Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de inversor de frequência


maikel

Posts recomendados

Amigos, preciso da ajuda de vocês, tenho um bom conhecimento na área mas nunca havia mexido com inversores de frequencia. Tenha um rede monofásica 220VAC (Rede 220 + Negativo) e preciso ligar um motor trifásico de 2HP. Recebi um inversor de frequencia, da DELTA modelo VFD022M23B, sendo que até onde pesquisei e pude entender no manual, o mesmo pode ser utilizado tanto como entrada de 3 fases mas que poderia ser utilizado também com entrada mono e fornecer a saída trifásica, só que tenho medo de ligar. Na entrada dele há conexão para 3 fios (RST e Aterramento), alguém sabe se preciso fazer uma ponte ou qual combinação eu uso para fornecer os 220V mono pro equipamento? Depois na saída, normal, tem 3 pontos para ligar as 3 fases do motor. Agradeço desde já pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Fervolt e Mestre88... já fiz a instalação, liguei fase e neutro na entrada R e S já ligou o inversor. Liguei o motor normal nas saídas e instalei as chaves para giro normal e reverso, bem como configuração do potenciômetro. Equipamento funcionando 100%. Obrigado pela ajuda de vocês, valeu mesmo. Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, preciso reabrir o post... como havia dito, fiz a instalação do inversor com o motor girando solto, sem nada de carga, porém agora com alguns testes, foi observado que este motor não tem força, dependendo da ação feita na máquina, o motor pára. Isso pode ser alguma configuração no inversor? Agradeço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@maikel Nos esclareça: O que faz girar esse motor? É água corrente, Ar, Caudeira, Uma força mecânica não relatada?....

Se for a própria energia elétrica? :!::mellow::o:seila::ahh:!!!!!!!!!!!!!....Esqueça......

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma"   (Frase de Antoine Lavoisier).

Lembrando que toda transformação existem "perdas"....

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É movido por energia elétrica, alimentado o inversor com 220V monofásico e este por sua vez alimenta o motor trifásico (220V). Só que será que tem tanta perda assim, pro motor perder tanta força? Já procurei mas não consegui identificar, será que o inversor não tem algum parâmetro que faz ele aumentar sua potência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baixei o manual do inversor e vi que esse modelo que você está usando é para ser alimentado com 3 fases ~230V, conforme a explanação do código do modelo VFD022M23B. 022 significa que é um inversor para 2,2KW e o número 23 após o "M", indica que a alimentação deve ser feita por 3 fases ~230V. Para usar mono ou bifásico, no lugar do 23 deveria ser 21.

Acho estranho ele estar funcionando sem apresentar nenhum erro. Já que a tensão do link DC internamente deve estar abaixo do normal, que pelas contas seria, para 2 fases 220V, 220 x 1,4142 = 311V e para trifásico seria 220 x 1,73 = 380V.

Fora o citado acima teria que analisar o tipo da carga, se o motor está bem dimensionado ou sub-dimensionado para a aplicação, se parte com carga (ou a plena carga) e qual frequência o motor está recebendo quando pára. O ideal é que em operação normal o motor sempre funcione com uma frequência próxima da qual foi construído para funcionar, na maioria dos casos 60Hz. 

Não tenho muito tempo para ler o manual inteiro mas, o que você poderia tentar seria mexer nos parâmetros de torque, como aumentar o torque ou compensação de torque.

Existe algo mais a se tentar, caso você, a princípio, não possa substituir esse inversor pelo modelo correto, mas já entraríamos no campo das "gambiarras". Deixa quieto...kk

 

Att,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é possível ligar um motor trifásico numa rede monofásica com um inversor, aliás é a única maneira correta de fazer isso e que não danifica seu motor. 

Ligar um motor trifásico com um capacitor é uma gambiarra sem tamanho e as bobinas do estator.

Não conheço esse inversor mas veja:

 

Se o motor está sem torque, verifique a programação de torque.

Veja também a programação da rampa de aceleração.

Talvez você tenha programado a rampa de aceleração em vez da frequência.

Conselho:

Apesar de ser possível, evite funcionar um motor acima da frequência nominal, alguns motores não gostam muito de ser acelerados.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá no primeiro post você disse:

Em 04/03/2017 às 12:59, maikel disse:

Tenha um rede monofásica 220VAC (Rede 220 + Negativo)

 

Aqui você diz outra coisa:

4 horas atrás, maikel disse:

É movido por energia elétrica, alimentado o inversor com 220V monofásico e este por sua vez alimenta o motor trifásico (220V).

 

Redes com 220v por fase (fase + neutro) formam 380v no conjunto trifásico.

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...