeo em outra configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá, fiquei um tempo afastado do pc, mas nessa semana fui fazer outros testes.

Os artefatos quase não aparecem mais, em compensação o computador anda desligando sozinho com frequência.

Tirei a placa de vídeo para testar e o computador também desliga sem ela, a diferença é que leva bem mais tempo.

Troquei a pasta térmica e recoloquei a placa de vídeo, ainda ocorre perda de sinal de vídeo, não presenciei artefatos nem desligamento ou reinicialização repentina até agora.

Então resumindo

 

Com placa de vídeo:

  1. Artefatos
  2. Perda de vídeo
  3. Desligamento/reinicialização repentina

Sem placa de vídeo:

  1. Desligamento/reinicialização repentina

Estou realmente confuso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, aparentemente o problema estava resolvido.

Usei outra fonte no computador e ele funcionou perfeitamente, notei então que a ventoinha da minha fonte estava jogando ar pra dentro, abri a fonte, inverti a ventoinha, e aqui estou com o computador funcional de novo!

Obrigado a todos que me ajudaram!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a VGA, tente abrir ela e veja se tem resquícios de modificação, por exemplo: Coloração alterada. Você pode ter comprado uma VGA recuperada com o procedimento do forno. Com esse método, muitos donos de placas de vídeos defeituosas estão vendo uma oportunidade de recuperar um pouco da grana investida na época vendendo essas VGAs. Dê uma olhada nesse quesito e talvez, se houver realmente detectado algo, entre em contato com o vendedor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...