Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

Sobre o teste do Rafael Coelho com os novos Ryzen, me lembrei agora sobre a comparação ao single core chegando a ser igual ao do Haswell. Alguém saberia dizer a performance do Ryzen R7 em relação a um i7-4790K? Apesar de ser uma linha antiga, creio que ainda seria muito interessante e como critério de custo/benefício um "Haswell de 16 núcleos" se é que me entendem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa história das memórias me pegou de surpresa, ia montar um kit i5+h110+rx470+4gb ddr4, acabei devolvendo tudo menos a memória (chegou antes, passou o prazo) e agora estou com esse pente de 2133mhz aqui parado, que pelo visto não será o ideal de se usar nos R5, vamos ver se consigo vender.

 

Ela tem lat 14, até quanto será que dá pra overclockar ela? Não que eu vá fazer isso, é só curiosidade.

 

Duro que o preço que eu vender ela não vai pagar nem 50% do que custa uma 2666+.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, RS Faria disse:

Sobre o atraso nos kits de montagem de WC em AM4..

 

http://www.gamersnexus.net/industry/2852-what-caused-am4-retention-kit-delay-for-liquid-coolers

 

Começo de Abril...

 

(Asetek) "Posso confirmar que a AMD não forneceu hardware para dar suporte ao desenvolvimento de um mecanismo de retenção para o lançamento do AM4 Ryzen".

 

O quê?! Asetek, que fabrica os water coolers OEMs da Corsair, Thermaltake, NZXT e EVGA (mais da metade do mercado de water coolers) não recebeu suporte? Será que internamente a AMD não previu que os water coolers têm sistema de pressão diferente? Eles podem ter esquecido, pois a AMD não fabrica um soquete (furação) novo há anos. Mas não acredito, pois os fabricantes devem estar pedindo essas coisas há meses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, zopek disse:

Enquanto isso no Brasil:

 

Isso é tão bizarro.. E é localizado na América do Sul, pois tem gente dos países vizinhos, com essas CPUs nas mãos..

 

Tem alguns benchs no Youtube, mas com VGA Mid-End.. O que, por um lado, faz sentido quanto ao alvo dessa CPU mas, por outro lado, não testa ela, como foi feita com todos os outros no mercado, pra ter uma comparação justa..

 

Deve ter gente na AMD, prostituto da vida, com o que tá rolando aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/03/2017 às 19:52, Evandro disse:

 

Na mão?

Quem faz isso é o scheduler do SO, nunca ouvi falar de alguma coisa que restringisse a execução de um programa a um núcleo específico.

 

Pode fazer isso no windows, definir qual núcleo a aplicação roda.

No windows 10: gerenciador de tarefas -> Detalhes -> escolha o processo -> botão direito -> definir afinidade.

No windows 7: gerenciador de tarefas -> Processos -> escolha o processo -> botão direito -> definir afinidade.

Ali você escolhe onde seu processo vai ser executado. Um reboot e tem de fazer novamente o procedimento.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/03/2017 às 00:29, Atretador disse:

Ta lacrado ainda? Se tiver vende 10$ mais barato esauheaush

 

Mas, e eu não entendo muito de OC de ram, você deve conseguir pegar 2400\2667 com ela sem muitos problemas.

 

 

Está deslacrado, pois cheguei a instalar a memória. Anunciei nos classificados da minha cidade e nada, de noite vou botar no ML.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

58 minutos atrás, Atretador disse:

2+2 e 4+0

 

 

 

O que eu não entendo é que eles tinham dito que esse negócio de chip de servidor tinha acabado. Pelo o que ele fala, o Ryzen foi um chip de servidor adaptado para desktop. E agora tem essa história de latência. Será que vai ser loteria e cada chip vai ter um desempenho diferente? Porque você pode pegar um R5 com os quatro núcleos do lado de lá desabilitados enquanto outra pessoa pode pegar um com dois de cada lado. Quem pegou o chip com os quatro núcleos de um lado não estaria se dando melhor?

 

Interessante do teste. As configurações do Ryzen não passam de 4Ghz. Não sei se ele não quis mudar o overclock ou se mesmo na configuração 4+0 ele não conseguiu passar de 4Ghz.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Pelo visto não tem la muita diferença se for 2+2 ou 4+0, mas(se não me engano) pelo que a AMD tinha falado, vai ser 2+2, 3+3.

 

Pelo visto o que vai fazer mais diferença na performance é a banda de memoria mesmo, mas infelizmente maioria dos usuários estão sofrendo para pegar mais que 2667mhz, por enquanto.

 

Eu não tenho a minima esperança dos R3 ou R5 pegarem clocks mais altos que os R7, até por serem o mesmo chip com partes desabilitadas, e muita gente sofrer para pegar mais de 3.8ghz nos R7.

Mas, é uma arquitetura nova, e mesmo com os clocks baixos o desempenho/$$ é muito interessante, Só espero que eles tragam as CPUs de entrada logo.

 

Provavelmente veremos ganhos significativos de clock conforme a arquitetura amadureça quando o Zen+ sair, ano que vem. Até la, 3.8~4.0ghz vai ter que servir.

 

---

 

De qualquer forma vai ser um ganho gigantesco sair do meu FX6100 xD

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Atretador disse:

De qualquer forma vai ser um ganho gigantesco sair do meu FX6100 xD

 

Quanto a isso não há dúvidas. Se eu fizesse edição e fosse autônomo, o caminho seria os Ryzen. O que pega é que a dinâmica se manteve a mesma - AMD com chips custo benefício e a Intel com chips mais bem acabados pelo dobro do preço. Como esse "mais bem acabados" não é proporcional ao que se entrega, quem perde é o consumidor.

 

Principalmente em jogos pode acontecer o que aconteceu com os FX. Daqui a um ano (Coffee Lake, etc) as pessoas pararem de recomendar Ryzen porque "o i3 é melhor". E volta a mesma ladainha de sempre.

 

Acho que uma parte do mercado esperava uma virada de mesa, ou pelo menos uma briga feia, mas com a tecnologia de hoje em dia, a tendência é a intel sempre ter aquela margem a mais, o maior suporte da Microsoft e dos games, o maior cuidado nos detalhes. No que diz respeito aos detalhes, isso eu acho que faz parte do caráter da Intel, não acredito que tenha sido por acaso.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Cara, levando em consideração os ganhos de performance p/ clock de 4\5\6\7 gen da intel, Coffee lake não vai trazer la muito ganho.

 

O problema maior dos FX é que quando eles lançaram eles ja apanhavam dos low end(especialmente levando em consideração o consumo e temperaturas). E como os i3-7350K a 5Ghz apanha para um i5-6400(apanha até mais se levar em consideração custo de Z270+Cooler apropriado+consumo extra de energia) e em jogos pesados para a CPU é aniquilado pelos R3\R5 Ryzen *simulados*, eu duvido muito que algo do genero ocorra quando Coffee Lake sair.

 

A Historia vem sendo marcado por inovações incríveis da AMD, sendo acompanhadas por erros terríveis da mesma xD

Ao meu ver o maior inimigo da AMD é ela mesma auehauheua

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Contiusa disse:

 

Quanto a isso não há dúvidas. Se eu fizesse edição e fosse autônomo, o caminho seria os Ryzen. O que pega é que a dinâmica se manteve a mesma - AMD com chips custo benefício e a Intel com chips mais bem acabados pelo dobro do preço. Como esse "mais bem acabados" não é proporcional ao que se entrega, quem perde é o consumidor.

 

Principalmente em jogos pode acontecer o que aconteceu com os FX. Daqui a um ano (Coffee Lake, etc) as pessoas pararem de recomendar Ryzen porque "o i3 é melhor". E volta a mesma ladainha de sempre.

 

Acho que uma parte do mercado esperava uma virada de mesa, ou pelo menos uma briga feia, mas com a tecnologia de hoje em dia, a tendência é a intel sempre ter aquela margem a mais, o maior suporte da Microsoft e dos games, o maior cuidado nos detalhes. No que diz respeito aos detalhes, isso eu acho que faz parte do caráter da Intel, não acredito que tenha sido por acaso.

 

Acho que você poderia elaborar melhor o que seria esse "caráter" da intel. Pois o que vejo são processadores overpriced. Os preços são uma piada. Imagino quem comprou um daqueles i3 skylake pra economizar, e agora vendo o novo pentium que tem praticamente a mesma performance pela metade do preço, ou os processadores de mais de 3,000,00 que tem desempenho em edição inferior aos ryzen que custam a metade do valor. Fora o lance de você ter que pagar mais pelo desbloqueio, e as várias reclamações de problemas de aquecimentos por causa da pasta térmica interna de processadores deles, o que considero um absurdo pro preço que custam. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Atretador disse:

A Historia vem sendo marcado por inovações incríveis da AMD, sendo acompanhadas por erros terríveis da mesma xD

Ao meu ver o maior inimigo da AMD é ela mesma auehauheua

 

Eu acho que já li que os executivos seniores da AMD são um bando de coroas reacionários / velha guarda. Não me lembro bem, mas acho que era isso. Seria o calcanhar de Aquiles da AMD.

 

20 minutos atrás, Ryudo disse:

Acho que você poderia elaborar melhor o que seria esse "caráter" da intel. 

 

Toda empresa tem um perfil, da mesma forma que toda pessoa tem um perfil. O perfil da Intel é se ater aos detalhes, é oferecer suporte (essas mancadas dos coolers / Ryzen Master são um exemplo disso). É aquele um pouco a mais que faz com que ela cobre o dobro do preço. Às vezes um pouco menos.

 

Não estou falando nenhum segredo. Microsoft e Apple também tinham essa dinâmica. Agora o Jobs morreu e as coisas nivelaram, porque quem levava a Apple naquela onda toda era o caráter do Jobs, de ser perfecionista, maníaco por estética e funcionalidade. Não sei se ele era uma pessoa legal, mas profissionalmente ele foi um gênio. 

 

A Intel não chega perto, mas ela tem um pouco dessa excelência. Acontece com várias marcas. Tem até um meme rodando por aí falando dessas coisas, tipo McDonalds e Bob's (eu prefiro o Bob's, mas a postura das duas empresas é clara, e entrar em um Bob's pode se tornar uma aventura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Depois de ler a análise da Apple pelo Gabriel, e faz muito sentido, pois Jobs poderia ser perfeccionista e sonhador, sabia vender o produto, porém era uma péssima pessoa, tratava seus funcionários de forma ridicula.

Porém é diferente com a AMD, pois os maiores erros dela foi comprar a ATI caríssima e vender a parte mobile que hoje é a Qualcomm.

 

Mas a nova gestão da Lisa ta fazendo a diferença, e os Ryzen provam isso, o custo/benefício deles está muito bom por conta da modulabilidade dos CCX, fabricar 1000 wafers iguais é MUITO mais barato que fazer waffers separados para cada linha de processador, e por fazer assim que a linha extreme da intel é caríssima. Já as linhas i7 e i5, podem ser muito bem uns wafers de 7700k bugados também, e com isso mantém o preço "acessível".

 

Assim, fazendo wafers para linhas diferentes como a extreme, o custo é alto, porém em contra partida, da a intel uma perfomance melhor, pois pode trabalhar em diferentes projetos, e tem um verdadeiro quad core com alto ipc. 

 

Para a AMD manter o custo baixo, o "estilo" ccx é perfeito, pois ela consegue fazer processadores muito bons com um custo/benefício alto. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Flávio Santana Lima disse:

Para a AMD manter o custo baixo, o "estilo" ccx é perfeito, pois ela consegue fazer processadores muito bons com um custo/benefício alto. 

 

Mas é a mesma dinâmica dos FX. Se agora os Ryzen são mais fortes, pelo menos os FX podiam overclocar. Talvez agora isso não faça tanta diferença, mas pode ser o diferencial em um ou dois anos.

 

Pelo o que eles estavam vendendo, a impressão é de que esse perfil de servidor, comunicação entre os módulos tinha acabado.

 

Talvez por isso a Intel tenha demorado tanto para lançar o hexacore no LGA 115X. Fazer um hexacore geral para usar 6-4-2 núcleos no LGA 115X talvez limite o clock que o i7-7700K atinge hoje em dia, por exemplo. Não sei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Na verdade, o que ferrava com os FX era dividir a FPU entre os núcleos do modulo, tendo 2xFPU de 128bits por modulo, totalizando 256bits por modulo de 2x núcleos, enquanto a concorrencia usa 1xFPU de 256bits por núcleo..

 

 

Essa é a grande diferença com os Ryzen:

 

http://wccftech.com/amd-ryzen-architecture-detailed/

 

 

adicionado 20 minutos depois

A intel não quer lançar um Hexa na linha mainstream porque faria com que a sua linha entusiasta pareça um negocio pior do que ja é xD

Alem de querer manter todo mundo nos Dual\Quad cores.

 

Em comparação com os Ryzen, os 6800\6900K conseguem com consistência pegar 4.4hz pelo que vi, até mesmo os 6950X conseguem pegar 4.4Ghz(com um pouco de sorte). Mas, para tarefas que realmente conseguem usar +8 threads, custo x performance do Ryzen ainda é muito superior mesmo abaixo dos 4Ghz quando comparado a plataforma X99. Vai ficar pior ainda para a linha X99 quando a AMD lançar X399(que ideia horrivel mds, porque amd? porque?!!?) com os 12c/24t, 24c/48t e talvez Napples(32c/64t)?

E com o mainstream da intel ter apenas rumores de talvez ter um hexa-core fora da linha X99 em 2018, para quem precisa de mais que 8 threads ou pega Ryzen, ou paga 2~4x mais pelo que a intel tem a oferecer, com uma diferença marginal de performance.

 

Em outras noticias: Intel preparando i7-7740K para X299 apresentando 4c8t em 4.3~4.5ghz :lol::lol:

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brunno Márcio Sim, também não acho necessário, porém é valido. Mas convenhamos, se tiramos a media ganha de performance entre gerações por exemplo, a GTX 980ti que era top hoje é equiparada a GTX 1070. Já GTX 980 é quase idêntica a GTX 1060.

Se o Ryzen não tá legal em uma GTX1080ti, dá indícios que a intermediaria da Volta e da Vega por exemplo, não vai ter uma harmonia legal, placas que saem no final do ano.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...