Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

@bagmf
O Ryzen tem um single thread bem acima dos FX, o que faz uma tremenda diferença no multi ao somar os núcleos. Se dúvida, essa nova linha AMD é praticamente uma obra-prima para o atual custo/benefício a longo prazo.

@RobertoGB
Se refere ao i5 em 3.4GHz (que seria o 1700X sem o turbo)? Sim, posso sim! ^_^
Só não tenho prática nestas questões... Só abaixar o multiplicador no BIOS? Ou tem uma forma mais simples de colocar um clock menor desejado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Infelizmente não consegui fazer baixar o clock do i5-4690 por motivos de força maior (minha ignorância no assunto).
No entanto fiz os testes no Dolphin tanto a versão 4.0 quanto a 5.0, com o turbo boost e sem ele. (para chegar o mais perto possível do 3.4GHz)

i5-4690 3.5GHz (3.9GHz com o turbo ativado)
16GB RAM DDR3 1333MHz
GTX 1070 (não importa muito)

4.0 com turbo:
590d060bc8598_Dolphin4.0i54690(comturbo3.9GHz).jpg.1a4131beadf6db448264110cb1730007.jpg

4.0 sem turbo:
590d064e7e5cb_Dolphin4.0i54690(semturbo3.5GHz).jpg.aac3b584ec3963e3c9ec4a6f1f8fc63f.jpg

5.0 com turbo:
590d0665d921e_Dolphin5.0i54690(comturbo3.9GHz).jpg.d1eab9832152713b0f5b4c9502df97cb.jpg

5.0 sem turbo:
590d067c4ee9f_Dolphin5.0i54690(semturbo3.5GHz).jpg.caf4052831749570e9b1d2fc3d34b852.jpg

Minha opinião:
O turbo boost não fez praticamente nenhuma diferença, sendo que em todos os resultados o tempo foi menor do que o Ryzen 1700X que o amigo antes havia postado (604).

Em adicional pedi uma opinião direto do fórum do Dolphin e recebi a seguintes resposta:
 

Citação

At stock speed R7 1700 is slower than Haswell clock for clock. However if you overclock it to 4.0GHz , it will be as fast as your current cpu in dolphin
Turbo Core isn't useful at all , you should disable it if you're willing to buy Ryzen


O que em uma tradução livre, ficaria:
"R7 1700 é mais lento que o Haswell clock por clock. Mas caso fazer um overclock e chegar em 4.0GHz, será tão rápido como o seu atual processador (i5-4690) no Dolphin.
Turbo Core não é útil para tudo (referindo-se ao Ryzen), então deverá desabilitar se comprar o Ryzen."

Se baseando que o o Haswell em 3.5GHz equivale ao Ryzen em 4.0GHz para gerar o mesmo desempenho no Dolphin, o Ryzen perde em IPC por 14~15%.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meio triste ver o Ryzen perdendo para um já antigo Hawsell no single core. Claro que estamos falando de um teste específico, mas mesmo assim é meio broxante. Eu já fico curioso para ver a revisão que o Ryzen deve sofrer daqui um ano. A questão é que a Intel não vai ficar parada esperando a rival reagir de novo. O Ryzen já foi um susto e tanto para a Intel e agora ela já deve estar começando a acordar para a realidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Qual SO estas usando? Se for windows, como aparece a questão 8/16? Se for W8/10, é como mostrado abaixo no meu 8320?.
cpu.jpg.a25a11d85507b85cc156a4c4298247cd.jpg

 

@bagmf Você colocou que roda Hyper-V, poderia fazer um teste designando 9 núcleos para uma VM e ver a resposta? No virtualbox, quando coloco 5 núcleos em uma VM, ele diz que não tenho núcleos suficientes para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Guilherme FW Xavier disse:

Qual SO estas usando? Se for windows, como aparece a questão 8/16? Se for W8/10, é como mostrado abaixo no meu 8320?.
cpu.jpg.a25a11d85507b85cc156a4c4298247cd.jpg


SO que usei foi o Windows 7 Ultimate x64.
Na questão de como se mostra no Windows, um processador com 8 cores / 16 threads como R7 1700 ficaria assim:
Sockets: 1
Núcleos: 8
Processadores lógicos: 16

Interessante que no caso do FX-8320e, apesar dele ter 8 núcleos físicos, só é detectado como 4 cores / 8 threads. Pelo que eu saiba é devido ao sistema do processador trabalhar em pares de núcleos (não sei explicar ao certo), assim cada 2 núcleos equivale a 1 no sistema nesta situação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Brunno Márcio disse:

AMD lançará uma nova atualização de microcódigo que era expandir a compatibilidade de memórias do Ryzen, para 20 novos kits de RAM: http://wccftech.com/amd-ryzen-memory-support-to-be-expanded-with-upcoming-microcode-update/
 

 

 

 

Será que com isso os problemas de compatibilidade com memórias de alto clock vão diminuir com o tempo ao se utilizar o Ryzen? Espero que funcione bem, pois parece que o Ryzen se beneficia bem de memórias mais rápidas em algumas aplicações (embora o custo x benefício seja questionável, mas isso pode ser interessante para o futuro). Alguém sabe me dizer qual é o padrão JEDEC mais alto no DDR4? Pois sei que a maior parte dessas memórias de clock alto atualmente são overclockadas de fábrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte no caso do FX o windows detecta como core, os módulos, pois a arquitetura do FX foi fracassada em termos de desempenho, pois era um módulo com 2 cores, que compartilham recursos, simplificadamente. Tem posts bem detalhados que explicam isso no passo a passo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte   @bagmf @Pistigrilo @RobertoGB @Evandro @Atretador

 

Na verdade o ipc dos Ryzen é equivalente a linha Haswell da Intel, assim como o desempenho single e multi, ambos rodando no mesmo clock e com mesmo número de Threads, o desempenho em todas as aplicações era para ser equivalente aos Haswell da Intel já que tem ipc e multi-thread equivalentes, mas porque em jogos e alguns programas só rodam bem em Intel e não Ryzen?

 

O motivo de alguns jogos/programas nos Ryzen rodarem abaixo dos Haswell é problema no Windows assim como a Microsoft divulgou oficialmente e ela definitivamente não lançou update e nem falou nada oficialmente:

http://www.guru3d.com/news-story/microsoft-confirms-windows-bug-is-holding-back-amd-ryzen.html

 

A AMD depois divulgou em nota que não há problemas, mas eu creio ser mais para não prejudicar as vendas do CPU, afinal de contas a Microsoft tem acesso exclusivo ao código fonte do Windows e nenhuma outra empresa incluindo AMD  tem, a empresa do tio Bill não afirmaria isto oficialmente de forma errônea.

 

Peguei nos testes como referência processador com o mesmo número de Threads, mesmo clock padrão e turbo(i7 4770k tem 200 mhz a mais que o 1500x), em testes single e multi-threads.

 

R5 1500x

Clock padrão = 3.5 ghz

Clock turbo = 3.7 ghz

Número de Threads = 8

https://www.amd.com/en/products/cpu/amd-ryzen-5-1500x

 

Cinebench R15 single-thread, o R7 1500x fez 154 pontos:

86462.png

 

Cinebench R15 multi-thread, o R7 1500x fez 809 pontos:

86463.png

 

 

i7 4770k

Clock padrão = 3.5 ghz

Clock turbo = 3.9 ghz

Número de Threads = 8

https://ark.intel.com/pt-br/products/75123/Intel-Core-i7-4770K-Processor-8M-Cache-up-to-3_90-GHz

 

Cinebench R15 single-thread, o i7 4770k fez 156 pontos:

63180.png

 

Cinebench R15 multi-thread, o i7 4770k fez 791 pontos:

63181.png

 

Empate técnico entre o ipc dos Ryzen e Intel Haswell e desempenho multi-tarefa, conclui-se que os Ryzen tem desempenho single e multi equivalente aos Haswell rodando no mesmo clock.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT
Mas aí que fica o problema, em alguns testes equivale, e em outros há uma diferença assustadora.
Pode ser tanto a otimização do processador/programa, alguma instrução mais eficiente... Infelizmente é algo que não se saberá se irá mudar.

Fiz uma pesquisa e achei o que eu queria!
Uma comparação em jogos entre um R5 1400 VS i7-4790K (4 cores / 8 threads). Não sei se os resultados são reais, mas ficou muito interessante considerando o clock.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

 

O R5 1400 além de ter desempenho single e multi abaixo do i7 4790k, tem os clocks menores e o preço do 1400 é concorrente com i5 7400, nem em processamento multi-thread(usando todos os núcleos com eficiência) um 1400 bate um i7 4790k e muito menos em jogos.

 

Mas de fato o ipc e desempenho multi dos Ryzen é equivalente a linha Haswell da Intel, ao contrário dos FX que usava arquitetura CMT diferente de SMT(Ryzen e Intel) e o ipc era bem abaixo e somente multi-thread forte.

 

O Cinebench é o melhor software para medir processamento em 1 núcleo e vários núcleos e através disto ter uma base do ipc.

 

Em teoria o desempenho em jogos era para ser equivalente os Haswell também, aí está o X da questão, porque só roda bem em Intel e não Ryzen? Já que o desempenho single e multi são equivalentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desempenho no jogo Prey, utilizando um i7 6800K 4.0GHz e um Ryzen 7 1800X 4.1GHz: http://wccftech.com/prey-pc-performance-review/

CPU.480.png

CPU.1080.png

 

Dia 16 de maio AMD fará uma conferência e dará mais informações sobre VEGA, NAVI, Zen hyperscale APU (monstro de 32 cores), Pinnacle Ridge e Naples: http://wccftech.com/amd-taking-the-covers-off-vega-navimay--16th/ 

Lembrando que Pinnacle Ridge é o refino da Summit Ridge (Zen), ou seja, Zen+:
AMD-Zen_Zen-Roadmap.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
44 minutos atrás, Brunno Márcio disse:

Desempenho no jogo Prey, utilizando um i7 6800K 4.0GHz e um Ryzen 7 1800X 4.1GHz: http://wccftech.com/amd-taking-the-covers-off-vega-navi-may-16th/
 

adicionado 9 minutos depois

Dia 16 de maio AMD fará uma conferência e dar mais informações sobre VEGA, NAVI, Zen hyperscale APU (monstro de 32 cores), Pinnacle Ridge e Naples: http://wccftech.com/amd-taking-the-covers-off-vega-navimay--16th/ 

Lembrando que Pinnacle Ridge é o refino da Summit Ridge (Zen), ou seja, Zen+:

 

Interessante isso, obrigado por postar!

 

Bem mais quadros no 0,1% low, e se eu entendi direito, isso é ruim, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Evandro disse:

Interessante isso, obrigado por postar!

Acabei enviando o mesmo link duas vezes :oops:
Já consertei, da uma olhada lá no post ;)
 

57 minutos atrás, Evandro disse:

Bem mais quadros no 0,1% low, e se eu entendi direito, isso é ruim, certo?


Ruim para o i7 6800K, já que 0,1% e 1% low se referem basicamente aos drop frames. Ou seja, o menor FPS possível que você obteria nesse contexto. Higher is better nesses casos.

Vou deixar um vídeo explicando mais detalhadamente o assunto, caso alguém se interesse:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...