Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

AMD Ryzen Série 1000 - Pós-lançamento


Posts recomendados

2 horas atrás, Evandro disse:

@Dick Trace isso é configurável em programas ou só por ajuste de BIOS?

 

Pelo que eu vi até agora é pelo BIOS ou via um software da AMD, e exige reboot do PC.

 

Citação

Achava que essas coisas eram decididas pelo processador, sem nosso controle.

 

Um Threadripper na prática são 2 processadores no mesmo pacote, com metade da RAM ligada a cada processador, e cada processador tem acesso mais rápido à RAM ligada à ele do que à RAM ligada ao outro processador. O modo UMA tenta esconder isso enquanto o modo NUMA não esconde nada e deixa tudo a cargo do software. Cada modo tem seus prós e contras, mas isso é uma variável a mais na hora de avaliar o desempenho do sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

estou com o mesmo problema, e com a mesma memoria, mandei a mobo para a assistencia e não encontraram problemas nela, após especulações cogitou-se ser a memoria, pedi para att a bios e assim que retornar confirmo aqui no forum se era isso mesmo. Tenso comprar o kit inteiro e n poder usar !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/08/2017 às 12:22, Atretador disse:

 

 

R7 1700 @ 4.0Ghz com RAM a 2667Mhz

R7 1700 @ 4.0Ghz com RAM a 3200Mhz

i7-6900K @4.0Ghz com RAM a 2667Mhz

i7-7820X @4.0Ghz com RAM a 2667Mhz

i7-7820X @4.0Ghz com RAM a 3200Mhz

i7-7820X @4.5Ghz com RAM a 3200mhz e Mesh interconect a 3Ghz

 

 

 

Levando-se em consideração que um R7 1700 é na faixa de preço de um i7 7700k,vale muito a pena um R7 1700.


No review o R7 1700 @ 4ghz vs i7 7820x @ 4ghz; o custo/benefício do Ryzen 1700 é muito, mas muito grande e em alguns jogos ainda dá mais desempenho e além de ser equivalente em uso profissional.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Dick Trace disse:

 

Pelo que eu vi até agora é pelo BIOS ou via um software da AMD, e exige reboot do PC.

 

 

Um Threadripper na prática são 2 processadores no mesmo pacote, com metade da RAM ligada a cada processador, e cada processador tem acesso mais rápido à RAM ligada à ele do que à RAM ligada ao outro processador. O modo UMA tenta esconder isso enquanto o modo NUMA não esconde nada e deixa tudo a cargo do software. Cada modo tem seus prós e contras, mas isso é uma variável a mais na hora de avaliar o desempenho do sistema.

 

Fiquei pensando nesse negócio hoje durante o dia..
Eu tinha entendido que os Ryzen AM4 tem meio que um canal de memória por chip, aí me ocorreu se não seria melhor a AMD fazer um chip totalmente modular, ou pelo menos deixar esta parte da controladora de memória em um chip à parte pra ser colado no PCB junto com os módulos dos núcleos..

Ou isso tem como problema maior a estabilidade/velocidade da conexão de todos os módulos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Evandro disse:

Fiquei pensando nesse negócio hoje durante o dia..
Eu tinha entendido que os Ryzen AM4 tem meio que um canal de memória por chip, aí me ocorreu se não seria melhor a AMD fazer um chip totalmente modular, ou pelo menos deixar esta parte da controladora de memória em um chip à parte pra ser colado no PCB junto com os módulos dos núcleos..
Ou isso tem como problema maior a estabilidade/velocidade da conexão de todos os módulos?

 

O problema de processadores "modulares" é que o tempo de resposta (latência) entre os módulos costuma ser maior que num CPU "monolítico", e essa maior latência pode limitar o desempenho em certos casos. Essa foi a razão do controlador de memória, que antigamente ficava no chipset, ter sido movido para o processador, para reduzir a latência do acesso à memória.

 

O gráfico abaixo mostra como um Threadripper possui um nível a mais de latência em comparação a um Ryzen AM4. A baixa latência (50ns) representa acessos dentro do mesmo CCX, a média latência (120ns) mostra acessos entre CCX vizinhos mas ainda no mesmo processador, enquanto a alta latência (200ns) mostra acessos entre processadores vizinhos, e essa última não existe nos Ryzen AM4, mas apenas nos Threadripper ou Epyc. Se os Ryzen AM4 fossem "monolíticos" em vez de serem feitos por 2 CCX, aí só existiria a latência baixa.

 

latency-pingtimes-1950x3200.png

 

Mas os Threadripper são ótimos CPUs apesar desses detalhes, não me entenda mal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Evandro disse:

http://techreport.com/news/32459/amd-ships-revised-ryzen-cpus-with-a-compile-bug-fix

Aparentemente os Ryzens mais novos são de revisão nova, que corrigiu um certo bug.

 

Estou achando isso preocupante. Se o conserto envolveu mexer no silício, o stepping do processador tem que ser incrementado. Mas pelo jeito não foi. Lendo a discussão lá no Phoronix, o único meio de identificar é pela data de fabricação. Chips livres de problemas seriam 1725+ (semana 25, ano 2017). Porém não sabemos se todos os anteriores são afetados, ou apenas alguns que fizeram parte de uma fornada ruim.

 

Ou seja, uma bagunça da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que li não é uma atualização de correção do processador, pois não houve mudança além de diferença de lote de fabricação.Suspeito que seja apenas defeito de alguns lotes de fabricação, tendo a correção do problema do processo de fabricação  após a data informada por eles.

 

O que vi o erro estava ocorrendo com compilação no linux.Não li toda a notícia para entender a relação do erro gerado pelo defeito do processador com o gcc e o linux.O que chamou atenção foi a parte da AMD estar fazendo um "recall".

 

Alguém sabe onde posso achar alguma notícia mais completa sobre o caso para confirmar se o que eu entendi está correto ou é um defeito mais grave? O que achei era muito superficial.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 26/08/2017 às 14:58, Marcos FRM disse:

 

Estou achando isso preocupante. Se o conserto envolveu mexer no silício, o stepping do processador tem que ser incrementado. Mas pelo jeito não foi. Lendo a discussão lá no Phoronix, o único meio de identificar é pela data de fabricação. Chips livres de problemas seriam 1725+ (semana 25, ano 2017). Porém não sabemos se todos os anteriores são afetados, ou apenas alguns que fizeram parte de uma fornada ruim.

 

Ou seja, uma bagunça da AMD.

 

Não sei se justifica revisão isso, e pode ser microcódigo.

Talvez a revisão "meesmo" inclua mudança física disso.

 

Em 26/08/2017 às 16:59, SamucaFO disse:

Pelo que li não é uma atualização de correção do processador, pois não houve mudança além de diferença de lote de fabricação.Suspeito que seja apenas defeito de alguns lotes de fabricação, tendo a correção do problema do processo de fabricação  após a data informada por eles.

 

O que vi o erro estava ocorrendo com compilação no linux.Não li toda a notícia para entender a relação do erro gerado pelo defeito do processador com o gcc e o linux.O que chamou atenção foi a parte da AMD estar fazendo um "recall".

 

Alguém sabe onde posso achar alguma notícia mais completa sobre o caso para confirmar se o que eu entendi está correto ou é um defeito mais grave? O que achei era muito superficial.

 

 

 

Phoronix é um site muito bom quando o assunto é Linux, sobre este bug, Anantech, Guru3D ou Techreport são minhas fontes para textos mais elaborados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, Evandro disse:

 

Não sei se justifica revisão isso, e pode ser microcódigo.

Talvez a revisão "meesmo" inclua mudança física disso.

 

 

Mas por que a AMD estaria fazendo RMA do processador se pudesse ser consertado via microcódigo?

 

A discussão no fórum da AMD é esta:

 

https://community.amd.com/thread/215773

 

De novo, não estou gostando nada de como a AMD está lidando com esse problema. Não tem nenhuma informação oficial. Não tem errata. Ninguém sabe nada. Apenas consigo inferir que há algo de errado com alguns Ryzen e que até o momento a única forma de resolver, para aqueles infelizes "premiados" com um chip ruim, é via RMA. E que os chips livres de problema possuem o mesmo stepping, o que complica ainda mais.

 

Ignorem a palavra Linux. Tem cara de ser defeito no chip, que cedo ou tarde pode se manifestar em qualquer sistema operacional. Parece que conseguiram reproduzir no FreeBSD, que usa ferramentas de desenvolvimento diferentes do Linux.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 25/08/2017 às 18:55, Evandro disse:

http://techreport.com/news/32459/amd-ships-revised-ryzen-cpus-with-a-compile-bug-fix

Aparentemente os Ryzens mais novos são de revisão nova, que corrigiu um certo bug.

 

É por isso que sempre é bom evitar de comprar produtos no lançamento, especialmente quando é uma plataforma completamente nova. Os primeiros usuários pagam mais caro e são meio que cobaias que se sujeitam a passar por problemas para as fabricantes consertarem depois. Tecnologia é complicado, pois ao mesmo tempo que há sempre a busca pelo mais novo existem essas questões. Chegar ao meio-termo nem sempre é simples.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei meu G4560 por um R5 1400, ansioso para testar o bixo!!!

adicionado 1 minuto depois
4 horas atrás, Atretador disse:

Athlon X4 950 (Excavator) - 60 doletas (preço atual dos G4560 varia em torno dos  80 doletas devido a alta procura, mas em MSRP compete com ele)

 

 

 

Acho que não passa o G4560(desempenho), por conta do R3 1200, mas espero que venha com placa de video integrada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gynous Athlon vem sem iGPU, ele é uma versão cortada do A12\A10\A8, unica difererença sendo a falta de iGPU.

 

O que melhorou bastante foi o TDP desses procs, mesmo sendo 28nm, e clockam para os 4.4~4.6Ghz se não me engano, são basicamente FX4300s mas com IPC um pouco melhor e bem mais eficientes.

adicionado 3 minutos depois

 

 

 

*aparentemente os BristonBridge são bloqueados para OC, porém, mobos da Asus permitem OC, não tenho certeza sobre outros fabricantes.

adicionado 12 minutos depois

a12-9800

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
12 horas atrás, Atretador disse:

@Gynous Athlon vem sem iGPU, ele é uma versão cortada do A12\A10\A8, unica difererença sendo a falta de iGPU.

 

O que melhorou bastante foi o TDP desses procs, mesmo sendo 28nm, e clockam para os 4.4~4.6Ghz se não me engano, são basicamente FX4300s mas com IPC um pouco melhor e bem mais eficientes.

adicionado 3 minutos depois

 

 

 

*aparentemente os BristonBridge são bloqueados para OC, porém, mobos da Asus permitem OC, não tenho certeza sobre outros fabricantes.

adicionado 12 minutos depois

a12-9800

 

 

Entendi, valeu pelas infos! Mas a AMD devia ter lançado com iGPU para competir com os pentium, assim consegue pegar a parte "não gamer", que seriam escritórios, escolas, faculdades, etc... Mas enfim, talvez lá fora o cenário seja outro daqui!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gynous Este Athlon tambem é, foram "adaptados" para rodar em AM4, com algumas melhorias, controlador de memoria melhor, mais eficientes, IPC melhor, iGPU melhor(mesmo ainda sendo R7).

 

o Athlon AM4\FM2+ é basicamente um A8\A10 sem iGPU.

 

Eu pessoalmente estava animado por APUs rodando com DDR4

DOOM 720p High - A12-9800 com DDR4 2600Mhz CL11

 

BF1 720p Low-A12-9800 2614Mhz CL11

 

 

 

APU Zen vão ser muito interessantes com os +52% em IPC, vamos ver como VEGA vai se sair com poucos StreamProcessors nessas APUs, em especial com DDR4 nos 2667mhz ou mais veloz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...