• Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
AlienMind

Asus ou MSI para i7 7700K

8 posts neste tópico

Saudações :thumbsup:

Estou com dúvidas quanto a qual marca e placa pegar por conta de qualidade.

Estou fazendo um upgrade de um AMD Phenom II X6 1055t de 2.8 GHz (atualmente está com overclock de 3.3 GHz) para um Intel Core i7 7700K (que pretendo fazer overclock para pelo menos 4.8 GHz).

Nos últimos dias fiquei olhando uma dúzia de placas mãe diferentes com o chipset Z270 para botar funcionar 'de fábrica' o i7 7700K sem a necessidade de fazer um upgrade de bios.

Basicamente, como tenho intenção de fazer overclock, já descartei de cara diversas placas mais baratas que possuem poucos controladores de tensão ao lado do slot do processador (6 a 7):

58d044d79e1a8_controladoresvolt.png.d2aec1c5c0899c067ec55b4ca633717e.png

E fiz uma lista de outras placas (com preço em torno de 900 a 1000 reais) que tivessem ao menos 10 desses controladores de tensão para garantir uma tensão mais estável para o processador durante o overclock.

Dentre essas diversas placas, me centrei mais nas placas mãe da ASUS e MSI. Nunca usei nenhuma placa GigaByte ou ASRock, então não sei de placas com relação a essas marcas.

Mas em fim, filtrei diversas placas até os seguintes modelos:

:: ASUS PRIME Z270-A (cerca de R$ 945)

:: ASUS ROG STRIX Z270G GAMING (formato mATX, cerca de 998)
:: MSI Z270 KRAIT GAMING (cerca de R$ 900)

Todas essas placas possuem ao menos 10 controladores de tensão para o CPU e tantas outras funções a mais que são basicamente as mesmas entre ASUS e MSI (controle de iluminação, overclock facilitado etc etc).

Mas qual a sugestão de quem é mais expert no assunto? As placas mãe MSI tem tamanha qualidade assim como suas placas de vídeo, ou ainda não conseguem chegar na qualidade da ASUS?

Confesso que quase finalizei a compra da MSI KRAIT, mas depois fiquei olhando a ASUS Z270G (com sua conectividade wifi e bluetooth, que é o que mais se difere das outras) e estou em dúvidas.

Há sugestões de outras placas para um bom overclock do i7 7700K?

valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer uma delas você tera qualidade. Tambem recomendo a Asus Z270E. Mas todas que você citou são boas para essa finalidade. Quando for ver overclock, pesquise VRM digital e mosfets. Se forem de boa qualidade também influenciam na qualidade do OC e tambem os "power phases" que são importantes pra over, quanto menos pior. Me corrijam caso eu estiver errado.

Editado por Jeffor

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeffor

Obrigado pela resposta.

Eu tinha olhado a ASUS Z270E, mas ela não está disponível nem na Kabum nem na Pichau, e o preço dela na Terabyte tá meio salgadinho mesmo com desconto a vista (R$ 200 a mais em comparação com os preços quando estava disponível nos outros sites).

Pelo que vi, tirando os slots PCIe a mais da Z270E, a Z270G é basicamente a mesma placa, porém mais compacta. E em todos esses anos, trabalhando nessa indústria vital (kkkk, alguns vão entender a referência), eu nunca precisei usar slots PCIe além daquele para placa de vídeo (uma vez que uso o pc para uso geral, games e processamento de dados), e também nem pretendo fazer SLI (talvez quando eu ganhar na mega sena).

Assim acho que a Z270G me atende bem nesse quesito, sem a necessidade de ter trocentos slots PCIe a mais da Z270E.

Sobre essas outras especificações, VRM digital, mosfets e power phases, vou ver se encontro algo sobre isso nessas placas.

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

@AlienMind

Boa referencia hehe. Sim, sempre procure esses quesitos, isso te abrirá mais a mente no futuro, mas com essa mother nova, duvido que você volte a pesquisar placa-mãe por alguns anos !

Abraços amigo, espero ter ajudado.

Compartilhar este post

Link para o post

@Jeffor

Encontrei algumas informações em alguns reviews mais detalhados da ASUS Z270G e da MSI Z270 KRAIT.

Para a ASUS Z270G os reviews informam VRM digital de "8+2+1", seria isso 8 fases para CPU?!

Para MSI Z270 KRAIT alguns reviews falam que o VRM seria "10+2", em outros "10+1". Em todo caso, a MSI KRAIT teria então 2 fases a mais para CPU do que a da ASUS?

Compartilhar este post

Link para o post

@AlienMind

A ASUS Z270G é 8+2+1.. 8 fases pra CPU, 2 pro SoC da CPU e 1 pra RAM.. Bem detalhado no link abaixo

http://www.tweaktown.com/reviews/8020/asus-rog-strix-z270g-gaming-motherboard-review/index3.html

Visualmente, a MSI parece ser o mesmo layout de fases.. A Z270E, não achei ainda..

Compartilhar este post

Link para o post

@AlienMind Aparentemente melhor, ou seja, você fez uma otima compra. 

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou que comprei a ASUS Z270E.

Foi meio que uma 'reviravolta', porque depois de ler tantos reviews de placas MSI e ASUS para o Kaby Lake, reviews de overclock em diferentes placas etc, eu já tinha praticamente decidido ir de ASUS Z270G (mATX), uma vez que era a que estava disponível, custando R$ 998, tinha tudo que eu precisava e é praticamente uma cópia menor da Z270E (ATX), ambas com conexão wifi e bluetooth como diferencial para as demais placas e marcas seguindo a mesma linha gamer.

Acontece que exatamente hoje de madrugada, quando eu ainda estava fuçando em carrinho de compra e decidindo pelas memórias RAM, a Z270E ficou disponível na Kabum ainda pelo preço 'antigo' de R$ 999. Na Terabyte ela está indisponível com o último preço de R$ 1112, e na Pichau também indisponível com o preço de R$ 1096. Como eu já tinha me decidido pela Z270G de R$ 998 (pois era a que estava disponível na Kabum) resolvi logo pegar sua irmã maior.

Hoje, algumas horas depois de fechar a compra da placa por R$ 999, eis que a Kabum aumentou o preço dela kkkkkk, agora está R$ 1050.

Editado por AlienMind

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora