Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

@Luiz Soares Pessoa Junior

 

@Evandro

Sairam updates em bios reduzindo latências em algumas mobos, só não achei o link...

 

Eu compartilho da mesma visão que vocês, é bacana ver o lado realista dos testes.

 

Mas tem muita gente que ainda tem dúvidas...

 

Mais testes dos Ryzen rodando jogos a pergunta que não quer calar, os Ryzen são ruins na maioria dos jogos?

 

http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_1600_review,21.html

 

http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_1600_review,20.html


Definitivamente não.

 

Tem poucas rams compatíveis em elevadas frequências?

http://www.guru3d.com/articles_pages/amd_ryzen_5_1600_review,25.html

 

Não.

 

Os Ryzen são os novos FX e bla bla bla?

 

Não e voltou a concorrência com Intel.

 

Mais testes...

 

R7 1700x @ 4ghz vs i7 7700k @ 5ghz, o R7 rodou com mais fps Crysis 3, Overwatch, Mafia 3 se fosse tão  ruim assim jamais rodaria algum jogo com fps melhor que o i7 7700k@ 5ghz:

 

 

Qual o problema que a AMD tem que sempre é ruim? Nas pessoas.

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

DX12 - Nvidia segurando Ryzen? Galera, segue o link do fórum, onde os integrantes estão discutindo sobre uma possível má perfomance dos Ryzen com placas de vídeo Nvidia.

Com base na minha experiência eu percebi que o windows 10 esta tendo problema de desempenho de versão para versão. Baixei 4 mídias do windows 10 e todas tem desempenho completamente diferente nos jogos, a que teve pior desempenho por incrível que pareça, foi a que eu criei através do aplicativo da microsoft(fiz isso a uns 4 dias).
Com relação a placa nvidia, tenho uma gtx 1070 e tenho melhor desempenho com drivers antigos, cada driver tem desempenho diferente e não segue uma ordem do do antigo para o novo. Alguns antigos tem pior desempenho, que os recentes e visse e versa. 

Também tem diferença de desempenho dependendo do conjunto versão do windows e o driver -_-. Estou tendo uma dor de cabeça absurda....

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao passar do tempo fomos alienados que FPS é tudo quando se trata de jogos, por isto quando Ryzen atinge um número menor que os Core sem levar quaisquer outros aspectos,  é motivo de descer a lenha e falar que não presta. Particularmente só acho que Ryzen perde no single thread devido ao IPC, pois de resto, é superior em praticamente tudo em relação ao Core.

Outra alienação é falar que Nvidia é melhor que Radeon, por isto agora que Nvidia está tendo menos performance em DX 12 e Vulkan, sempre tem um para dizer que algo está errado, e começa por a culpa em qualquer outra peça. Tem gente que não aceita a realidade do modo que ela.
Do lado do software, o Windows 10 tem um efeito bipolar, ora melhor e ora piora já que é sempre uma atualização atrás da outra, o que até hoje considero este sistema ainda em versão "beta", e fico decepcionado em saber que a microsoft não fará mais nenhum outro, por isto ainda uso o Windows 7 mesmo com algumas desvantagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

O meu descontentamento, não esta ligado diretamente ao FPS e sim com a fluidez dos jogos(GW2, World Of Warcraft, cs:go e o Black Desert). Em todos os jogos citados estou tendo problema com micro travadinha e quando isso ocorre o uso da GPU cai drasticamente(exemplo: de 75% para 30%) e em alguns caso a temperatura da CPU aumenta entre 8-15º graus e eu senti leves e grandes melhoraras dependendo da versão do windows 10(atualização) ou do driver da Nvidia utilizado. Porém só estou tendo problema com jogos, de resto tudo funciona perfeitamente(ou pelo menos é o que parece). 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte

40 minutos atrás, Lost Byte disse:

Particularmente só acho que Ryzen perde no single thread devido ao IPC

Eu acho que o culpado são os baixos clocks, não tem como comparar 4.0Ghz (turbo do 1600X) com os 4.2Ghz de Skylake e 4.5Ghz de um Kabylake, talvez no "Zen+" (holiday season) a questão de clocks e OC tenha evolução.

 

43 minutos atrás, Lost Byte disse:

Outra alienação é falar que Nvidia é melhor que Radeon, por isto agora que Nvidia está tendo menos performance em DX 12 e Vulkan

Ai tenho duvidas ainda, sei que Vulkan, Mantle e DX12 são o futuro, mas muitos jogos (principalmente indies) saem em DX9 e DX10 por exemplo. O PES 2016 era em DX9.

 

46 minutos atrás, Lost Byte disse:

Windows 10

Esse é problema, a primeira build das grandes atualizações sempre sai **********.

No lançamento, HDD bugado, Internet louca e Drivers bugados.

Na Anniversary, adware gratuito da MS, aplicativos UWP cagados e congelamentos constantes.

Na Creators, problema para abrir jogos por DVR (mesmo tendo desativado antes), drivers cagados novamente e multi-monitor desativados...

 

52 minutos atrás, Lost Byte disse:

versão "beta"

Era "beta" mas depois do Anniversary tá bem melhor, tanto que você tem 2 painéis do controle.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Akachan
Sim, em relação ao Windows 10 um dos problemas é a instabilidade e travamentos que ocorrem. Lembro que quando experimentei (na versão beta), sofri com travamentos e lentidão só para acessar algumas pastas. Nos jogos não notei muita diferença, porém alguns jogos antigos crashavam mesmo marcando compatibilidade de sistemas anteriores nas propriedades. OS e drivers são roleta-russa, e nem sempre o mais atual vai melhorar o desempenho ou corrigir algum bug, o que as vezes pode ocorrer o contrário.

 

@zopek

2 horas atrás, zopek disse:

Eu acho que o culpado são os baixos clocks

Mesmo em clock igual, o Ryzen perde em single thread em cerca de 20~30%, sendo que há relatos que se colocar eles a 4.0GHz com OC, chega no mesmo desempenho do velho Haswell (no caso em emuladores).  Por parte concordo que o clock baixo de fábrica é responsável, mas também espero que a próxima leva de Ryzen seja melhorado tanto no OC como no IPC, aí sim o bicho vai pegar de vez.

 

2 horas atrás, zopek disse:

Ai tenho duvidas ainda, sei que Vulkan, Mantle e DX12 são o futuro, mas muitos jogos (principalmente indies) saem em DX9 e DX10 por exemplo. O PES 2016 era em DX9.

Mantle a própria AMD abandonou e até avisa nos drivers atuais que é bom não usar mais por vários problemas de desempenho. Provavelmente o DX 12 assim como Vulkan só serão usados em jogos AAA, e as outras APIs antigas em indies, afinal já estão acostumados a trabalhar com elas e é mais fácil no momento para otimizar (creio eu), fora que não precisará o Win 10 obrigatoriamente. Claro, este cenário pode mudar conforme o tempo.
Em questão de API, melhor um jogo bem otimizado e limitado graficamente do que um mal acabado e cheio de bugs só por uns efeitos legais.

Windows 10... Prefiro nem comentar mais nada deste sistema! :P
Mas quando mencionei beta, já entre parenteses, me referi que não está realmente pronto para qualquer um usar sem ter algum tipo de encrenca, pois vira e mexe acaba dando problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Haswell não esta 20~30% abaixo dos Kabylake, Ryzen esta mais para 8~10% abaixo em IPC, semelhante aos Broadwell.

 

http://cpu.userbenchmark.com/Faq/How-does-IPC-compare-between-AMDs-Ryzen-and-Intels-Kaby-Lake/108

 

https://www.reddit.com/r/Amd/comments/5x1ohi/comparing_the_ipc_of_kabylake_and_broadwelle_to/

 

--

 

Sobre Ryzen e nVidia, não é totalmente uma verdade, mas não chega a ser mentira tambem.

 

 

 

O caso do Tomb Raider ja havia sido postado antes...Neste game, uma R9 295X2 consegue mais fps que uma TITAN XP, ambas usando Ryzen, 295X2 a 100% de uso, Titan XP variando na casa dos ~60~70%. Algo esta segurando o uso da Titan neste caso, ou os drivers ou o Ryzen, como ele consegue empurrar a 295X2 acima da TITAN XP, o problema provavelmente esta no driver.

 

adicionado 1 minuto depois

De qualquer forma, quando as VEGA chegarem, provavelmente teremos uma ideia melhor de onde esta o problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador
O problema do IPC no Ryzen é um paradoxo. Enquanto em testes de benchmark como CPU-Z conseguem um resultado alto, quase perto de um Kaby, em uso prático como emuladores o resultado é inferior aos Haswell de mesmo clock. Tendo testes mostrados aqui no Dolphin, algumas respostas que tive do fórum do próprio Dolphin e algumas descrições de vídeos que mostram o uso do Ryzen em Dolphin e PCSX2, Haswell chega a ser 15% superior em IPC, que somando a diferença deste último com o Kaby, gera os 20~30% de diferença. Como não achei outros testes práticos de single thread, só me baseei em emuladores.
Pode ser alguma falta de otimização por parte dos programas ou algum tipo de limitação do próprio processador em certas situações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lost Byte Acho que é mais um problema de engine e como as instruções são entregues aos Ryzen...Se fossem um IPC tão ruim a performance seria um lixo em tudo, por exemplo, no Ashes of the benchmark eles tiveram um boost de 30% em performance por pequenas melhoras na engine, foram de apanhar para os i5, para bater nos i7-7700K.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/05/2017 às 16:26, Pietro Luigi disse:

 

Se não há gargalo nem nada, é possível mesmo que um driver da Nvidia influência no rendimento da CPU? Ou vice-versa?

 

OFF: Da hora esse fórum hein...pelas fotos, da pra ver que os integrantes são barra pesada, bem Corleônicos?:wiggle:

 

NVidia é extremamente conhecida por lançar driver "atualizados" que ferram com o desempenho das GPU mais antigas (e que ela quer retirar do mercado...).

Adicionar umas linhas no driver para limitar o desempenho com um CPU específico é extremamente normal para eles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zopek

 

Um i7 6950x e R7 1700x tiveram desempenho inferior ao i7 7700k, 6700k, 4790k; o povo reclama que os Ryzen são inferiores ao i7 7700k no Dolphin nos fóruns afora mas esquecem de perceber que é porque roda inferior também em i7 6950x, pois não é otimizado para 6, 8 e 10 núcleos. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Correr disse:

 

NVidia é extremamente conhecida por lançar driver "atualizados" que ferram com o desempenho das GPU mais antigas (e que ela quer retirar do mercado...).

Adicionar umas linhas no driver para limitar o desempenho com um CPU específico é extremamente normal para eles.

 

beleza, o driver capar a GPU eu acredito, pra falar a verdade é bem a cara da NVIDIA mesmo.

Mas o contrário, fazer o rendimento da CPU cair, é possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pietro Luigi No video da hardware unboxed, Steve fala algo semelhante a: "talvez haja algum bug com a interface de API da nVidia que não esta permitindo que o Ryzen alimente seus CUDAs apropriadamente, mesmo ele sendo capaz de alimentar todos os Stream Processors da 295X2."

adicionado 1 minuto depois

Ok pessoal, essa aqui é pra quem ja achava os nomes dificeis de falar...

 

 

Após Sempron, Phenom, Athlon...Apresento...

 

Kyzen E Promethean

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, dizem que o sheduler do windows não é bugado com os ryzen, porém, como podem me explicar isso? Como o LoL, um jogo MUITO leve, com fps travado em 74, gpu em menos 30% de uso, o windows reconhece que está usando 100% do processador? Não senti nenhum travamento, queda de fps, NADA. Porém, é muito estranho.

wtf.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima kkkkkkkkkkkkk Windows 10 bugs everyone 

@OCCT O engraçado é que o R5 1600 tem um ótimo desempenho em games quando combinado com memórias + 3000Mhz , a diferença pra um i7 7700k não é lá grandes coisas , pessoal diz que processador X & Y é lixo por causa de 5~10 fps , pelo amor de Deus criançada de hoje é complicada e é chato aturar tanta gente falando ***** sem saber nada ...

Os R7 por outro lado são processadores pra produtividade isso eu concordo que é igual o 6950x que também é uma ***** pra jogos mas isso faz sentido pela quantidade de núcleos e tal , pra mim AMD errou bonito de terem lançado os R7 primeiro já dizendo que eram processadores também pra jogos sendo que os R5 são processadores tops que puxam muito mais fps por terem menos núcleos , aquela velha história dos jogos estarem usando só agora 8/6 núcleos e blablabla  ... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima @Gabriel Braga

 

Eu acredito que os Ryzen por ser arquitetura nova feita do zero pela AMD tem sim bug na cache e SMT no Windows da forma como a Microsoft anunciou oficialmente http://www.guru3d.com/news-story/microsoft-confirms-windows-bug-is-holding-back-amd-ryzen.html pois ela sabe mais sobre o Windows do que nós usuários e nenhuma outra empresa incluindo a AMD tem acesso ao código do Windows e/ou mais do que a Microsoft pois é tecnologia proprietária da empresa do tio Bill, uma coisa é anuncio oficial por parte da Microsoft e outra são testes e testes feitos por sites, declarações da AMD e resoluções temporárias para o desempenho dos CPUs, só nos resta esperar a Microsoft lançar o update que ela prometeu e ver se isto vai mudar na parte de jogos e programas com desempenho abaixo das expectativas que eram de fato para serem, performance geral equivalente os Haswell devido o ipc, desempenho single e multi serem praticamente o mesmo.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Sim, fiz o teste aqui no The Witcher 3, está normal, sem dados loucos, porém, ao colocar no GTA V fica todos os núcleos em 100% pelo gerenciador, e o HW monitor mostra uso em todos em 40 ~ 60 oscilando.

 

Rise of Tomb Raider, usa entorno de 30% da CPU a uns 100 FPS, e não teve esse máximo, porém, para curiosidade, esse jogo chegou a puxar 4,9GB de ram, só ele! E notei um alto uso de HD ou seja, talvez os FPS minimos pode ser por gargalo de banda do HD, estava chegando a puxar 50%.

 

E acho que tem muito mais a ver com engine do que com otimização de windows no momento, já que esse bug ocorre em jogos específicos.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima

 

Um R7 1700 8 núcleos e 16 Threads 100% de uso no GTA 5 acompanhado de uma RX 480? Tem algo errado aí...

 

Encontrei este dois vídeos e o uso do CPU no GTA 5 + R7 1700 + RX 480 é pequeno:

 

 

Com o pequeno detalhe que na maior parte do tempo nos vídeos o GPU sempre perto de 100% de uso, ou seja não está com gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT @zopek Vocês me entenderam errado, olhem o screenshot que postei, o HWmonitor mostra o que mais parece o uso real, porém, o windows entende no LoL e no GTA como se tivesse em 100% em todos os núcleos.

Ou seja, MSI afterburner e HWmonitor, mostram o uso real. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...