Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

buscando direcionamento de mercado (e apresentação)


Posts recomendados

Olá amigos, aqui eu sou tHex       :wiggle:        , (esse é também um tópico de apresentação)

 

de maneira geral, desde muito novo estive envolvido com computação, mas somente recentemente decidi me focar nos estudos para buscar uma posição no mercado. (Tenho 30 anos, estou muito velho para isso?) Tenho estudado por conta, devido minha história estreita com a computação não estou encontro dificuldade na compreensão de conceitos. Por outro lado cheguei em um ponto em que estou sem norte. Esclareço que irei buscar cedo ou tarde a formação acadêmica, mas no momento essa não é uma possibilidade.

 

Pois bem, estudei a evolução dos computadores e sistemas operacionais. Assim acredito que por hora tenho uma boa base de arquitetura computacional, o funcionamento dos diferentes componentes, e sua estreita relação com os sistemas operacionais, drivers e consequentemente as linguagens de programação. Também já compreendo de maneira genéria os diferentes paradigmas de programação, e tenho me focado em orientação ao objeto. Busquei também conhecimento em SQL e compreendo os aspectos de construção, manipulação e selecionamento das tabelas. Em relação as sintaxes compreendo superficialmente o desenvolvimento web (html+css+javascript+php), e as linguagens mais faladas para POO (Java e C#). (gosto da palavra python, mas se quer olhei para a sintaxe ainda). Tenho base de algorítimos, mas pouco praticada. Todos esses conhecimentos são ainda superficiais eu acredito, mas parecem suprir a compreensão no momento.

Até aqui me apresentei, agora irei deixar minhas duvidas e pedidos aos amigos...

 

(1) Eu desconheço completamente o mercado de TI, e tenho sentido necessidade de passar a focar uma posição do mercado (consequentemente um conjunto de conhecimentos para direcionar os estudos, além de motivar). Aqui é que peço para os amigos me clarearem as possibilidades de trabalho do programador, a realidade que vocês vivem, as experiências de vocês... além dos procedimentos dessas alocações de trabalho. Para que eu possa compreender e optar de maneira consciente o que desejo fazer e estudar. Este é o motivo para não ter optado ainda por alguma linguagem de programação.

 

(2) Outra dificuldade que estou tendo é filtrar materiais, existe muitos artigos e livros, é infinito... tenho usado excertos de tudo que encontro, buscando algumas editoras maiores. Ainda assim não sei em que material confiar. Gostaria de saber eu mesmo filtrar esse material. Mas se só a pratica fará isso, que os amigos me indiquem (baseado em tudo que já escrevi) livros e artigos importantes e essenciais.

 

(3) o mesmo para videos-curso: o youtube tem coisas valiosas. no coursera há coisas realmente legais de se estudar. nesse sentido que videos, aulas, minicursos, palestras os amigos podem me recomendar?

 

pois existe tanto material e curso que não sei em que apostar...

 

(4) eu penso que cheguei em um ponto em que compreendo os conceitos, e sinto que realmente entendi. Mas a compreensão do processo de produção de sistemas maiores (que exigem equipes) está longe de ser compreendida, o processo. nesse sentido os amigos poderiam também me ajudar a clarear as ideias.

me desculpem se foram muitas perguntas,

 

muito obrigado a atenção, grande abraço do tHex, rsrsr

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Boa noite, então pelo que li no seu texto, vou dar minha opinião, não precisa considera-la :D. Então parece que você ta sem rumo, um pouco desnorteado, percebi que você falou, falou, falou, "criou desculpas", mas não senti que você esta tão empolgado com a programação em si, parece que você quer mais é praticar certo conhecimento em alguma área de TI. Portanto como resolver isso? Não é simples, pois perceba, você já tem 30 anos, e ainda não está na área e como você mesmo disse: "  Eu desconheço completamente o mercado de TI ... ".

1 - Acredito que você pode começar a criar metas e submetas, para alcançar os objetivos da sua vida, seja programar, encontrar um curso que gosta semana que vem, trabalhar em uma empresa perto de você, etc..

Assim se você fazer alguma entrevista, e o entrevistador, pergunta-lo, você planeja seu futuro ? Sua resposta vai ser absolutamente sim, e dai já vai garantir maior confiança de tal. Pois "Planejamento é tudo que nos difere daqueles que dão desculpas em abstrato. Os famosos procrastinadores"

2 - Após ter um planejamento, seja de longo ou médio prazo, defina em qual área deseja atuar, pois eu sempre digo: "A vida não é cheia de Bill Gates e Steve Jobs, eles criaram a própria empresa, e mudaram o mundo, mas você não vai mudar o mundo tão fácil assim, não do dia pra noite, se fosse fácil, pra que trabalhar?".

Então escolha uma área que lhe da 'prazer', eu vi você mencionar que tem conhecimento em programação, então creio que é bem possível que é essa área que deseja atuar. Comece a se envolver.  

3 - Pesquise sobre a área, o salário, fique sempre informado, mas não se limite a apenas uma categoria, expanda seu horizonte, feito isso, já tá na hora de começar a estudar! SIM ESTUDAR, a vida não é feita de informações de esquina, você estuda, aprende e aplica/ensina determinado conhecimento.

4 - Para discernir entre os materiais reais ou irreais, você precisa aplicar o conhecimento que você adquiriu, ora, "se julgar a capacidade de um peixe subir uma arvore, o peixe não iria passar a vida achando que é *****"? , então se tal conhecimento não é real, uma inverdade, você saberá! 

5 - Crie sempre cronogramas, relacionados as suas metas, atinja todos seus objetivos, e seja feliz, afinal, é para isso que você foi criado, se assim desejar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...