Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Enigma com fonte Thermaltake Smart 600W


Posts recomendados

  • Membro VIP

Olá. Resolvi aparecer para perguntar. 

Depois de anos sem nem tirar a poeira do PC, precisei trocar a fonte  - a minha OCZ SXS400 estourou há uns dias atrás e fui atrás de outra fonte. Por acaso achei esta fonte da Thermaltake, Smart Series modelo SPD-0600P, 600W  por um preço ótimo. Comprei, instalei e tal... só que... Não funciona.

 

Bem, "não funciona" em termos: Pus no meu PC atual, e a bendita funcionou por umas seis horas e depois desligou. E nem com clipe no verde ela rearmou. Testei a fonte velha que estava usando e tudo rodou perfeitamente. Daí vamos aos testes:

 

- MB AM3 A6VMX + Athlon X2 250 = Não liga nem dá sinal

- MB AM3 A785GM-AD3 + Athlon II X4 640 = Não liga nem dá sinal

- MB MSI 760GM-P23 (Positivo POS-760A) + FX-6300 = Não liga nem dá sinal.

 

Levei a fonte ao revendedor que após eu insistir, testou a fonte em bancada com PC e com o tester da própria Thermaltake. A fonte funcionou perfeitamente. De volta à minha casa, refiz os testes e ela NÃO FUNCIONA. Não funciona mesmo.

 

Eu presumo que esta fonte não consiga identificar corretamente o PS-ON quando apenas metade do conector ATX12V está ligado. Lembremos que as placas-mãe que eu tenho tem o conector de quatro pinos. E que a MB testada em bancada era uma H110M da gigabyte, com conector de oito pinos.

 

Peço a gentileza de me apontarem uma explicação lógica para o caso. Vou efetivamente OU comprar uma MB decente OU uma fonte diferente e vender esta daqui. Mas gostaria de entender o que exatamente deu de errado com a fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Como mencionei acima: Testei em três kits, o que uso, mais dois. A fonte foi testada com outro kit e com o testador de fontes da TT na minha frente, na loja em que comprei. 

 

Eu pesquisando achei uma questão: VRM. Estou suspeitando que esta série de fontes não arme corretamente se uma das suas linhas ATX12V esteja sem carga. Qualquer placa-mãe Intel atual tem seu ATX12V duplo, enquanto a maioria das AMD tem apenas o single - só as que tem VRM 8+2 possuem o duplo conector. Mas não encontro literatura sobre esta falha na internet! Realmente não é falta de pesquisa, é simplesmente não ter achando nada a respeito!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • mês depois...
  • Membro VIP

Bem, como tem um mês e ninguém me deu uma luz, vamos aos fatos:

 

Creio ter descoberto o problema. 

Estava usando no PC a minha fonte pre-histórica, uma Vcom 450B. ela é a avó daquelas C3Tech de 500W reais. Bom projeto, embora do tempo do Pentium4. PC rodando, dando pra jogar meu BF1... mas de duas semanas para cá em jogo a MB começou a ficar instável: Rede caindo, HD parando (sério), som desligando. Daí para apagar foi questão de dias.

Fui direto ver o chipset da MB, que estava quase incandescente. Beleza, é a MB defeituosa. 

Comprei no ML uma Gigabyte GA-970-DS3P e como ela é recente, instalei a tal fonte de 600W da TT para testar. 

(Comprei a ***** da MB no ML, como "nova", mas ela veio USADA...)

Funcionou por uns dez minutos e apagou. Fonte travada, chipset quase pegando fogo.

Quer dizer, fonte e MB novas dando mesmos sintomas? 

Beleza: placa-mãe nova, fonte velhona... testes... abre BIOS e apaga. Chipset torrando. *****, MB queimada.

SQN. Apostei no processador. Tirei o FX-6300 e pus meu velho X4 no lugar. Fonte velha... OK, funcionou tudo!

 

Em resumo: meu FX-6300 pifou alguma coisa e por isso a fonte anterior estourou, e ele funciona com a fonte velha mas nao com a nova (o VRM do FX não deve estar funcionando corretamente e a fonte mais moderna está travando por segurança... a fonte velha, sem essas proteções, até conseguiu fazer rodar mas até o limite da falha.). 

 

Agora o PC está com o X4 640 mais a fonte velha. Mais tarde testarei a fonte nova. Creio que ela não vá funcionar corretamente, por isto já estou vendo uma fonte tipo Corsair VS400 para comprar. Vou depois fazer uns testes com o FX, para ter certeza de que ele tem um defeito, e de repente desabilitar um core para ver no que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais um adendo.

 

PC rodando firme. Não tive tempo de testar a fonte nova ou o processador. Mas suspeito bastante de que ela simplesmente não vá funcionar. Como AM3+ está em fim de vida, provavelmente irei apenas por um processador novo. Esta semana prometo fazer os testes com a fonte nova (o PC com a fonte velha está rodando perfeitamente) e também vou tentar desabilitar um dos cores e rodar um teste bootando no pendrive.

 

(No entanto, uma fonte nova (consigo a Corsair VS400 por 160,00) e um processador novo (o FX8320E por 450,00) dariam o mesmo que um kit barato 1151 ou FM2+. Pensando em dar tudo para os colegas e comprar zero. Cansando de aporrinhação)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

UPDATE.

 

testei ontem a placa-mãe 760G com o FX-6300. Fiz o desligamento dos cores e testei rodando o Win10. chipset continua MUITO QUENTE, denotando que há realmente um problema, creio eu, na controladora de RAM do processador, pois o PC travava seguidamente e alguns apps do Win falhavam. Desligando os cores 5 e 6 (um núcleo) ele persistiu falhando, mas quando desliguei os cores 3 e 4, a estabilidade aumentou muito. Embora o chipset esteja trabalhando a 62º, foi possível manter o windows rodando por uma hora, fiz testes curtos de stress com o CPU-Z e monitorei com o HWInfo. 

Creio que o processador é irrecuperável, embora ele funcione, está sacrificando a placa-mãe em demasia.

 

Vou perguntar no setor de processadores de há alguma coisa a fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vou por um FX-8300 que está a menos de 400 reais e esperar até ano que vem para migrar para os AM4. Não curto nem nunca usei Intel - só no notebook da Môça lá em casa.  Acreditar em "upgrade futuro" de Intel é igual crer em unicórnios. Eu usei AM3 desde 2010 até agora e consegui ir atualizando lentamente até o limite que vai ser o FX octacore. Intel não permite isso. 

 

Pode fechar o tópico, abri um novo no setor de processadores para finalizar minha dúvida. Creio que a fonte não funcionasse pro conta do dreno excessivo de carga no ATX12v, por conta do defeito no processador. Caso a fonte tenha algum novo estresse, faço uma análise e peço para reabrir o tópico! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Bom mesmo não ter fechado. 

 

A FONTE NÃO FUNCIONA DIREITO.

 

Testei tudo, e a fonte desliga depois de 20-30 minutos, mesmo com o PC sem nenhum programa pesado rodando. Simplesmente desliga e mantém o power led do gabinete aceso. Procurei o suporte da Thermaltake Brasil, mas eles dizem que o primeiro ano de garantia é da loja, mas a loja por lei só garante 90 dias.

 

Alguém já usou o RMA da TT? ou tem recomendação de oficinas no RJ que façam teste de bancada para esta fonte... cansado disso. Já assumi que tomei preju. Vou comprar uma fonte nova, mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Claudio Velasco  Se a fábrica não atender essa falta da loja uma opção rápida de cobrança e resposta é o site "Reclame Aqui" , ninguém gosta de aparecer na lista negra deles , é gratuito , depois se puder abra um tópico em lojas e recomendações para sabermos desse fato da TT , se não resolverem muitos usuários do forum não vão comprar mais .

Boa sorte , abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Henrique - RJ, o processador estava com defeito. O problema com a fonte permanece.  

 

@RogerMecanic.Br, a TT me indicou que a garantia é na loja. MAS SE a fonte não entrou no país via importação legal (i.e contrabando), a TT fica isenta de culpa. Estou procurando agora um meio de fazer teste de bancada com a fonte. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...