Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tv samsung 21m21mq nao liga/led não acende


Posts recomendados

Ola pessoal estou mais uma vae aqui pra pedir a ajuda de vocês...:tw_grimace:

agarrei aqui e nao to conseguindo sair...

essa tv chegou aqui inoperante,nem o led acende...nao tenho tençao no secundario

estava conseguindo uma tensão de 12v no acoplador e no IC da fonte,so que agora parou de vez

troquei o foto e o IC da fonte mas nao adiantou...alguma dica?abraço a todos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola amigo@Classificados Mineiro

rapaz nao sei onde tava com a cabeça quando disse que nao tinha tensão no secundario

na verdade tenho baixa mas tenho(cerca de 3v)

desculpem,e que nao hora que medi coloquei a ponta de prova no neutro da rede  e nao no negativo do C803.

Pessoal medindo entre os pinos positivo e negativo do C803 tenho uma tensão de 172v (DC)

 e so acho a mesmo tensão de 172v no pino 1 do IC 801 nos outros(4,5,6,7) ta zerado(0v)

desconfio do R804...:huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, carlos m f gomes disse:

so acho a mesmo tensão de 172v no pino 1 do IC 801 nos outros(4,5,6,7) ta zerado(0v)

desconfio do R804...:huh:

se não tem nada no pino 4 de ic801 não tem como a fonte funcionar.

Verifique:

DZ812 e DZ814;

R802, R803, R811, R813, R814 e R804(se não tiver sido substituído por um jumper na posição);

C808 e C809.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @carlos m f gomes

Se os outros componentes passaram nos testes/ ou se foram substituídos, deverás retirar o STR e verificar se o pino 4 está em curto com o pino 3.

 

Se quiser pode apenas dessoldar estes pinos pra ver se o nível DC se reestabelece em C808/ 

 

Só um curto nessa linha de VCC é que provocaria a queda de tensão (praticamente 19V) após R804.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos m f gomes

Bom dia,

Só uma consideração:

Sempre descarregue o capacitor C803 antes de realizar medições ou retirar/soldar algum componente neste lado da fonte.

 

Esse nível DC de 10V é a tensão de Stop do STR.

Ele precisa de no mínimo uma tensão superior a 16,3V pro Start das operações internas do CI.

 

Tem algo a mais de errado.

Recomendo que faça uma coisa...

 

Retire o STR do circuito, ligue a TV e veja se o nível DC no pino 4 sobe pra 16,3V.

 

se depois deste procedimento, o nível DC não se restabelecer, provavelmente tem mais coisas aí pra ver/

caso a tensão se restabeleça, provavelmente teremos um defeito no STR mesmo.

 

Tem que fazer esse teste pra prosseguirmos...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite amigo@Classificados Mineiro,desculpe a demora pra responder...estava atras de alguns componentes aqui..hehhe

olha cara resolvi trocar os diodos D807,D812,D813,D814,D816...Capacitores C807,C808,C812,C843 e os resistores R807,R895...com isso a tv voltou a funcionar so que com a imagem praticamente fechada,apenas com um brilho no centro da tela...esqueci de mencionar que quando abri ela encontrei uma gambiarra das grandes!..o cabo do fly tinha sido partido e emendado com um pedaço de mangueira e uma cola e a chupeta também estava lascada...para solucionar o problema que resolvi troquei somente a chupeta!agora que a tv ligou vou trocar o flay pra ver...o que acha???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos m f gomes

Já peguei algumas TVs assim.

Realmente dá muito trabalho.

 

O certo é trocar o Fly por questão de garantia mesmo/

mas a TV liga só como uma linha na horizontal, você deve:

  • Verificar o Nível DC no VCC IC301 (pino 2)

se não tiver tensão correta, olhar DZ301, C303.

se tiver normal, olhar C303 e/ou substituir IC301.

 

embora a troca de IC301 seja super recomendada, por ele ser o maior causador de vertical fechado, é importante verificar a alimentação direitinho antes pra não aparecer alguma coisa depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom @Classificados Mineirorealmente tinha uma espira solta no verde da defletora e nem tinha me dado conta...achei e tive que emenda-la conceguindo assim uma resistencia de 12,3 ohms...sendo a ssim a imagem abriu,so que fica com a tela azul e  as vezes esbranquiçado...apertando os controles da pra ver os caracteres mas bem apagadinhos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos m f gomes

Desculpe. Estava tão cansado que não aguentei e tive que me retirar.

Voltando ao assunto...

Estamos quase lá.

 

Agora vamos trabalhar na PCI do tubo (plaquinha que fica no pescoço do cinescópio).

! Use escala mais alta do seu multímetro na escala DCV e conecte uma antena ou fonte de sinal externo em qualquer entrada.

 

Por favor, verifique e substitua se for necessário:

  1. Ressolde o soquete + Q501 + DZ501, DZ502 e DZ503 + IC501 + Resistores de valores baixos + qualquer outra coisa que precisar aí;
  2. Tela muito branca não é coisa boa/ Como a cor Azul parece ser predominante, isso é sinal de que o circuito B está conduzido sem controle ou que as outras G e R estão com problemas. Poderíamos fazer alguns testes pra ver se os canhões estão funcionando isoladamente/ mas podemos adiantar fazendo a leitura do nível DC que aparece no soquete. Terminais 6, 8 e 11 = Leituras devem ser iguais + G2 (pino 7) mais que 100V quando se atua no Screen do fly.
  3. Como a tela fica muito branca, podemos ter um defeito na filtragem da alimentação de IC501/ portanto, verifique os capacitores das posições C506 e C507. na verdade eu prefiro que substitua os dois mesmo passando no teste.

 

Citação

so que fica com a tela azul e  as vezes esbranquiçado...

Informe se surgem linhas de retraço quando a tela fica muito branca.

  • se a resposta for sim, ressolde ou troque imediatamente C508 e ressolde J501;
  • Se a resposta for não, e atuando no screen não mudar nada ou variar bem pouquinho, talvez uns 100 a 200V, aí poderemos ter um defeito no flyback;
  • Se a resposta for não, poderemos ter um defeito no circuito ABL/ Veremos depois.

Bom, julgando que tudo acima esteja legal, que não tem resistores de baixo valor alterados, que não tem nenhum diodo aberto/ curto, e que o nível DC das fontes simétricas do +B de IC501 estão corretas...

Deveremos suspeitar de IC501 pro bem de todo mundo.

 

Dá uma checada nisso aí.

Boa sorte  ;)

 

 

adicionado 3 minutos depois

ah, esqueci...

Meça os níveis DC nos pinos 1, 2 e 3 de IC501

Não precisa da escala muito alta porque dá no máximo 4V nestes pontos, e olha lá/ mas como o ci é um suspeito, fique esperto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

.Fez as ressoldas?

 

.Testou C506, C507 e C508?

 

.E nos pinos 1, 2 e 3 de IC501 tem quantos volts?

 

.Tem os 180V bonitinho?

 

. Os 9V estão normais também?

 

.Qual o nível AC do filamento? 

 

.Experimentou baixar um pouquinho o screen?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Essa tela azul é provocada por falta de sintonia do TV, a imagem dos caracteres fraquinha pode ser por conta do ajuste de Brilho e contraste dela, provavelmente você terá que estar com o controle remoto dela para fazer os ajuste e chamar a sintonia automática...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok meus amigos @Bcpetronzio,acho que contraste nao é,porque ja o ajustei e também ja puxei a sintonia automatica e baixei um pouco o screen,com issoa imagem volta ao normal mas volta a ficar esbranquiçada.valeu mesmo...

@Classificados Mineiroressoldei toda a pci do tubo mas tudo igual,vou nem testar os capacitores,vou troca-los logo.estou estranhando esse IC 501,so tenho 2v nos pinos 1,2 e 3 e também notei outra coisa...quando a ligo ela abre a imagem normal,deois e + ou - 1 segundo a tela pisca em amarelo e volta a ficar esbranquiçada...sera esse ci?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@carlos m f gomes

Bom dia,

Citação

so tenho 2v nos pinos 1,2 e 3

Esse nível está um pouquinho baixa, mas não dá pra dizer se é um defeito no IC501 só por causa disso/

 

Com a ajuda de uma lupa pra enxergar direitinho, ressoldasse a EPROM e o alguns terminais suspeitos do Micro/ em seguida, confere a alimentação nos pinos 21 e 25 do Micro que deve estar próximo de 3,3V.

 

Citação

quando a ligo ela abre a imagem normal,deois e + ou - 1 segundo a tela pisca em amarelo e volta a ficar esbranquiçada...sera esse ci?

Ele é um grande suspeito...

Mas vamos aguardar a troca dos capacitores citados,

 

Se não der certo, informe o nível DC do mais +B do RGB no soquete pra sabermos se tem alimentação chegando lá (use a escala DC maior que 200V),

 

Se nada mudar, ressoldasse a EPROM e alguns terminais suspeitos do Micro tomando cuidado pra não deixar rebarbas e não bater na gente depois, em seguida, faça o que eu citei logo acima neste tópico.

 

Feito se depois que fizer as ressoldas e conferir as tensões no micro e RGB, aí pode trocar esse IC501.

 

Mas ainda tem um pouquinho de possibilidade de que a  EPROM precise ser regravada.

 

Por enquanto, bom trabalho.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite meu amigo@Classificados Mineiro.rapaz por um momento achei que tinha sanado o problema...troquei os tres capacitores C506,C507 e C508...ressoldei toda pci do tubo...ressoldei a eeprom e o micro e ai ela ficou legal...medi 2v nos pinos 21 e 25... liguei,desliguei e tudo certo...ai a desliguei para ir na igreja e quando voltei ao liga-la ficou com a tela esbranquiçada,depois ficou toda amarela e ai ficou normal...depois disso,desliguei e liguei varias vezes,ela liga normal e vai escurecendo...nao fica apagada,mas escurece bem(quase normal,mas bem escura)...se abri o screen ela hora fica esbranquiçada,hora amarela,hora verde,hora azul...sera que tenho um problema com esse flyback?mas ele é novinho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...