Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

TV samsung cl 29z43 mq inoperante,,


Posts recomendados

amigos do forum,,gostaria da ajuda de vocês nessa tv,,Bom ela chegou aqui sem sintonizar os canais e osd em outro idioma ..só pegava o canal 3,,resolvi regravar a eprom ,,não achei o arquivo ,porém quando coloquei a memoria a tv não funcionou mais,,depois que olhei direito achei o zener de 33 volts torrado e de 5 volts tambem torrado no varicap..o cliente relatou que caiu agua nela,,o fato é que agora ela só fica em stand by,,me ajudem por favor,,obrigado ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

regravei a eprom aqui amigos,,a tv ainda está inoperante,,ela não tem os 5 volts,,estou achando a tensão no pino 1 do regulador baixo demais..retirei ele ..mesmo assim ta com 4 volts,,ta errado,,no esquema aqui tinha que ter 6,5 volts,,me deem mais umas dicas,no  meu esquema alguma coisa não bate..por exemplo na minha tv o capacitor 819 esta como 830,,deve ser o modelo,,vocês teem o esquema original dela ?,,obrigado amigos,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou verificar e retorno ,,obrigado

adicionado 31 minutos depois

amigos arranja esse esquema pra mim baixar,,o meu aqui ta diferente,,não bate os componentes da fonte,,,,os capacitores e os transistores não batem,,obrigado..amigos......eis aí o esquema que tenho..parece que não tem o Q 814 mencionado acima..PACOTÃO+Samsung-+CL29Z43MQV.rar.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldo marques

O esquema que tenho é o mesmo.

Talvez explicando fique mais fácil/ aí você vê no esquema os componentes nas posições da PCI.

 

As fontes de 12V e 14V não dependem de ninguém pra surgir,

mas a fonte A 5V só é liberada depois que a fonte de 14V supera um nível DC de aprox. 8V.

Uma vez assim, Q814 conduz e entrega depois do emissor os seus 5V de que precisa.

 

Continuando,

Essa tensão de 5V sai do IC804 e é armazenada em C815, Mas ela chega com um nível DC através de R827.

Nisso você precisa conferir as leituras de quem tá entrando e saindo mas checando se a tensão de controle está em H ou L.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

obrigado amigo,,a tensão que chega no ic 804 ta dando 4,4 volts mesmo sem ele no lugar,,deve ter algo errado na entrada,,o +B da fonte ta dando 117,,mas antes dela parar ela tava variando tentando ligar,,chegou até dar alta,,mas sem filamento ..agora ficou inoperante mesmo,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldo marques

Bom dia.

 

Notou algum aquecimento anormal em R850?

 

Na verdade você até tem os 5V nessa linha, só que isso ocorre até o anodo de D812/ devido à queda de tensão normal de um diodo, depois do cátodo você perde 0,7V, configurando assim que essa fonte está "normal".

 

Veja bem, eu disse normal nesse ponto!

 

Se fosse possível, veria que no emissor de Q814 aparece os 5V. Quando na verdade deveria ser um pouco mais por causa do diodo em série com o zener em sua base.

 

Mas tudo bem/ deixaremos isso pra mais frente porque a fonte está parada.

 

Por favor, ligue e desligue a T, em seguida me informe se o capacitor está descarregando lentamente com o auxílio do multímetro.

 

Informe a tensão que aparece nele com a tv ligada e demais tensões do STR, com exceção dos pinos 1 e 3 dele..

 

Se a tensão de VCC ficar oscilando ou produzindo um ruído estranho no chopper, recomendo que troque sem testar C812 (4,4uf/50)/

 

Troque C808 (47uf/50) se não aparecer tensão no pino 2 do foto.

 

supondo que esteja tudo correto desse lado da fonte, passemos então pro outro lado, mais precisamente:

D821 (pode estar em curto) / C821 (esgotado).

 

Como a fonte estava alta antes de parar, é provável que R821 esteja aberto ou que o TL tenha bricado.

 

Confere isso aí e manda notícias.

Boa sorte.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok amigo vou verificar,,antes dela parar ela tava oscilando o + B,,,amigo no meu caso aqui na tv,,o Q 814 equivale ao Q 807 ..tem algumas diferencas,,,,outra coisa é que todas tensões estão baixas no secundario,,a de 14 volts tem 10 a de 12 da 10 e meio ..só a de A/5volts e A3,3 estão corretas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldo marques

Não tenho indicação de componente pra esse defeito.

Fosse eu, partiria pra análise do circuito tomando como base os valores de tensão desejada e a apresentada.

 

Vendo esse nível DC...

Citação

no pino dois está com 2,8 volts,

Há de se afirmar que existe algum erro de polarização de Q805 e Q806.

 

Agora é contigo, se quiser aguardar mais dicas dos colegas, não tem problema.

Se quiser continuar prosseguindo com análises, podemos continuar.

 

Independente de sua decisão, me informe as tensões dos coletores de Q805 e Q806;

+ tensão de base de Q805.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Geraldo marques

Boa tarde. 

 

Sabemos que Q805 (NPN) está cortado porque a tensão de base está zerada.

 

Com o corte de Q805/ Q806 recebe uma polarização vinda da fonte +A12V através de R816 e conduz/ com sua condução haverá uma polarização de  DZ906 que vai fixar esse ponto do foto em 3,3V.

 

Jogando +1V no ânodo do foto (pino 1), deveríamos ter neste ponto uns 4,3V.

Citação

no pino um do fotoacoplador está com 3,8 volts

Precisamos ter um nível DC ideal próximo de 4,8V no pino 1 do foto para que surja uma tensão de 3,3V no pino 2.

 

Eu diria que temos um erro de 1V neste ponto pra standby/ e mais uns 3V pra ON.

 

Essa alimentação do foto é fornecida pelo chopper através de D813 que carrega C846 com um nível DC de aproximadamente 12V, que certamente é um pouco maior porque não tem regulagem.

 

Esses 12V chegam até o pino 1 do foto através dos divisores de 1K (R816 e R817). Se estiverem bons, deveriam entregar aproximadamente 6V neste ponto, estando a TV em standby ou não.

 

Para ligar a TV, então o micro tem que por Q805 em condução com uma tensão de base maior que 0,8V/

 

Aí Q806 corta e libera DZ242 e fixa o pino 2 do foto em 6,2V. Mas quem controla a condução deste zener é o tl431./

Tl431 recebe uma amostra do nível DC do +B através dos divisores R821 e R819. Como R819 é 53x menor que R821, o pino R (referência) do TL é polarizado com 2,45V.

 

Ufa!

Isso é apenas um pouco, prefiro que leia com atenção e estude as tensões dos pontos citados/ onde encontrar medidas estranhas ou se tiver dúvidas, pergunte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ok amigo ,,obrigado,,hoje encontrei aqui uma coisa estranha mesmo,,no catodo do diodo 813 só tem 4,4 volts,,deveria ter 12 volts,,testei o capacitor 846 que está bom..esse transistor Q814 na tv aqui é o Q 807..não tem os cinco volts no emissor tambem,,,só tem os 4,4 volts que sai do diodo 813 e vai no coletor dele, ,,ta muito abaixo do esquema..eu te falei que a fonte secundaria ta toda abaixo,,estou pensando em trocar o tl 437 e o fotoacoplador,,o que você acha..?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É melhor descobrir se é um resistor ou algum dos zeners que são os culpados primeiro.

 

Substituir o TL e o foto é altamente recomendável! 

 

Escrevi essas coisas acima pra te orientar a tomar a decisão certa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou procurar o tl e o foto ,vou trocar e te mando notícias amigo,,obrigado..me desculpe por te incomodar,,essa tv eu nunca tinha mesmo arrumado nenhuma fonte,,se deus quiser vamos resolver,,

adicionado 10 minutos depois

tambem monitorei a tensão no driver horizontal..ela começa com 10 volts e vai caindo pra 5,3 volts,,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...