Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração X99 para trabalho/ jogos


Posts recomendados

Olá, gostaria de saber se a configuração que estou montando para trabalho (designer gráfico/webdesigner/programador) e jogos está ok ou se me equivoquei quanto a algum hardware.

- i7-6850k (comprado)

- GTX 1080 Xtreme (comprado)

- placa-mãe Gigabyte GA-X99-SLI (comprado)

- Watercooler Cooler Master Masterliquid Pro 240 (comprado)

- SSD Hyperx Savage - (dúvida quanto a quantidade para raid 0)

- Memória ram ddr4 Hyperx Savage 3000mhz 32gb (4x8) - (dúvida quanto a real frequência)

- Fonte Cooler Master V1000 (aguentaria futuramente um sli de 1080?)

Como podem ver parte mais cara das peças já adquiri graças a Deus!

Porém ainda estou com dúvidas sobre:

 

1 - RAM: Pensei em aproveitar o poder do processador e da plataforma x99 para utilizar quad channel, pois trabalho com diversos programas abertos ao mesmo tempo, incluindo Photoshop CC, Illustrator, Dreamweaver e outros. Fora as inúmeras abas abertas do chrome, firefox e planilhas no excel.

Dito isso ainda não sei ao certo qual a frequência escolher pois a placa-mãe suporte memórias com XMP até 3400mhz. Porém vi pesquisando que não é muito bom colocar memórias em quad channel com este valor elevado, visto que posso acabar por drenar a real performance do conjunto.

Geralmente o mais recomendado é 3000mhz no máximo, gostaria de saber se isto procede ou se posso até mesmo seguir com memórias com perfis mais altos.

 

2 - SSD: De início iria utilizar 4 ssd's em raid 0, para aumentar a velocidade de escrita e leitura. Visto que um ssd pcie ou um m.2 de 1tb custa muito mais que 4 ssd's satas.

Porém raid 0 tem um alto risco e a cada ssd colocado aumenta mais ainda. A maioria dos profissionais recomenda 2, gostaria de saber se devo seguir nessa linha e colocar 2 ssd's de 480gb em raid 0, 4x de 240gb ou 1x de 960gb.

 

3 - Fonte: Testei pelo calculador de watts e vi que ao menos lá com essa configuração mesmo fazendo over bom, tanto na placa quanto no processador a fonte de 1000w da Cooler Master 80 Plus Gold segura consumindo no máximo 880w.

Gostaria de saber se mantenho ela no plano pois ao final do ano pretendo pegar outra 1080 se Deus me permitir.

 

Como eu disse vou usar mais pra trabalho porém gosto muito de jogar com uma boa configuração e sei que 1080 sozinha não segura 4k 60fps. Até mesmo a Titan X Pascal oscila muito e é só colocar mais alguns efeitos que fica entre 45-53fps.

Sei que lançou a 1080 ti porém como eu já tenho comprado a 1080 xtreme não pretendo vender, prefiro pegar outra e fazer o sli (mesmo sabendo que jogos ainda não extraem a performance adequada do sli). Digo isso pois o preço da 1080 ti vai chegar muito alto e compensa mais comprar outra 1080 já que já abaixou muito o valor.

Sendo assim finalizo também perguntando ainda sobre jogos, seria melhor pegar um monitor 144hz gsync curved ou um monitor de 28 4k? Qual será a melhor experiência?

Abraços e tudo de bom a todos, fiquem com Deus!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Rigueira o RAID de SSD sata não costuma dar ganho real em operações no micro, só em benchmarks. O gargalo é no sata e no controlador do RAID. Ou seja, RAID de SSD é mito, até onde eu sei. Jogar dinheiro fora. Melhor então comprar um Samsung 850 Pro de 1TB e usar tudo junto, sistema e arquivos.

 

Como você está gastando dinheiro, compre o M.2 porque as pistas PCI não tem gargalo e a velocidade que você vai ter é real. E por que comprar um M.2 de 1TB? Compre um de 512GB e coloque um Samsung Evo de 1TB para os arquivos.

 

E SSD Kingston não é dos melhores. Bom mesmo só os da Samsung e os Sandisk topo de linha.

 

A fonte pode ser uma de 850W para o SLI de GTX 1080. Essa Cooler Master não é boa. Acho que só a Storm Edition. E 1000W é exagero. Mesmo daqui a alguns anos as novas Nvidias vão vir cada vez mais econômicas. 

 

Sobre monitor, eu pegaria um ultrawide (21:9) de 34" (3440 x 1440p).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É quanto ao raid 0 estou convencido de que são mais para benchmarks do que para "uso real". Isto porque ainda aumenta muito o risco de perder o arranjo com 4 ssd's.

 

Agora sobre os HyperX pensei que fossem bons, pois todo pc entusiasta que vejo ou usa eles ou usa de fato os Samsung Evo. Poderia me indicar qual melhor de 1tb?

 

Quanto a memória também estou na dúvida entre as hyperx savage de 3000mhz ou as corsair vengeance, ambas de 32gb (4x8).

 

Pelo que ando vendo de testes reais, a 1080 xtreme roda 4k no ultra com 45~58fps, 60+ em apenas alguns mais otimizados e em momentos mais específicos. Penso também que é melhor jogar com maior fluidez em 2.5k (1440p), algo em torno de 80~130 fps, sendo que ainda sim no ultra fica muito lindo e uma single 1080 segura bem.

 

Mas como eu mencionei lá pro fim do ano pretendo pegar outra se Deus permitir para fazer o sli.

Mesmo em sli sei que roda 4k 65~70fps e por incrível que pareça, jogos como o The Division e outros em 2.5k no ultra mesmo em sli, atingem 120 ou menos.

 

Por fim o monitor que utilizo hoje e até trocar é um de 1080p 60hz AOC. Achei o ASUS ROG SWIFT PG348Q 34 muito top porém não sei se seria melhor ele ou o ASUS PB287Q 28 4k.

Confesso que o tamanho da tela também dá uma boa imersão e como também trabalho com edição de imagens, facilita o meu trabalho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Douglas Rigueira disse:

Poderia me indicar qual melhor de 1tb?

 

A questão é que um SSD de 1TB está custando o preço de um Samsung 950 Pro (M.2) de 512GB. Seria muito mais jogo comprar o M.2, porque em várias operações vai ficar um foguete. Dá para instalar dezenas de jogos em 512GB. Para os arquivos, compre um SSHD (híbrido) de 2TB.

 

Só recomendo Samsung EVO ou PRO. Eu sempre comprei meus SSDs no Mercado Livre (vendedor Platinum) e nunca tive problemas. Mas pode ser que você encontre em loja. Mas se a grana apertar, pode ser que você encontre modelos da Sandisk, Corsair, até Kingston mais baratos.

 

A fonte você calcula da seguinte forma:

 

200W + 200W (duas MSI GTX 1080 por exemplo) = 400W

i7-6850K consumo over 4.4GHz teste de estresse = 150W

Componentes e periféricos = 150W (exagerado)

 

Total de 700W com um SLI de GTX 1080 e o seu i7-680K overclocado até o talo. Como você nunca vai chegar a usar isso e deva ficar entre 400 e 600W, uma fonte de 850W de qualidade dá e sobra. Sem contar que uma boa fonte, tipo Corsair ou Seasonic de 850W vai entregar fácil 900-950W. Elas tem uma boa folga.

 

Sobre o monitor, o ultrawide grande é imbatível, mas eu não entendo muito de frequência, freesync e similares.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João brendon não, a marca é boa, só tem modelos em linhas variadas.

 

"Não presta" é algo forçado. Não são produtos de qualidade ruim, só inferiores a alguns concorrentes. ;)

 

E cuidado ao entrar em tópicos dos outros, desviar o assunto não é legal.

 

11 horas atrás, Douglas Rigueira disse:

Sendo assim finalizo também perguntando ainda sobre jogos, seria melhor pegar um monitor 144hz gsync curved ou um monitor de 28 4k? Qual será a melhor experiência?

 

Rapaz, que máquina!

 

O 144 Hz vai te possibilitar um 3D bacana, o 4K te permite ver mais detalhes da imagem.

Como você trabalha com imagens, eu focaria em resolução e taxa de contrate mais altos.

 

Mouse você já tem?

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro Sim os periféricos já escolhi a dedo também, peguei um Logitech G910 Orion Spark e um mouse Logitech G502 Proteus.

 

Não sou muito fan dos designers da Razer, acho os da Logitech muito bons estou amando as teclas Home-G, são muito rápidas e pra digitar é muito bom. Sem contar que tem 9 Teclas para macro, rgb, perfil, etc...

O mouse também é muito bom, veio com estojo de pesos para adicionar e o rastreamento é ótimo.

 

Como veio um mousepad junto com o kit da GTX 1080, eu to usando ele, é speed se eu não me engano.

 

Agora só falta fora esses itens que os brilhantes senhores tem me ajudado na escolha, além do fone que pretendo fechar com o Logitech G933 Artemis Wifi 7.1 e a cadeira DxRacer K azul. E se Deus me permitir chegarei lá daqui a alguns meses, assim como desejo que todos tenham possibilidade de fazer o mesmo.

 

Pois sei o quanto é difícil montar um pc melhorzinho no Brasil, somos sugados diariamente. Não fosse a alta carga tributária estaríamos muito bem, mas tenho fé que um dia muda, e a mudança começa de nós mesmos :)

 

adicionado 49 minutos depois

@Contiusa A questão também é que meu slot m.2 é x2/x1 chegando a 10gbs, mais alto que os 6gbps da sata 3, porém não é um x4 que chega a 32gbps como em outras placas mais recentes. Na época em que comprei a placa (janeiro) ainda não tinha outras x99 com m.2 x4 disponíveis para venda.

 

E o slot aceita ssd até 80mm, sendo que ele também é dual, ou seja, do lado tem outro slot m.2 que aceita placas para wifi.

 

A fonte realmente eu também acho a Corsair mais confiável pelos materiais usados, porém o preço de uma boa 850w fica perto de uma de 1000W. Os modelos então seriam estes:

 

- Fonte Corsair 850W HX850i 80 Plus Platinum - ~R$1100

- Fonte Corsair RM850i 80 Plus Gold Modular Digital - ~R$900

- Fonte ATX - 850W - Corsair RMX Gold - ~R$850

- Fonte EVGA 850 GQ 850W 80 Plus Gold Modular - ~R$750

 

- FONTE CORSAIR HX1000I SERIES 1000W, 80 PLUS PLATINUM - ~R$1170

- Fonte CoolerMaster 1000W - V1000W 80 Plus Gold - ~R$1030

- FONTE CORSAIR RMX SERIES MODULAR, RM1000X, 1000 WATTS 80 PLUS GOLD - ~R$950

 

Para os arquivos, pensei em um Western Digital Black, 7.200rpm de 5tb que tá na casa dos R$1400. Digo isto porque arquivos em psd em alta, facilmente acabam com o espaço e tenho um de 1tb já bem cheio.

Os ssd m.2 samsung de 512 estou achando na casa dos R$2500, os kingston predator de 480gb na faixa de R$2300 e corsair m.2 de 480 em R$2100.

 

Foi mais por custo x benefício que faria o raid 0, atingindo um desempenho similar aos ssds m.2, porém "economizando". Pois com o mesmo valor da pra levar um bom ssd de 1tb, 960gb, 2x 480gb ou 4x 240gb.

 

O monitor que estou utilizando no momento tem 39" sendo 1080p, por isso pensei em pegar um 4k já pra trabalhar em escalas maiores de resolução, com maior controle de textura e efeitos nas imagens.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Rigueira a fonte é melhor você abrir um tópico na seção de fontes, porque varia muito de modelo para modelo e o pessoal de lá já conhece os lemons (abacaxi). Porque mesmo a Seasonic (vários modelos da Corsair são Seasonic OEM) lança abacaxis de vez em quando.

 

Sobre o M.2, você pode comprar um adaptador PCI-E que não vai ter perda de desempenho (vem das mesmas pistas PCI, até onde sei). Porque eu realmente acho mau negócio se limitar aos 600mbs do SATA quando você pode ter leituras reais de 2GB com o M.2 (e você vai mexer com edição). Eu digo isso porque você disse que ia comprar 4 SSDs ou um de 1TB, porque eles custam a mesma coisa do M.2. Aí é muito mais jogo comprar o M.2 de 512GB (Samsung 950 Pro ou Evo) e um HD ou SSHD para os arquivos em geral. Dá para colocar todos os jogos e os principais trabalhos no M.2.

 

Com essa sua configuração, já pensou no TrackIR? 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera a fonte me decidi pela HX1000i ou se abaixar o preço uma AX1200i/HX1200i.

Quanto ao armazenamento estou na seguinte dúvida:

 

Para SSD fiquei entre:

- Samsung 850 EVO - MZ-75E1T0B/AM 1TB-  520mb Escrita/ 540mb Leitura (Memória Samsung 3D V-NAND (TLC))

- Kingston HyperX Savage/ SHSS37A/960G - 490mb Escrita/ 520mb Leitura (Memória NAND Flash MLC)

 

E estava pensando em colocar um ssd m.2, porém meu slot é x2/x1 como mencionado na página do produto no site da Gigabyte (modelo ga-x99-sli)

- 1 x M.2 PCIe connector
(Socket 3, M key, type 2260/2280 SATA & PCIe x2/x1 SSD support)

 

Queria saber se vou ter muita perda de desempenho caso opte por colocar um m.2 no slot x2.

Caso não tenha, os ssd m.2 que estou em dúvida são:

- Samsung 950 Pro M.2 2280 PCIe NVMe MZ-V5P512BW 512GB - 1500mb Escrita/ 2500mb Leitura

- Kingston HyperX Predator PCI-Express SHPM2280P2H/960G - 1000mb Escrita/ 1350mb Leitura

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Rigueira não recomendo comprar nada da Kingston para SSDs e M.2. Samsung e Sandisk são os melhores. O Pradator (240/480) tem menor capacidade que todos os 950 Pro (256/512). O Samsung tem quase o dobro da velocidade do HyperX.

 

A única vantagem do HypereX é se vier com o adaptador, porque aí sai mais barato. Ou então se for comprado em loja conhecida, com garantia certa e tudo. Caso contrário, por causa de 100-200 reais não vale a pena comprar o da Kingston.

 

Vai depender do seu orçamento. Se ele estiver elástico, o Samsung é beeem melhor. Está arriscado de o Kingston se assemelhar a um Samsung 850 Pro (SSD) em alguns casos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Po tu é do RJ também né, o 950 Pro da Samsung de 512mb achei por R$1540 na boa dica. O 960 que é a versão mais nova e mais rápida, chegando até 3.2gbps contra 2.1gbps do 950 Pro, achei por R$2.441.16 na WAZ.

 

O Evo 850 de 1tb achei também no boa dica por R$1.399.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Está faltando a memória ram ddr4.

Minha placa (ga-x99-sli) suporta até 3400mhz porém é difícil arrumar memórias quad channel de marcas como corsair e kingston.

 

Queria saber primeiramente se tenho que comprar especificamente um kit quad channel ou posso comprar 2 kits dual channel ou mesmo comprar 4 pentes single, da mesma marca e modelo é claro.

Digo isso pois já vi gente falando que nos kits quad channel elas são otimizadas para trabalhar dessa forma, quanto que se você instalar pentes avulsos ou mesmo 2 kits dual channel as memórias podem não trabalhar em sinergia.

 

Quanto as memórias estou em dúvida entre:

- Corsair Vengeance LED Blue 15gb DDR4 3000mhz (2x8) - compraria 2 kits

- Corsair Vengeance LPX 16gb DDR4 3000mhz (2x8) - compraria 2 kits

- HyperX Savage 8gb DDR4 3000mhz - compraria 4 pentes iguais

- HyperX Savage 32Gb (4x8) DDR4 3000mhz

 

Fiquem com Deus :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já tem comprador interessado na GTX 1080 Xtreme Gaming, agora só falta aparecer as 1080 ti custom. Prevejo que chegue somente no final do mês que vem na casa dos R$4.000.

 

Ontem vi uns testes de SLI dela em 4k e rodou tudo no ultra com mais de 90fps, muito monstra. Agora o jogo Wildlands ta tão pesado que uma 1080 ti chora pra rodar 60fps em Full Hd.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Sei que como minha mobo vem de fábrica com a BIOS f.1 ela não suporta o i7-6850k por isso baixei a bios atualizada f.22 que dá suporte a ele. A Gigabyte fala pra fazer o Qflash plus, espetando um pendrive no usb destinado à atualização de bios, sem ter a memória ou processador instalado.
Como a memória, ssd e a outra 1080 só mês que vem, já liguei toda a máquina e coloquei o pendrive pra atualizar a Bios e aproveitar pra ver se está tudo ok.
Coloquei o pendrive e ao ligar o PC ele liga todos os fans, a placa de vídeo, bomba e fan do watercooler mas não demora muito (4s) ele reinicia e fica nisso umas 3 vezes antes de começar a piscar o led de atualização de bios.
Pois ele fica piscando durante muito tempo e quando finalmente fica fixo, ele tenta reiniciar e fica nesse looping eterno.
Isso se dá pois ele está sem os módulos de ram ou deveria pelo menos ficar ligado direto mesmo não dando boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...