Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixas de som em paralelo 3x 8ohms + 1x 4ohms


Posts recomendados

Olá pessoal. Estou com uma dúvida na ligação de caixas de som em paralelo.

 

Possuo 3 caixas de 8ohms + 1 caixa de 4ohms ligadas em paralelo na saída de um amplificador. Ocorre que, logicamente, o volume da caxa de 4ohms fica muito mais alto do que as demais.

 

O que posso fazer? Ligar um resistor em série nesta única caixa? Mas qual seu valor? E potência?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Não sei como não queimou esse amplificador ainda!

Mas para igualar o volume delas, esse de 4 Ohms precisa levar um resistor em série com ela de forma a igualar as outras de 8 Ohms, então o resistor deve ser de 4,7 Ohms e a potência pode ser de 5W ou de 10W caso o de 5W esquente muito....

Dê preferência para resistores de fio!...

resistor-4r7-maior-icos.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/03/2017 às 22:24, Bcpetronzio disse:

Não sei como não queimou esse amplificador ainda!

Mas para igualar o volume delas, esse de 4 Ohms precisa levar um resistor em série com ela de forma a igualar as outras de 8 Ohms, então o resistor deve ser de 4,7 Ohms e a potência pode ser de 5W ou de 10W caso o de 5W esquente muito....

Dê preferência para resistores de fio!...

resistor-4r7-maior-icos.jpg

 

Poderia usar um 3R9 ao invés deste 4R7? Se utilizar um de 20W, seria muito exagero? Teria algum problema?

 

Obrigado novamente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o resistor, liguei em série com a caixa e não funcionou. O volume dela ainda continua absurdamente mais elevado que as demais.

 

Não entendo nada de som, estou pesquisando bastante e as caixas não estão instaladas em um local acessível para confirmar seu esquema de ligação. Porém, suspeito que elas estejam ligadas desta maneira. O cálculo está certo?

2 associações em série de 2 caixas de 8ohms, finalizando com uma associação em paralelo de 16ohms, que resultaria em 8ohms.

img1.jpg.010ea92e5059ab4e28117df14a13e4f2.jpg

 

 

Se for isso, muda tudo o que disse anteriormente. São 4 caixas e não 3. Gostaria de adicionar outra, porém de 4 ohms. Pensei no esquema de ligação abaixo, adicionar esta caixa em paralelo com a ligação existente. É possível? Caso positivo, qual resistor aplicar? 1k / 10W ?

img2.jpg.92b4431e43ef386565b2f1ed74f20297.jpg

 

Agradeço muitOOOO sua atenção e paciência. Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Bom! O resistor teria que ser o mais próximo do valor do falante associado, o que deve estar ocorrendo ai é que esse falante de 4 Ohms que você esta colocando, tem uma potência muito inferior a dos outros instalado!...

Ai acredite! É melhor deixar ele de fora a associação do que ficar tentando valores de resistores para diminuir a potência que chega até ele!....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Bcpetronzio disse:

Bom! O resistor teria que ser o mais próximo do valor do falante associado, o que deve estar ocorrendo ai é que esse falante de 4 Ohms que você esta colocando, tem uma potência muito inferior a dos outros instalado!...

Ai acredite! É melhor deixar ele de fora a associação do que ficar tentando valores de resistores para diminuir a potência que chega até ele!....

 

Inferior? Não seria ao contrário?

 

Realmente necessito ligar esta caixa. Ou vai ficar do jeito que está, sem o resistor e com o volume ampliado, ou tento melhorar. Pensei em ligar um resistor de 100 ohms em série, totalizaria 104 ohms que, em paralelo com o circuito das demais (8 ohms) daria 7,42 ohms.

 

Posso queimar o amplificador, fazendo esse teste?

 

O cálculo que fiz foi o seguinte: 104 x 8 = 832 / 112 = 7,42

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa tarde

 

Eu ligaria as 3 caixas de 8 ohms em paralelo e ligaria a caixa de 4 ohms em série o resultado final seria 6.66 ohms, 6 ohms resumindo.

E qual a impedância mínima do amplificador?

Se a caixa de 4ohms tiver menos potencia que as demais você teria que limitar um pouco a potencia do amplificador.

 

Att Edvaldo

esquema_caixa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Boa tarde

 

Eu ligaria as 3 caixas de 8 ohms em paralelo e ligaria a caixa de 4 ohms em série o resultado final seria 6.66 ohms, 6 ohms resumindo.

E qual a impedância mínima do amplificador?

Se a caixa de 4ohms tiver menos potencia que as demais você teria que limitar um pouco a potencia do amplificador.

 

Att Edvaldo

esquema_caixa.png

 

Edvaldo, agradeço sua resposta. Na verdade eu retifiquei o post original e conforme imagem que postei depois, são 4 caixas de 8ohms e 1 de 4ohms. Sugere algum outro esquema de ligação?

 

img2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, gilles.vieira disse:

Desculpe, esqueci de responder. Só sei informar que está escrito na saída dele 8ohms... =/

Você vai fazer fazer ligação paralela em dois pares de caixas de 8ohms e desses dois pares você vai ligar tudo em série inclusive com a caixa de 4 ohms, no final você vai ter 12ohms.

Você vai perder um pouco de potencia mais não vai sob carregar o amplificador, caso queira faço o desenho; mais é algo assim

( "Caixa 8ohms " paralelo "Caixa 8ohms ") ligar em série ( "Caixa 8ohms " paralelo "Caixa 8ohms ") ligar em série ("Caixa 4 ohms") = 12 ohms

 

Att Edvaldo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

Você vai fazer fazer ligação paralela em dois pares de caixas de 8ohms e desses dois pares você vai ligar tudo em série inclusive com a caixa de 4 ohms, no final você vai ter 12ohms.

Você vai perder um pouco de potencia mais não vai sob carregar o amplificador, caso queira faço o desenho; mais é algo assim

( "Caixa 8ohms " paralelo "Caixa 8ohms ") ligar em série ( "Caixa 8ohms " paralelo "Caixa 8ohms ") ligar em série ("Caixa 4 ohms") = 12 ohms

 

Att Edvaldo

 

Compreendi perfeitamente o que você disse e concordo. Ocorre que preciso fazer este tipo de serviço num colégio, as caixas estão distantes, os fios estão passando por dutos e canaletas. Infelizmente só conseguirei modificar esse esquema de ligação no período de férias, pois há aula todos os dias. A única caixa que tenho fácil acesso é a de 4 ohms, por isso a insistência em aplicar uma solução alternativa, mesmo que temporária.

 

Desculpe ser chato, mais realmente não pode indicar um modo, em que ligue um resistor e atenue este problema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, gilles.vieira disse:

 

Compreendi perfeitamente o que você disse e concordo. Ocorre que preciso fazer este tipo de serviço num colégio, as caixas estão distantes, os fios estão passando por dutos e canaletas. Infelizmente só conseguirei modificar esse esquema de ligação no período de férias, pois há aula todos os dias. A única caixa que tenho fácil acesso é a de 4 ohms, por isso a insistência em aplicar uma solução alternativa, mesmo que temporária.

 

Desculpe ser chato, mais realmente não pode indicar um modo, em que ligue um resistor e atenue este problema?

Boa tarde @gilles.vieira

 

Difícil rsrs mais realmente esse amplificador só tem uma saída?

Esse amplificador não foi feito para tocar esse monte de caixa, e além do mais o fio já gera uma certa resistência e sobre o resistor quem manja é o @Bcpetronzio rsrsr.

Poderia passar o modelo desse amplificador?

Como esta ligado atualmente?

O que da para fazer também é ligar todas as caixas de 8 ohms em paralelo e medir com um multímetro e ver se esta dando 2 ohms e depois colocar um resistor em série para subir por volta dos 8 ohms.

A potencia desse resistor acho que tem que ser meio alta.

E na caixa de 4 ohms você poderia colocar um potenciômetro igual o tópico abaixo assim tem como igualar o volume de todas.

Agora em relação ao modelo e valor do potenciômetro fica com o @Bcpetronzio novamente rsrsrs

Att Edvaldo

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...
  • Coordenador

@Canal Mica Bem vindo ao fórum do Clube do Hardware!

Bom! Associações série/paralelo com essa quantidade de caixas e chegar na impedância do amplificador, não é possível!

O que sugiro é deixar algumas caixas desligadas, ou pegar um outro amplificador exatamente igual e ligar uma associação de série e paralelo em cada canal.

 

Uma outra solução, é instalar transformadores casadores de impedância próprios para áudio, são caros, difíceis de encontrar, o proporciona muitas perdas de potência....

Não indico colocar resistores na associação para "forçar" um casamento de impedâncias, porquê a quantidade de falantes envolvidas já vão exigir bastante potência do amplificador, e o uso de resistores, vai desperdiçar mais potência ainda! Ficando inviável essa configuração!....

Aguarde outras dicas!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...