• Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.

6 posts neste tópico

Olá, a algum tempo que eu venho querendo fazer meu primeiro Overclock mais não tomava coragem :lol: mais agora acho que chegou a hora e pretendo colocar meu FX 8350 de 4.00Ghz que é o padrão para no mínimo 4.40Ghz. Primeiro tentei pelo AMD OverDrive, aumentei o Multiplicador do núcleo de 20x (4000Mhz) para 22x (4400Mhz) e apliquei, depois disso reiniciei o computador e fui verificar na Bios se realmente tinha mudado mais estava como antes, vi também que o AMD OverDrive tinha voltado ao normal (Conf padrão). Queria saber de alguém que entende se estou esquecendo de alguma coisa ? Sera que é por causa do Controlador de Turbo Core ? Lembrando que eu tive que desativar o Turbo Core para poder aumentar o multiplicador porque ele só ia até 4200Mhz 21X.

 

Tentei aumentar o multiplicador pela Bios mais esta bloqueado, e eu não consigo mexer no multiplicador. 

Minha placa-mãe é uma 970A D3 e estou usando um WaterCooler H60.

 

 

Over.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não utilize o overdrive, faça OC direto pela bios.

 

Para OC, sempre desabilite o Turbo pois ele tende a exagerar nas voltagens. Lembre que para um clock maior vai ter que subir voltagens, mas cuidado para não torrar seus componentes.

 

Qual a sua fonte?

 Talvez tenha que setar o clock para modo manual e destravar OC em alguma opção da bios.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Minha fonte é uma CX600w.  

Porque não usar o Overdrive ? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Overdrive as vezes não funciona direito :v

 

pode mandar fotos da bios da sua placa-mãe?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Atretador Tirei essas.

Vou procurar saber mais sobre o Overdrive, não entendo porque não funciona direito.

 

P_20170323_165228.jpg

P_20170323_165341_HDR.jpg

P_20170323_165608.jpg

P_20170323_165714.jpg

adicionado 1 minuto depois

A câmera do meu celular é uma ***** :mad:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

#6   Postado (editado)

Overclock via BIOS:

Advanced CPU Core Features (Características avançadas de núcleo da CPU):

CPU clock Ratio ( Razão de clock da CPU): Deixe setado conforme o clock que deseja ter. Se ficar em AUTO, a razão vai ficar diminuindo para economia.

CPU Frequency: Muda em função da opção do multiplicador acima.

OBS: essas duas opções acima podem ser setadas também pela outra tela mais acima na hierarquia.

 

CPU Core Performance Boost (Impulso de performance de núcleos da CPU): Esse é o famoso TURBO da AMD. Ele aumenta o clcl/voltagens automaticamente na CPU se a temperatura permitir e se os programas rodando necessitarem. Deve estar desabilitado quando se tuna o sistema.

 

CPB Ratio (Razão do Turbo): esse é o multiplicador máximo que o TURBO da AMD pode chegar. No caso desse teu 8350, o máximo que teu turbo pode fazer o processador chegar é 4.2 GHZ (200 x 21 conforme foto). Não precisa mexer visto que para overclock você vai desligar o Tubo/CPB.

 

CPU Unlock (Desbloqueio de CPU's):  opção legado para processadores antigos que não vinham com todos os núcleos ativos. Deixar desabilitada.

 

C&Q (Frio e Quieto): Função que diminui voltagens e multiplicador para diminuir a temperatura e/ou economizar energia. A principio também é responsável pelo CPU Throttling (Engasgo de CPU) que ocorre quando as coisas esquentam, para proteger seu hardware. Com o multiplicador não mais em auto, seu clock deve ficar parado no valor que você estipulou. Se baixar, e o game engasgar, a principio é por calor. Deixar habilitado.

 

C1E Support e Core C6 State : Funções que reduzem o consumo de energia do PC quando ele esta parado, sem uso. Simploriamente, C1E reduz o clock para reduzir o consumo. C6 reduz as voltagens, até possivelmente 0, por colocar o "estado arquitetural" da CPU no dado momento, em um tipo de RAM estática. Não precisar desativar, visto que nos testes que você vai fazer, as CPU estará sendo altamente requisitada. Deixar habilitado.

 

SVM: Serve para rodar máquinas virtuais na teu SO. Deixar habilitado.

 

CPU Core Control (Controle de núcleos da CPU): Serve para ajustar números de núcleos/threads da CPU. Acredito que seja usável para otimizar programas que não são multithreaded. Deixar em Automático.

 

HPC Mode (Modo de Computação de alta performance): Impede que o clock baixe nos estados C1E e C6, ou qualquer outro estado de parada. Deixar desabilitado.

 

Ainda tem, na minha MOBO/CPU, uma opção APM (Gerenciamento de energia de aplicação) que monitora dinamicamente o consumo da CPU, e o ajusta para a melhor performance. Acredito que mexa nas voltagens, então é melhor desabilitar e ajustar manualmente, mas não é seu caso.

==//==

Tente inicialmente fazer o clock não baixar do padrão, que é 4Ghz, ou mesmo do padrão com turbo (4.2Ghz). Se conseguir isso poste as temperaturas aqui e esta pronto para mais testes.

Importante: a temperatura máxima ideal para o 8350 é de 61º. Acima disso, de maneira constante, a vida útil da CPU tende a diminuir. Acredito que a 80º a máquina reinicie.(http://products.amd.com/pt-br/search/CPU/AMD-FX-Series/AMD-FX-8-Core-Black-Edition/FX-8350/92).

 

Se o clock teimar em baixar, o C&Q ou talvez até os estados C1E e C6 possam estar interferindo... manda um feedback se ocorrer.

 

Esse conhecimento acima é teórico, ainda não confirmei aqui visto estar com o cooler padrão, e as temperaturas serem incompatíveis com aumento de performance....

 

 

Editado por Ciborg2991
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!


Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.


Entrar agora