Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Asus ou MSI para i7 7700K


AlienMind

Posts recomendados

Saudações :thumbsup:


Estou com dúvidas quanto a qual marca e placa pegar por conta de qualidade.
 

Estou fazendo um upgrade de um AMD Phenom II X6 1055t de 2.8 GHz (atualmente está com overclock de 3.3 GHz) para um Intel Core i7 7700K (que pretendo fazer overclock para pelo menos 4.8 GHz).

 

Nos últimos dias fiquei olhando uma dúzia de placas mãe diferentes com o chipset Z270 para botar funcionar 'de fábrica' o i7 7700K sem a necessidade de fazer um upgrade de bios.

 

Basicamente, como tenho intenção de fazer overclock, já descartei de cara diversas placas mais baratas que possuem poucos controladores de tensão ao lado do slot do processador (6 a 7):

 

58d044d79e1a8_controladoresvolt.png.d2aec1c5c0899c067ec55b4ca633717e.png

 

E fiz uma lista de outras placas (com preço em torno de 900 a 1000 reais) que tivessem ao menos 10 desses controladores de tensão para garantir uma tensão mais estável para o processador durante o overclock.

 

Dentre essas diversas placas, me centrei mais nas placas mãe da ASUS e MSI. Nunca usei nenhuma placa GigaByte ou ASRock, então não sei de placas com relação a essas marcas.

 

Mas em fim, filtrei diversas placas até os seguintes modelos:


:: ASUS PRIME Z270-A (cerca de R$ 945)

:: ASUS ROG STRIX Z270G GAMING (formato mATX, cerca de 998)
:: MSI Z270 KRAIT GAMING (cerca de R$ 900)
 

Todas essas placas possuem ao menos 10 controladores de tensão para o CPU e tantas outras funções a mais que são basicamente as mesmas entre ASUS e MSI (controle de iluminação, overclock facilitado etc etc).

 

Mas qual a sugestão de quem é mais expert no assunto? As placas mãe MSI tem tamanha qualidade assim como suas placas de vídeo, ou ainda não conseguem chegar na qualidade da ASUS?

 

Confesso que quase finalizei a compra da MSI KRAIT, mas depois fiquei olhando a ASUS Z270G (com sua conectividade wifi e bluetooth, que é o que mais se difere das outras) e estou em dúvidas.

Há sugestões de outras placas para um bom overclock do i7 7700K?

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer uma delas você tera qualidade. Tambem recomendo a Asus Z270E. Mas todas que você citou são boas para essa finalidade. Quando for ver overclock, pesquise VRM digital e mosfets. Se forem de boa qualidade também influenciam na qualidade do OC e tambem os "power phases" que são importantes pra over, quanto menos pior. Me corrijam caso eu estiver errado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jeffor

 

Obrigado pela resposta.

 

Eu tinha olhado a ASUS Z270E, mas ela não está disponível nem na Kabum nem na Pichau, e o preço dela na Terabyte tá meio salgadinho mesmo com desconto a vista (R$ 200 a mais em comparação com os preços quando estava disponível nos outros sites).

 

Pelo que vi, tirando os slots PCIe a mais da Z270E, a Z270G é basicamente a mesma placa, porém mais compacta. E em todos esses anos, trabalhando nessa indústria vital (kkkk, alguns vão entender a referência), eu nunca precisei usar slots PCIe além daquele para placa de vídeo (uma vez que uso o pc para uso geral, games e processamento de dados), e também nem pretendo fazer SLI (talvez quando eu ganhar na mega sena).

 

Assim acho que a Z270G me atende bem nesse quesito, sem a necessidade de ter trocentos slots PCIe a mais da Z270E.

 

Sobre essas outras especificações, VRM digital, mosfets e power phases, vou ver se encontro algo sobre isso nessas placas.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jeffor

 

Encontrei algumas informações em alguns reviews mais detalhados da ASUS Z270G e da MSI Z270 KRAIT.

 

Para a ASUS Z270G os reviews informam VRM digital de "8+2+1", seria isso 8 fases para CPU?!

 

Para MSI Z270 KRAIT alguns reviews falam que o VRM seria "10+2", em outros "10+1". Em todo caso, a MSI KRAIT teria então 2 fases a mais para CPU do que a da ASUS?


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@AlienMind

 

A ASUS Z270G é 8+2+1.. 8 fases pra CPU, 2 pro SoC da CPU e 1 pra RAM.. Bem detalhado no link abaixo

 

http://www.tweaktown.com/reviews/8020/asus-rog-strix-z270g-gaming-motherboard-review/index3.html

 

Visualmente, a MSI parece ser o mesmo layout de fases.. A Z270E, não achei ainda..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou que comprei a ASUS Z270E.

 

Foi meio que uma 'reviravolta', porque depois de ler tantos reviews de placas MSI e ASUS para o Kaby Lake, reviews de overclock em diferentes placas etc, eu já tinha praticamente decidido ir de ASUS Z270G (mATX), uma vez que era a que estava disponível, custando R$ 998, tinha tudo que eu precisava e é praticamente uma cópia menor da Z270E (ATX), ambas com conexão wifi e bluetooth como diferencial para as demais placas e marcas seguindo a mesma linha gamer.

 

Acontece que exatamente hoje de madrugada, quando eu ainda estava fuçando em carrinho de compra e decidindo pelas memórias RAM, a Z270E ficou disponível na Kabum ainda pelo preço 'antigo' de R$ 999. Na Terabyte ela está indisponível com o último preço de R$ 1112, e na Pichau também indisponível com o preço de R$ 1096. Como eu já tinha me decidido pela Z270G de R$ 998 (pois era a que estava disponível na Kabum) resolvi logo pegar sua irmã maior.

 

Hoje, algumas horas depois de fechar a compra da placa por R$ 999, eis que a Kabum aumentou o preço dela kkkkkk, agora está R$ 1050.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, comprei a Z270E e está dando alguns problemas.

Audio com interferências e com ruido, com os drivers atualizados ficam pior ainda.
Problema com jogos: Ainda não comprei a placa de video porém to jogando no momento CS GO e CS Source
e pega de boa, porém as vezes da algum bug que o jogo fica travando, qualquer jogo. Para resolver, tem que reiniciar para voltar ao normal, e tipo as vezes acontece e as vezes não, porém no Notebook Vaio nunca aconteceu algo assim e a configuração e bem inferior.

Se eu não conseguir resolver, vou tentar trocar a placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com a Z270E funcionando há 5 dias. Sem problemas com audio (só quando o windows está carregando é que ouço alguns ruídos enquanto o drive é inicializado). Depois da inicialização, audio normal aqui.

 

Quanto a jogos, eu uso vídeo offboard, então não sei como ficam jogos com a placa de vídeo integrada do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, AlienMind disse:

Estou com a Z270E funcionando há 5 dias. Sem problemas com audio (só quando o windows está carregando é que ouço alguns ruídos enquanto o drive é inicializado). Depois da inicialização, audio normal aqui.

 

Quanto a jogos, eu uso vídeo offboard, então não sei como ficam jogos com a placa de vídeo integrada do processador.


Qual a versão do driver de áudio que você esta usando ai?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatomacedo

 

Eu utilizei o CD da placa-mãe para instalar os seguintes drivers:

drivers.thumb.png.851aa78b24a3b2a71dbfac59c2e1da2f.png

 

Dai depois de instalar esses drivers (que o windows instala somente o driver genérico), instalei tb o Asus AI Suite 3 e o RAMCache II:

drivers2.thumb.png.5a8bdf36c60903997587ba490037f78d.png

 

Com a instalação do ASUS AI Suite 3, também foi instalado o EZ Update, que permite buscar updates dos drivers da ASUS diretamente. Dai foi através dele que eu fiz o update dos drivers de audio e bluetooth destacados em vermelho na imagem anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o mesmo processo, no caso o problema do audio está na saída frontal, quando aumenta o som ou abaixa o ruido e bem alto e fica cortando o som, pode ser um problema na placa ou algo assim.

Vou ver com a loja se consigo trocar por outra da mesma, gostei muito da placa-mãe, porém desanimei com esse problema.


Muito Obrigado pela ajuda.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o problema é na saída frontal, o problema pode ser no conector do gabinete e no cabo desse conector que vai até a placa-mãe. Não necessariamente o problema é na placa-mãe

 

Outra coisa, você configurou o áudio frontal para ser independente do traseiro ou para fazer o traseiro ficar mudo ao conectar o da frente?

 

O meu eu deixo os áudios separados, sendo um para caixas de som (traseiro) e outro fones de ouvido (frontal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, AlienMind disse:

Se o problema é na saída frontal, o problema pode ser no conector do gabinete e no cabo desse conector que vai até a placa-mãe. Não necessariamente o problema é na placa-mãe

 

Outra coisa, você configurou o áudio frontal para ser independente do traseiro ou para fazer o traseiro ficar mudo ao conectar o da frente?

 

O meu eu deixo os áudios separados, sendo um para caixas de som (traseiro) e outro fones de ouvido (frontal).


Aqui está assim, quando eu conecto o fone na saída frontal ele desativa automaticamente a saída traseira.
Eu acho que e na placa-mãe, esse mesmo gabinete era do outro pc que era tudo norma, e também tem a questão que quando coloco o driver antigo do CD de instalação o ruido diminui e muito, porém fica só quando aumenta o volume, já no driver mais novo do EZ Update o problema e maior.

adicionado 8 minutos depois

Obs: Eu fiz a atualização a Bios no EZ Update, porém não sei se o problema esta apresentando depois ou antes da atualização, pois assim que comprei ja fui atualizando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entre nas opções de áudio através do Gerenciador de Áudio HD Realtek cujo ícone é uma caixinha de som '3d' ali perto do relógio:

 

real.png.bbb2247e807f00e1a2ce36c8f065464d.png

 

Uma vez lá dentro, selecione os dispositivos de saída (caixa de som ou fones de ouvido) e na opção de "amplificar nível", selecione por umas duas vezes 'Desempenho', para não haver amplificação do sinal de áudio (que pode estar amplificando ruído junto).

 

Além disso, clique com o botão direito sobre a caixinha de som '2d' perto do relógio, selecione 'Dispositivos de Reprodução'. depois selecione seus auto falantes e clique com  botão direito e depois em Propriedades. Na aba Aperfeiçoamentos, selecione a caixa "Desativar todos os efeitos sonoros".

 

audio.png.c44979c9864f0d7fea6548960d4c558b.png

 

Depois de reiniciar o pc após alterar essas configurações, veja se o ruído diminui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, AlienMind disse:

@renatomacedo  Que bizarro... nem é um 'chiado', é uma ***** interferência de alguma coisa... Acontece a mesma coisa tanto na saída frontal como na traseira?


Na traseira funciona 100% 
o estranho também e que, no Windows 8.1 funciona normal na traseira e na frontal.
Ja no windows 10 esta dando esse problema, instalei o windows 10 64bits com a ultima atualização, depois coloquei outro windows 10 desatualizado e hoje baixei outro windows 10 e deu a mesma coisa. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, AlienMind disse:

Se funciona normal no Windows 8.1 mas dá pala no 10, talvez seja problema de driver.

 

Ja tentou alterar as configurações na BIOS para alternar a saída de áudio frontal de <HD Audio> para <AC'97> para ver como fica?


Fiz a alteração pelo programa da asus, deu certo! :D
qual a diferença entre o a <AC'97>   <HD Audio> ?

Desde já muito obrigado pela ajuda.

 

5455.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@renatomacedo

 

Oh, que bom que deu certo!!! Pelo que andei fuçando no google sobre chiado no áudio frontal e windows 10, esse parece ser um problema recorrente que aparentemente se resolve trocando a saída de áudio frontal para AC97.

 

A diferença é que o 'formato' AC97 é mais simples e entrega 96kHz/20-bit no modo stereo e 48kHz/20-bit em modo de vários canais de áudio enquanto o formato HD Audio é mais 'robusto' pois consegue entregar até 192kHz/32-bit.

 

Mas para usuário doméstico e que utiliza caixas de som normais isso não faz a menor diferença...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, AlienMind disse:

@renatomacedo

 

Oh, que bom que deu certo!!! Pelo que andei fuçando no google sobre chiado no áudio frontal e windows 10, esse parece ser um problema recorrente que aparentemente se resolve trocando a saída de áudio frontal para AC97.

 

A diferença é que o 'formato' AC97 é mais simples e entrega 96kHz/20-bit no modo stereo e 48kHz/20-bit em modo de vários canais de áudio enquanto o formato HD Audio é mais 'robusto' pois consegue entregar até 192kHz/32-bit.

 

Mas para usuário doméstico e que utiliza caixas de som normais isso não faz a menor diferença...

Agora entendi! 
Muito Obrigado! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...